AS EMPRESAS ESTÃO "DESESPERADAS" POR ESTE TIPO DE PROFISSIONAL... - VOCÊ É UM DELES?

MEGA FORMAÇÃO EM INFRAESTRUTURA DE TI - O Conhecimento que Vira Dinheiro - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWebdesign : Coreldrawmod01010
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

CorelDRAW -  Módulo 10

Objetivos

Neste módulo iremos estudar sobre a visualização de trabalhos desenvolvidos no CorelDRAW.

Pré-requisitos:

Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.

Visualização de trabalhos

Os controles de visualização do CorelDRAW aceitam que se visualize o desenho da forma mais apropriado. Estes controles consistem em um menu desdobrável Zoom e do Gerenciador de visualização, assim como diversos comandos que podem ser acessados tanto a partir das barras de ferramentas como dos menus. Pode-se usar estes controles para modificar o modo como o CorelDRAW  mostram os objetos, ampliar ou reduzir a visualização ou salvar visualizações especificas para usar depois.

*  Zoom e enquadramento

O menu desdobrável Zoom dá acesso rápido às ferramentas que aceitam reduzir ou ampliar a visualização do seu desenho. A ferramenta Zoom admite aumentar ou reduzir a visualização para obter uma visão mais detalhada ou mais geral. A ferramenta enquadramento, por outro lado, aceita modificar a visualização movendo o desenho dentro da janela de desenho.

Figura 01 – Ferramenta de enquadramento.

Se você achar melhor usar as barras de ferramentas, achará controles de Zoom na Barra de propriedades, na barra de ferramentas Zoom e na barra de ferramentas Padrão. A barra de propriedades oferece as ferramentas Zoom e Enquadramento, assim como ferramentas que admitem que se faça um zoom para virtualmente qualquer nível de ampliação. A barra de ferramentas Zoom também tem esses controles, mas não fica exposta por padrão. A barra de ferramentas padrão tem caixa de listagem Controle de zoom, que oferece níveis de zoom predefinidos para se obter ligeiramente uma porcentagem de ampliação especifica. O zoom e o enquadramento não tem efeito no desenho, apenas no modo como ele é mostrado.

Modificação da visualização usando o menu desdobrável Zoom

As ferramentas Zoom e Enquadramento facilitam a modificação  da visualização do seu desenho. A ferramenta Zoom tem duas funções:

1 – Ampliar para ter uma visão mais próxima de uma área do desenho;

2- Reduzir para ter a visão de uma área maior.

A ferramenta Enquadramento, por outro lado, aceita que se mova a página de desenho dentro da janela de desenho para ter uma visualização exata do que quer. O uso da ferramenta Enquadramento é bem semelhante a mover manualmente um pedaço de papel sobre uma mesa.

Figura 02 – Aplicação do Zoom.

Pode-se usar o Zoom e enquadramento através da esfera. Para ampliar, gire a esfera para frente; para reduzir a esfera para trás. Cada chanfradura que achar  na esfera aumenta o nível de ampliação com 10% ou  50 % . Quando estiver colocando zoom entre 1% e 100% o nível de zoom aumenta e diminui em incrementos de 10%.

Quando o nível de ampliação estiver acima de 100%, os incrementos de zoom aumentam para 50%. Para enquadrar, clique na esfera e aponte o mouse na direção em que se quer a página de desenho.

Como aumentar uma parte do desenho

1 – Abrão menu desdobrável Zoom e clique na ferramenta zoom.

2 – Clique e arraste diagonalmente a janela de desenho para criar uma caixa de seleção em torno da área que deseja ampliar.

Figura 03 – Aumenta uma parte.

Como mover o desenho dentro da janela de desenho

1 – Clique na ferramenta enquadramento ;

2 – Arraste o documento para dentro da janela de desenho.

Modificação da visualização através da área de trabalho

Quando clicar na ferramenta zoom ou enquadramento, irá perceber que a barra de propriedade mostra um novo conjunto de controles. Esses controles incluem as ferramentas zoom e enquadramento, assim como ferramentas para modificar a sua visualização de modo geral ou especifico.

Também  achará um botão que abre o gerenciador de visualização, para que se possa aproveitar o recurso de salvar e excluir visualizações especificas.

Lembre-se que esses controles só se tornam visíveis na barra de propriedades quando a ferramenta zoom ou enquadramento estiver selecionada.

Figura 04 – Barra de propriedade.

Configurações dos padrões da ferramenta Zoom

Assim como todas as ferramentas da caixa de ferramentas, pode-se personalizar as configurações padrão para a ferramenta zoom. Ao acertar essas configurações, pode-se garantir que a ferramenta Zoom funcione exatamente do modo que se quer.

Como configurar quando se clica com o botão direito do mouse na ferramenta Zoom.

1 – Clique com o botão direito do mouse na ferramenta Zoom no menu desdobrável Zoom.

2 – Ative um dos botões abaixo:

» Ação padrão, para mostrar um menu pop-up quando se clicar com o botão direito do mouse na janela de desenho com a ferramenta zoom.

» Reduzir para diminuir o zoom por um fator de 2 quando você clicar com o botão direito do mouse na janela de desenho com a ferramenta Zoom.

Correspondência da distância real com a distância da tela

O comando calibrar réguas ajuda a garantir que uma polegada na tela seja semelhante à uma polegada de medida real. Esse procedimento será  de grande utilidade  se você estiver desenhando no modo Zoom de 1:1, pois ele aceita que se use as distâncias relativas que dependem da resolução da tela.

Antes de efetuar esse procedimento, será necessário conseguir uma régua de plástico transparente para comparar as distâncias reais e as distância da tela. Esta regra deveria ser da mesma unidade de medida que se definiu usando a  caixa de diálogo Configurar grade e régua.

Como corresponder distâncias da tela com distâncias reais

1 – Clique com o botão direito do mouse na ferramenta Zoom no menu desdobrável Zoom.

2 – Clique no botão calibrar réguas. Veja isso na figura abaixo.

Figura 05 – Calibrar réguas.

Figura 06 – medidas.

3 – Coloque a régua de plástico em baixo da régua horizontal da tela.

4 – Clique na seta para cima ou para baixo da caixa horizontal até que a unidade de medida da régua da tela seja a mesma unidade de medida da régua de plástico.

5 – Posicione a régua ao lado da régua vertical da tela.

6 – Clique  no botão seta para cima ou para baixo da caixa Vertical até que a unidade de medida da régua da tela seja a mesma unidade de medida da régua de plástico.

Conclusão

Conclui-se mais um módulo sobre CorelDRAW, neste você estudou a parte de visualização de trabalhos. Espero que tenha sido de utilidade para você.

Untitled Document
PHOTOSHOP - BÁSICO
1 Lição 01 - Conhecendo o Photoshop
1 Lição 02 - Navegando pelas imagens
1 Lição 03 - Organizando o ambiente de trabalho
1 Módulo 01 - Conceitos iniciais
1 Módulo 02 - Ferramentas - Parte 1
1 Módulo 03 - Ferramentas - Parte 2
1 Módulo 04 - Ferramentas - Parte 3
1 Módulo 05 - Ferramentas - Parte 4
1 Módulo 06 - Ferramentas - Parte 5
1 Módulo 07 - Ferramentas - Parte 6
1 Módulo 08 - Manipulação de Cores e Trabalho com Arquivos
1 Módulo 09 - Funcionamento das Paletas - Parte 1
1 Módulo 10 - Funcionamento das Paletas - Parte 2
1 Módulo 11 - Detalhamento da Paleta Camadas
1 Módulo 12 - A Paleta Histórico
1 Módulo 13 - Menu Arquivo
1 Módulo 14 - Formatos de Arquivos
1 Módulo 15 - Configurações de Página
1 Módulo 16 - Menu Imagem - Parte 2
1 Módulo 17 - Menu Imagem - Parte 2
1 Módulo 18 - Menu Imagem - Parte 3
1 Módulo 19 - Menu Imagem - Parte 4
1 Módulo 20 - Menu Imagem - Parte 5
1 Módulo 21 - Menu Imagem - Parte 6
1 Módulo 22 - Menu Imagem - Parte 7
1 Módulo 23 - Menu Camada
1 Módulo 24 - Menu Camada e Menu Solucionar
1 Módulo 25 - Menu Filtro - Parte 1
1 Módulo 26 - Menu Filtro - Parte 2
1 Módulo 27 - Menu Filtro - Parte 3
1 Módulo 28 - Menu Filtro - Parte 4
1 Módulo 29 - Menu Filtro - Parte 5
1 Módulo 30 - Menu Filtro - Parte 6
1 Módulo 31 - Menu Filtro - Parte 7
1 Módulo 32 - Menu Filtro - Parte 8
1 Módulo 33 - Menu Filtro - Parte 9
1 Módulo 34 - Menu Filtro - Parte 9
1 Módulo 35 - Filtros de Estilização
1 Módulo 36 - Filtros de Nitidez e Pixelização
1 Módulo 37 - Filtros de Ruído e Textura
1 Módulo 38 - Filtros de Traçados de Pincel - Parte 1
1 Módulo 39 - Filtros de Traçados de Pincel - Parte 2
1 Módulo 40 - Outras Opções de Filtros
1 Módulo 41 - Menu Visualizar - Parte 1
1 Módulo 42 - Menu Visualizar - Parte 2
1 Módulo 43 - Menu Janela
1 Módulo 44 - Menu Ajuda
1 Módulo 45 - Digitalizando Figuras
1 Módulo 46 - Exemplos Práticos
1 Módulo 47 - Exemplos Práticos
1 Módulo 48 - Exemplos Práticos
PAGEMAKER - BÁSICO
1 Page Maker 7.0 - Parte 01
1 Page Maker 7.0 - Parte 02
1 Page Maker 7.0 - Parte 03
1 Page Maker 7.0 - Parte 04
1 Page Maker 7.0 - Parte 05
1 Page Maker 7.0 - Parte 06
1 Page Maker 7.0 - Parte 07
1 Page Maker 7.0 - Parte 08
1 Page Maker 7.0 - Parte 09
1 Page Maker 7.0 - Parte 10
1 Page Maker 7.0 - Parte 11
1 Page Maker 7.0 - Parte 12
1 Page Maker 7.0 - Parte 13
1 Page Maker 7.0 - Parte 14
1 Page Maker 7.0 - Parte 15
1 Page Maker 7.0 - Parte 16
1 Page Maker 7.0 - Parte 17
1 Page Maker 7.0 - Parte 18
1 Page Maker 7.0 - Parte 19
1 Page Maker 7.0 - Parte 20
1 Page Maker 7.0 - Parte 21
1 Page Maker 7.0 - Parte 22
1 Page Maker 7.0 - Parte 23
COREL DRAW
1 Conceitos Iniciais
1 Tela do Corel Draw
1 Caixa de Ferramentas
1 Uso de Transformadores, Espelhamento e Rotacionamento
1 Configurando a Área de Trabalho - Parte 1
1 Configurando a Área de Trabalho - Parte 2
1 Configurando a Área de Trabalho - Parte 3
1 Configurando a Área de Trabalho - Parte 4
1 Utilização da Régua
1 Visualização de Trabalhos - Parte 1
1 Visualização de Trabalhos - Parte 2
1 Menus Rápidos e Barras de Ferramentas
1 Salvando Arquivos e Objetos Selecionados
1 Construção de Desenhos e Modelagem de Objetos - Parte 1
1 Construção de Desenhos e Modelagem de Objetos - Parte 2
1 Construção de Desenhos e Modelagem de Objetos - Parte 3
1 Modificando as Propriedades de um Polígno
1 Seleção e Movimentação de Objetos - Parte 1
1 Seleção e Movimentação de Objetos - Parte 2
1 Dimensionamento de Objetos com Precisão
1 Girando um Elemento com Precisão - Parte 1
1 Girando um Elemento com Precisão - Parte 2
1 Redefinindo a âncora de inclinação com o Centro de um Elemento
1 Módulo Intermediário - Parte 01 - Desenhando Linhas e Curvas
1 Módulo Intermediário - Parte 02 - A Ferramenta Bézier
1 Módulo Intermediário - Parte 03 - Curvas em modo Pré-definido
1 Módulo Intermediário - Parte 04 - Curvas em modo Caligráfico
1 Módulo Intermediário - Parte 05 - Exemplificando Linhas e Objetos de Curvas
1 Módulo Intermediário - Parte 06 - Ponto de Ancoragem de Escala
1 Módulo Intermediário - Parte 07 - Modificando partes de um elemento de curva
1 Módulo Intermediário - Parte 08 - Dividindo um elemento com a ferramenta Faca
1 Módulo Intermediário - Parte 09 - Preenchendo e contornando elementos
1 Módulo Intermediário - Parte 10 - Preenchendo Elementos
1 Módulo Intermediário - Parte 11 - Como Gerenciar Preenchimentos
1 Módulo Intermediário - Parte 12 - Como Trabalhar com Preenchimentos Gradientes
1 Módulo Intermediário - Parte 13 - Criar e Salvar Preenchimentos Gradiente Personalizados
1 Módulo Intermediário - Parte 14 - Modificando a Condição de um Preenchimento Gradiente
1 Módulo Intermediário - Parte 15 - Modificando a Transição de um Preenchimento Gradiente
1 Módulo Intermediário - Parte 16 - Como Trabalhar com Preenchimentos de Padrão
1 Módulo Intermediário - Parte 17 - Trabalhando com Contornos
1 Módulo Intermediário - Parte 18 - Colocando formas de extremidade de linha
1 Módulo Intermediário - Parte 19 - Copiando propriedades de um elemento
1 Módulo Intermediário - Parte 20 - Duplicando um elementos usando a duplicação inteligente
1 Módulo Intermediário - Parte 21 - Alinhando e distribuindo elementos
1 Módulo Intermediário - Parte 22 - Expandindo elementos horizontal e verticalmente
1 Módulo Intermediário - Parte 23 - Trabalhando com Texto - Parte 1
1 Módulo Intermediário - Parte 24 - Trabalhando com Texto - Parte 2
1 Módulo Intermediário - Parte 25 - Trabalhando com Texto - Parte 3
1 Módulo Intermediário - Parte 26 - Trabalhando com Texto - Parte 4
1 Módulo Intermediário - Parte 27 - Trabalhando com Texto - Parte 5
1 Módulo Intermediário - Parte 28 - Trabalhando com Texto - Parte 6
1 Módulo Intermediário - Parte 29 - Trabalhando com Texto - Parte 7
1 Módulo Intermediário - Parte 30 - Trabalhando com Texto - Parte 8
1 Módulo Avançado - Parte 1 - Desenvolvendo Efeitos Especiais
1 Módulo Avançado - Parte 2 - Alterando os Objetos Intermediários de uma Mistura
1 Módulo Avançado - Parte 3 - Configurar o Progresso de Cores
1 Módulo Avançado - Parte 4 - Alterando Objetos
1 Módulo Avançado - Parte 5 - Aprendendo a editar distorções Zíper
1 Módulo Avançado - Parte 6 - Distorção Torcer - Aajustando sua rotação
1 Módulo Avançado - Parte 7 - Envelopes Pré-definidos
1 Módulo Avançado - Parte 8 - Preenchimento de Extrusões Vetoriais
1 Módulo Avançado - Parte 9 - Como Acertar a Intensidade de uma Fonte de Luz
1 Módulo Avançado - Parte 10 - Como Editar Sombreamentos
1 Módulo Avançado - Parte 11 - Como Dissolver o Sombreamento
1 Módulo Avançado - Parte 12 - Colocando Contornos nos Objetos
1 Módulo Avançado - Parte 13 - Lentes - Parte 1
1 Módulo Avançado - Parte 14 - Lentes - Parte 2
1 Módulo Avançado - Parte 15 - Lentes - Parte 3
1 Módulo Avançado - Parte 16 - Como Copiar a Perspectiva de um Objeto.
1 Módulo Avançado - Parte 17 - Impressão no CorelDraw
1 Módulo Avançado - Parte 18 - Como Imprimir Trabalhos de Impressão Grandes, Como Ladrilhos
3D Stdio MAX
1 3D Studio Max - Introdução
1 3D Studio Max - Barra de Ferramentas Lateral
1 3D Studio Max - Menus
1 3D Studio Max - Barra de Ferramentas Principal
FIREWORKS - BÁSICO
1 Interface do Fireworks
1 Criação de Topo para o Site
1 Criação de Topo para o Site – Parte II
1 Criação do Topo do Site – Parte III
1 Misturar Imagens
1 Criando Botões no Estilo do Windows XP
1 Menu superior do site
1 Menu Lateral do Site - Versão I
1 Menu Lateral do Site - Versão II
1 Reflexo em Imagem e Texto
1 Montando o Corpo do Site - Parte 1
1 Montando o Corpo do Site - Parte 2
1 Efeito para títulos e textos
1 Efeito para títulos e textos – Novo Modelo
1 Efeito Fogo no Fireworks – Parte 1
1 Efeito Fogo no Fireworks – Parte II
1 Limitar Imagens em Formas
1 Atar ou Unir textos em letras
1 Visualizador de Imagens – Parte 2
1 Visualizador de Imagens – Parte 1
1 Criando Desenho a partir de uma Foto
1 Transparência em Texto
1 Criação de Banner Animado
1 Efeito Diferença
1 Trabalhando com Processo em Lote
1 Animando com o Fireworks – Parte 1
1 Animando com o Fireworks – Parte 2
1 Série Logomarca – Logo Macromedia
1 Série Logomarca – Logo AMD
1 Série Logomarca – Logo HSBC
1 Série Logomarca – Logo Navegador Opera
1 Série Logomarca – Logo Windows XP
1 Série Logomarca – Logo Claro
1 Série Logomarca – Logo Especial - Parte 1
1 Série Logomarca – Logo Especial - Parte 2
1 Série Logomarca – Logo Especial - 03
1 Série Logomarca – Logo Especial - 04
1 Série Logomarca – Logo Especial - 05
1 Série Logomarca – Logo Especial - 06
1 Série Logomarca – Logo Especial - 07
1 Série Logomarca – Logo Especial - 08
1 Série Logomarca – Logo Especial - 09
1 Série Logomarca – Logo Especial - 10
1 Criação de Newsletter – Parte 1
1 Criação de Newsletter – Parte 2
1 Criação e Edição de Tabelas no Fireworks – Parte 1
1 Criação e Edição de Tabelas no Fireworks – Parte 2
1 Teclas de Atalho do Fireworks
1 Trabalhando com Máscaras
1 Efeito Grid em 3D
1 Imagem em Texto
1 Modelos de Degrade – Macromedia Fireworks – Parte 1
1 Modelos de Degrade – Macromedia Fireworks – Parte 2
1 Aplicando Sombra na Perspectiva com o Fireworks
1 Efeito em Texto – Parte 1
1 Efeito em Texto – Parte 2
1 Efeito em Fotografia
1 Folha de Caderno pelo Fireworks
1 Interação entre o Fireworks e o Dreamweaver para edição de imagens
1 Série Copa 2006 – Bandeira Personalizada
1 Série Copa 2006 – Gooool Personalizado
1 Série Copa 2006 – Bandeira Personalizada – Modelo 02
1 Série Copa 2006 – Camisa do Brasil
1 Vetorizando Imagens
1 Criação de Newsletter – Parte 3
1 Criação de Newsletter – Parte 4
1 Série Efeitos – Parte 1
1 Série Efeitos – Parte 2
1 Série Efeitos – Parte 3
1 Série Efeitos – Parte 4
1 Série Efeitos – Parte 5
1 Série Efeitos – Parte 6
1 Série Efeitos – Parte 7
1 Série Efeitos – Parte 8
1 Série Efeitos – Parte 9
1 Série Efeitos – Parte 10
1 Série Efeitos – Parte 11
1 Série Efeitos – Parte 12
1 Série Efeitos – Parte 13
1 Série Efeitos – Parte 14
1 Série Efeitos – Parte 15
1 Série Efeitos – Parte 16
1 Série Efeitos – Parte 17
1 Série Efeitos – Parte 18
1 Série Efeitos – Parte 19
1 Série Efeitos – Parte 20
1 Série Efeitos – Parte 21
1 Série Efeitos – Parte 22
1 Série Efeitos – Parte 23
1 Série Efeitos – Parte 24
1 Série Efeitos – Parte 25
1 Série Efeitos – Parte 26
1 Série Efeitos – Parte 27
1 Série Efeitos – Parte 28
1 Série Efeitos – Parte 29
1 Série Efeitos – Parte 30
1 Série Efeitos – Parte 31
1 Série Efeitos – Parte 32
1 Série Efeitos – Parte 33
1 Série Efeitos – Parte 34
1 Série Efeitos – Parte 35
1 Série Efeitos – Parte 36
1 Série Efeitos – Parte 37
1 Série Efeitos – Parte 38
1 Série Efeitos – Parte 39
1 Série Efeitos – Parte 40
1 Série Efeitos – Parte 41
1 Série Efeitos – Parte 42
1 Série Efeitos – Parte 43
1 Série Efeitos – Parte 44
1 Série Efeitos – Parte 45
1 Série Efeitos – Parte 46
1 Série Efeitos – Parte 47
1 Série Efeitos – Parte 48
1 Série Efeitos – Parte 49
1 Série Efeitos – Parte 50
FIREWORKS - AVANÇADO
1 Criando Banner com o Fireworks
1 Criando Menu Pop-up no Fireworks
1 Criando Botões no Fireworks
1 Criando Banners no Fireworks
FLASH - BÁSICO
1 Conceitos Iniciais
1 Ferramentas de Criação
1 A Janela de Criação de Filmes
1 Elementos Gráficos e Textos
1 Desenhando com o Flash
1 Criando uma Animação - Exemplo Prático
1 Exemplos de Ferramentas
1 Animando com o Flash
1 Usando Máscaras e Linhas Guia
1 Usando Movie Clips - Introdução
1 Usando Movie Clips Para Eexibir Funções de Data
1 Criando Botões
1 Usando Cenas
1 Desenhando com o Pincel
1 Pincel, Borracha e Cores
1 Cores
1 Combinação, Movimentação e Transformação de Elementos Selecionados
1 Botões do Flash
1 Alinhamento dos Elementos na Tela
1 Disposição e Organização dos Níveis
1 Usando preloaders
1 Banner Dropdown
1 Usando a Action Load Movie
1 Usando o compnente Scroll Pane
1 Trabalhando com Textos - Parte 1
1 Trabalhando com Textos - Parte 2
1 Trabalhando com Bitmaps - Parte 1
1 Caixas de texto de Entrada e Dinâmicas
1 Trabalhando com Bitmaps - Parte 2
1 Botão Liga/Desliga para Som no Flash
1 Especialidades simples de Animação
1 Exemplo Prático - Passo-a-passo - Parte 1
1 Exemplo Prático - Passo-a-passo - Parte 2
1 Recursos do Flash e Movimento com Interpolação
1 Aceleração e Desaceleração
1 Criando Menus Pop-Up
1 Usando seu programa gráfico para criar a interface de uma página em Flash.
1 Interpolação com modificação de Formas
1 Símbolos - Parte 1
1 Símbolos - Parte 2
1 Criando um banner transparente
1 Criando uma barra de botões Flash para um arquivo HTML
1 Criando movie clips arrastáveis
1 Criando um álbum de fotos com loadMovie
1 Mostrando legendas num mapa com Flash
1 Clipes de Filmes
1 Botões
1 Biblioteca e Guia de Recursos
1 Máscaras e propriedades de camada
1 Ações e cenas
1 Mostrando Legendas em um Mapa com Flash
1 Mouse trails no Flash
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

MEGA FORMAÇÃO EM INFRAESTRUTURA DE TI

(Online, Vitalício, Prático e Atualizado)!

  • Chega de ser Ignorado pelo Mercado!

  • A vida não vai Melhorar Sozinha!

  • Quem domina infraestrutura, domina o Mercado.

  • Com esta Formação você vai Dominar o Conhecimento e torne-se o Profissional que as Empresas estão Buscando, "desesperadamente", mas não estão encontrando.

NÃO PROCURE VAGAS, SEJA PROCURADO!

 

Curso Completo de Excel - Curso Online com Certificado - 925 Vídeo Aulas - 22 Cursos - 120:42 horas

 

Para Todos os Detalhes, Acesse:

Curso Completo de Excel - Curso Online com Certificado - 925 Vídeo Aulas - 22 Cursos - 120:42 horas

 

https://juliobattisti.com.br/curso-infra-ti.asp

 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2026 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI