[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 15 : 02
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 133 - Capítulo 15 - Know-how em: O conceito de Tarefas agendadas

Pré-Requisitos: Conhecimento da interface básica do Windows Server 2003.

Metodologia: Apresentar os conceitos relacionados à tarefas agendadas.

O administrador pode utilizar a opção Scheduled Tasks (Tarefas Agendadas), do Painel de controle para agendar tarefas que serão executadas em um determinado horário, em determinados dias da semana e que executarão uma ou mais ações. Você pode agendar qualquer programa que roda no Windows Server 2003 para ser executado através de uma tarefa agendada. Pode agendar uma tarefa de tal forma que ela seja executada uma única vez, ou que seja executada em intervalos regulares ou em um determinado horário especificado.

Na prática, além dos usuários com permissões de administrador, os membros dos grupos Backup Operators (Operadores de Cópias) e Server Operators (Operadores de Servidores), também tem permissão para criar e configurar novas tarefas agendadas.

Você pode utilizar Tarefas agendadas para executar rotinas de manutenção em horários especificados. Por exemplo, é possível criar uma tarefa que efetua cópia de segurança dos arquivos alterados durante o dia, e agenda-la para ser executada as duas horas da madrugada.

Uma tarefa também pode ser programada para ser executada uma única vez e depois de executada, ser automaticamente eliminada da lista de tarefas agendadas. Também é possível executar uma tarefa a qualquer momento, sem ter que esperar que ela seja executada automaticamente, no horário programado. É possível acompanhar o histórico de execução de uma determinada tarefa, para sabermos se ela está sendo executada normalmente ou está apresentando algum problema.

Com o agendador de tarefas, que será visto na parte prática, você pode executar uma série de operações com tarefas agendadas, tais como:

  • Criar e agendar novas tarefas para execução diária, semanal, mensal, em horários específicos ou durante a ocorrência de eventos específicos, tais como a inicialização ou o desligamento do sistema.
  • Alterar o agendamento e as demais configurações de uma tarefa já existente.
  • Parar e desativar uma tarefa agendada.
  • Personalizar a maneira como uma tarefa é executada.

Cada tarefa que você cria é gravada em um arquivo com a extensão .JOB. Estes arquivos são gravados na pasta WINDOWS\TASKS, considerando que o Windows Server 2003 esteja instalado na pasta WINDOWS.

Se você estiver trabalhando em um servidor que foi migrado do NT Server 4.0 ou do Windows 2000 Server, para o Windows Server 2003, é provável que a pasta de instalação do Windows seja a pasta WINNT.

Você pode copiar os arquivos .JOB de um servidor para o outro, dentro da pasta TASKS. O único cuidado que você deve ter é se a conta que foi configurada para execução da tarefa (toda tarefa é executada no contexto de uma conta de usuário ou da conta Local System) é válido no servidor de destino, onde o arquivo .JOB foi copiado.

O agendamento e execução de tarefas é controlado pelo serviço Task Scheduler (Agendador de tarefas), o qual é configurado para inicializar automaticamente, durante a inicialização do Windows Server 2003, conforme indicado na Figura 15.1.

Figura 15.1 Serviço Task Scheduler, configurado para inicialização automática.

No Capítulo 13 você aprendeu sobre o conceito, configuração e gerenciamento de serviços no Windows Server 2003.

Você pode programar uma tarefa para que execute um programa, como por exemplo o Microsoft Excel ou o Microsoft Access; para que execute um aplicativo com comandos de administração do Windows Server 2003, como por exemplo scripts no padrão WSH – Windows Scripting Host ou os já conhecidos arquivos .bat, os quais contém um comando em cada linha, comandos estes que são executados em seqüência; para que execute um atalho, o que na prática equivale a abrir o programa ao qual o atalho se refere ou para executar um documento, como por exemplo um .doc, o que na prática equivale a dar um clique duplo no documento, ou seja: O Word será aberto e o documento carregado.

É possível agendar tarefas para serem executadas toda vez que o computador é inicializado. Este tipo de tarefa será executado, independentemente de haver ou não um usuário logado. Também é possível agendar uma tarefa para ser executada toda vez que um usuário faz o logon no servidor. Este tipo de tarefa será iniciado quando o primeiro usuário fizer o logon, depois que o servidor tiver sido inicializado. Se o usuário fizer o logoff e outro usuário fizer o logon, a tarefa não será reinicializado, o que só acontece quando o computador for reinicializado e um usuário (qualquer usuário) fizer o logon depois da reinicialização.

Questões de segurança, relacionadas com tarefas agendadas.

Toda tarefa agendada deve ser executada no contexto de uma conta de usuário. Quando o administrador cria uma tarefa agendada, ele tem que informar o nome de uma conta de usuário e a respectiva senha. Quando a tarefa for executada, independentemente do usuário que estiver logado ou se não houver nenhum usuário logado, a tarefa é executada como se tivesse sido iniciada pelo usuário cuja conta foi informada durante a criação da tarefa agendada. Isso que significa “executar no contexto de uma conta”.

Por exemplo, se você configurar uma tarefa agendada para rodar com uma conta com permissão de administrador. Quando a tarefa for executada é como se um usuário do grupo administrador estivesse logado e tivesse disparado a tarefa manualmente. Se durante a execução da tarefa um outro usuário estiver logado, a tarefa executa normalmente, porém a sua execução não será visível para o usuário que está logado, pois a tarefa está executando no contexto da conta de usuário que foi informada quando da criação da tarefa.

Para poder criar uma tarefa agendada você deve estar logado com uma conta com permissão de administrador ou com uma conta pertencente a um dos seguintes grupos: Backup Operators (Operadores de Cópia) ou Server Operators (Operadores de Servidores). Você também não pode configurar uma tarefa agendada para rodar com uma conta com nível de permissão maior do que o nível de permissão da conta com a qual você está logado. Vou esclarecer esta última informação com um exemplo prático. Imagine que você está logado com uma conta com permissão de Backup Operators e está criando uma tarefa agendada. Você não poderá configurar esta tarefa agendada para executar no contexto de uma conta com permissão de administrador, pois o conjunto de permissões de administrador é maior (tem mais poderes e acesso a mais funções e recursos) do que o conjunto de permissões dos membros do grupo Backup Operators.

O administrador pode atribuir a permissão de criar e agendar tarefas para outros usuários, que não somente os pertencentes aos grupos Administrators (Administradores), Backup Operators (Operadores de Cópia) ou Server Operators (Operadores de Servidores). Para isso basta alterar as permissões NTFS da pasta Tasks, a qual fica dentro da pasta onde o Windows Server 2003 está instalado, normalmente \WINDOWS\TASKS ou \WINNT\TASKS.

No Windows Server 2003, conforme descrito no Capítulo 9, a senha das contas de usuários tem que ser alteradas de tempos em tempos, de acordo com as definições das diretivas de senhas do domínio. Quando você cria uma tarefa agendada, você informa o nome de uma conta e a respectiva senha. Quando a senha desta conta for alterada, no Active Directory, a alteração não será feita também na tarefa agendada. Com isso, nas propriedades da tarefa agendada, estará sendo informada uma senha que não é mais válida. O efeito prático disso é que a tarefa deixará de ser executada. Quando o Windows Server 2003 tenta executar a tarefa, ele verifica se a senha informada está correta. Como a senha foi alterada, na conta do usuário, a senha informada nas propriedades da tarefa agendada estará diferente e a tarefa não poderá ser executada. Para evitar este problema é indicado que você crie uma conta especificamente para ser usada por uma ou mais tarefas agendadas e que marque a opção Password never expires (A senha nunca expira), conforme exemplo da Figura 15.2.

Figura 15.2 A opção Password never expires (A senha nunca expira).

Outro detalhe importante é que a conta com a qual a tarefa foi configurada para execução, deve ter permissão para executar os programas e dados acessados durante a execução da tarefa.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI