NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
Introdução
Nesta segunda parte do artigo vou mostrar como podemos reaproveitar a nossa Class Library criando uma aplicação ASP.NET e sem necessidade de reescrever as classes ou recompilar o nosso Assembly. E para quem não pegou a primeira parte do artigo vale a pena dar uma olhada Criando Class Libraries com VB.NET.
Vantagens
Aproveitando o assunto, segue mais algumas vantagens de se encapsular as nossas regras de negócios em dlls.
Chamando a Class Library
Vou mostrar agora o exemplo de como consumir a mesma Class Library criada no artigo anterior em uma aplicação ASP.NET.
1. Abra um novo projeto no Visual Studio .NET, em Project Types selecione Visual Basic Projects, em Templates selecione ASP.NET Web Applications; após defina a localização ou seja o endereço web a onde será hospedado este aplicativo e defina o nome do projeto como ClassLibrary01.
A tela que iremos ter após a confirmação dos dados anteriores é a tela padrão de Web Forms.
Mas vamos ao que interessa consumir a nossa Class Library.
2. Em Solution Explorer clique com o botão direito do mouse sobre o item References e selecione a opção Add Reference...
3. Na caixa que segue aparecerá uma caixa Add Reference, selecione Browse... que exibirá uma caixa de navegação, navegue até o diretório aonde está a nossa Class Library compilada como arquivo de extensão dll. Selecione este arquivo e para confirmar basta clicar em Open.
Após a confirmação verifique que na caixa Add Reference na lista Selected Componentes aparece o Component Name o nosso arquivo Pessoas.dll e na coluna Source o caminho aonde foi selecionado este arquivo.
É bom observar que em nosso Object Browser aparece o Assembly Pessoas e o caminho deste Assembly já é local para a nossa nova aplicação isso porque este Assembly não é compartilhado.
E se clicarmos sobre a classe cliente iremos obter as informações pertinentes a esta classe.
4. Voltando a nossa aplicação vamos criar o nosso form, para isso vamos adicionar um text box que iremos chamar de txtNome, um botão que chamaremos de btnNome e um label nomeado lblNome.
5. Vamos inserir o código para isso de um duplo clique no botão btnNome e agora é só inserir o código sublinhado da figura abaixo:
Na primeira linha vamos criar uma variável chamada objPessoa que recebe a classe cliente. Já na segunda linha vamos passar para a propriedade nome da classe cliente o valor que está na nossa caixa de texto txtNome e em seguida vamos exibir o valor da propriedade Nome da classe Cliente para o lable lblNome.
6. Agora é só testar, para isso pressione F5 ou acesse o menu Debug/Start e o resultado será mais ou menos o que segue abaixo.
Conclusão
Neste artigo demonstrei em outro exemplo de como consumir uma Class Library em uma aplicação ASP.NET Web Application. Vale ressaltar que eu poderia usar essa mesma Class Library em uma aplicação Visual Basic 6.0 ou até mesmo em um VBScript.
Vemos por tanto que uma biblioteca de classes bem escrita poderá ser útil em diversos projetos, talvez sem nunca precisar de manutenção para novas aplicações clientes da biblioteca.
Web site: www.crespi.pro.br
email: rodrigo@crespi.pro.br
Confira todos os artigos de Windows e Redes:
UNIVERSIDADE DO WINDOWS SERVER E AD |
UNIVERSIDADE PRÁTICA DO WINDOWS SERVER E DO ACTIVE DIRECTORY - Planejamento, Instalação, Configurações, Administração e Segurança no Windows Server: 2019, 2016, 2012 e 2008. |
Acesso Vitalício, Novas Aulas toda Semana, Suporte à Dúvidas e Certificado de Conclusão. |
Para Todos os Detalhes, Acesse:
https://juliobattisti.com.br/windows-server-curso-completo.asp |
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI