[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 13 : 05
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 125 - Capítulo 13 - Know-how em: Gerenciando Serviços no Windows Server 2003

Pré-Requisitos:

  • Conhecimento básico da interface do Windows Server 2003.

Metodologia:

  • Apresentar o conceito de Serviços e as ferramentas de administração de Serviços.

Técnica:

  • Exemplos práticos, passo-a-passo.

Um Serviço é um componente de software que é inicializado automaticamente quando o Windows Server 2003 é inicializado, ou pode ser iniciado a qualquer momento, manualmente, pelo administrador. Um Serviço continua carregado e funcionando, mesmo quando não existe nenhum usuário logado no servidor. Por exemplo o serviço Spooler, responsável pela impressão continua trabalhando, mesmo quando não existe nenhum usuário logado. O mesmo é válido para qualquer serviço que rode no Windows Server 2003.

A maioria das funcionalidades de rede do Windows Server 2003 é fornecida por serviços. Por exemplo, para que um computador com o  Windows Server 2003 possa atuar como servidor Web, é preciso instalar o serviço IIS – Internet Information Services (o qual será detalhado a partir do Capítulo 22). O Serviço Server permite que os usuários acessem o servidor através da rede. Existem uma infinidade de serviços disponíveis no Windows Server 2003 e outros podem ser acrescentados por programas que são instalados. Por exemplo, quando o Microsoft SQL Server 2000 é instalado (Servidor de Banco de dados da Microsoft), 4 novos serviços são adicionados.

Nota: Para maiores detalhes sobre o SQL Server 2000 consulte o livro de minha autoria: “SQL Server 2000 Administração & Desenvolvimento – Curso Completo”, publicado pela Editora Axcel Books (www.axcel.com.br)

Acessando informações sobre serviços e administrando os serviços instalados.

Não seria exagero dizer que o Windows Server 2003 é um conjunto de Serviços que funcionam de maneira integrada. Temos os serviços principais, aqueles que forma o núcleo do Sistema Operacional, também conhecido como “Kernel” do sistema. Estes serviços são responsáveis por funções fundamentais tais como o gerenciamento de memória, gerenciamento do sistema de I/O (entrada e saída), detecção e configuração do Hardware, gerenciamento da interface gráfica e assim por diante.

Existem outros serviços que realizam funções específicas, como por exemplo serviços para envio e recebimento de mensagens de alerta e mensagens administrativas, serviços para o gerenciamento de impressão, serviço para compartilhamento de pastas e arquivos, serviços relacionados a segurança, serviços responsáveis pela disponibilização de recursos compartilhados e assim por diante.

O conceito de Serviços surgiu com as versões iniciais do Windows NT, também está presente no Windows 2000 e agora no Windows Server 2003. O conceito de serviço também existe no Windows NT Workstation 4.0, Windows 2000 Professional e Windows XP. No Windows 9x e Me não existe o conceito de serviços como o aqui apresentado.

Existem aplicativos que, ao serem instalados, adicionam serviços que são inicializados automaticamente para que o aplicativo possa funcionar corretamente. Por exemplo, ao instalar o IIS, automaticamente são instalados e inicializados serviços necessários para que o IIS possa atuar como um servidor de páginas e também um servidor de arquivos. Ao instalar o SQL Server 2000, por exemplo, novos serviços serão adicionados para que o SQL Server possa operar corretamente e assim por diante.

Neste tópico mostrarei como acessar informações sobre os diversos serviços instalados no w3k, como verificar o status destes serviços, como configurar um serviço para iniciar automaticamente quando o Windows Server 2003 é inicializado e como iniciar um serviço manualmente quando necessário. Também mostrarei comandos que podem ser utilizados para parar e iniciar serviços através do Prompt de comando.

Exemplo 1: Acessando e configurando informações sobre os serviços instalados no servidor:

1. Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissões de administrador.

2. Abra o console Serviços. Start -> Administrative Tools -> Services (Iniciar -> Ferramentas Administrativas -> Serviços).

3. Uma vez aberto o console Serviços surge a janela onde é exibida uma listagem com todos os serviços instalados no servidor. O console Services (Serviços) fornece dois modos de visualização: Extended (Estendido) é um novo modo, o qual contém algumas opções a mais em relação ao modo Standard (Padrão). O modo Standard é o modo disponível no Windows 2000 Server. Eu, particularmente, prefiro o modo Standard (Padrão), indicado na Figura 13.30:


Figura 13.30 Listagem dos serviços instalados no servidor.

Nota: É importante salientar que no console Serviços são exibidos todos os serviços instalados. Porém nem todos os serviços são, obrigatoriamente, inicializados automaticamente durante a inicialização do Windows Server 2003. Para saber quais serviços foram inicializados observe a coluna Status. Nesta coluna aparece o Satatus Started (Iniciado) somente para os serviços que estão em funcionamento, isto é, carregados na memória do servidor.

Na parte de baixo da lista de serviços, você tem as opções Extended (Estendido) e Standard (Padrão). No mode de visualizção Extended (Estendido), quando você clica em um determinado serviço, informações adicionais são exibidas sobre o serviço, no painel à esquerda da lista de serviços. Se você clicar na guia Padrão, será exibida a visualização que era utilizada nas versões anteriores, sem o painel de informações do lado esquerdo.

4. Observe que são exibidas as seguintes colunas de informação:

  • Name (Nome): Nome com o qual o serviço se registra no Windows Server 2003.
  • Description (Descrição): Uma breve descrição da função do serviço.
  • Status: Indica se o serviço está ou não carregado (Started).
  • Startup Type (Tipo de Inicialização): Indica se o serviço foi inicializado automaticamente (Automatic / Automático) na inicialização do Windows Server 2003, manualmente pelo usuário ou por algum outro serviço (Manual) ou se o serviço está desativado (Disabled / Desativado).
  • Log On As (Efetuar logon como): Para que um serviço possa ser inicializado, deve ser fornecida uma conta de usuário e senha. Observe que a maioria dos serviços roda com a conta Loca System (Sistema Local) que é uma conta especialmente criada para esse fim. Um detalhe importante é que a conta Local System (Sistema Local) somente pode receber permissões para acessar recursos no próprio computador. Se um serviço precisar acessar recursos em outro computador da rede, a conta Local System (Sistema Local) não deverá ser utilizada para inicializar o serviço. Neste caso deverá ser utilizada uma conta que tenha permissão de acesso aos recursos que serão acessados pelo respectivo serviço, normalmente uma conta do domínio, especialmente criada para este fim.

5. Para ver maiores detalhes sobre um determinado serviço, dê um clique duplo na linha do serviço.

6. Dê um clique duplo sobre o serviço Task Scheduler (Agendador de tarefas). Será exibida a janela indicada na Figura 13.31.


Figura 13.31 Propriedades do serviço agendador de tarefas.

Nota: Se este serviço não estiver sendo executado, as tarefas agendadas não serão executadas nos horários e datas programados. Para maiores detalhes sobre o Agendamento de tarefas consulte o Capítulo 13

7. Na guia General (Geral) são exibidas diversas informações importantes, tais como o nome, descrição, caminho do arquivo executável (que é o arquivo que o Windows Server 2003 executa para carregar o serviço na memória). Por exemplo, para o serviço agendador de tarefas é utilizado o seguinte executável:

C:\WINDOWS\System32\svchost.exe -k netsvcs

8. Muito importante na guia General (Geral) é a seção Status do serviço. Nesta seção existe a indicação da situação atual: Started (Iniciado), Paused (Pausado), Disabled (Desativado) e assim por diante. Também estão disponíveis os botões para Start (Iniciar), Stop (Parar), Pause (Pausar) e Resume (Continuar).

IMPORTANTE: É importante distinguir entre Parar e Pausar um serviço. Para aprender bem este conceito, vamos imaginar o serviço do servidor Web IIS. Imaginamos que existam 10 usuários conectados, se você Pausar o serviço, os 10 usuários continuam conectados, porem novas conexões não serão aceitas. Se você Parar o serviço não serão aceitas novas conexões e os 10 usuários atualmente conectados serão desconectados.

9. Você pode utilizar o botão Start (Iniciar) para carregar um serviço que não foi inicializado automaticamente.

11. Dê um clique na guia Log On. Será exibida a janela indicada na Figura 13.32.


Figura 13.32 Conta para a inicialização do serviço.

10. Nesta guia você pode configurar com qual conta o serviço irá rodar. A maioria dos serviços roda com a conta do Local System (Sistema local). Para isso basta marcar a opção Local System account (Conta do sistema local). Se você deseja especificar uma outra conta, clique na opção This account (Esta conta). Informe o nome da conta e a respectiva senha. Confirme a senha digitada. Você também pode configurar em quais perfis de Hardware o serviço deve ser iniciado e em quais não deve.

11. Dê um clique na guia Recovery (Recuperação). Será exibida a janela indicada na Figura 13.33.


Figura 13.33 Definindo as opções de recuperação.

12. Nesta guia você pode definir qual o comportamento do Windows Server 2003 quando o serviço falha pela Primeira vez, Segunda vez e para as Falhas posteriores. Conforme indicado na figura as ações podem ser:

  • Tale No Action (Não executar nenhuma ação): Neste caso se o serviço falhar o Windows Server 2003 não tentará reinicializa-lo automaticamente. Somente utilize esta opção se você deseja verificar pessoalmente as possíveis causas para a falha do serviço.
  • Restart the Service (Reiniciar o serviço): Se você selecionar esta opção o Windows Server 2003 tentará reinicializa o serviço automaticamente. Ao selecionar esta opção serão habilitados os campos Reset fail counter after (Zera a contagem de falha após) e Restart service after (Reiniciar o serviço após). A opção Zera a contagem de falha após, fornece um espaço para você digitar o número de dias que um serviço precisará ser executado com êxito antes que a contagem de falhas seja zerada. Quando a Contagem de falhas for zerada, a próxima falha acionará a ação definida para a primeira tentativa de recuperação. Se desejar que o serviço seja executado corretamente durante várias semanas entre falhas, digite um número maior. A opção Reiniciar o serviço após, fornece um espaço para você digitar a quantidade de minutos que se deve aguardar antes de reiniciar o serviço. Esta opção somente estará disponível se você selecionar Reiniciar o serviço como uma ação a ser executada quando um serviço falhar.
  • Run a program (Executar um programa): Com esta opção você pode especificar que o Windows Server 2003 execute um determinado arquivo quando o serviço falhar. Ao selecionar esta opção, o campo Program (Programa) será habilitado. Neste campo você digita o caminho para um arquivo executável válido. Pode ser um arquivo em lotes (.bat), um arquivo .cmd ou qualquer executável válido para o Windows Server 2003. No campo Command line parameters (Parâmetros da linha de comando) você pode definir parâmetros que serão passados para o arquivo que será executado. Por exemplo, você pode fazer que seja executado um Script que envia uma mensagem de email para o Administrador, informando sobre a falha no serviço.
  • Restart the computer (Reinicializar o computador): Esta opção fará com que o computador seja reinicializado em caso de falha do serviço. Somente deve ser utilizada para serviços realmente críticos em que qualquer falha possa representar uma ameaça à segurança. Se você selecionar esta opção, o botão Restar computer options... (Opções de reinicialização do computador…), será habilitado. Ao clicar neste botão será exibida a janela Restart Computer Options (Opções de reinicialização do computador), na qual você pode definir em quanto tempo (minutos) o computador será reinicializado e uma mensagem a ser enviada aos computadores da rede, conforme exemplo da Figura 13.34. Na Figura é exibida a mensagem padrão do Windows Server 2003. Você pode alterar esta mensagem de acordo com as suas necessidades. O envio da mensagem é útil, principalmente se o computador que será reinicializado estiver compartilhando pastas com os demais computadores da rede. Neste caso os outros usuários terão tempo de salvar e fechar os arquivos compartilhados que estão no computador que está sendo reinicializado. Isto evita que os usuários percam as suas alterações.


Figura 13.34 Definindo as configurações de reinicialização em caso de falha.

13. Dê um clique na guia Dependencies (Dependências). Será exibida a janela indicada na Figura 13.35


Figura 13.35 Exibindo as dependências do serviço.

14. Na parte de cima, são exibidos os serviços dos quais o serviço atual depende. No exemplo da Figura 13.35 é possível ver que o serviço Agendador de tarefas depende do serviço Remote Procedure Call (Chamada de procedimento remoto (RPC)). Isto significa que para o serviço Agendador de tarefas poder iniciar é necessário que o serviço RPC já esteja carregado. O Windows Server 2003 utiliza as informações de dependência para definir a ordem de inicialização dos serviços. Por exemplo, como o serviço Agendador de tarefas depende do serviço Chamada de procedimento remoto, isto significa que o serviço Chamada de procedimento remoto deve ser inicializado antes do serviço Agendador de tarefas, pois caso contrário será gerado um erro e o serviço Agendador de tarefas não será inicializado. O Windows Server 2003 é encarregado de gerenciar as dependências entre os serviços, de tal forma que todos os serviços sejam inicializados na ordem correta.

15. Na parte de baixo é exibida lista de serviços que dependem do serviço Agendador de tarefas, no caso nenhum serviço depende do Agendador de tarefas.

16. Dê um clique em OK para fechar as propriedades do serviço Agendador de tarefas.

17. Feche o console Services (Serviços).

Exemplo 2: Acessando as informações sobre Serviços em um computador remoto.

Você pode utilizar o console Services (Serviços) para se conectar e exibir as informações sobre os Serviços em um computador remoto. O computador remoto pode estar rodando o Windows NT, Windows 2000 Server ou Professional, Windows XP ou o Windows Server 2003.

Para acessar as informações sobre os serviços de um computador remoto, siga os passos indicados a seguir:

1. Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissões de administrador.

2. Abra o console Services (Serviços). Observe que automaticamente é feita a conexão com o computador local.

3. Para conectar-se a um computador remoto, clique com o botão direito do mouse em Services (local). No menu de opções que é exibido clique em Connect to another computer... (Conectar com outro computador...)  Será exibida a janela Select Computer (Selecionar Computador). No campo Another computer (Outro computador) digite o nome ou o endereço IP do computador com o qual você deseja se conectar, conforme exemplo da Figura 13.36. Você pode utilizar o botão Browse... (Procurar...) para selecionar o computador na lista de computadores da rede.


Figura 13.36 Informando o nome do computar a ser conectado.

4. Após ter especificado o nome do computador ou o número IP clique em OK. O Windows Server 2003 conecta-se com o computador especificado e exibe a lista de serviços deste computador.

5. Você pode escolher diferentes formas de exibição para a lista de serviços. Para alternar entre as diferentes opções de exibição utilize o menu View (Exibir) do console Serviços. Na Figura 13.37 temos a forma de exibição Ícones grandes, selecionada através do comando View -> Large Icons (Exibir -> Ícones grandes).


Figura 13.37 Exibição de ícones grandes.

6. Você também pode exportar as informações sobre a lista e as configurações de cada serviço, para um dos seguintes formatos:

  • Texto delimitado por tabulação (*.txt).
  • Texto delimitado por vírgula (*.csv).

7. Para exportar a lista de Serviços selecione o comando Action -> Export List... (Ação -> Exportar lista...).  Será exibida a janela Export List (Exportar lista), na qual você define a pasta de destino, o nome e o formato do arquivo de destino.

8. Feche o console  de serviços.

Exercício: Abra novamente o console Serviços. Verifique o status e as propriedades do serviço Server (Servidor). Acesse a guia de dependências para verificar quais serviços dependem do serviço Server. Exporte a lista de Serviços em execução para um arquivo chamado Serviços.txt, na pasta Meus documentos. Utilize o formato Texto delimitado por vírgula (*.csv). Se você estiver conectado a uma rede com outros computadores, tente conectar o console Serviços a outro computador da rede. Você somente conseguirá realizar esta operação se a conta com a qual você estiver logado, tiver permissão de Administrador no computador com o qual você deseja se conectar.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI