[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 15 : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 134 - Capítulo 15 - Know-how em: Criação e administração de tarefas agendadas

Pré-Requisitos: Fundamentos teóricos sobre tarefas agendadas.

Metodologia: Criação e administração de tarefas agendadas.

Técnica: Exemplos passo-a-passo.

A criação, configuração e administração das tarefas agendadas é feita através da opção Scheduled Tasks (Tarefas Agendadas), do  Painel de Controle. Na verdade esta opção é simplesmente um atalho para a pasta TASKS já citada anteriormente.

Abra o Painel de controle: Start -> Control Panel (Iniciar -> Painel de controle) e dê um clique duplo na opção Scheduled Tasks (Tarefas Agendadas). Será aberta a janela Scheduled Tasks (Tarefas Agendadas), indicada na Figura 15.3. Observe que, por padrão, em um novo servidor, não existe nenhuma tarefa agendada. Existe apenas a opção Add Scheduled Task (Adicionar Tarefa Agendada).

Figura 15.3 A janela para criação e administração de tarefas agendadas.

Você também poderia utilizar o Windows Explorer ou o Meu computador para abrir diretamente a pastas TASKS, a qual fica no caminho WINDOWS\TASKS, onde WINDOWS é a pasta onde está instalado o Windows Server 2003.

Na seqüência, apresentarei uma série de exemplos onde você aprenderá a criar, configurar e a administrar tarefas agendadas.

No exemplo a seguir você aprenderá a criar uma tarefa agendada simples. A tarefa será programada para executar a ferramenta Limpeza de disco, toda sexta-feira, as 16:30.

Exemplo: Criando e agendando uma tarefa para execução automática.

1.            Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissão de administrador. Também pode ser uma conta do grupo Backup Operators ou do grupo Server Operators.

2.            Abra o Painel de controle. Dê um clique duplo na opção Scheduled Tasks (Tarefas Agendadas). Observe que existe somente um ícone Add Scheduled Task (Adicionar Tarefa Agendada), conforme indicado anteriormente,  na Figura 15.3, a não ser que você já tenha criado tarefas agendadas anteriormente. Caso já tenha sido agendada alguma tarefa, aparecerá um ícone para cada uma das tarefas agendadas.

3.            Dê um clique duplo no ícone Add Scheduled Task (Adicionar Tarefa Agendada). Será iniciado um assistente chamado Scheduled Task Wizard (Assistente de Tarefa Agendada) Este assistente o conduzirá passo-a-passo, na trabalho de criar e agendar uma tarefa.

4.            A primeira tela do assistente é apenas informativa. Dê um clique no botão Next (Avançar) para seguir para a segunda etapa do assistente.

5.            Surge uma tela, com uma listagem dos programas instalados no seu computador. Caso o programa que você deseja que seja executado pela tarefa,  não apareça na listagem, você pode utilizar o botão Browse (Procurar), para indicar ao Windows Server 2003 a pasta e o nome do programa a ser executado pela tarefa agendada que está sendo criada.

6.            Na Listagem de programas, selecione opção Disk Cleanup (Limpeza de Disco), conforme indicado na Figura 15.4 e dê um clique no botão Next (Avançar) para ir para a próxima etapa do assistente.

Figura 15.4 Agendando o utilitário de limpeza de disco, para ser executada automaticamente.

7.            Surge uma tela  pedindo para que você digite um nome para a tarefa que está sendo criada e que seja escolhida uma periodicidade para a execução. Configure as opções, conforme indicado na Figura 15.5, depois dê um clique no botão Next (Avançar) para ir para a próxima etapa do assistente.

Figura 15.5 Atribuindo um nome para a tarefa e configurando a periodicidade.

Estou selecionando o agendamento Weekly (Semanalmente), pois de acordo com o exemplo proposto, quero que a tarefa seja executada somente nas sextas-feiras. Ao selecionar Semanalmente, em uma das próximas etapas do assistente, o Windows Server 2003 possibilitará que eu selecione os dias e horários desejados.

8.            Na tela desta etapa você pode configurar a Hora de início da tarefa, quais os dias em que a tarefa deve ser executada e se semanalmente (valor 1 no campo Every (A cada)), de duas em duas semanas (valor 2 no campo Every (A cada)) e assim por diante. Configura as opções conforme indicado na Figura 15.6 e depois dê um clique no botão Avançar  (Next) para ir para a próxima etapa do assistente.

Figura 15.6 Configurando a Hora e os dias de execução da tarefa.

9.            Na tela desta etapa, você deve fornecer o nome de uma conta de usuário e a respectiva senha. Deve ser um usuário que tenha permissão para executar o programa que está sendo agendado, no nosso exemplo a ferramenta Disk Cleanup (Limpeza de disco). Por exemplo, não são todos os usuário que tem permissões para fazer Cópias de Segurança das informações. Caso você cria uma tarefa para fazer Cópia de segurança (mais conhecida por Backup ), nesta tela deve ser fornecido o nome e a senha de um usuário que tem a permissão para fazer a Cópia de segurança, pois caso contrário, a execução da tarefa irá falhar. Forneça o nome de um usuário, e digite a senha duas vezes. O nome do usuário é no formato “NOME DO COMPUTADOR \Nome do usuário” se você estiver utilizando uma conta local (no caso de um standalone server) ou “NOME DO DOMÍNIO \Nome do usuário” se você estiver utilizando uma conta do Domínio. Vamos utilizar a conta Administrador do domínio ABC. Digite as informações para esta etapa, conforme indicado na Figura 15.7 e dê um clique no botão Avançar para ir para a sexta etapa do assistente.

Figura 15.7 Toda tarefa agendada, exige o nome e senha de um usuário do domínio.

10.          Na tela desta etapa, o Windows Server 2003 exibe informações sobre a tarefa que está sendo agendada, com detalhes sobre as opções selecionadas nas etapas anteriores. Marque a opção Open advanced properties for this task when I click Finish (Abrir as propriedades avançadas desta tarefa ao clicar em Concluir). Ao marcar esta opção, quando você clicar em Finish (Concluir), será aberta uma janela com opções de configuração avançadas da tarefa. Dê um clique no botão Finish (Concluir), para exibir a janela com as propriedades avançadas, conforme indicado na Figura 15.8.

Figura 15.8 Janela com propriedades avançadas, da tarefa que está sendo criada.

Na janela de configurações avançadas, são exibidas as guias: Task (Tarefa), Schedule (Agenda), Settings (Configurações) e Segurança (Security). Na guia Task (Tarefa) são exibidas informações sobre o programa que será executado (campo Run [Executar]), a pasta base Start in (Iniciar em), Comments (Comentários) sobre a tarefa, o nome do usuário que será utilizado para execução da tarefa Run as (Executar como) e uma caixa de seleção para Ativar/Desativar a tarefa.

Dê um clique na guia Task (Agenda). Nesta guia você pode alterar o agendamento da tarefa, configurar opções avançadas do agendamento (botão Advanced... [Avançado...]) e configurar múltiplos agendamentos. Em determinadas situações pode ser necessária a criação de múltiplos agendamentos. Por exemplo, vamos supor que uma tarefa deva ser executada todos os dias, às 23:30 hs. e também nos sábados e domingos às 11:30 hs. Neste caso é necessário a criação de dois agendamentos: um para executar a tarefa diariamente, às 23:30 hs. e outro para executar a tarefa aos sábados e domingos, às 11:30 hs.

Na guia Settings (Configurações), estão disponíveis as seguintes opções:

  • Delete the task if it is not scheduled to run again (Excluir a tarefa se ela não estiver agendada para nova execução): Esta opção é utilizada para criar tarefas que devem ser executadas uma única vez. Se você marcar esta opção, após a execução da tarefa com sucesso, o Windows Server 2003 se encarrega de excluir a tarefa.  Essa opção é útil para as tarefas agendadas para uma única execução, como por exemplo, uma tarefa que irá copiar arquivos de um computador para o outro e que deve ser executada uma única vez.
  • Stop the task if it runs for (Interromper a tarefa se ela não for executada por): Especifica se a tarefa é interrompida após estar em execução durante o período especificado e ainda não ter sido concluída. Esta opção é utilizada para evitar que a tarefa fique executando indefinidamente, caso aconteça algum problema com a execução da tarefa. Esta execução, mesmo com problemas, pode comprometer o desempenho do sistema como um todo.
  • Only start the task if the computer has been idle for at last (Só iniciar a tarefa se o computador ficar ocioso no mínimo por): Especifica que a tarefa agendada é iniciada apenas se você não tiver usado o teclado ou o mouse durante o período de tempo especificado. Se a tarefa for agendada para se repetir, sua primeira execução somente ocorrerá se o computador estiver ocioso durante o período especificado. Se o computador não estiver ocioso quando a tarefa efetuar sua primeira tentativa de inicialização, o Agendador de tarefas continuará verificando se o computador está ocioso pelo período especificado neste campo. Se o computador não se tornar ocioso durante esse período, nenhuma ocorrência da tarefa será executada. Pode ser utilizada para tarefas que não são urgentes e podem ser adiadas, a espera de um período de ociosidade do servidor.
  • If the computer has not been idle that long, retry for up (Se o computador não estiver ocioso por tanto tempo, tentar novamente até): Fornece um espaço para você digitar o tempo (em minutos) no qual o Agendador de tarefas continuará verificando se o computador está ocioso. Se você tiver selecionado esta  opção e o computador não estiver ocioso no horário agendado, você também poderá clicar nas setas de rolagem para selecionar uma nova configuração. Se o computador não se tornar ocioso durante esse período, nenhuma ocorrência da tarefa será executada.
  • Stop the task if the computer ceases to be idle (Interromper a tarefa se o computador não estiver ocioso): Especifica que a tarefa agendada deve ser interrompida se você começar a usar o computador durante a execução da tarefa, isto é, se o computador deixar de estar ocioso.
  • Do not start the task if  the computer is running on batteries (Não iniciar a tarefa se o computador estiver usando baterias): Especifica se o início da tarefa agendada será desabilitado e não poderá executar as tarefas, enquanto o computador usa baterias. Por exemplo, pode ter havido uma queda de luz e o servidor estar sendo mantido por no-break. Alguns programas acessam com freqüência o disco rígido, causando um maior consumo de bateria. Você pode aumentar a vida útil das baterias marcando essa caixa de seleção.
  • Stop the task if the battery mode begins (Interromper a tarefa se o computador começar a usar baterias): Especifica se a execução da tarefa agendada será interrompida quando o computador começar a usar baterias.
  • Wake the computer to run this task (Acordar o computador para executar esta tarefa): Especifica se o computador é ativado para a execução da tarefa no horário agendado, mesmo que esteja no modo de dormir e use o gerenciamento de energia OnNow.

Clique na guia Security (Segurança). Nesta guia você define quais usuários e grupos terão acesso e qual o nível de permissão de acesso à tarefa agendada que está sendo criada. Esta guia é muito semelhante à guia para definição de permissões NTFS em pastas e arquivos. Você utiliza o botão Add... (Adicionar...) para incluir novos usuários ou grupos, o botão Remove... (Remover) para excluir usuários ou grupos e o botão Advanced... (Avançado...) para definir permissões especiais. Na prática, ao definir estas permissões, você está definindo as permissões de acesso ao arquivo .JOB, que é gravado na pasta TASKS. É importante lembrar que para cada tarefa agendada, o Windows Server 2003 cria um arquivo .JOB, o qual é gravado na pasta TASKS já descrita anteriormente. O arquivo .JOB contém todas as informações sobre a tarefa agendada.

11.          Você não fará nenhuma alteração na janela de configurações avançadas. Clique em OK para fecha-la.

12.          Você deve ter voltado à janela das tarefas agendadas. Observe que já existe um novo ícone para a tarefa recém criada, com o nome que você deu para a tarefa: Limpeza de disco - Execução Automática, conforme indicado pela figura 15.9.

Figura 15.9 A nova tarefa já criada - Limpeza de disco - Execução Automática.

Alterando uma tarefa agendada.

Após a criação de uma tarefa, o administrador ou um usuário com as devidas permissões, pode executar uma série de configurações na tarefa, inclusive o próprio agendamento da tarefa pode ser alterado. Neste tópico você aprenderá a fazer as seguintes alterações em uma tarefa agendada:

  • Executar uma tarefa imediatamente, sem esperar pelo horário do agendamento.
  • Renomear uma tarefa.
  • Alterar a conta de usuário com a qual a tarefa é agendada.
  • Alterar o agendamento da tarefa.
  • Alterar opções avançadas do agendamento.
  • Criar múltiplos agendamentos.
  • Verificar o log do Agendador de tarefas.
  • Excluir uma tarefa agendada.

Para executar uma tarefa imediatamente siga os passos indicados a seguir:

1.            Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissão de administrador ou com uma conta que tenha permissão para alterar a tarefa agendada.

2.            Abra o Painel de controle. Dê um clique duplo na opção Scheduled Tasks (Tarefas Agendadas).

3.            Clique com o botão direito do mouse na tarefa a ser executada e no menu de opções que é exibido, clique na opção Run (Executar).

ou

3.            Clique na tarefa a ser executada para marca-la e selecione o comando File -> Run (Arquivo -> Executar).

4.            O Windows inicia a execução da tarefa. Por exemplo, se você executar a tarefa criada no exemplo anterior, a ferramenta Disk Cleanup (Limpeza de disco) será executada. Isto comprova que a tarefa foi executada com sucesso.

SS= Para renomear uma tarefa agendada, siga os passos indicados a seguir:

1.            Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissão de administrador ou com uma conta que tenha permissão para alterar a tarefa agendada.

2.            Abra o Painel de controle. Dê um clique duplo na opção Scheduled Tasks (Tarefas Agendadas).

3.            Clique com o botão direito do mouse na tarefa a ser renomeada e no menu de opções que é exibido, clique na opção Rename (Renomear).

4.            Digite o novo nome e pressione Enter. Observe que quando você digita a primeira letra do novo nome, o nome antigo é excluído.

Alterar a conta com a qual a tarefa é executada.

É importante salientar que a conta que está configurada para execução de uma tarefa, deve ter as devidas permissões para executar o programa ou comandos definidos para a tarefa. Se a conta não tiver as devidas permissões, a tarefa irá falhar, isto é, não será executada. A falha ou sucesso na execução é registrada em um log do Agendador de tarefas. Este log é um arquivo de texto, conforme mostrarei mais adiante.

Para alterar a conta com a qual a tarefa é executada, faça o seguinte:

1.            Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissão de administrador ou com uma conta que tenha permissão para alterar a tarefa agendada.

2.            Abra o Painel de controle. Dê um clique duplo na opção Scheduled Tasks (Tarefas Agendadas).

3.            Na janela Tarefas agendadas dê um clique duplo na tarefa a ser alterada. Será exibida a janela de propriedades da tarefa.

4.            A guia Task (Tarefa) vem selecionada por padrão. No campo Run as (Executar como), você digita o nome da conta a ser utilizada, em um dos seguintes formatos:

Nome_do_computador\Nome_da_conta

ou

Nome_do_Domínio\Nome_da_conta

5.            Clique no botão Set password... (Definir senha...). Será aberta a janela Set password (Definir senha), onde você deve informar a senha do usuário duas vezes, para confirmação, conforme indicado na Figura 15.10:

Figura 15.10 Informando a senha da conta com a qual será executada a tarefa.

6.            Informe a senha duas vezes e clique em OK para fechar a janela Definir senha.

7.            Você estará de volta à janela de propriedades da tarefa. Clique em OK para fecha-la. Feito isso a conta de execução da tarefa terá sido alterada.

Importante: Se você alterar a senha de uma conta de usuário, no Active Directory, esta alteração não é feita na tarefa agendada. Ou seja, após alterar a senha de uma conta de usuário, conta esta que é utilizada por uma tarefa agendada, você deve acessar as propriedades da tarefa agendada e fazer a alteração na senha. Esta sincronização é manual, ou seja, quando trocamos a senha de uma conta no Windows Server 2003, a nova senha não é informada às tarefas agendadas que utilizam a conta. Com isso a tarefa irá falhar na próxima execução, pois estará utilizando a senha antiga. Neste caso você deve utilizar os procedimentos indicados neste tópico, para alterar a senha em cada tarefa onde a conta for utilizada. Uma opção menos trabalhosa seria criar uma conta especificamente para ser utilizada pelas tarefas agendadas e marcar a opção Password never expires (Senha nunca expira), conforme descrito anteriormente.

Alterar o agendamento da tarefa.

Você pode alterar o agendamento programado para uma tarefa. Por exemplo, você pode ter agendado uma cópia de segurança para iniciar as 2:00 da madrugada, porém, devido ao grande volume de dados, a cópia não está sendo concluída até as 8:00 da manhã. Você pode alterar o agendamento da tarefa que executa a cópia de segurança, para que inicie, por exemplo, a 1:00 da madrugada, para que possa ser concluída antes das 8:00 da manhã.

Para alterar o agendamento de uma tarefa, faça o seguinte:

1.            Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissão de administrador ou com uma conta que tenha permissão para alterar a tarefa agendada.

2.            Abra o Painel de controle. Dê um clique duplo na opção Scheduled Tasks (Tarefas Agendadas).

3.            Na janela de tarefas agendadas dê um clique duplo na tarefa a ser alterada. Será exibida a janela de propriedades da tarefa.

4.            A guia Task (Tarefa) vem selecionada por padrão. Clique na guia Schedule (Agenda).

5.            Nesta guia você pode alterar o agendamento da tarefa. A seguir apresento uma descrição das principais opções desta guia. As opções Show multiples schedules (Mostrar vários agendamentos) e Advanced... (Avançado...), serão descritas nos próximos tópicos.

  • Lista Schedule Task (Agendar tarefa): Nesta lista você especifica a freqüência de execução da tarefa: Semanalmente, mensalmente, Uma vez, Ao inicializar o sistema, No logon e Quando ocioso.
  • No campo Start time (Hora de início), você define o horário em que a tarefa deve ser iniciada. Este campo não será exibido quando você selecionar uma das seguintes opções de freqüência: Ao inicializar o sistema, No logon e Quando ocioso. Ao selecionar uma destas opções, as caixas de seleção com os nomes dos dias da semana também serão ocultas.
  • Ao selecionar as opções Ao inicializar o sistema e No logon, as demais opções serão ocultadas. Ao selecionar a opção Quando ocioso, você poderá definir quantos minutos o computador deve ficar ocioso, até que a tarefa comece a ser executada, conforme exemplo da Figura 15.11.

Figura 15.11 Executando uma tarefa quando o sistema fica ocioso por 10 minutos.

6.            Defina as configurações desejadas para o agendamento e clique em OK para aplica-las. A partir de agora a tarefa passará a ser executada de acordo com as novas configurações de agendamento.

Alterar opções avançadas do agendamento.

Você pode utilizar as opções avançadas de agendamento para definir as seguintes configurações para uma tarefa:

  • Uma data de início.
  • Uma data final, a partir da qual a tarefa não será mais executada.
  • Um intervalo de repetição da tarefa, por exemplo de hora em hora.

Para configurar as opções avançadas de agendamento, siga os passos indicados a seguir:

1.            Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissão de administrador ou com uma conta que tenha permissão para alterar a tarefa agendada.

2.            Abra o Painel de controle. Dê um clique duplo na opção Scheduled Tasks (Tarefas Agendadas).

3.            Na janela Tarefas agendadas dê um clique duplo na tarefa a ser alterada. Será exibida a janela de propriedades da tarefa.

4.            A guia Task (Tarefa) vem selecionada por padrão. Clique na guia Schedule (Agenda).

5.            Clique no botão Advanced... (Avançado). Será aberta a janela Opções avançadas de agendamento, indicada na Figura 15.12.

Figura 15.12 Opções avançadas de agendamento.

Nesta janela estão disponíveis as seguintes opções:

  • Start date (Data de início): define uma data a partir da qual a tarefa começará a ser executada, de acordo com o agendamento programado. Por padrão esta é a data de criação da tarefa, mas você pode configurar esta data para uma data futura, para o caso de a tarefa que só deva começar a ser executada em uma data futura. Ao abrir a lista Start date (Data de início), será exibido um controle do tipo calendário, com o calendário do mês atual. Você pode clicar diretamente na data desejada, o que é bem mais fácil do que digitar a data.
  • End date (Data de término): Neste campo você pode definir uma data de término, a partir da qual a tarefa não será mais executada. Por padrão não é definida uma data de término, ou seja, a tarefa continua sendo executada de acordo com o agendamento configurado, até que a tarefa seja excluída pelo administrador.
  • Repeat task (Repetir a tarefa): Se você marcar esta opção, serão habilitados campos para que você defina um intervalo de repetição para a tarefa, por exemplo de 20 em 20 minutos ou a cada hora e assim por diante.
  • If the task is still running , stop it at this time (Se a tarefa estiver em execução, interrompe-la nesta hora): Especifica se todas as ocorrências da tarefa agendada que ainda estão sendo executadas no prazo final em Tempo ou Duração devem ser interrompidas. Esta opção é útil quando suas tarefas não são interrompidas automaticamente. Se esta caixa de seleção não estiver marcada, a tarefa continuará em execução, mesmo após o prazo final. Por exemplo, pode ser preciso marcar esta caixa de seleção se uma tarefa leva uma hora para ser executada, mas é iniciada 15 minutos antes do prazo final e não é interrompida automaticamente quando termina a execução.

6.            Selecione as opções desejadas e clique em OK. Você estará de volta a janela de propriedades da tarefa.

7.            Clique em OK para aplicar as novas configurações. A partir de agora a tarefa passará a ser executada de acordo com as novas configurações avançadas de agendamento.

Criar múltiplos agendamentos.

É possível criar múltiplos agendamentos para uma mesma tarefa. Podem existir situações em que uma determinada tarefa tenha que ser executada em diversos horários, os quais é impossível configurar em um único agendamento. Por exemplo, você pode ter que agendar uma tarefa de backup para rodar todos os dias, às 2:00 hs. da madrugada e nas segundas, quartas e sextas, além das duas da madrugada, também no horário do almoço, por exemplo, às 12:00 hs. Neste exemplo, você terá que criar dois agendamentos: Um com programação semanal, para todos os dias da semana, com execução para as 2:00 hs. da manhã. Outro com programação semanal, para execução às segundas, quartas e sextas-feiras às 12:00 hs.

Para configurar múltiplos agendamentos, siga os passos indicados a seguir:

1.            Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissão de administrador ou com uma conta que tenha permissão para alterar a tarefa agendada.

2.            Abra o Painel de controle. Dê um clique duplo na opção Scheduled Tasks (Tarefas Agendadas).

3.            Na janela de tarefas agendadas dê um clique duplo na tarefa a ser alterada. Será exibida a janela de propriedades da tarefa.

4.            A guia Task (Tarefa) vem selecionada por padrão. Clique na guia Schedule (Agenda).

5.            Marque a opção Show multiple schedules (Mostrar vários agendamentos). Ao marcar esta opção, surge uma lista, na parte de cima da janela, com o agendamento atual. Para criar um novo agendamento, basta clicar no botão New (Novo), em destaque na Figura 15.13.

Figura 15.13 Criando um novo agendamento.

6.            Clique no botão New (Novo) . Na guia Agenda serão exibidas as configurações para que você defina o novo agendamento. Observe que na lista, na parte superior da guia, aparece o número “2”. ao lado das informações sobre o agendamento. Este número indica que este é o segundo agendamento que está sendo configurado para esta tarefa. Você pode utilizar esta lista, para alternar entre os vários agendamentos configurados para uma determinada tarefa.

7.            Por exemplo, para criar um segundo agendamento, para execução às segundas, quartas e sextas-feiras, às 12:00 hs., defina as configurações conforme exemplo da Figura 15.14:

Figura 15.14 Definindo um novo agendamento.

Para excluir um agendamento, basta seleciona-lo na lista de agendamentos e clicar no botão Excluir.

Importante: As configurações avançadas são individualizadas para cada agendamento, ou seja, você pode definir diferentes configurações avançadas para diferentes agendamentos. Por exemplo, um agendamento pode ter uma data de término definida, enquanto outro agendamento da mesma tarefa, não tem uma data de término definida.

8.            Defina os agendamentos desejados e clique em OK para salvar as alterações.

Verificar o log do Agendador de tarefas.

O serviço Agendador de tarefas mantém um log, no qual são gravadas informações sobre a execução das diversas tarefas agendadas. As informações de log são salvas em um arquivo de texto, com o nome SchedLgU.Txt. Neste arquivo estão informações tais como:

  • O nome da tarefa que foi executada.
  • A hora de início da tarefa.
  • A hora de conclusão da tarefa.
  • O resultado da execução da tarefa.

A seguir apresento um trecho do arquivo de log, onde você pode observar as informações descritas anteriormente:

"IdleTask" (TaskId1)
                Iniciado em 3/4/2002 19:29:26
"IdleTask" (TaskId1)
                Concluído em 3/4/2002 19:29:26
                Resultado: A tarefa foi concluída com o código de saída (0).

Para acessar o log de informações sobre a execução das tarefas agendadas, faça o seguinte:

1.            Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissão de administrador ou com uma conta que tenha permissão para alterar a tarefa agendada.

2.            Abra o Painel de controle. Dê um clique duplo na opção Scheduled Tasks (Tarefas Agendadas).

3.            Selecione o comando Advanced -> View Log (Avançado -> Exibir log).

O Bloco de notas será aberto e o arquivo SchedLgU.Txt será carregado. A seguir listo um exemplo de um arquivo de log das tarefas agendadas. Observe que, na parte final do trecho, são exibidas informações sobre a tarefa que criamos para executar a ferramenta de limpeza de disco.

****************** TRECHO DO ARQUIVO DE LOG – EXEMPLO  ***************
...
"IdleTask" (TaskId1)
                Iniciado  em 15/4/2002 18:28:58
"IdleTask" (TaskId1)
                Concluído  em 15/4/2002 18:29:05
                Resultado:  A tarefa foi concluída com o código de saída (0).
"IdleTask" (TaskId5)
                Iniciado  em 15/4/2002 18:29:35
"IdleTask" (TaskId5)
                Concluído  em 15/4/2002 18:29:35
                Resultado:  A tarefa foi concluída com o código de saída (0).
"IdleTask" (TaskId1)
                Iniciado  em 15/4/2002 18:43:47
"IdleTask" (TaskId1)
                Concluído  em 15/4/2002 18:43:56
                Resultado:  A tarefa foi concluída com o código de saída (0).
"IdleTask" (TaskId1)
                Iniciado  em 15/4/2002 19:13:46
"IdleTask" (TaskId1)
                Concluído  em 15/4/2002 19:13:46
                Resultado:  A tarefa foi concluída com o código de saída (0).
"IdleTask" (TaskId1)
                Iniciado  em 15/4/2002 19:43:46
"IdleTask" (TaskId1)
                Concluído  em 15/4/2002 19:43:46
                Resultado:  A tarefa foi concluída com o código de saída (0).
"IdleTask" (TaskId1)
                Iniciado  em 15/4/2002 20:58:47
"IdleTask" (TaskId1)
                Concluído  em 15/4/2002 20:58:47
                Resultado:  A tarefa foi concluída com o código de saída (0).
"IdleTask" (TaskId2)
                Iniciado  em 15/4/2002 20:59:17
"IdleTask" (TaskId2)
                Concluído  em 15/4/2002 20:59:55
                Resultado:  A tarefa foi concluída com o código de saída (0).
"Limpeza de disco - Execução automática.job"  (cleanmgr.exe)
                Iniciado  em 15/4/2002 23:10:16
"Limpeza de disco - Execução automática.job" (cleanmgr.exe)
                Concluído  em 15/4/2002 23:13:27
                Resultado:  A tarefa foi concluída com o código de saída (0).
"Limpeza de disco - Execução automática.job"  (cleanmgr.exe)
                Iniciado  em 15/4/2002 23:15:28
"Limpeza de disco - Execução automática.job"  (cleanmgr.exe)
                Concluído  em 15/4/2002 23:15:32
                Resultado:  A tarefa foi concluída com o código de saída (0).
"Serviço agendador de tarefas"
                Finalizado  em 16/4/2002 00:58:25
"Serviço agendador de tarefas"
                Iniciado  em 16/4/2002 23:23:46
[ ***** A entrada mais recente está acima desta linha *****  ]
.....
****************** FINAL DO TRECHO DO ARQUIVO DE LOG  ***************


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI