[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 12 : 04
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 119 - Capítulo 12 - Know-how em: Instalação e Configuração de Impressoras - Prática - Parte 2

Administrando a impressora através do navegador.

Uma das grandes melhorias na administração, introduzidas no Windows 2000 Server e também presente no Windows Server 2003,  é a possibilidade de administrar uma série de recursos através do navegador (Browser). Um dos recursos que podem ser administrados através do browser são as impressoras instaladas em um computador. Estas facilidades também estão presentes no Windows XP, ou seja, utilizando o Navegador é possível acessar as impressoras compartilhadas em um computador (com o Windows 2000, com o Windows Server 2003  ou com o Windows XP instalado) e realizar uma série de tarefas de administração das impressoras.

Para que a administração através do navegador seja possível é necessário que o computador onde  a impressora está compartilhada, tenho o servidor Web instalado. O IIS é o servidor Web da Microsoft e é instalado por padrão, quando da instalação do Windows 2000 Server. Já no Windows Server 2003, o IIS não é instalado por padrão. Para maiores detalhes sobre a instalação do IIS 6.0, consulte o Capítulo 22.

Exemplo: Administrando de impressoras usando o Navegador. Neste exemplo você administrará as impressoras de um servidor onde o IIS está instalado, usando o navegador.

Para administrar as impressoras de um computador chamado servidor (onde está instalado o IIS), faça o seguinte:

1.         Faça o logon com uma conta que tenha permissão Manage printers (Gerenciar impressoras), na impressora que será acessada. O logon pode ser feito em qualquer estação de trabalho da rede, preferencialmente não no próprio servidor onde estão as impressoras a serem gerenciadas.

2.         Abra o Internet Explorer.

3.         Na barra de endereços digite: http://servidor/printers e tecle Enter. Onde servidor é o nome do servidor onde estão as impressoras a serem administradas.

4.         Será exibida uma página com a listagem de toas as impressoras instaladas no computador servidor e com uma série de informações sobre cada impressora. No exemplo da Figura 12.25, acessei um servidor onde havia três impressoras instaladas., sendo que na impressora HP existe uma série de trabalhos na fila de impressão.


Figura 12.25 Impressoras compartilhadas no servidor.

5.         Dê um clique na impressora que você quer administrar.

6.         Se existirem documentos na fila de impressão, será exibida uma listagem dos documentos que estão na fila, conforme indicado na Figura 12.26.


Figura 12.26 Listagem dos documentos na fila de impressão.

Nesta página você pode realizar uma série de operações de administração, tanto da impressora quanto dos documentos que estão na fila de impressão.

7.         Por exemplo, para excluir um documento da fila de impressão, basta marcá-lo dando um clique no documento a ser excluído e depois, no painel da esquerda, clicar no link Cancelar, abaixo de AÇÕES DE DOCUMENTO.

8.         Para excluir todos os documentos da fila de impressão, com exceção do documento que está sendo impresso, dê um clique no link Cancelar todos os documentos, abaixo de AÇÕES DA IMPRESSORA.

No painel da esquerda temos uma série de opções para gerenciar a impressora e a fila de impressão.

9.         Feche o navegador.

A possibilidade de administrar recursos através do browser facilita em muito a administração de uma rede baseada no Windows Server 2003.

Utilizando impressoras de rede.

Anteriormente neste capítulo eu expliquei que existe diferença entre uma impressora que está conectada a uma porta (normalmente a porta paralela) de um servidor e compartilhada neste servidor, em relação a uma impressora de rede. Considera-se uma impressora de rede, uma impressora que tem uma placa padrão Ethernet instalada, que tem um número IP configurado na impressora e que está conectada diretamente à rede, através da placa de rede instalada na impressora. Este tipo de impressora é de uso bastante comum e tem a grande vantagem de não precisar estar localizada, fisicamente, próxima ao servidor que a controla. Por exemplo, a sala dos servidores pode estar no primeiro andar e a impressora pode estar no vigésimo andar do prédio e mesmo assim estar sendo gerenciada por um servidor da sala de servidores.

Vou dividir este item em duas partes. Na primeira parte, com base em um diagrama de rede, mostrarei como são utilizadas, na prática, as impressoras de rede, ou seja, impressoras conectadas diretamente à rede, através de uma placa de rede. Na segunda parte mostrarei as configurações práticas para colocar a impressora de rede em funcionamento, isto é, disponível para os usuários da rede.

Inicialmente considere o diagrama da Figura 12.27.


Figura 12.27 Diagrama de uso de uma impressora de rede.

No diagrama da Figura 12.27 é exibida uma impressora conectada diretamente à rede. Esta impressora deve ser configurada com um número IP válido, ou seja, um número IP da rede onde ele está conectada. A configuração do número IP da impressora depende da marca e do modelo da impressora. Após ter sido conectada à rede, para que os usuários possam acessar a impressora, duas etapas devem ser vencidas:

1.  Instalar a impressora de rede, no servidor de impressão, como uma impressora Local. Os usuários não irão acessar diretamente a impressora da rede. O acessos será feito através de um servidor de impressão baseado no Windows Server 2003. No servidor, você deve instalar a impressora de rede como sendo uma impressora local. O procedimento é o mesmo de instalar uma impressora local. A diferença é na hora de informar a porta da impressora, quando então, ao invés de LPT1, será informado o número IP da impressora e o nome configurado na impressora. Mostrarei esta etapa no exemplo prático, logo a seguir.

2.  Compartilhara a impressora instalada no item 1, para que os usuários possam acessá-la através da rede. Após instalada como impressora local, porém com a porta configurada para o endereço IP da impressora, basta compartilhar a impressora para que esta possa ser acessada através da rede, pelas estações de trabalho dos usuários. Na prática, depois de instalada como uma impressora local, para o Windows Server 2003, é como se fosse uma impressora local. A única diferença é na hora de imprimir, quando os trabalhos são enviados para o endereço IP configurado como porta da impressora e não para uma porta paralela, serial ou USB do próprio servidor. Para os usuários é simplesmente uma impressora compartilhada no servidor, o usuário não sabe se esta impressora está diretamente conectada ao servidor ou se é uma impressora de rede.

Agora é hora de praticar um pouco. Você acompanhará a execução dos dois passos necessários para tornar uma impressora de rede disponível para ser utilizada pelos usuários da rede. Os dois passos são executados no servidor com o Windows Server 2003 instalado, servidor este que irá controlar a impressora.

Passos 1 e 2: Instalar a impressora de rede, no servidor de impressão, como uma impressora Local. Depois compartilhar a impressora para que ela possa ser utilizada pelas estações de trabalho da rede.

Neste exemplo prático você irá executar os dois passos necessários. Para isso, siga as etapas indicadas a seguir:

1.         Faça o logon com um conta com permissões de Administrador ou com uma conta pertencente ao grupo Print Operators (Operadores de Impressão), no servidor onde a impressora será instalada.

2.         Utilize o comando Start -> Printers and Faxes (Iniciar -> Impressoras e aparelhos de Fax).

3.         Será aberta a janela Printers and Faxes (Impressoras e aparelhos de fax), na qual é mostrada uma lista das impressoras instaladas no seu computador. Caso não exista nenhuma impressora instalada, a lista estará vazia, estando disponível apenas a opção Add Printer (Adicionar Impressora).

4.         Dê um clique duplo no ícone Add Printer (Adicionar Impressora).

5.         Será aberto o Add Printer Wizard (Assistente para adicionar impressora). Este é um assistente que irá guiando você passo a passo na tarefa de instalar a nova impressora. O assistente solicita diversas informações em cada uma das etapas.

6.         Nesta primeira etapa, é exibida uma mensagem explicativa. Dê um clique no botão Next (Avançar) para ir para a próxima etapa do assistente.

7.         Como estou instalando uma impressora local (apenas vou redirecionar a porta de conexão da impressora para o número IP da impressora na rede), certifique-se que a opção Local printer atached to this computer (Impressora local conectada a este computador) esteja marcada e Desmarque a opção Automatically Detect and install my Plug and Play printer (Detectar e instalar automaticamente a impressora Plug and Play).

8.         Dê um clique no botão Next (Avançar)para ir para a terceira etapa do assistente.

9.         Na terceira etapa, você tem que escolher a porta onde está ligada a impressora. Nesta etapa é que você criará uma nova parta e irá associa-la com o número IP da impressora na rede. Clique na opção Create a new port (Criar uma nova porta). Abra a lista de opções disponíveis e selecione Standard TCP/IP Port (Porta TCP/IP Padrão), conforme indicado na Figura 12.28:


Figura 12.28 Criando uma nova porta padrão TCP/IP.

10.       Dê um clique no botão Next (Avançar)para ir para a quarta etapa do assistente.

11.       Será aberto o Add Standard TCP/IP Printer Port Wizard (Assistente Para Adição de uma Porta TCP/IP Padrão). A primeira tela do assistente é apenas informativa. Clique em Next (Avançar), para seguir para a próxima etapa.

12.       Nesta etapa você deve informar o número IP da impressora (ou o nome, caso o nome esteja corretamente configurado no servidor DNS) e o nome da porta da impressora, conforme exemplo da Figura 12.29:


Figura 12.29 Informações sobre a porta TCP/IP da impressora de rede.

13.       Dê um clique no botão Next (Avançar)para ir para a próxima etapa.

14.       Nesta etapa você pode definir informações adicionais, tais como o tipo,marca e modelo de impressora de rede, selecionando em uma lista de modelos já existentes, ou pode informar um novo tipo/modelo, usando a opção Custom (Personalizada), conforme indicado na Figura 12.30.


Figura 12.30 Informações adicionais sobre a impressora de rede.

15.       Selecione as opções relacionadas com a impressora que você está instalando e clique em Next (Avançar), para seguir para a próxima etapa.

16.       Será exibida a etapa final do assistente para adição de uma porta TCP/IP padrão, com um resumo das opções selecionadas. Caso você precise alterar alguma opção, basta clicar em Back (Voltar). Clique em Finish (Concluir) para finalizar o assistente de adição de porta TCP/IP.

17.       Você estará de volta ao assistente para adição de impressoras, agora com a porta TCP/IP da impressora de rede já configurada.

18.       Nesta etapa você deve escolher a marca e o modelo da impressora que está sendo instalada. Na coluna da esquerda existe uma listagem dos fabricantes em ordem alfabética. Quando você seleciona um fabricante na coluna da esquerda, a coluna da direita exibe apenas os modelos do fabricante selecionado. Selecione a marca e modelo da impressora que você está instalando.

Você pode utilizar o botão Windows Update para exibir uma lista de drivers de dispositivo que podem ser descarregados do site do Microsoft Windows Update na Internet. Nessa lista, selecione o dever adequado para o dispositivo. Esta opção somente funcionará se você tiver alguma forma de conexão com a Internet. Utilize o botão Have Disk... (Com disco...) para instalar o drive  da impressora a partir de um CD-ROM ou disquete, ou de um compartilhamento de rede. Ao clicar neste botão será aberta uma janela para que você informe o local onde está disponível o driver da impressora que está sendo instalada.

19.       Dê um clique no botão Next (Avançar)para ir para a próxima etapa do assistente.

20.       Nesta  etapa o Windows Server 2003 pede que você digite um nome para a Impressora. Esse nome é o nome que irá aparecer dentro da janela Printers and Faxes (Impressoras e aparelhos de fax), depois que você tiver concluído a instalação.

21.       No campo Printer name (Nome da impressora) digite um nome que ajude a identificar a marca, modelo, localização e característica principal da impressora.

22.       Dê um clique no botão Next (Avançar)para ir para a próxima etapa do assistente.

23.       Nesta, você define se deseja, ou não, compartilhar a impressora. Por padrão vem marcada a opção Share name (Nome de compartilhamento), já com uma sugestão de nome para compartilhamento da impressora. Neste momento você irá compartilhara a impressora. Com isso você já está cumprindo a segunda etapa, ou seja, compartilhando a impressora para que ele possa ser utilizada pelos usuários da rede. Certifique-se de que a opção Share name (Nome de compartilhamento) esteja marcada, digite um nome de compartilhamento e dê um clique no botão Next (Avançar)para ir para a próxima etapa do assistente.

24.       Nesta etapa surge uma tela para que você preencha os campos Location (Localização) e Comment (Comentários). É importante que você preencha estes campos para que estas informações estejam disponíveis para os usuários que pesquisam pela impressora na rede. Estas informações ajudam na localização de impressoras próximas ao local de trabalho do usuário. Preencha os campos de informação e clique em Next (Avançar), para seguir para a próxima etapa do assistente.

24.       Nesta etapa surge uma tela perguntando se você deseja imprimir uma página de teste. Caso você tenha uma impressora conectada, escolha Yes (Sim), para verificar se a impressora está funcionando corretamente. Caso contrário marque a opção No (Não).

20.       Dê um clique em Next (Avançar)para ir para a última etapa do assistente, onde o Windows Server 2003 exibe um resumo das informações fornecidas nas diversas etapas, conforme indicado na Figura 12.31.


Figura 13.31 Etapa final do Assistente para adicionar impressora.

Caso você constate que existe alguma informação incorreta, você pode usar o botão Back (Voltar) para ir até a etapa onde foi fornecida a informação incorreta e corrigi-la.

21.       Caso esteja tudo OK, dê um clique no botão Finish (Concluir).

O Windows Server 2003 começa a copiar os arquivos necessários. Nesta etapa pode ser que você seja solicitado a colocar o CD do Windows Server 2003 no driver de CD-ROM, caso o Windows Server 2003 não encontre todos os arquivos necessários no disco rígido.

Após concluir a cópia dos arquivos, você estará de volta a janela Printers and Faxes (Impressoras e aparelhos de fax) e a impressora recém instalada, já aparece na janela Impressoras, conforme indicado pela Figura 12.32. No exemplo da Figura, foi adicionada uma HP 2500C Series.


Figura 12.32 Impressora de rede instalada como uma impressora local.

Agora a impressora de rede está instalada como se fosse uma impressora local no servidor, apenas com a porta redirecionada para o número IP da impressora na rede e também está compartilhada. Ou seja, é uma impressora compartilhada no servidor como outra qualquer. O administrador pode definir permissões de acesso, gerenciar a fila de impressão e definir propriedades importantes da impressora, como se fosse uma impressora local. Quando o usuário envia um trabalho de impressão, o trabalho é enviado para o servidor Windows Server 2003 onde a impressora foi instalada e compartilhada. O Windows Server 2003 verifica que a porta da impressora está associada com o número IP de uma impressora de rede. O trabalho de impressão é enviado, através da rede, diretamente para a impressora cujo número IP foi informado durante a instalação da impressora no Windows Server 2003. É exatamente o que queríamos, ou seja, o Windows Server 2003 faz todo o gerenciamento da impressão e envia o trabalho de impressão diretamente para a impressora na rede. Como ele “acha” a impressora? Através do número IP configurado durante a instalação da impressora. É isso.

Diferentes prioridades para diferentes grupos.

Neste item descreverei quais os passos necessários para que o administrador possa definir diferentes prioridades, para diferentes grupos, no uso da mesma impressora. Esta é uma situação bastante comum. Imagine a situação descrita a seguir:

Uma nova impressora Laser, Colorida, de alta resolução e de alta velocidade (15 páginas por minuto) foi instalada no andar da direção. Neste andar, além dos executivos da empresa também trabalham as secretárias e uma equipe de estagiários que fazem uma série de trabalhos de apóio. Todos devem ter permissão para usar a nova impressora, a qual será instalada e compartilhada em um servidor Windows Server 2003 localizado no mesmo andar. Todos os executivos fazem parte do grupo Administração, todas as secretárias fazem parte do grupo Secretárias e todos os estagiários fazem para do grupo Estagiários. Você, como administrador, foi solicitado para permitir que os grupos Administração, Secretárias e Estagiários tenham acesso a esta nova impressora, porém com diferentes prioridades. O grupo Administração deve ter prioridade Máxima e o grupo Secretárias deve ter uma prioridade menor do que o grupo Administração, porém maior do que o grupo Estagiários. Quais os passos que você deve executar, para implementar a configuração proposta?

Esta é uma questão bastante comum no dia-a-dia da administração de impressoras em uma rede, ou seja, permitir o uso de uma impressora, por diferentes grupos, com diferentes prioridades. Você não tem como definir, nas propriedades da impressora, diferentes prioridades para diferentes grupos. Quando você define uma determinada prioridade para uma impressora (logical printer) você está definindo esta mesma prioridade para todos os usuários que tem permissão de acesso à impressora. Para solucionar esta questão é preciso “apelar” para a criatividade do ser humano. Felizmente somos seres criativos, curiosos por natureza. A resolução deste problema é bastante simples (embora dê um pouco de trabalho manual) e passa pela execução dos seguintes passos:

1.         Instale a impressora (instalar o driver da impressora) três vezes, porém com nomes diferentes. No exemplo da Figura 12.33, instalei a impressora HP Deskjet 660Ctrês vezes, porém com nomes diferentes.


Figura 12.33 - Impressora instalada três vezes com nomes diferentes.

2.         As três impressoras também foram compartilhadas com nomes de compartilhamento diferentes, conforme indicado a seguir:

Grupo              Nome da impressora                  Nome de compartilhamento
Estagiários         HP DeskJet 660C – Estagiários       HP660Est
Secretárias         HP Deskjet 660C – Secretárias       HP660Sec
Administração       HP DeskJet 660C – Administração     HP660Adm

3.         A próxima etapa é definir diferentes propriedades para cada uma das instalações da impressora. Para definir a prioridade de uma instalação basta clicar com o botão direito do mouse na impressora a ser configurada. No menu de opções que é exibido clique em Properties (Propriedades). Clique na guia Advanced (Avançado). No campo Priority (Prioridade), informe um valor entre 1 e 99. Quanto maior o valor, maior a prioridade da instalação no uso da fila de impressão. Na Figura 12.34 é exibido o campo para configuração da prioridade da impressora.


Figura 12.34 – Definindo a prioridade da impressora.

Basta definir a prioridade e clicar em OK. Defina as seguintes prioridades para cada uma das instalações:

Grupo              Nome da impressora                  Nome de compartilhamento     Prioridade
Estagiários         HP DeskJet 660C – Estagiários       HP660Est                     10
Secretárias         HP Deskjet 660C – Secretárias       HP660Sec                     50
Administração       HP DeskJet 660C – Administração     HP660Adm                     99

4.         Define permissões de acesso específicas em cada instalação, conforme indicado a seguir:

Grupo              Nome da  impressora                  Permissão para o grupo
Estagiários         HP DeskJet 660C – Estagiários        Estagiários                   
Secretárias         HP Deskjet 660C – Secretárias        Secretárias                   
Administração       HP DeskJet 660C – Administração      Administração

Com isso cada grupo somente poderá acessar a sua respectiva instalação, com o nível de prioridade adequado a cada grupo.

5.         Agora configure para que cada usuário acesse o respectivo compartilhamento, conforme indicado a seguir:

Grupo             Nome de compartilhamento       Prioridade
Estagiários        HP660Est                       10
Secretárias        HP660Sec                       50
Administração      HP660Adm                       99

Pronto, agora cada usuário somente consegue acessar uma das instalações da impressora e de acordo com o nível de prioridade definido para o respectivo grupo.

Todos os passos para executar as ações práticas deste exemplo, tais como instalar uma impressora, compartilhar a impressora e definir permissões, foram descritos anteriormente neste capítulo. Em caso de dúvidas na execução de um destes passos é só voltar no capítulo, no respectivo item.

Este é um exemplo simples, de uma solução que não existe pronta no Windows Server 2003, mas combinando o conhecimento sobre impressoras, com uma pitada de criatividade, o administrador consegue implementar uma solução para uma demanda real. É um erro esperar por soluções prontas para todas as demandas do mundo real, por que as demandas são muitas e variadas. O trabalho do administrador é utilizar os recursos disponíveis e a sua criatividade para implementar soluções para os problemas reais do dia-a-dia. Até porque, se o sistema operacional já apresentasse soluções prontas para todos os problemas reais, não seria necessária a figura do administrador, ou seja, o próprio sistema operacional tomaria conta de tudo. Bem, deixando a filosofia de lado, vamos a mais uma situação prática que pode ocorrer no caso de grandes volumes de impressão.

Criando um “pool” de impressão.

Imagine a situação onde você tem um grande volume de impressão, literalmente milhares de páginas sendo impressas. Neste caso pode ser que uma única impressora não dê conta do recado. Nestas situações você pode instalar duas ou mais impressoras, da mesma marca e modelo e fazer com que estas impressoras apareçam para o Windows Server 2003 como sendo uma única impressora (um pool de impressão). A medida que os trabalhos de impressão vão chegando, o Windows Server 2003 envia este trabalho para uma das impressoras do pool, sempre tendo como critério a impressora que estiver com a menor carga de trabalho, ou seja, com a menor fila de impressão.

Para criar um pool de impressão é extremamente simples. Basta você instalar a impressora a primeira vez e depois acessar as propriedades da impressora. Na janela de propriedades clique na guia Ports (Portas). Nesta guia você pode usar o botão Add Port... (Adicionar Porta...) para adicionar novas portas de impressão. No exemplo proposto, você deve adicionar novas portas, associadas com o endereço IP de cada impressora que fará parte do pool de impressão. No exemplo da Figura 12.35, adicionei três novas portas, associadas com o número IP das impressoras:


Figura 12.35 – Adicionando novas portas de impressão.

O próximo passo é marcar a opção Enable printer pooling (Ativar pool de impresão). Após ter marcado esta opção, você deve marcar as portas onde estão as impressoras que farão parte do pool. No exemplo da Figura 12.35, quatro impressoras farão parte do pool. Três impressoras conectadas á rede, com as portas associadas ao endereço IP de cada impressora e a quarta impressora ligada a porta serial COM4:


Figura 12.36 – Criando um pool de impressão com quatro impressoras.

Importante: A condição para criar um pool de impressão e para que ele funcione corretamente é que todas as impressoras do pool devem utilizar o mesmo driver. Claro que sendo impressoras da mesma marca e modelo este não será um problema. Porém impressoras da mesma marca e de modelos diferentes, as vezes utilizam o mesmo driver. Neste caso será possível juntá-las em um pool. Já para impressoras de marcas diferente, será praticamente impossível que utilizem o mesmo driver e que possam fazer parte do mesmo pool de impressão.

Após ter habilitado o pool de impressão e selecionado as portas onde estão as impressoras que farão parte do pool de impressão é só clicar em OK e pronto. A medida que os trabalhos de impressão forem sendo enviados, o Windows Server 2003 irá distribuí-los entre as impressoras do pool.

Este tipo de configuração é recomendado em situações onde existe um grande volume de impressão, conforme descrito anteriormente. Nunca é demais salientar que a condição básica para a criação do pool é que todas as impressoras que farão parte do pool, devem utilizar o mesmo driver de impressão. O driver é instalado no servidor e nas propriedades da impressora, conforme descrito anteriormente, cria-se o pool de impressão, marcando as portas das impressoras que farão parte do pool de impressão. É isso.

Comandos para o gerenciamento e administração de compartilhamento de impressoras e pastas.

Pode parecer estranho e até mesmo ultrapassado a utilização de comandos para a realização de tarefas administrativas. Afinal porque um Administrador irá querer aprender a sintaxe de uma série de comandos, se tudo pode ser feito com a utilização  da interface gráfica, do MMC e dos consoles Administrativos?

Bem, existem situações em que a utilização de comandos é, mais do que útil, eu diria: INDISPENSÁVEL. A situação mais específica é na resolução de problemas, ou melhor, quando o administrador está na fase de detecção do problema, para uma posterior resolução. Outro situação seria na utilização de scripts para automação de tarefas administrativas.

Neste tópico mostrarei alguns comandos úteis para o gerenciamento e administração de recursos compartilhados, mais especificamente: pastas e impressoras.

O comando net share

O comando net share permite que o Administrador crie, modifique, visualize ou exclua compartilhamentos. A forma mais simples de utilização deste comando é simplesmente abrir um Prompt de comando, digitar net share e pressionar ENTER. Este comando exibirá todos os recursos compartilhados, disponíveis no servidor onde o comando foi executado, conforme indicado na Figura 12. 37. Observe que inclusive os compartilhamentos ocultos, cujo nome termina com o caractere ‘$’ são exibidos.


Figura 12.37 O comando net share sem parâmetros.

Se você quiser informações sobre um recurso específico, utilize o seguinte comando:

net share nome_do_compartilhamento

Por exemplo, para obter informações sobre um  compartilhamento chamado Programas, utilize o seguinte comando:

net share programas

Serão exibidas diversas informações sobre o compartilhamento programas, conforme indicado a seguir:

C:\>net share Programas
Share name        Programas
Path              C:\Programas
Remark
Maximum users     10
Users
Caching           Manual caching of documents
Permission ABC\Diretoria, UNKNOWN (0x1200a9)
                   ABC\Empresa, FULL
                   ABC\Vendas, CHANGE
The command completed  successfully.

Agora vamos obter informações sobre a impressora compartilhada hp660adm. Digite o seguinte comando:

net share hp660adm

ao pressionar ENTER você deve obter um conjunto de informações semelhante as indicadas a seguir:

C:\>net share hp660adm
Share name       HP660Adm
Path             LPT1:
Remark           Laser, Colorida, Alta resoluçao e  velocidade de 10 ppm
Maximum users    No limit
Users
Caching          Manual caching of documents
Permission       Everyone, FULL
                         BUILTIN\Administrators, FULL
                         BUILTIN\Print  Operators, FULL
                         BUILTIN\Server Operators,  FULL
The command completed successfully.

Para uma listagem completa, com todas as opções do comando net share, execute o seguinte comando:

net  share /?

pressione ENTER. Será exibida a seguinte listagem de opções:

C:\>net share /?

A sintaxe deste comando é:

NET  SHARE
compartilhamento
          compartilhamento=unidade:caminho  [/USERS:número | /UNLIMITED]
                                            [/REMARK:"texto"]
                                            [/CACHE:Manual | Automatic | No ]
          compartilhamento [/USERS:número | /UNLIMITED]
                            [/REMARK:"texto"]
                           [/CACHE:Manual |  Automatic | No ]
          {compartilhamento | dispositivo |  unidade:caminho} /DELETE

Entre o share e a barra deve ter um espaço em branco.

Para entender melhor esta sintaxe, vou apresentar alguns exemplos práticos de utilização do comando net share para realizar tarefas tais como:

  • Excluir um compartilhamento.
  • Criar um compartilhamento.
  • Modificar um compartilhamento.

Compartilhando uma pasta usando o comando net share.

Vamos supor que você queira compartilhar uma pasta C:\publica, com um nome de compartilhamento docpub, com um número máximo de 10 conexões simultâneas e como comentário: Pasta de acesso público. Para criar este compartilhamento, utilize o seguinte comando:

net share docpub=C:\publica /Users:10 /remark:"Pasta de acesso público" 

Ao executar este comando você recebe a seguinte mensagem:

O recurso docpub foi compartilhado com êxito.

Se você abrir o Windows Explorer, poderá observar que a pasta C:\publica foi compartilhada. Clique com o botão direito do mouse nesta pasta e no menu que surge dê um clique na opção Sharing (Compartilhamento). Observe que o número máximo de 10 usuários simultâneos foi definido, bem como o comentário: Pasta de acesso público.

A seguir descrevo as principais opções do comando net share:

  • /Users:número:  Define o número máximo de usuários simultâneos no compartilhamento.
  • /Unlimited:  Define que o compartilhamento não tem limite para usuários simultâneos. 
  • /Remark:"texto do comentário":  Utilizado para definir ou alterar o comentário do compartilhamento.
  • /Cache:manual, /Cache:documents,   /Cache:programs, ou /Cache:no: Define opções de cache para o compartilhamento. Estas opções foram explicadas no tópico referente ao trabalho com pastas Off-line, anteriormente neste capítulo.

Modificando um compartilhamento usando o comando net share.

Suponha que você queira alterar o compartilhamento docpub, criado anteriormente. Ao invés de 10 conexões simultâneas você vai permitir apenas 5 conexões. Para alterar o compartilhamento docpub, conforme proposto, utilize o seguinte comando:

net share docpub /Users:5

Ao executar este comando você recebe a seguinte mensagem:

Comando concluído com êxito.

Se você acessar as propriedades de compartilhamento da pasta C:\publica, verá que o limite de usuários simultâneos já foi alterado para 5.

Excluindo um compartilhamento usando o comando net share.

Agora você irá excluir o compartilhamento docpub criado anteriormente. É importante salientar que, ao excluir um compartilhamento, o administrador apenas está fazendo com que a pasta ou impressora deixe de ser compartilhada. A pasta no disco rígido, com a  qual o compartilhamento estava relacionado não será excluída, apenas deixará de estar compartilhada. No nosso exemplo, vou excluir o compartilhamento docpub, porém a pasta C:\publica continuará no drive C:

Para excluir o compartilhamento execute o seguinte comando:

net share docpub /delete

Ao executar este comando você recebe a seguinte mensagem:

Êxito  na exclusão de docpub.

Se você abrir o Windows Explorer ou o Meu computador, poderá observar que a pasta C:\publica não está mais compartilhada. Isto é facilmente comprovado, pois não aparece mais uma pequena mão “segurando” a pasta.

O comando net use.

O comando net use pode ser utilizado para executar uma série de tarefas, tais como:

  • mapear um drive de rede.
  • “desmapear” um drive de rede.
  • exibir um listagem dos recursos de rede aos quais o usuário logado está conectado.

Para executar os comandos descritos neste tópico, abra o Prompt de comando: Start -> All programas -> Acessories -> Command Prompt (Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Prompt de comando).

Se você executar o comando net use, sem nenhum parâmetro, será exibida uma listagem com todos os recursos aos quais o usuário está conectado.

Execute o seguinte comando:

net  use

Você obtém uma listagem no seguinte formato:

C:\>net  use
Novas  conexões serão lembradas.
Status          Local       Remoto                       Rede
-------------------------------------------------------------------------------
Desconectado    X:         \\microxp02\Axcel Books       Rede Microsoft Windows
OK              Z:         \\servidor\Axcel Books        Rede Microsoft Windows
Comando  concluído com êxito.

Na listagem anterior, é apresentado um exemplo em que o usuário tem dois drivers mapeados. O drive X: que acessa o compartilhamento Axcel Books no computador microxp02. Observe que o status do drive X: é desconectado. Isto pode acontecer se o computador microxp02 estiver desligado ou sem contato com a rede. O drive Z: que acessa o compartilhamento Axcel Books no computador servidor. Observe que o status do drive Z: é OK, ou seja, o usuário pode acessa-lo normalmente, usando o Meu computador ou o Windows Explorer.

Também é possível mapear um drive de rede utilizando o comando net use. Por exemplo, para mapear um drive W: associado ao compartilhamento documentos em um computador chamado servidor, utilizamos o seguinte comando:

net use w: \\servidor\documentos

Para uma listagem completa, com todas as opções do comando net use, execute o seguinte comando:

net use /?

pressione ENTER. Será exibida a seguinte listagem de opções:

C:\>net use /?

A sintaxe deste comando é:

NET  USE
[dispositivo|*]  [\\computador\compartilhamento[\volume] [senha | *]]
        [/USER:[domínio\]usuário]
        [/USER:[nome de domínio com  ponto\]usuário]
        [/USER:[nome_usuario@nome de domínio  com ponto]
        [/SMARTCARD]
         [/SAVECRED]
         [[/DELETE] | [/PERSISTENT:{YES | NO}]]
NET USE {dispositivo | *} [senha | *] /HOME
NET USE [/PERSISTENT:{YES | NO}]

Entre o ‘use’ e a barra deve ter um espaço em branco.

Por exemplo, para desconectar o drive w:,  mapeado anteriormente, utilize o seguinte comando:

net use   w: /delete.

Se você quiser que um drive seja mapeado toda vez que o usuário faz o logon, utilize a opção: /Persistent:yes. Esta opção é equivalente a marcar a opção Reconectar-se durante o logon, quando mapeamos um drive utilizando o Meu computador ou o Windows Explorer.

O comando net statistics

O Windows Server 2003, a exemplo do que acontece com o Windows 2000, inicializa uma série de serviços, na inicialização do Sistema Operacional. Cada serviço realiza uma tarefa específica. Dois dos serviços mais importantes são os seguintes:

  • Workstation.
  • Server.

O serviço Workstation é o responsável pela interface do Windows Server 2003 com o usuário. É este serviço que carrega e disponibiliza a interface gráfica e todos os seus recursos. Problemas neste serviço podem fazer com que o Windows Server 2003 se torne inoperante.

O serviço Server é responsável por atender requisições de outros computadores da rede, que acessam pastas, impressoras e demais recursos disponíveis.

O comando net statistics pode ser utilizado para fornecer informações sobre estes dois serviços: Workstation e Server.

Para obter informações sobre o serviço Workstation, abra um prompt de comando e execute o seguinte comando:

net  statistics workstation

Serão exibidas uma série de informações, conforme indicado a seguir:

C:\>net statistics workstation
Estatísticas da estação de trabalho para \\MICROXP01
Estatísticas desde 4/1/2002 8:36 PM
  Bytes recebidos                                      11366569
  Blocos de mensagens de servidor (SMB) recebidos      22514
  Bytes transmitidos                                   18109983
  Blocos de mensagens de servidor (SMB) transmitidos   22527
  Operações de leitura                                 2056
  Operações de gravação                                1965
  Leituras não processadas negadas                     0
  Gravações não processadas negadas                    0
  Erros de rede                                        0
  Conexões estabelecidas                               10
  Reconexões estabelecidas                             79
  O servidor se desconecta                             3
  Sessões iniciadas                                    0
  Sessões suspensas                                    0
  Sessões falhadas                                     0
  Operações falhadas                                   11
  Contagem de uso                                      41
  Contagem de uso falhada                              11
Comando concluído com êxito.

Estas informações podem ser muito úteis para o Administrador do sistema. Por exemplo, um grande número de Leituras não processadas negadas ou de Gravações não processadas negadas, pode indicar um usuário tentando acessar recursos para os quais ele não tem permissão. Isso pode caracterizar um ataque, isto é, uma tentativa de quebra de segurança.

Para obter informações sobre o serviço Server, abra um prompt de comando e execute o seguinte comando:

net  statistics server

Serão exibidas uma série de informações, conforme indicado a seguir:

C:\>net statistics server
Estatísticas  do servidor para \\MICROXP01
Estatísticas  desde 4/1/2002 8:36 PM
Sessões  aceitas                                       2
Sessões  com tempo limite excedido                     0
Sessões  com erros                                     0
KB  enviados                                           6330
KB  recebidos                                          388
Tempo  médio de resposta (mseg)                        0
Erros  de sistema                                      0
Violações  de permissões                               0
Violações  de senha                                    0
Acessos  a arquivos                                    263
Acessos  a dispositivos de comunicação                 0
Trabalhos  de impressão no spool                       0
Buffers esgotados
  Buffers  grandes                                     0
  Buffers de requisição                                0
Comando concluído com êxito.

Pesquisando impressoras no Active Directory

Durante os exemplos práticos deste capítulo, principalmente nos exemplos de instalação de impressoras, salientei a importância da opção List in Directory (Listar no Diretório). Ao marcar esta opção, quando uma impressora é instalada, informações sobre a impressora serão publicadas no Active Directory. Isso facilita a pesquisa de impressoras e a localização de uma impressora com as características desejadas. Também salientei a importância de preencher os campos Location (Localização) e Comment (Comentários). É importante definir um padrão para preenchimento destes campos. Por exemplo, no campo comentários você pode colocar o modelo da impressora, seguida da característica principal e de alguma outra informação relevante. Estas informações são publicadas no Active Directory e facilitam a localização das impressoras disponíveis.

Caso você não tenha preenchido os campos Location (Localização) e Comment (Comentários) ou não tenha marcado a opção List in Directory (Listar no Diretório), durante a instalação da impressora, você poderá configurar estas opções depois da instalação. Para isso basta acessar a pasta impressoras, clicar com o botão direito do mouse na impressora a ser configurada e no menu de opções que é exibido clique em Properties (Propriedades). Na janela de propriedades clique na guia General (Geral). Nesta guia você pode preencher os campos Location (Localização) e Comment (Comentários), conforme exemplo da Figura 12.38.


Figura 12.38 Configurando as propriedades Location e Comment da impressora.

A opção List in Directory (Listar no Diretório) está disponível na guia Sharing (Compartilhamento), da janela de propriedades da impressora. Caso você não tenha marcado esta opção durante a instalação da impressora, você pode acessar as propriedades da impressora, clicar na guia Sharing (Compartilhamento) e marcar esta opção.

A seguir apresento um exemplo prático de como pesquisar impressoras no Active Directory.

Exemplo: Para pesquisar impressoras no Active Directory, siga os passos indicados a seguir:

1.         Execute o comando Start -> Search (Iniciar -> Pesquisar)

2.         Na janela Search Results (Resultados da Pesquisa), no painel da esquerda, clique na opção Other search options (Outras opções de pesquisa).

3.         Nas opções que são exibidas no painel da esquerda clique em Printers, computers ou usuários (Impressoras, computadores ou usuários).

4.         Serão exibidas três opções, conforme indicado na Figura 12.39:


Figura 12.39 Opções de pesquisa.

5.         Clique na opção A printer on the network (Uma impressora na rede).

6.         Será aberta a ferramenta Find Printers (Localizar Impressoras). Nesta ferramenta você pode fazer pesquisa por nome, localização ou modelo. Por exemplo, para pesquisar todas as impressoras HP Deskjet, preencha o campo Model (Modelo), conforme exemplo da Figura 12.40:


Figura 12.40 Pesquisando por modelo da impressora.

7.         Clique no botão Find Now (Localiar Agora). A ferramenta pesquisa no Active Directory e retorna a lista de impressoras encontradas, conforme indicado na Figura 12.41:


Figura 12.41 Impressoras encontradas.

8.         Para instalar uma das impressoras localizadas, basta clicar com o botão direito do mouse na impressora a ser utilizada. No menu de opções que é exibido clique em Connect (Conectar-se). Pronto, o Windows Server 2003 carrega o driver da impressora a partir do servidor onde a impressora está instalada e instala a impressora para ser utilizada.

9.         Para limpar os critérios de pesquisa e fazer uma nova pesquisa, clique no botão Clear All (Limpar Tudo). Os critérios definidos anteriormente serão excluídos e a listagem de impressoras será oculta. Agora você pode digitar novos critérios para fazer uma nova pesquisa. Se você deixar todos os campos de pesquisa em branco e clicar no botão Find Now (Localizar Agora), serão exibidas todas as impressoras disponíveis na rede.

10.       No campo In (Em), você pode selecionar onde será feita a pesquisa, se em toda a rede, em um domínio ou servidor específico.

11.       Você também pode salvar uma pesquisa usando o comando File -> Save Search... (Aquivo -> Salvar Consulta...). A consulta será salva em um arquivo no disco rígido. Quando necessário você pode usar o comando File -> Open (Arquivo -> Abrir) para abrir uma consulta salva no disco rígido.

12.       Após ter feito as consultas e localizado a impressora desejada, feche a ferramenta Find Printers (Localizar Impressoras).

13.       Você estará de volta à janela Search Results (Resultados da Pesquisa). Feche esta janela.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI