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WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
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Lição 108 - Capítulo 11 - Know-how em: O console para monitoração de compartilhamentos

Pré-Requisitos: Pastas compartilhadas, permissões de compartilhamento e permissões NTFS.

Metodologia: Exemplos práticos de uso do console de monitoração.

O administrador pode utilizar a opção System Tools -> Shared Folders (Ferramentas do Sistema -> Pastas Compartilhadas), do console Computer Management (Gerenciamento do Computador), para monitorar o acesso às pastas compartilhados em um servidor. Com esta ferramenta o administrador tem informações sobre todos as pastas que estão compartilhadas, o número de conexões com cada pasta, o número de sessões através da rede, e quais os arquivos que estão sendo acessados e quais usuários estão acessando cada arquivo.

Exemplo: Gerenciando pastas compartilhadas com o console Computer Management (Gerenciamento do Computador):

1.         Faça o logon como Administrator (Administrador) ou com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Abra o console Computer Management (Gerenciamento do Computador): Start -> Administrative Tools -> Computer Management (Iniciar -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento do Computador).

3.         Se a opção System Tools (Ferramentas do Sistema) não estiver aberta, dê um clique no sinal de + ao lado dela para abri-la.

4.         Dê um clique no sinal de + ao lado da opção Shared Folders (pastas Compartilhadas).

5.         Dê um clique na opção Shares (Compartilhamentos). Observe que no painel da direita são exibidos todos os compartilhamentos do computador, inclusive os compartilhamentos ocultos (cujo nome termina com $). Também é exibido o número de conexões por compartilhamento.

6.         Dê um clique na opção Sessions (Sessões). Serão listados todos os usuários e o número de seções por usuário. Cada arquivo ou pasta que um usuário abre é contabilizado como uma seção.

7.         Dê um clique na opção Open Files (Arquivos Abertos. Será exibida uma lista com os arquivos que estão sendo utilizados pelos usuários (arquivos que estão abertos) e o nome de logon do usuário que está acessando cada arquivo, conforme exemplo da Figura 11.13.


Figura 11.13 A lista de arquivos abertos e o respectivo usuário.

Quando você tem que desligar ou reinicializar um servidor, onde existem pastas compartilhadas que estão sendo acessadas por outros usuários, é importante que você avise os usuários antes de reinicializar o computador, pois caso contrário, o usuário perde a conexão com o drive de rede e não conseguirá salvar as alterações que fez no arquivo no qual estava trabalhando. Em determinadas situações o usuário poderá perder as suas alterações. Por isso é recomendado que você envie um aviso, para que o usuário possa salvar seu trabalho, antes que a conexão com o drive de rede seja perdia.

Para enviar um aviso aos usuários faça o seguinte:

1.         Clique com o botão direito do mouse na opção Shared Files (Pastas Compartilhadas).

2.         Selecione o comando: All Tasks -> Sem Console Message... (Todas as tarefas...-> Enviar mensagem do console...)

3.         Será aberta uma janela onde você pode digitar a mensagem e selecionar os destinatários. Por padrão, na lista de destinatários somente são exibidos os destinatários que estão conectados a alguma pasta compartilhada do computador, conforme indicado na Figura 11.14. Para adicionar outros usuários, dê um clique no botão Add... (Adiconar...).


Figura 11.14 Enviando um aviso aos usuários conectados.

4.         Digite a mensagem e dê um clique no botão Send (Enviar).

Os destinatários receberão uma mensagem, conforme exemplo da Figura 11.15.


Figura 11.15 Mensagem recebida pelo usuário.

Ao receber esta mensagem o usuário terá tempo para salvar o seu trabalho, sem que haja perda de dados.

5.         Feche o console Gerenciamento do computador.

Criando e gerenciando compartilhamentos local e remotamente

O administrador pode utilizar a opção Shares (Compartilhamentos) do console Computer Management (Gerenciamento do Computador), para criar novos compartilhamentos e para gerenciar os compoartilhamentos já existentes no servidor onde ele está logado ou remotamente, de qualquer servidor da rede. Ou seja, a partir da sua estação de trabalho e do console Computer Management (Gerenciamento do Computador), o administrador pode gerenciar todas as pastas compartilhadas em seu domínio ou até mesmo em outros domínios, desde que tenha as devidas permissões. Neste tópico mostrarei como usar a opção Shares (Compartilhamentos) para gerenciar compartilhamentos locais e remotamente, em outros servidores da rede.

Exemplo: Administrando os compartilhamentos existente e criando novos compartilhamentos no servidor local, usando a opção Shares (Compartilhamentos).

1.         Faça o logon como Administrator (Administrador) ou com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Abra o console Computer Management (Gerenciamento do Computador): Start -> Administrative Tools -> Computer Management (Iniciar -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento do Computador).

3.         Se a opção System Tools (Ferramentas do Sistema) não estiver aberta, dê um clique no sinal de + ao lado dela para abri-la.

4.         Clique no sinal de + ao lado da opção Shared Folders (Pastas Compartilhadas) para abri-la.

5.         Clique com o botão direito do mouse na opção Shares (Compartilhamentos).

6.         No menu de opções que é exibido clique em New Share...

7.         Será aberto o assistente para criação de um novo compartilhamento. A tela inicial do assistente é apenas informativa. Clique em Next (Avançar) para ir para a próxima etapa do assistnete.

8.         Nesta etapa você deve informar o caminho para a pasta a ser compartilhada. Você pode digitar o nome de uma pasta que ainda não existe. Se você fizer isso, quando o assistente for para a próxima etapa, será exibindo uma mensagem informando que a pasta não existe e perguntando se você deseja criá-la. No exemplo da Figura 11.16 informei o caminho de uma pasta que ainda não existe (C:\NovosDocumentos).


Figura 11.16 Informando o caminho da pasta a ser compartilhada.

9.         Clique em Next (Avançar) para seguir para a próxima etapa do assistente.

10.       Será exibida uma mensagem informando que a pasta C:\NovosDocumentos ainda não existe e perguntando se você deseja criá-la. Clique em Yes (Sim) para fechar a mensagem e para criar a pasta C:\NovosDocumentos.

11.       A próxima etapa do assistente será exibida. Neste etapa você define o nome do compartilhamento e uma descrição. Você também pode definir as configurações para acesso Off-line da pasta. Mais adiante você aprenderá sobre pastas Off-line. Defina o nome de compartilhamento e uma descrição conforme exemplo da Figura 11.17:


Figura 11.17 Definindo o nome de compartilhamento e a descrição.

12.       Clique em Next (Avançar) para seguir para a próxima etapa do assistente.

Nesta etapa do assistente você pode definir as permissões de compartilhamento, para o novo compartilhamento que está sendo criado. O assistente oferece algumas opções prontas, tais como:

  • All users have read-only access (Permissão somente leitura para todos os usuários): A própria opção é auto-descritiva. Com esta opção será definida permissão Read (Leitura) para o grupo Everyone (Todos). Observe que esta é a permissão definida por padrão, sempre que um novo compartilhamento é criado, a não ser que o administrador configure um conjunto de permissões diferente.
  • Administrator have full access; other users have read-only access (O Administrador tem Controle Total e os demais usuários permissão de Leitura): Esta opção também é auto-descritiva, ou seja Controle Total para o Administrador e Leitura para o grupo Everyone.
  • Administrator have full access; other users have read and write access: Também auto-descritiva, ou seja Controle Total para o Administrador e Leitura e Escrita para o grupo Everyone.
  • Use custom share and folder  permission (Use permissões de compartilhamento personalizadas): Se você marcar esta opção o botão Customize... (Personalizar...) será habilitado. O Administrador pode utilizar este botão para definir configurações personalizadas para usuários e grupos do domínio.

13.       Defina as permissões a serem utilizadas e clique em Finish (Concluir) criar o Compartilhamento.

14.       A etapa final do assistente será exibida com um resumo das opções escolhidas. Você pode marcar a opção When I Close, run the Wizard again to share another folder (Quando eu concluir, execute o assitente novamente para que eu possa compartilhar outra pasta) para que após a criação do compartilhamento o assistente seja executado novamente para que você possa criar outro compartilhamento. Esta opção é útil quando o administrador precisa criar uma série de compartilhamentos. Neste caso ele pode executar o assistente, seguidamente, quantas vezes forem necessárias.

15.       Clique em Close (Fechar) para encerrar o assistente.

16.       O novo compartilhamento (NovosDocumentos no nosso exemplo), já deve aparecer na listagem de compartilhamentos da pasta Shares, conforme indicado na Figura 11.18. Caso ele ainda não seja exibido na listagem, pressione a tecla F5 para atualizar a listagem.


Figura 11.18 O compartilhamento NovosDocimentos, recém criado.

Dica: Você também pode usar o console Computer Management (Gerenciamento do Computador) para criar compartilhamentos remotamente, em outros servidores da rede. Os passos são exatamentes os descritos anteriormente, a única diferença é que primeiro você deve se conectar com o computador de destino. Ou seja, primeiro você deve conectar o console Computer Management (Grenciamento do Computador) com o servidor de destino, no qual você deseja gerenciar os compartilhamentos. Uma vez conectado é com se você estivesse na frente do computador de destino. Tudo o que você fizer no console Computer Management (Gerenciamento do Computador), será executado no computador de destino, computador com o qual o console está conectado. A seguir descrevo os passos para você conectar o console Computer Management (Gerenciamento do Computador) com um servidor remoto, através da rede.

Exemplo: Conectando o console Computer Management com um servidor remoto:

1.         Faça o logon como Administrator (Administrador) ou com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Abra o console Computer Management (Gerenciamento do Computador): Start -> Administrative Tools -> Computer Management (Iniciar -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento do Computador).

3.         Clique na opção Computer Management (Local) para selecioná-la.

4.         Selecione o comando Action -> Conect to Another Computer... (Ação -> Conectar com Outro Computador…).

5.         A janela Select Computer (Selecione o Computador) será exibida. Digite o nome ou o número IP do computador, conforme exemplo da Figura 11.19


Figura 11.19 Conectando com um servidor remoto.

6.         Clique em OK. Pronto, o console Computer Management será conectado com o servidor informado no passo 5. Agora todas as ações que você executar estão sendo feitas neste servidor remoto. É como se você estivesse na frente deste servidor, gerenciando-o diretamente. Assim você pode se conectar com qualquer servidor da rede (desde que você tenha as devidas permissões) para gerenciá-lo remotamente.

Dica: Não é só o console Computer Management (Gerenciamento do Computador) que permite a conexão com outros servidores da rede para o gerenciamento remoto. A maioria das ferramentas administrativas (para não dizer a sua totalidade) está habilitada para o gerenciamento remoto. Observe que isso facilita, e muito, a vida do administrador. A partir da sua estação de trabalho o administrador pode trabalhar em dezenas, até mesmo centanas, de servidores da rede, tudo remotamente.

No próximo item vou fazer alguns exemplos práticos sobre permissões NTFS e logo em seguida, analisarei a combinação entre permissões de compartilhamento e permissões NTFS.


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