NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
Introdução
O Visual Studio .NET 2005 é um ambiente muito mais robusto do que o anterior e traz diversas features que devem ser estudadas, são essas features que fazem a diferença na hora da migração.
De todas as novas features apresentadas no Visual Studio .NET 2005 eu resolvi falar sobre uma feature que eu considero simples, mas, tenho certeza que irá surpreender o programador Visual Studio .NET 2003. Falo do namespace My.
O namespace My
O namespace My veio para reunir algumas das funções mais utilizadas no .NET Framework, expor novas funções que antes só poderiam ser utilizadas através de APIs, ou até mesmo facilitar o uso de outras funções, no final isso tudo dará a nossa equipe de desenvolvimento maior produtividade.
Abaixo vamos ver uma tabela com as principais classes e suas descrições deste namespace.
Agora que temos um mapa da nossa namespace, podemos explorar os recursos. Por exemplo, a classe Forms ela tem a função de atalhar o acesso aos Forms adicionados ao projeto. Veja a imagem abaixo.
Observe que o nome do meu Form é Form1.vb e na chamada da classe Forms do namespace My encontramos o Form1, ou seja ele dentro do Form1 teremos todas as opções pertinentes ao Form1.
Vamos ao exemplo prático, como faríamos para chamar o form2 do meu projeto? A imagem abaixo responde esta pergunta.
Podemos também utilizar a classe Forms do namespace My para chamar este formulário utilizando o mesmo método Show, veja abaixo o exemplo.
O objetivo deste namespace é exatamente esse facilitar ainda mais o desenvolvimento.
Executando o ping no servidor
Um novo exemplo para provar que o namespace My veio para reduzir linhas é uma pequena rotina que executa o Ping em um servidor, abaixo segue uma aplicação que possuí dois botões aonde o primeiro botão mostra como executar o Ping da forma convencional e o segundo botão mostra como executar o Ping utilizando o namespace My.
Lembrando que se utilizarmos o My apenas não será necessário importar o System, porém como esse exemplo é utilizando as duas formas, teremos que importar o System, veja a imagem abaixo.
Agora vamos ver o código do primeiro botão o que vai nos retornar se o site está on-line ou off-line, utilizando a chamada do namespace System e da classe Net.
Vamos entender o que foi feito, importamos o namespace System e chamamos a classe Net e a subclasse NetworkInformation que contém o Enum IpStatus que vai enviar um sinal Internet Control Message Protocol (ICMP)e retorna o status de Success se ele conseguir acessar o host indicado. Vejamos como é o nosso segundo exemplo acessando o namespace My.
Se fossemos utilizar esta rotina ao invés da anterior podemos tirar o System, afinal o My, possui toda a estrutura subentendida.
Essa rotina executa o mesmo sinal Internet Control Message Protocol para o servidor e retorna se o host está ou não on-line.
Conclusão
O Visual Studio .NET 2005 trouxe com o namesapce My, mais uma forma de ajudar o desenvolvedor ganhar produtividade e facilitar o desenvolvimento de rotinas mais comuns.
Web site: www.crespi.pro.br
email: rodrigo@crespi.pro.br
Confira todos os artigos de Windows e Redes:
UNIVERSIDADE DO WINDOWS SERVER E AD |
UNIVERSIDADE PRÁTICA DO WINDOWS SERVER E DO ACTIVE DIRECTORY - Planejamento, Instalação, Configurações, Administração e Segurança no Windows Server: 2019, 2016, 2012 e 2008. |
Acesso Vitalício, Novas Aulas toda Semana, Suporte à Dúvidas e Certificado de Conclusão. |
Para Todos os Detalhes, Acesse:
https://juliobattisti.com.br/windows-server-curso-completo.asp |
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI