NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
Introdução
As aplicações Windows Services possuem recursos para rodar continuamente, normalmente são device driver ou outros serviços operacionais. Uma aplicação Windows service pode ter um status de habilitado ou desabilitado conforme os requisitos do cliente. Bom exemplo para este tipo de aplicação é o Microsoft SQL Server que fica continuamente rodando no servidor, sempre esperando alguma interação do usuário. O .NET Framework tem uma classe que disponibiliza as funcionalidades básicas para uma aplicação Windows Service.
Neste artigo vou usar as duas principais classes para criar uma aplicação Windows Service e debulhar essa aplicação. As Classes utilizadas serão:
Breve introdução às aplicações Windows Service
Uma aplicação Windows Service pode rodar em servidor ou estação de trabalho. Além disso, são frequentemente usados para executar o monitoramento de algum sistema, ou auxiliar algum sistema em tarefas que não dependem da interação com usuários.
Todo Windows Service roda com permissão de algum usuário, independente dos usuários ou programas que estão rodando no mesmo computador, estas aplicações rodam sob uma identidade de segurança, ou seja, não necessariamente a que está ligada na máquina no momento.
Observe que uma aplicação Windows Service não possuí interface com elementos iguais a outras aplicações windows como: text box, combo box e etc. Um windows service não provê meios de interação com o usuário. E irá reportar o resultado e os seus eventos ao usuário através de mensagens no evento log.
O administrador poderá interagir e gerenciar uma aplicação Windows Service usando o Component Services.
Estas ferramentas se encontram em diferentes menus dependendo do sistema operacional que está usando, no Windows XP encontra-se em:
Start / Control Panel / Administrative Tolls / Component Services
O Component Services no nodo Services exibe uma lista com todos os serviços que estão registrados no sistema operacional. Para cada serviço podemos ver o nome, descrição e o status (Started, Paused ou Stopped), O tipo de inicialização (automática no boot ou manual) e a identidade do serviço. Ainda usando os menus e a toolbar temos acesso a comandos como: Start, stop, pause, continue e restart. Também podemos ver as propriedades da aplicação na caixa de diálogo e alterar as configurações do serviço.
Como alternativa podemos visualizar os Windows Services rodando no computador diretamente do Visual Studio .Net usando o Server Explorer. Para abrir o Server Explorer siga os passoas abaixo:
Passo 1: Abra um novo projeto com o Visual Studio .NET, acesse a janela Server Explorer.
Passo 2: Expanda o nodo Servers.
Conhecendo o ServiceBase Classe
Vamos conhecer os requisitos básicos para criar uma aplicação Windows Service, podemos concentrar a criação de um serviço com funções customizadas, para isso nós implementaremos um método parente do ServiceBase Class. O ServiceBase Class também define propriedades que podemos setar para causar efeito no serviço.
Métodos do ServiceBase Class:
Propriedades do ServiceBase Class
Criando uma aplicação Windows Service com o Visual Studio .NET
O .NET Framework tem classes que incluem funcionalidades para criarmos um Windows Service e essas classes estão sob o namespace System.ServiceProcess. O Visual Studio .NET oferece um template de projeto que automaticamente seta a referencia para este namespace e também prove alguns código de exemplo.
Para criar a nossa primeira aplicação Windows Service acesse o Visual Studio .NET e siga os passos abaixo:
1. Abra um novo projeto no Visual Studio .NET, em Project Types selecione Visual Basic Projects, em Templates selecione Windows Service; após defina a localização a onde será gravado o fonte deste aplicativo e defina o nome do projeto como WindowsService1.
Na tela que segue clique em: click here to switch to code view. Para que o Visual Studio .NET exiba o código do template.
A próxima tela contém o código do template que será exibido.
Se expandirmos o nodo References no Solution Explorer Window, poderemos ver a referencia que foi adicionada do System.ServiceProcess.
O código default também tem dois procedimentos definidos: OnStart e OnStop. Poderemos adicionar o código customizado para esses e outros métodos implementando o nosso Windows Service.
2. Acesse a guia Service1.vb [Design], nas propriedades do serviço na janela Properties altere as propriedades: AutoLog para False e CanStop para True.
3. Exiba o Visual Studio .NET Toolbox e clique na guia Components. Arraste para área de projeto o componente EventLog.
4. Selecione o componente EventLog1 e nas propriedades altere a propriedade nome para “NossoLog”
5. Expanda o Component Designer Generated Code. Adicone o código no Public Sub New().Este código inicializa um evento de log.
6. Adicione o código para os eventos: OnStart e OnStop. Este código irá registrar a entrada no log conforme o evento.
Concluímos aqui a implementação do nosso Windows Service, para a nossa aplicação rodar, vamos ter que instalar o serviço para que o windows possa iniciar a aplicação. Segue passo a passo como criar a instalação do nosso Windows Service.
1. Clique no Service1 [Design] e exiba a janela de propriedades, no final das janela de propriedades tem um link Add Installer.
2. Clique neste link e observe que no nosso Solution Explorer apareceu mais uma classe chamada ProjectInstaller.vb
É interessante observar que no nosso design da nova classe aparecem dois componentes.
3. Clique ServiceProcessInstaller1 e exiba a janela de propriedades. Selecione a propriedade Account e escolha LocalSystem.
4. Clique em ServiceInstaller1 e exiba a janela de propriedades. Selecione StartType e escolha a opção Automatic.
5. Vamos gerar o nosso serviço para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o nome do projeto no Solution Explorer e selecione Build.
6. Selecione a solução no Solution Explorer e clique o menu File/Add Project/ New Project, no Add New Project dialog box selecione Setup and Deployment Projects e selecione o Setup Project Template. O nome para o novo projeto é: NossoLogSetup.
7. No Solution Explorer, clique com o botão direito sobre o NossoLogSetup, selecione Add/Project Output do menu. O Add Project Output Group Exibe será exibido selecione o Primary Output e clique em OK.
8. Novamente como botão direito sobre o NossoLogSetup, selecione View/Custom Actions. Irá aparecer no canto superior esquerdo da tela um item Custom Actions, clique com o botão direito sobre e escolha Add Custom Action. Selecione o Item Primary Output e deixe este como Active.
9. Clique com o botão direito sobre o nome do projeto no Solution Explore e escolha Build
Instalando e testando Windows Service
1. Dentro do subdiretório Debug do projeto NossoLogSetup irá existir um arquivo Windows Installer com o nome NossoLogSetup.msi. Um duplo clique sobre este arquivo para iniciar a instalação;
2. Aparecerá na tela um Setup Wizard. Aceite tudo no padrão para completar a instalação;
3. Execute o Service Control Manager para verificar se o serviço está instalado corretamente. Para isso siga: Start/Programs/Administrative Tools/Services. Encontraremos o Service1 na lista de serviços.
4. Clique com o botão direito sobre o serviço e escolha propriedades, inicie o serviço.
5. Clique Start/Programs/Administrative Tools/Event Viewer para visualizar o log do nosso serviço.
Conclusão
Aprendemos como funcionam os Serviços do windows e como criar uma aplicação Windows Service. Os serviços do windows sempre rodam no background do sistema operacional e são os responsáveis pelas tarefas essenciais como: serviços de impressão, serviços de e-mail e etc.
O exemplo acima ilustra como é fácil, criar serviços do sistema operacional usando os recursos de classes do .NET Framework e o ambiente de desenvolvimento do Visual Studio .NET.
Web site: www.crespi.pro.br
email: rodrigo@crespi.pro.br
Confira todos os artigos de Windows e Redes:
UNIVERSIDADE DO WINDOWS SERVER E AD |
UNIVERSIDADE PRÁTICA DO WINDOWS SERVER E DO ACTIVE DIRECTORY - Planejamento, Instalação, Configurações, Administração e Segurança no Windows Server: 2019, 2016, 2012 e 2008. |
Acesso Vitalício, Novas Aulas toda Semana, Suporte à Dúvidas e Certificado de Conclusão. |
Para Todos os Detalhes, Acesse:
https://juliobattisti.com.br/windows-server-curso-completo.asp |
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI