NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
Introdução
O uso de bibliotecas de classes, ou Class Libraries, é uma das práticas de desenvolvimento mais saudável para o ambiente Windows, afinal podemos aplicar o mais alto nível de reaproveitamento de código escrito e segurança.
Em geral as Class Libraries são arquivos com extensão dll que contém o código de classes para ser utilizados durante o desenvolvimento do projeto.
E porque não utilizar arquivos cls dentro do próprio projeto sem gerar os arquivos dll? Bem, eu vou dar entre inúmeros motivos que eu poderia listar apenas um, por que imaginemos que vamos criar um cadastro de clientes em uma aplicação Windows, porém mais tarde precisaremos criar a mesma aplicação para Web com ASP.NET. Neste exemplo utilizaremos o mesmo arquivo, para ambos os projetos.
Mas como eu falei isso é apenas um dos motivos, outro pode ser a segurança, mas isso fica para um próximo artigo.
Conceitos básicos
Abaixo vou descrever de maneira bem simples e popular alguns conceitos de POO (Programação Orientada a Objetos).
Esses dois tipos aceitam tipos de dados primitivos como:
Além de estruturas de valores como:
Criando a nossa primeira Class Library
Dado os conceitos acima, vamos criar a nossa primeira classe passo a passo.
1. Abra o Visual Studio , escolha New Project;
2. Na caixa de diálogo que é exibida selecione em Project Type Visual Basic Projects, Templates selecione Class Library e indique o nome da sua classe;
3. No Solution Explorer vamos renomear o nosso projeto de ClassLibrary1 para Pessoas e o nosso arquivo de classe, Class1.vb para Cliente.vb;
4. Agora vamos inserir o código da nossa classe, segue abaixo o exemplo de como deverá ficar a nossa classe;
5. Vamos gerar um arquivo dll que será a nossa class library. Para fazer isso selecione no menu Build a opção Build Pessoas.
Pronto agora temos a nossa primeira Class Library, com nossa primeira classe criada. Observe que a nossa classe Cliente tem apenas uma propriedade, mas poderia conter diversas propriedades, funções, procedimentos e etc. Criei esta classe somente com uma propriedade para simplificar o entendimento.
Agora é necessário aprender a usar esta Class Library dentro de uma aplicação consumidora ou uma aplicação client, para isso segue abaixo um exemplo de como consumir a nossa Class Library.
1. Abra um novo projeto no Visual Studio .Net, em Project Types selecione Visual Basic Projects, em Templates selecione Windows Application e Name coloque o nome cliente_pessoa;
2. Com o botão direito do mouse clique sobre o projeto e acesse Add Reference no menu que segue;
3. Na caixa Add Reference clique em Browse, irá abrir uma caixa de seleção de arquivos, procure no diretório em que você salvou o projeto da Class Library, dentro deste diretório deve existir um diretório \bin e dentro deste deverá existir um arquivo Pessoas.dll;
4. Agora que já temos a nossa Class Library referenciada ao nosso projeto podemos consumir todos os recursos que pode existir nela, no caso deste exemplo somente a propriedade nome da classe cliente. Para isso vamos criar no form1 um botão nomeado btnNome e uma caixa de texto nomeada txtNome;
5. Para utilizarmos os recursos da nossa Class Library precisamos instanciar a mesma, para isso criaremos uma variável objCliente que recebera Pessoas.Cliente. Segue abaixo o exemplo do código comentado.
E era isso. Agora, quando executarmos a aplicação, a mesma vai enviar o valor que nossa caixa de texto tiver para a Class Library, que irá processar a informação, e receberemos de volta através do objcliente.nome o retorno do processo.
O mesmo aconteceria se a nossa Class Library tivesse uma função que retornasse uma soma, após instanciar o objeto executaríamos a função atribuindo a uma variável o retorno.
Conclusão
Através deste simples exercício eu ensinei como criar e consumir uma Class Library com Visual Basic .NET, e espero que o leitor tenha entendido a real utilidade de se criar Class Library.
Vale lembrar que as Bibliotecas de Classes podem ser utilizadas por outros aplicativos. Partindo desta minha afirmação, podemos criar uma aplicação ASP.NET ou até mesmo uma aplicação XML Web Services e chamar a nossa mesma Class Library, reutilizando assim todas as suas funcionalidades.
E como o assunto foi POO, quero alertar a todos os novos programadores que antes de sair criando classes e aplicativos destinem um tempo do desenvolvimento para fazer o PROJETO. Desenhe as classes, com seus métodos, propriedades e etc. projete as heranças. Enfim, esse é o meu recado.
Web site: www.crespi.pro.br
email: rodrigo@crespi.pro.br
Confira todos os artigos de Windows e Redes:
UNIVERSIDADE DO WINDOWS SERVER E AD |
UNIVERSIDADE PRÁTICA DO WINDOWS SERVER E DO ACTIVE DIRECTORY - Planejamento, Instalação, Configurações, Administração e Segurança no Windows Server: 2019, 2016, 2012 e 2008. |
Acesso Vitalício, Novas Aulas toda Semana, Suporte à Dúvidas e Certificado de Conclusão. |
Para Todos os Detalhes, Acesse:
https://juliobattisti.com.br/windows-server-curso-completo.asp |
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI