[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 10 : 01
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 40 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Loja Virtual do Site

Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

LIVROS MAIS VENDIDOS:

« Capítulo anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 099 - Capítulo 10 - Introdução

Neste capítulo apresentarei os conceitos de armazenamento básico e armazenamento dinâmico, bem como a diferença entre ambos. Depois você aprenderá as tarefas mais comuns no que diz respeito a gerenciamento de discos e volumes, tais como adicionar um novo disco, criar partições ou volumes e formatá-las para que estas possam ser utilizadas.

Vou iniciar o capítulo com uma apresentação teórica dos conceitos de armazenamento básico e armazenamento dinâmico. Mostrarei as vantagens do armazenamento dinâmico e como existem diferentes terminologias para os volumes (criados nos discos de armazenamento dinâmico) e para as partições (criadas nos discos de armazenamento básico). Mostrarei que os discos de armazenamento dinâmico oferecem uma série de vantagens em relação ao sistema mais antigo, baseado em partições, sistema este usado nos discos de armazenamento básico.

Em seguida passarei a falar dos diferentes tipos de partições que podem ser criadas nos discos de armazenamento básico e dos diferentes tipos de volumes que podem ser criados nos discos de armazenamento dinâmica. Você verá que é possível implementar tolerância a falhas usando somente as configurações de software fornecidas pelo Windows Server 2003.

Na seqüência partirei para a parte prática. O gerenciamento de discos e volumes no Windows Server 2003 pode ser feito pela opção Disk Management (Gerenciamento de Disco) do console Gerenciamento do computador. Mas para facilitar o acompanhamento dos exemplos práticos deste capítulo, o primeiro passo será criar um console personalizado apenas com o Snap-in de administração de discos.

Criado o console personalizado, mostrarei como criar os diversos tipos de volumes possíveis em um disco dinâmico. Também mostrarei como alterar, formatar e excluir estes volumes. Você também aprenderá a converter um disco de armazenamento básico para armazenamento dinâmico.

Em seguida Falarei sobre as ferramentas para manutenção preventiva de volumes e partições. Você aprenderá sobre o conceito de fragmentação de discos e aprenderá a utilizar o utilitário de desfragmentação, o qual está bem mais eficiente no Windows Server 2003 em relação ao utilitário de desfragmentação do Windows 2000 Server. Você também aprenderá sobre os utilitários de linha de comando disponíveis para o gerenciamento de discos e volumes.

Na seqüência passarei a falar sobre uma das características que é exclusiva do sistema de arquivos NTFS: Criptografia de Arquivos. Quando uma pasta ou um arquivo é criptografado, o usuário continua trabalhando com o arquivo normalmente, da mesma maneira que em outros arquivos e pastas. A criptografia é “transparente” para o usuário que criptografou o arquivo. Isso significa que você não precisa descriptografar manualmente o arquivo criptografado para poder usá-lo. Você pode abrir e alterar o arquivo da maneira habitual. Já quando outro usuário, que não o usuário que criptografou o arquivo, tenta acessar o arquivo criptografado, este outro usuário receberá uma mensagem de acesso negado.

A tecnologia de criptografia do Windows Server 2003 é baseada no EFS – Encripted File System (Sistema de arquivos criptografados). O EFS fornece todo o suporte necessário para trabalhar com arquivos criptografados. Somente arquivos e pastas em volumes NTFS podem ser criptografados. Esta, aliás, é uma das tantas vantagens do sistema de arquivos NTFS em relação ao sistema FAT/FAT32. Estas diferenças serão discutidas em detalhes no Capítulo 11.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Capítulo anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers do Júlio Battisti

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite! São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2018 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI