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WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
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Lição 164 - Capítulo 18 - Know-how em: Redireção de pastas via GPO

Pré-Requisitos: Teoria e prática sobre Redireção de pastas via GPO.
Metodologia: Implementação de uma política de redireção de pastas.
Técnica: Exemplos práticos, passo-a-passo.

O recurso de redirecionar pastas pode ser configurado via GPO (User Configuration -> Windows Settings -> Folder Redirection). Este recurso é utilizado para redirecionar algumas pastas especiais, mais utilizadas pelos usuários, tais como a pasta Meus documentos (My documentos) e Minhas figuras (My Pictures), pastas estas localizadas dentro de Documents and Settings, dentro da profile de cada usuário, conforme detalhado no Capítulo 4. Esta é uma configuração de usuário, pois o conceito de Profile (veja Capítulo 4) está relacionada diretamente com cada usuário e não com o computador especificamente.

Vamos considerar como é o funcionamento padrão da pasta Meus documentos (My Documents). Cada usuário tem a sua pasta Meus documentos individualizada, no computador que ele utiliza. Por exemplo, para o usuário jsilva, por padrão, a pasta Meus documentos está no seguinte caminho: C\Documents and Settings\jsilva\Meus documentos. Para o usuário paulo2, a pasta Meus documentos está no caminho C:\Documents and Settings\paulo2\Meus documentos. A pasta fica gravada no HD do computador e o usuário tem que providenciar algum método de backup, pois se der um problema maior, que causa dano físico no HD, todos os dados serão perdidos. Claro que existem complicações adicionais da vida real. Se um mesmo usuário utilizar dois ou mais computadores, ele terá uma pasta Meus documentos separada, em cada computador que ele utilizar. Aí começam as confusões de não saber onde está determinado arquivo, de salvar uma versão mais antigo “em cima” de uma mais nova e por aí vai. Com o uso do recurso de redireção de pastas, o administrador pode redirecionar a pasta Meus documentos, de todos os usuários para uma pasta individualizada para cada usuário no servidor. Por exemplo, o administrador pode criar um compartilhamento chamado Documentos no servidor SRV01. Dentro deste compartilhamento ele cria uma pasta para cada usuário. Por exemplo, uma pasta jsilva para o usuário jsilva, uma pasta paulo2 para o usuário paulo2 e assim por diante. Com isso, o novo caminho para a pasta Meus documentos, do usuário jsilva, será: \\SRV01\Documentos\jsilva. O novo caminho para a pasta Meus documentos, do usuário paulo2, será: \\SRV01\Documentos\paulo2 e assim por diante. Em qualquer máquina que o usuário jsilva faça o logon, ao acessar a pasta Meus documentos (a qual continua aparecendo com o nome de Meus documentos), o usuário jsilva estará, na verdade, acessando a pasta: \\SRV01\Documentos\jsilva. Ou seja, a pasta Meus documentos foi “redirecionada” de uma pasta local em cada computador, para uma pasta única, em um servidor da rede.

O fato de centralizar a pasta Meus documentos dos usuários em um servidor, tem diversas vantagens, sendo as principais as destacadas a seguir:

• O administrador pode fazer um backup de maneira centralizada, garantido que não haverá perda de dados dos usuários, no caso de falhas nos discos do servidor. Por exemplo, pode ser implementada uma política de backup em fita ou em uma outra unidade de armazenamento, para garantir a disponibilidade dos dados.

• O administrador pode usar o recuso de cotas de disco para limitar o espaço que cada usuário irá ocupar. Só de saber que existe limitação dos espaços em disco, os usuários mantém seus arquivos de uma maneira mais organizada. Quando tem espaço de sobra, aquela “arrumação” tão necessária vai sempre ficando para depois. O resultado prático é que um “monte de lixo” vai se acumulando no HD dos usuários. Para detalhes sobre a implementação de cotas de disco consulte o Capítulo 11.

• O administrador pode agendar uma verificação de vírus periodicamente, diretamente no volume onde estão os dados dos usuários. Com isso é possível vacinar de uma só vez, os arquivos de dados de todos os usuários. Claro que isso não dispensa o uso de um anti-vírus instalado em todos os computadores da rede.

• Quando a redireção de pastas está sendo utilizada em conjunto com o recurso de roaming profiles (veja Capítulo 9), apenas o caminho para a pasta Meus documentos fará parte da roaming profile. Com isso não será copiado, durante o logon, todo o conteúdo da pasta documentos que está no servidor, para a pasta local Meus documentos, o que torna o logon muito mais rápido, principalmente quando o logon é feito através de um link lento de WAN e considerando que a pasta Meus documentos pode conter uma grande quantidade de dados.

• Mesmo que o usuário faça o logon em diferentes computadores da rede, os seus arquivos estarão sempre disponíveis. O administrador pode combinar esta facilidade com o recurso de pastas off-line, para que o usuário possa continuar a trabalhar em seus documentos, mesmo sem estar conectado à rede. Este recurso é especialmente útil para usuários de Notebooks. Para mais detalhes sobre o recurso de pastas off-line, consulte o Capítulo 11.

Na tabela da Figura 18.54, você tem uma descrição das pastas especiais que podem ser redirecionadas via GPO.


Figura 18.54 Pastas que podem ser redirecionadas via GPO.

Considerações importantes: Na prática, você não precisará redirecionar a pasta Meus documentos de todos os usuários. Alguns usuários executam tarefas de rotina e usam apenas programas específicos, usando muito pouco programas como o Word, Excel, Access e PowerPoint. Já outros usuários utilizam pesadamente estas e outras aplicações que geram arquivos de dados (Corel Draw, Page Maker e assim por diante). Para estes usuários é que você deve implementar uma política de redirecionamento da pasta Meus documentos. O mais indicado é que seja criado um grupo, ao qual são adicionados todos os usuários que terão a pasta Meus documentos redirecionada. Em seguida, configura-se uma GPO para que seja aplicada apenas a este grupo, GPO esta que fará o redirecionamento da pasta Meus documentos e de outras pastas que forem necessárias. O próximo passo é proteger o acesso ao compartilhamento da rede onde estão as pastas Meus documentos, redirecionadas, dos usuários. Isso pode ser feito através das permissões de compartilhamento. Em seguida, cada pasta individual (para onde está redirecionada a pasta Meus documentos de cada usuário), deve ser configurada com permissões NTFS apenas para o próprio usuário da pasta. Por último, é recomendado que o compartilhamento onde estão as pastas redirecionadas, seja criado como um compartilhamento oculto, com o símbolo $ no final do nome, para que o compartilhamento não esteja visível para os usuários que navegam através dos recursos da rede.

Uma questão que pode surgir é a seguinte: O que acontece com o conteúdo das pastas redirecionadas, se a GPO que fez o redirecionamento for desativada? Na tabela da Figura 18.55 é apresentado um resumo do que acontece quando a GPO que fez o redirecionamento, deixa de ser aplicada.


Figura 18.55 Destino das pastas redirecionadas, quando a GPO deixa de ser aplicada.

Observação: Se você utilizar o recurso de pastas off-line, em conjunto com a redireção de pastas, é recomendado que você utilize as configurações de pastas off-line indicadas na tabela da Figura 18.56:


Figura 18.56 Configurações de pastas off-line.

A seguir mostrarei um exemplo prático de redirecionamento de pastas usando GPO. Para o exemplo criarei uma nova GPO, associada ao domínio, chamada Redireciona Pastas Especiais.

Exemplo: Para criar a GPO Redireciona Pastas Especiais, associada ao domínio abc e configurar o redirecionamento de pastas, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissão de administrador.
2.         Abra o console Active Directory Users and Computers (Usuários e computadores do Active Directory).
3.         Clique com o botão direito do mouse no domínio a ser configurado e, no menu de opções que é exibido, clique em Properties (Propriedades).
4.         Na janela de propriedades do domínio dê um clique na guia Group Policy.
5.         Para criar uma nova GPO dê um clique no botão New (Novo). Uma nova GPO será criada e com o nome padrão já selecionado. Digite o nome Redireciona Pastas Especiais e clique no espaço em branco, abaixo da GPO, para tirar o cursor do lado do nome e efetivamente criar a GPO.
6.         A GPO Redireciona Pastas Especiais já aparece na lista de GPOs associadas com o domínio, conforme exemplo da Figura 18.57


Figura 18.57 GPO Redireciona Pastas Especiais, recém criada.

7.         Clique na GPO Redireciona Pastas Especiais e clique em Edit (Editar) para abrir esta GPO no console Group Policy Editor.
8.         Acesse a opção: User Configuration -> Windows Settings -> Folder Redirection.
9.         Observe que estão disponíveis as opções: Application Data, Desktop, My Documents e Start Menu, conforme indicado na Figura 18.58:


Figura 18.58 Opções para redirecionamento de pastas.

10.       Clique com o botão direito do mouse na pasta My Documentos e, no menu de opções que é exibido, clique em Properties. Será exibida a janela com as opções para fazer a configuração da pasta My Documents. Por padrão vem selecionada a opção Not configured (Não configurado), na lista Setting (Configuração). Na prática significa: Sem redirecionamento. Abra esta lista e selecione a opção Basic – redirect everyone’s folder to the same location (Básica – redirecionar as pastas de todos os usuários para a mesma localização), conforme indicado na Figura 18.59:


Figura 18.59 A opção de redirecionamento básico.

IMPORTANTE: Ao informar o caminho para o redirecionamento, basta informar apenas o nome do servidor e do compartilhamento, como por exemplo: \\SRFV01\DocsRede. Quando a Policy for aplicada, será criada uma pasta para cada usuário (dentro do compartilhamento informado) e dentro da pasta do usuário será criada a pasta Meus documentos (My Documents). Por exemplo, quando a police for aplicada ao usuário jsilva, será criada a pasta: \\SRV01\DocsRede\jsilva\Meus documentos. Quando a police for aplicada ao usuário paulo2, será criada a pasta: \\SRV02\DocsRede\paulo2\Meus documentos e assim por diante.

11.       Na lista Targed folder location (Localização da pasta de destino), selecione a opção Create a folder for each user under the root path (Criar uma pasta para cada usuário, a partir do caminho raiz) e, no campo Root Path (Caminho raiz), informe o nome do compartilhamento, como por exemplo: \\SRV01\DocsRede.
12.       Dê um clique na guia Settings. Serão exibidas as opções indicadas na Figura 18.60:


Figura 18.60 Configurando as opções para o redirecionamento.

Nesta guia você tem as seguintes opções:

• Grant the user exclusive rights to My Documents (Garanta ao usuário direitos exclusivos na pasta Meus documentos): Se esta opção for marcada, serão definidas permissões NTFS Controle total (Full control) somente para o usuário e para a conta local System. Por exemplo, para o usuário jsilva, serão definidas as permissões na pasta \\SRV01\DocsRede\jsilva. Se esta opção estiver desmarcada, valerão as permissões NTFS que foram definidas manualmente pelo administrador, quando da criação da pasta compartilhadas e das subpastas (caso tenham sido criadas manualmente, senão herdarão as permissões da pasta pai, quando forem criadas durante a aplicação da GPO).

• Move the contents of My Documents to the new location (Mover o conteúdo de Meus documentos para a nova localização): Se esta opção for marcada, o conteúdo da pasta Meus documentos será movido para a nova localização, quando a GPO for aplicada. Será movido o conteúdo da pasta Meus documentos do computador no qual o usuário fez o logon.

No grupo Policy Removal (Política de remoção), você pode definir uma das opções indicadas e explicadas na tabela da Figura 18.55.

No grupo My Pictures Preference (Preferências de Minhas Figuras), você define se a pasta My Pictures seguirá o redirecionamento da pasta My Documents ou se a pasta será mantida no computador local do usuário.

13.       Selecione as opções desejadas e clique em OK. Pronto, você acaba de criar uma política para redirecionar a pasta Meus documentos para uma localização centralizada na rede. Caso você queira que esta política se aplique apenas para determinados usuários, configure as permissões da GPO, para que esta seja aplicada apenas para o grupo de usuários que deverá ter o redirecionamento de pastas aplicado. Consulte os exemplos anteriores para detalhes sobre a configuração das permissões de segurança de uma GPO.
14.       Você estará de volta ao Group Policy Editor. Feche-º
15.       Você estará de volta a guia Group Policy das propriedades do domínio. Clique em OK para fecha-la.
16.       Você estará de volta ao console Active Directory Users and Computers. Feche-o.

Nota: Para desativar uma police de redirecionamento de pasta, basta abrir a GPO onde foi definida a police, acessar a opção User Configuration -> Windows Settings -> Folder Redirection. Clique com o botão direito na police de redirecionamento de pasta a ser desativada (Application Data, Desktop, My Documentos ou Start Menu). No menu de opções que é exibido clique em Properties. Será aberta a janela de propriedades com a guia Target selecionada. Na lista Setting, selecione a opção Not configured e clique em OK. Se tiver sido criada uma GPO exclusivamente para aplicar o redirecionamento de pastas, você pode simplesmente excluir a GPO.

Sobre redirecionamento de pastas usando GPO era isso.

Observações: A seguir apresento algumas considerações gerais em relação a GPOs. Considere os seguintes detalhes:

Com a possibilidade de criar relações de confiança entre diferentes florestas, abriu-se a possibilidade de um usuário, usando um computador de uma floresta, fazer o logon na rede, usando a conta de usuário cadastrada em um domínio de uma segunda floresta. Esta possibilidade traz conseqüências em relação a aplicação das GPOs.

Por exemplo, considere o usuário jsilva, cuja conta está em um domínio da floresta A, usando um computador em um domínio da floresta B. O usuário jsilva utiliza um computador da floresta B, para fazer o logon na floresta A, isto é, usando a sua conta de usuário cadastrada em um domínio da floresta A. Na situação descrita, as polices de computador (Computer Configuration) serão aplicadas ao computador, a partir das GPOs configuradas no domínio da floresta B (domínio onde está a conta do computador) e as polices de usuário (User Configuration) serão aplicadas a partir das GPOs configuradas no domínio da floresta A (domínio onde esta cadastrada a conta do usuário que está fazendo o logon – jsilva).

Este é apenas um exemplo simples, mas existem outros recursos que podem estar localizados em servidores de uma floresta diferente, da floresta na qual os recursos estão sendo aplicados. São exemplos destes recursos: pastas para distribuição de software via GPO (contendo os arquivos .msi), scripts de logon, roaming user profiles e pastas redirecionadas.

O administrador pode utilizar o assistente para delegação de tarefas, para delegar permissões para gerenciamento da ligação de GPOs com domínios ou OUs entre florestas. Porém a criação, exclusão e alteração de GPOs não poderá ser delegada entre florestas.

Importante: Nunca é demais lembrar que as GPOs não se aplicam a clientes Windows mais antigos. Elas somente são aplicadas as seguintes versões do Windows:

• Windows 2000 Server e Professional.
• Windows XP Professional
• Windows XP 64-Bit Edition
• Windows Server 2003 – todas as edições.

Conforme descreverei mais no final deste capítulo, existem as chamadas funções Master Operations. Uma destas funções é o chamado PDC Emulator. O PDC Emulator é um dos DCs do domínio (normalmente o primeiro DC a ser instalado, mas esta função pode ser transferida para outro DC que não o primeiro). Por padrão, as GPOs em um domínio, são criadas e editadas no DC que está com a função de PDC Emulator.

Quando você abre o console Group Policy Editor, para editar uma GPO, ele já se conecta diretamente com o DC que faz o papel de PDC Emulator. O administrador pode definir qual DC será acessado pelo console Group Policy Editor. No console Group Policy Editor clique na GPO que está sendo editada, para seleciona-la. Em seguida selecione o comando View -> DC Options... (Exibir -> Opções de DC...). Será exibida uma janela para que você selecione com qual DC se conectar, quando o console Group Policy Editor for utilizado. Observe que, por padrão, é selecionado o DC que faz o papel de PDC Emulator, conforme indicado na Figura 18.61:


Figura 18.61 Selecionando o DC a ser conectado com o console Group Policy Editor.


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