[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 15 : 01
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 40 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Loja Virtual do Site

Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

LIVROS MAIS VENDIDOS:

« Capítulo anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 132 - Capítulo 15 - Introdução

Nesta capítulo tratarei dos seguintes assuntos:

  • Agendamento de tarefas.
  • Tipos de Backup.
  • Estratégias de backup e restore.
  • Ações práticas de backup e restore.

Vou iniciar o capítulo tratando sobre: Agendamento de Tarefas. Conforme mostrarei, é possível fazer o agendamento de tarefas, de tal forma que uma determinada tarefa pode ser programada para executar um ou mais passos, em dias e horários previamente configurados pelo administrador. Posso definir qual ação cada passo de uma tarefa irá realizar. Por exemplo,  no primeiro passo verifica se uma determinada pasta já existe, se existir, o segundo passo da tarefa será  excluir a pasta e um terceiro passo cria uma nova pasta. Este é apenas um exemplo simples, conforme mostrarei, é possível configurar uma tarefa para executar operações bastante complexas.

Além de definir quais os passos serão executados por uma tarefa, você também pode configura-la para ser executada, automaticamente, em horários e datas definidas. Por exemplo, posso ter uma tarefa que seja iniciada durante os dias de semana (de segunda à sexta-feira), as 23:30 e aos sábados e domingos, às 22:00.

O uso de tarefas agendadas é de grande ajuda para o Administrador, pois permite que ações repetitivas, que tenham que ser executadas diariamente, possam ser agendadas para execução automática. Conforme mostrarei neste capítulo, o agendamento de tarefas é extremamente simples de ser feito com o auxílio de um assistente para a criação e o agendamento de tarefas.

Para finalizar o assunto ‘Tarefas Agendadas’, apresentarei os comandos relacionados com o agendamento de tarefas. Estes comandos são úteis para a criação de scripts, os quais quando executados, criam uma ou mais tarefas agendadas. Por exemplo, o administrador pode criar e distribuir um script que agenda uma determinada tarefa para execução nos vários servidores da rede. Passado o período para execução da tarefa, o administrador pode distribuir um script com comandos que excluem a tarefa agendada. Para criar estes scripts, o administrador tem que conhecer os comandos relacionados à tarefas agendadas.

A próxima etapas será falar sobre a importância das cópias de segurança, o já famoso: Backup. Nunca é demais ressaltar a importância de manter cópias de seguranças de todos os arquivos de dados: documentos do Word, planilhas do Excel, bancos de dados, documentos de texto e assim por diante, bem como manter backup da instalação dos servidores e de toda e qualquer informação necessária ao funcionamento da empresa. A cópia de segurança é a única proteção que o administrador tem para o caso de um dano físico no disco rígido.

Falarei sobre os diferentes tipos de cópia de segurança (backup) que existem, quais as estratégias de backup/restore que podem ser utilizadas. Na parte prática vou reforçar a importância do planejamento para a criação de um estratégia de backup eficiente. Mostrarei que é possível automatizar as rotinas de backup, mediante o uso de tarefas agendadas. Este é um exemplo típico de tarefa repetitiva, que deve ser executada fora do horário de expediente e que é adequada para a automação por meio do recurso de tarefas agendadas do Windows Server 2003.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Capítulo anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers do Júlio Battisti

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite! São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2018 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI