[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 11 : 07
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 111 - Capítulo 11 - Know-how em: Definição de cotas em volumes e partições

Pré-Requisitos: Sistema de arquivos NTFS e o conceito de volumes.

Metodologia: Descrição do serviço de cotas do Windows Server 2003.

Técnica: Exemplos práticos, passo-a-passo, de utilização de cotas.

Configurando cotas de disco no Windows Server 2003

O mecanismo de cotas de disco é utilizado para limitar o espaço em disco que cada usuário pode utilizar. Somente é possível definir cotas de disco, em volumes formatados com o sistema de arquivos NTFS. As cotas são definidas em cada volume separadamente. Por exemplo, posso implementar o mecanismo de cotas no drive C:, porém não implementa-lo no drive D:. Se você tiver um disco rígido de 30 GB, o qual foi dividido em  três volumes de 10 GB: C:, D: e E:. As cotas de disco são definidas, separadamente para cada um dos volumes. Por exemplo, possa definir uma cota de 100 MB para o usuário jsilva no drive C, uma cota de 120 MB para o usuário jsilva no drive D: e uma cota de 200 MB para o usuário jsilva no drive E:. Ou seja, as cotas são definidas por volume por usuário. As cotas são definidas individualmente, para cada usuário. Ou seja, podemos definir um cota de 500 MB para o usuário jsilva e uma cota de 200 MB para o usuário user1 em um determinado volume.

Nota: Não é possível definir cotas para grupos de usuários, de tal maneira que todos os membros do grupo tenham a mesma cota de disco em um determinado volume. No meu livro “Windows XP Home & Professional Para Usuários e Administradores” eu escrevi o seguinte trecho:

Uma das novidades do .NET Server (agora Windows Server 2003), que será o sucessor do Windows 2000 Server, será justamente a possibilidade de definir cotas de disco para grupos de usuários.

Porém esta informação não se confirmou e no Windows Server 2003 não é possível definir cotas para grupos de usuários, mas somente para usuários individualmente, exatamente como funciona o mecanismo de cotas no Windows 2000 Server.

O Windows Server 2003 calcula o espaço em disco utilizado por cada usuário, com base nos arquivos em que o usuário é o dono do arquivo. Normalmente o dono do arquivo é o usuário que criou ou copiou o arquivo para o disco. A cota utilizada pelo usuário é a soma do tamanho de todos os arquivos dos quais ele for o dono. Quando o mecanismo de cotas é habilitado em um volume, o Windows Server 2003 faz uma varredura de todo o volume, calculando quanto de espaço em disco cada usuário está utilizando. Este cálculo é feito com base no dono de cada arquivo.

O administrador pode utilizar as cotas de diferentes maneiras. Por exemplo, o administrador pode impedir o uso do espaço em disco e registrar um evento no log de Eventos do Windows Server 2003, quando um usuário ultrapassar o limite de espaço em disco especificado, isto é, o espaço em disco que ele tem permissão para utilizar.

Também é possível registrar um evento no log de eventos do Windows Server 2003, quando um usuário ultrapassar um nível de notificação de espaço em disco especificado, isto é, o ponto no qual um usuário estiver se aproximando de sua cota limite.

Ao ativar as cotas de disco, o Administrador irá definir dois valores: o limite de cota de disco e o nível de notificação de cota de disco. Por exemplo, é possível definir um limite de cota de disco de um usuário como 300 megabytes (MB) e o nível de notificação de cota de disco como 250 MB. Nesse caso, o usuário só poderá armazenar até 300 MB de arquivos no volume. Se ele armazenar mais de 250 MB de arquivos no volume, você poderá configurar o sistema de cota de disco para registrar um evento no log de eventos do sistema. É necessário que você seja membro do grupo Administradores para administrar cotas em um volume.

Nota: No Capítulo 13 falarei mais sobre o log de eventos do sistema.

É possível especificar que os usuários possam exceder seus limites de cota, sem que sejam impedidos de continuar gravando arquivos no volume. O procedimento de ativar as cotas e não limitar o uso do espaço em disco é útil quando você não deseja negar aos usuários o acesso a um volume em caso de exceder a cota, mas deseja controlar o uso do espaço em disco (saber quanto cada usuário está utilizando) para cada usuário. Também é possível especificar se um evento deverá ou não ser registrado quando os usuários excederem seus níveis de notificação de cota ou seus limites de cota.

Quando você ativa as cotas de disco para um volume, o uso do volume é rastreado automaticamente para todos os usuários, desse momento em diante. Você pode ativar cotas em volumes locais, volumes de rede e unidades removíveis desde que estejam formatados com o sistema de arquivos NTFS. Além disso, os volumes de rede devem ser compartilhados na pasta raiz do volume, o que já é feito, automaticamente, pelo Windows Server 2003. Conforme citado anteriormente, o Windows Server 2003 cria compartilhamentos especiais, ocultos, para a pasta raiz de cada volume (C$, D$, E$ e assim por diante).

Você não pode utilizar a compactação de arquivos para impedir que os usuários ultrapassem seus limites de cota porque os arquivos compactados são controlados com base em seu tamanho antes da compactação. Por exemplo, se um arquivo tiver 250 MB, mas ficar com 140 MB após a compactação, o Windows considera o tamanho original do arquivo (250 MB) em relação ao limite de cota.

Configurando cotas de disco em um volume NTFS

Vou apresentar um exemplo prático sobre a configuração de cotas de disco em um volume NTFS.

Exemplo: Configurar cotas no drive C:

1.         Faça o logon com uma conta com permissão de administrador e abra o My Computer (Meu computador).

2.         Clique com o botão direito do mouse no drive C: e, no menu de opções que é exibido, dê um clique na opção Properties (Propriedades).

3.         Será aberta a janela de propriedades do drive C:

4.         Dê um clique na guia Quota (Cota).

5.         Para ativar o gerenciamento de cotas de disco, marque a opção Enable quota management (Ativar gerenciamento de cota), conforme indicado na Figura 11.52.


Figura 11.52 A opção Ativar gerenciamento de cota.

Ao marcar esta opção, as demais opções ds guia Quota (Cota) serão habilitadas. A seguir descrevemos estas opções:

  • Deny disk space to users exceeding quota limit (Negar espaço em disco para limites do cota excedidos): Ao marcar esta opção, o usuário não poderá mais gravar no disco a partir do momento em que a sua cota de disco tiver sido atingida. Para gravar novas informações no disco, o usuário terá que excluir arquivos ou movê-los para outros volumes.
  • Do not limit disk usage (Não limitar uso do disco): Se você marcar esta opção, o gerenciamento de cotas continua habilitado, porém não existe limite de espaço em disco para os usuários, a não ser o próprio tamanho do volume. Esta opção é utilizada quando o administrador apenas quer gerenciar o quanto de espaço em disco cada usuário está ocupando, sem definir uma cota de espaço para cada usuário.
  • Limit disk space to (Limitar espaço em disco a): Esta opção é utilizada para definir uma cota de disco padrão, ou seja, uma cota que será aplicada para todos os usuários, com exceçao dos usuários para os quais o Administrador, explicitamente, definiu um outro valor para a cota em disco, conforme mostrarei logo a seguir. Ao selecionar esta opção, automaticamente é habilitada a opção Set warning level to (Definir nível de notificação). Esta opção define um valor de espaço em disco que, quando atingido, faz com que um evento seja gravado no log de eventos do Windows Server 2003. O Administrador pode acompanhar estes eventos, para notificar usuários que estejam próximos de atingir o limite de espaço definido na sua cota de disco.
  • Log event when a user exceeds their quota limit (Registrar evento quando o limite do cota exceder): Selecione esta opção para gerar uma entrada no log de eventos do Windows Server 2003, quando o uso de espaço em disco do usuário ultrapassar o limite de cota de disco atribuído a ele.
  • Log event when a user exceeds their warning level (Registrar evento quando o nível de notificação exceder): Selecione esta opção para gerar uma entrada no log de eventos do Windows Server 2003, quando o uso de espaço em disco do usuário ultrapassar o nível de notificação de cota atribuído a ele.

6.         Configure as opções desejadas de acordo com as necessidades do servidor que você está administrando.

7.         Para definir cotas personalizadas para determinados usuários, dê um clique no botão Quota Entries... (Entradas de Cota...).

8.         Será exibida a janela Quota Entries for Local Disk (C:) (Entradas de cota de disco local (C:)).

9.         Para adicionar uma cota personalizada para um novo usuário, utilize o comando Quota -> New Cota Entry... (Cota -> Nova entrada de cota...)

10.       Será aberta a janela Selecionar usuários, já explicada no Capítulo 9, quando você aprendeu a adicionar novos usuários a um grupo. Você pode digitar o nome do usuário para o qual será definida uma cota ou clicar no botão Advanced (Avançado...), para selecionar o usuário em um alista de usuários. Você definirá uma nova cota de disco para o usuário user01, conforme indicado na Figura 11.53.


Figura 11.53 Definindo uma cota para o usuário user01.

11.       Clique no botão OK. Será aberta a janela Adicionar nova entrada de cota. Nesta janela você podemos optar por limitar ou não o uso do espaço em disco,  para o usuário user01. Se optar por limitar, você deverá definir o espaço que o usuário pode utilizar, bem como um limite de aviso. Defina os valores indicados na Figura 11.54 e dê um clique no botão OK.


Figura 11.54 Configurando a cota para o usuário user01.

12.       Você estará de volta à janela Quota Entries for Local Disk (Entradas de cota de Disco local (C:). Observe que a entrada de cota para o usuário user01 já aparece na listagem, bem como informações sobre a cota já utilizada pelo usuário, o limite de cota e o limite de aviso, conforme indicado na Figura 11.55. Repita os passos de 7 à 11 para definir cotas para outros usuários.


Figura 11.55 Cota já definida para o usuário user01.

Na janela Quota Entries for Local Disk (Entradas de cota de Disco local...), você pode realizar uma série de operações referentes a cotas, conforme descrito a seguir:

  • Para adicionar uma nova cota utilize o comando Quota -> New Quota Entry... (Cota -> Nova entrada de cota...).
  • Para atualizar as informações da listagem de cotas pressione a tecla F5.
  • Para excluir a definição de uma cota, clique na cota a ser excluída e pressione a tecla Delete.
  • Você pode exportar a listagem com as informações sobre as definições de cotas, para uma planilha do Excel. Com isso fica mais fácil classificar e analisar as informações. Para gerar uma planilha do Excel, com as informações de cotas faça o seguinte: Na janela Quota Entries for Local Disk (Entradas de cota de Disco local...), selecione o comando Edit -> Select All (Editar -> Selecionar tudo) ou pressione Ctrl+A. Todas as entradas de cota serão selecionadas. Selecione o comando Edit -> Copy (Editar -> Copiar). Abra o Excel e selecione o comando Edit -> Paste (Editar -> Colar). Salve a planilha e utilize os comandos do Excel para fazer as análises desejadas.
  • Se você tiver um grande número de entradas, você pode utilizar o comando Edit -> Find... (Editar -> Localizar...), para encontrar definições de cota para um usuário específico. Na janela Pesquisar, o nome do usuário deve ser digitado no seguinte formato: NOME DO DOMÍNIOI\NOME DE LOGON. Por exemplo: ABC\user1, GROZA\jsilva e assim por diante.
  • Você pode classificar a listagem de cotas de diferentes maneiras, utilizando o comando View -> Arrange Itens (Exibir -> Organizar itens).

13.       Feche a janela Entradas de cota de Disco local..., para isso utilize o comando Quota -> Close (Cota -> Fechar.)

14.       Você estará de volta a guia Quota (Cota), da janela de propriedades do drive C:

15.       Dê um clique no botão Apply (Aplicar). Surge uma mensagem avisando que as informações sobre cotas serão atualizadas e que isso poderá demorar alguns minutos. Dê um clique no botão OK. As informações serão atualizadas e você estará de volta a janela de propriedades do drive C:. Dê um clique no botão OK para fechar a janela de propriedades.

16.       Você estará de volta ao Meu computador. Feche-o.

Nota: Você pode fazer alterações nas cotas a qualquer momento que for necessário, para isso basta acessar a janela de propriedades do drive onde as alterações devem ser feitas e utilizar os comandos adequados.

As cotas de disco funcionam com todos os volumes NTFS nos sistemas Windows 2000 ou Windows Server 2003. No entanto, os arquivos em volumes que tiverem sido convertidos de FAT ou FAT32 em NTFS pertencerão automaticamente ao usuário administrador, isto é, terão como dono o usuário Administrator (Administrador) e, portanto, a cota nesses arquivos é creditada para conta do administrador. Isso raramente é um problema porque os administradores podem utilizar o volume de forma ilimitada. Isso só se aplica aos arquivos que existiam antes da conversão em NTFS; os arquivos criados após a conversão pertencem ao usuário apropriado, ou seja, o usuário logado quando o arquivo foi criado.

Nota: Para converter um volume de FAT para NTFS, utilize o comando convert. Por exemplo, para converter o drive C: de FAT para NTFS, utilizamos o seguinte comando:

convert C: /FS:NTFS

para uma descrição detalhada das opções do comando convert, utilize o seguinte comando:

convert /?

A conversão será agendada para a próxima reinicialização do sistema.

Para desativar as cotas de disco, basta acessar a guia Quota (Cota), das propriedades do volume no qual as cotas serão desativadas e desmarcara a opção: Enable Quota Management (Ativar gerenciamento de cota).

Recomendações sobre o uso de cotas de disco:

A seguir coloco algumas recomendações contidas na documentação oficial do Windows Server 2003, sobre o uso de cotas de disco em volumes NTFS:

  • Aplique limites adequados de cota de disco: Aplique limites de cota de disco de acordo com as necessidades reais de espaço em disco dos usuários. Comece classificando os usuários pela quantidade de espaço em disco que você supõe que eles necessitarão (por exemplo, os usuários que trabalham com fotografias digitalizadas ou artes gráficas poderão necessitar de uma quantidade maior de espaço em disco). Em seguida, estruture seus volumes de acordo com essas classes e use as cotas de disco para limitar a quantidade de espaço em disco permitida para os usuários em cada volume.
  • Defina limites padrão: Defina limites padrão moderadamente restritivos para todas as contas de usuário e modifique os limites para conceder mais espaço em disco aos usuários que trabalham com arquivos maiores. Pode ser melhor aumentar os limites de cota de disco para algumas contas de usuário do que obrigar alguns usuários a trabalhar com limites de cota que não correspondam às suas necessidades.
  • Permita crescimento: Defina os limites de cota em um nível que permita crescimento no uso do espaço em disco. Quando os aumentos de cotas forem garantidos, aumente-as em uma percentagem do valor atual.
  • Exclua entradas de cota dos usuários: Quando um usuário não precisar mais usar um volume específico (por exemplo, quando ele sair da empresa), exclua sua entrada de cota para esse volume e exclua, mova ou se aproprie (take ownership) de quaisquer arquivos pertencentes ao usuário. Isso o ajudará a eliminar o uso do espaço no volume por arquivos desnecessários. Para excluir uma entrada de cota, acesse as propriedades do volume, clique na guia Quota (Cota) e dê um clique no botão Quota Entries (Entradas de cota). Será aberta a janela Quota Entries for Local Disk (Entradas de cota de Disco local... ). Na listagem que é exibida, localize a entrada a ser excluída, clique nela e pressione o botão Delete. Se o usuário ainda for o dono de arquivos gravados no volume, será aberta uma janela com a listagem de todos os arquivos dos quais o usuário é dono. Nesta janela você Excluir os arquivos, Apropriar-se (Take Ownership) ou Mover os arquivos para outro volume.
  • Limite a instalação aos administradores: Se você ativar configurações de cota de disco no volume em que o Windows e outros programas estiverem instalados, limite a instalação dos programas e componentes do Windows a membros do grupo local Administradores. Como o grupo Administradores não possui limites de cota, isso impedirá que o espaço em disco usado para instalar componentes e programas faça com que um usuário ultrapasse seu limite de cota. Quando um programa é instalado, uma série de arquivos são copiados para o disco rígido. Estes arquivos são contabilizados na cota do usuário logado que está instalando o programa. No Capítulo 18 mostrarei como limitar quais usuários podem instalar programas. Esta limitação é feita através do uso de GPOs – Group Polices Objects.

O comando fsutil quota

Além da interface gráfica, o administrador pode utilizar o comando fsutil quota, para efetuar configurações de cota de disco. Conforme já descrito em outros capítulos, o uso de comandos é especialmente útil quando o Administrador cria scripts de administração, para automatizar determinadas tarefas.

O comando “fsutil quota” gerencia cotas de disco em volumes NTFS para fornecer um controle mais preciso do armazenamento em rede. Temos a seguinte sintaxe para este comando:

fsutil quota [disable] nome_do_volume
fsutil quota [enforce] nome_do_volume
fsutil quota [modify] nome_do_volume limite_máximo limite [nome_do_usuário]
fsutil quota [query] nome_do_volume
fsutil quota [track] nome_do_volume
fsutil quota [violations]

A seguir apresento a descrição dos parâmetros utilizados por este comando:

  • disable: Desativa o controle e a ativação de cotas no volume especificado.
  • enforce: Ativa o uso de cotas no volume especificado.
  • modify: Modifica uma cota de disco existente ou cria uma nova cota.
  • query: Lista as cotas de disco existentes.
  • track: Controla o uso do disco no volume especificado.
  • violations: Pesquisa os logs do sistema e de aplicativos e exibe uma mensagem para indicar que foram detectadas violações de cotas, ou que um usuário atingiu seu limite ou limite máximo de cotas.
  • nome_do_volume: Especifica a letra da unidade para o volume (seguida por dois-pontos).
  • limite_máximo: O limite em que são emitidos avisos.
  • limite: O uso máximo de espaço em disco permitido, ou seja, a cota de disco do usuário no volume.
  • nome_do_usuário: Especifica o domínio ou nome do usuário.

A seguir apresento um exemplo de utilização do comando fsutil quota, para obter informações sobre as configurações de cota do drive C:

C:\>fsutil  quota query C:
FileSystemControlFlags = 0x00000032
    As cotas estão controladas e aplicadas  neste volume
    Ativação de log para limites e limiares de  cota
    Os valores de cota estão atualizados
Limiar  de cota padrão             =  0x0000000000000400
Limite  de cota padrão    = 0x0000000000000400
Nome  SID        = BUILTIN\Administradores  (alias)
Hora  da alteração     = Tue Feb 26 11:46:22  2002
Cota  utilizada      = 4890964992
Limiar  de cota = 18446744073709551615
Limite  de cota     = 18446744073709551615
Nome  SID        = MICROXP01\user1 (usuário)
Hora  da alteração     = Sun Apr 07 20:34:25  2002
Cota  utilizada      = 1107968
Limiar  de cota = 183500800
Limite  de cota     = 209715200
Nome  SID        = MICROXP01\groza (usuário)
Hora  da alteração     = Sun Apr 07 21:16:28  2002
Cota  utilizada      = 7419904
Limiar  de cota = 1024
Limite  de cota     = 1024
Nome  do SID        = AUTORIDADE NT\LOCAL  SERVICE (grupo_conhecido)
Hora  da alteração     = Sun Apr 07 21:16:28  2002
Cota  utilizada      = 1015808
Limiar  de cota = 1024
Limite  de cota     = 1024
Nome  SID        = MICROXP01\Administrador  (usuário)
Hora  da alteração     = Sun Apr 07 21:16:28  2002
Cota  utilizada      = 27444224
Limiar  de cota = 1024
Limite  de cota     = 1024
Erro:  Não foi feito mapeamento entre os nomes de  conta e as identificações de s
egurança.
Hora  da alteração     = Sun Apr 07 21:16:28  2002
Cota  utilizada      = 5709824
Limiar  de cota = 1024
Limite  de cota     = 1024
Nome  do SID        = AUTORIDADE NT\NETWORK  SERVICE (grupo_conhecido)
Hora  da alteração     = Sun Apr 07 21:16:28  2002
Cota  utilizada      = 869376
Limiar  de cota = 1024
Limite  de cota     = 1024
Erro:  Não foi feito mapeamento entre os nomes de  conta e as identificações de s
egurança.
Hora  da alteração     = Sun Apr 07 21:16:28  2002
Cota  utilizada      = 1582900224
Limiar  de cota = 1024
Limite  de cota     = 1024
Erro:  Não foi feito mapeamento entre os nomes de  conta e as identificações de s
egurança.
Hora  da alteração     = Sun Apr 07 21:16:28  2002
Cota  utilizada      = 3622912
Limiar  de cota = 1024
Limite  de cota     = 1024
Nome  do SID        = AUTORIDADE NT\SYSTEM  (grupo_conhecido)
Hora  da alteração     = Sun Apr 07 21:16:28  2002
Cota  utilizada      = 1532928
Limiar  de cota = 1024
Limite  de cota     = 1024
Erro:  Não foi feito mapeamento entre os nomes de  conta e as identificações de s
egurança.
Hora  da alteração     = Sun Apr 07 21:16:28  2002
Cota  utilizada      = 3027968
Limiar  de cota = 1024
Limite  de cota     = 1024
Erro:  Não foi feito mapeamento entre os nomes de  conta e as identificações de s
egurança.
Hora  da alteração     = Sun Apr 07 21:16:29  2002
Cota  utilizada      = 1924096
Limiar  de cota = 1024
Limite  de cota     = 1024
Nome  SID        = MICROXP01\Pedro Pereira  Xunaré (usuário)
Hora  da alteração     = Sun Apr 07 21:16:29  2002
Cota  utilizada      = 1250304
Limiar  de cota = 1024
Limite  de cota     = 1024
Nome  SID        = MICROXP01\user2 (usuário)
Hora  da alteração     = Sun Apr 07 21:16:29  2002
Cota  utilizada      = 3034112
Limiar  de cota = 1024
Limite  de cota     = 1024
Nome  SID        = MICROXP01\user3 (usuário)
Hora  da alteração     = Sun Apr 07 21:16:29  2002
Cota  utilizada      = 1047552
Limiar  de cota = 1024
Limite  de cota     = 1024

Observe que são exibidas informações detalhadas sobre as configurações de cotas para o drive C:, com detalhes de utilização por usuário.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI