[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 17 : 07
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 40 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Loja Virtual do Site

Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

LIVROS MAIS VENDIDOS:

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 155 - Capítulo 17 - Know-how em: Integração do Windows Server 2003 com UNIX

Pré-Requisitos: Conceitos básicos de rede e TCP/IP.
Metodologia: Apresentação das ferramentas de integração.

A conectividade com servidores UNIX ou Linux é, até mais fácil do que com servidores Novell, uma vez que  o Windows Server 2003 e o UNIX utilizam, por padrão, o protocolo TCP/IP. Apenas com este protocolo em comum, já é possível algumas formas de integração, tais como:

  • Usar o comando ftp para copiar arquivos de um servidor de ftp de um servidor UNIX ou Linux.
  • Usar o comando telnet para fazer o logon em um console do servidor UNIX e executar uma série de comandos, como se estivesse logado localmente no servidor UNIX.
  • Utilizar um servidor DNS instalado em um servidor UNIX, desde que o servidor DNS seja compatível com o padrão BIND 8.1.2 ou superior. Inclusive é possível usar um servidor DNS, baseado em UNIX, como servidor de nomes do Active Directory, desde que o servidor DNS suporte o padrão BIND 8.1.2 ou superior.

Também é possível para os clientes Windows acessar compartilhamentos em um servidor baseado em UNIX. O UNIX utiliza o serviço NFS – Network File System para o compartilhamento de arquivos. O administrador UNIX pode configurar determinados diretórios para que estejam disponíveis para acesso através da rede (seria o equivalente as pastas compartilhadas no Windows). Para acessar um diretório compartilhado em um servidor UNIX, o cliente Windows deve ter o protocolo TCP/IP e também um software cliente NFS instalado. O cliente NFS não é fornecido juntamente com o Windows (com nenhuma das versões do Windows). Neste caso você tem duas alternativas:

  • Adquirir um software cliente NFS. Existem diversos disponíveis no mercado. Você encontra versões de avaliação em sites de download, tais como: www.jumbo.com, www.tucows.via-rs.com.br, www.superdownloads.com.br, www.downloads.com e assim por diante.
  • Adquirir o produto conhecido como Services for UNIX – SFU. O SFU é da própria Microsoft e é comercializado separadamente, ou seja, não é fornecido com o Windows Server 2003. O SFU tem uma série de serviços, utilitários e clientes, para facilitar a integração e a troca de informações entre Windows e UNIX. Você encontra maiores detalhes sobre SFU no seguinte endereço: http://www.microsoft.com/windows/sfu/default.asp

Você pode fazer o Download de uma versão de avaliação, válida por 120 dias, no seguinte endereço, sendo que o Download tem cerca de 135 MB. O custo do produto é de 99 dólares (custo informado no site da Microsoft, no dia 27-Junho-2003):

http://www.microsoft.com/downloads/release.asp?ReleaseID=39535

Informações detalhadas sobre o produto podem ser encontradas no seguinte endereço:

http://www.microsoft.com/windows/sfu/techinfo/default.asp
Já os servidores Microsoft (NT Server 4.0, Windows 2000 Server e Windows Server 2003), utilizam o SMB – Server Message Block, como mecanismo para disponibilização de pastas compartilhadas na rede. Um servidor UNIX ou Linux, pode tornar-se um servidor SMB. Desta maneira, o servidor UNIX, com SMB instalado, aparece para os clientes Windows, como se fosse um servidor Windows. Para acessar uma pasta compartilhada, em um servidor UNIX com SMB, basta que o cliente Windows tenha o TCP/IP instalado e o Cliente para redes Microsoft. O produto SMB mais famoso do mercado é conhecido como SAMBA. Você encontra “muita” informação na Internet, sobre a instalação e configuração do SAMBA no Linux e no UNIX.

O pacote Services for Unix é um pacote que vale a pena ser levado em consideração. Se você tem um ambiente com muitos servidores UNIX e precisa integrar uma série de recursos do Windows Server 2003 com os servidores UNIX, vale realmente a pena investir neste pacote. O custo é bastante razoável (embora na minha opinião ele deveria ser fornecido juntamente com o Windows Server 2003) e os recursos disponíveis são de grande utilidade.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers do Júlio Battisti

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite! São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2018 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI