[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 12 : 05
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 40 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Loja Virtual do Site

Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

LIVROS MAIS VENDIDOS:

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo capítulo »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 120 - Capítulo 12 - Conclusão

Neste capítulo tratamos basicamente de impressão. Abordamos uma série de tópicos relacionados com impressão, desde a instalação de uma impressora para uso localmente, até recursos mais sofisticados, como a publicação e pesquisa de impressoras de rede no Active Directory.

Iniciei o capítulo falando sobre o sistema de impressão do Windows Server 2003. Defini termos utilizados quando se trata de impressão no Windows Server 2003. Devido a importância destes termos, repito a terminologia utilizada no Windows Server 2003:

No Windows Server 2003 são utilizados os seguintes termos:

printer (Impressora): Este termo refere-se a impressora propriamente dita, ao hardware. Ou seja, uma HP Deskjet 660 C, uma Rima Okidata 1100, uma Epson LX 300 e assim por diante (que no Windows NT Server 4.0 e Windows 2000 Server era chamado de print device)

logical printer: faz referência ao driver da impressora, ao software instalado e que controla a impressora. É o elemento que aparece na pasta Printers (Impressoras). Também aparece, em alguns pontos da documentação oficial, o termo printer driver (driver da impressora).

Neste capítulo utilizei os termos adotados pelo Windows Server 2003, ou seja: printer faz referência ao hardware, a impressora propriamente dita e logical printer faz referência ao driver, ao software que controla a impressora.

Em seguida comecei a mostrar como executar uma série de operações práticas com impressoras. Iniciei mostrando como usar o assistente para instalação de impressoras para instalar o driver de uma impressora para uso local. Falei sobre o conceito de portas de impressão. Em seguida mostrei como compartilhar a impressora para que esta possa ser utilizada por outros computadores da rede. O próximo passo foi mostrar como acessar uma impressora que está compartilhada para uso através da rede.

O próximo passo foi falar sobre a definição de permissões de acesso a impressoras. Você aprendeu que existem diferentes níveis de permissão de acesso, conforme indicado a seguir:

  • Print (Imprimir): Permite ao usuário conectar-se à Impressora e imprimir documentos, pausar, reiniciar e continuar a impressão dos documentos por ele enviados para a impressora. Quando um usuário envia um documento para a impressora, o usuário torna-se o dono daquele documento, por isso que ele pode administrar os documentos por ele enviados. Esta permissão normalmente atribuída para aqueles usuários que simplesmente precisam enviar documentos para a impressora. Por padrão, quando uma nova impressora é instalada, a permissão Print (Imprimir) é atribuída ao grupo Everyone (Todos), conforme descrito anteriormente.
  • Manage Documents (Gerenciar documentos): Tem todas as permissões atribuídas a permissão Print (Imprimir), mais Controlar a impressão de todos os documentos (enviados por qualquer usuário) e também pausar, reiniciar e continuar a impressão de qualquer documento enviado por qualquer usuário. Normalmente atribuída para aquele usuário que administra a impressora, resolvendo problemas de impressão, mas sem permissões para alterar propriedades e permissões da impressora. Quando a permissão Manage Documents (Gerenciar documentos) for atribuída a um usuário, ele não poderá acessar documentos existentes que estejam aguardando para serem impressos, na fila de impressão. A permissão se aplicará somente aos documentos enviados para a impressora depois que a permissão tiver sido atribuída ao usuário.
  • Manage Printers (Gerenciar impressoras): Todas as permissões de Print (Imprimir) e Manage documents (Gerenciar documentos), mais permissões para cancelar a impressão de todos os documentos pendentes, compartilhar a impressora, alterar as propriedades da impressora, eliminar a impressora e alterar as permissões de impressão. Normalmente atribuída a um usuário que deve ter poderes completos na administração da impressora, inclusive podendo remove-la do sistema. Por padrão, os membros dos grupos Administrators (Administradores), Print Operators (Operadores de Cópia) e Server Operators (Operadores de Servidores) têm esta permissão.

Em seguida você aprendeu a gerenciar a fila de impressão. A medida que os documentos vão sendo enviados para a impressora, eles vão sendo colocados em uma fila de impressão. Também mostrei que é possível gerenciar esta fila utilizando o navegador, desde que o IIS esteja instalado no servidor onde a impressora está compartilhada.

Na seqüência mostrei como configurar opções importantes da impressora, tais com o horário de disponibilidade e a prioridade de uso da impressora.

Em seguida mostrei uma série de exemplos de situações práticas que podem ocorrer no dia-a-dia. Comecei falando sobre como configurar uma impressora para que possa ser utilizada por diferentes grupos de usuários, com diferentes níveis de prioridade. Em seguida mostrei como configurar portas TCP/IP padrão para instalar uma impressora de rede como se fosse uma impressora local. Também mostrei como configurar um pool de impressão.

O próximo passo foi apresentar uma série de comandos para administração de compartilhamentos, tanto de compartilhamentos de pasta quanto de compartilhamentos de impressoras.

Para finalizar o capítulo mostrei como pesquisar impressoras no Active Directory.

No próximo capítulo tratarei sobre o conceito de auditoria e logs de auditoria no Windows Server 2003.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo capítulo »

Best Sellers do Júlio Battisti

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite! São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2018 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI