[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 19 : 04
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 40 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Loja Virtual do Site

Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

LIVROS MAIS VENDIDOS:

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo capítulo »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 171 - Capítulo 19 - Conclusão

Neste capítulo você aprendeu a configurar um servidor com o Windows Server 2003 para exercer o papel de Servidor de Acesso Remoto (Remote Access Server – RAS). No Windows Server 2003 o serviço de acesso remoto é conhecido como RRAS – Routing and Remote Access Service (Serviço de Roteamento e Acesso Remoto). Neste capítulo foi abordada a função de acesso remoto. No Capítulo 21 abordarei a parte relativa ao roteamento usando o RRAS.

A função de um servidor de acesso remoto é permitir que os clientes façam uma conexão usando uma linha telefônica comum ou outro meio de conexão remoto, tal como um link ISDN ou ADSL. Quando você faz uma conexão discada com o seu Provedor de Internet, você está fazendo a conexão com o servidor de acesso remoto do Provedor. Pode este servidor de acesso remoto ser baseado em alguma versão do Windows (NT Server 4.0, Windows 2000 Server ou Windows Server 2003), pode ser baseado em outros sistemas operacionais (UNIX/Linux, Novell, etc) ou pode até mesmo ser um equipamento de hardware dedicado a esta função. O importante é entender a função de um servidor de acesso remoto.

O servidor de acesso remoto do Windows Server 2003 – RRAS é instalado por padrão quando o Windows Server 2003 é instalado, porém não é configurado para ser inicializado automaticamente. Neste capítulo você aprendeu a habilitar e a configurar todas as propriedades do servidor RRAS.

Mostrei também que o servidor de acesso remoto pode ser configurado para trabalhar de maneira integrada com o DHCP. O servidor RRAS obtém uma concessão de 10 endereços IP a partir do servidor DHCP. O primeiro endereço é utilizado pelo próprio servidor RRAS, na interface de acesso remoto e as demais são colocadas em um cache de lease de endereços IP. A medida que os clientes vão se conectando, vão recebendo endereços a partir deste cache. Se houver necessidade, mais um lote de 10 endereços pode ser obtido a partir do servidor DHCP e assim, sucessivamente, a medida que novos endereços vão sendo necessários.

Você também aprendeu sobre os métodos de autenticação e as vantagens de usar um servidor RADIUS para fazer a autenticação dos usuários de acesso remoto. Com este tipo de autenticação, o servidor RRAS recebe as credenciais enviadas pelo usuário (nome de logon, senha e demais informações) e passa essas informações para um servidor RADIUS, o qual fará a autenticação do usuário e retornará o resultado da autenticação para o servidor RRAS.

Existe muita confusão entre o RADIUS e o IAS (Internet Authentication Service). Alguns acham que o RADIUS é a versão mais antiga e o IAS é uma implementação mais nova, com novos recursos e assim por diante. Nada disso. O RADIUS é o padrão de autenticação, é o protocolo de autenticação com base em padrões definidos pelo IETF. O IAS é a implementação do RADIUS feita pela Microsoft, estando disponível no Windows 2000 Server e também no Windows Server 2003.

O IAS executa autenticação, autorização, auditoria e estatísticas centralizadas de usuários que se conectam ao servidor de acesso remoto usando, tanto usando uma conexão do tipo VPN, quanto usando uma conexão do tipo Dial-up. O objetivo com o uso do IAS é ter um servidor centralizado, no qual é feita a autenticação para os vários servidores de acesso remoto da rede. Com isso as credenciais são verificadas de maneira única, existe uma única base de usuários a ser mantida, as estatísticas e logs de acesso ficam centralizadas e, a principal vantagem (na minha opinião), é possível criar as políticas de segurança de uma maneira centralizada. Cria-se as políticas no IAS e estas são aplicadas a todos os servidores RRAS que utilizam o IAS para autenticação.

Na parte final do capítulo você aprendeu a criar e a configurar políticas de segurança no servidor de acesso remoto. No próximo capítulo você aprenderá sobre as funções de NAT – Network Address Translation e sobre o uso de certificados digitais.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo capítulo »

Best Sellers do Júlio Battisti

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite! São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2018 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI