[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 08 : 04
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 40 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Loja Virtual do Site

Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

LIVROS MAIS VENDIDOS:

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 080 - Capítulo 08 - Fundamentos em: Modificações feitas com a instalação do Active Directory

Pré-Requisitos: Conhecimento dos conceitos teóricos sobre o Active Directory.

Metodologia: Apresentação das modificações efetuadas com a instalação do Active Directory.

A primeira e mais óbvia modificação é o fato do servidor ter sido promovido de Member Server para Controlador de Domínio (Domain Controler -DC). Também foram criadas as pastas NTDS e SYSVOL, dentro da pasta onde o Windows Server 2003 está instalado. Na pasta NTDS são gravados os arquivos com a base de dados do Active Directory e com o log de transações desta base de dados. Na Figura 8.14 estão indicados os arquivos que são criados na pasta NTDS:


Figura 8.14 A pasta NTDS.

Também é criada a pasta SYSVOL e, dentro desta pasta, uma estrutura de outras pastas que dão suporte a uma série de atividades do Active Directory, tais como scripts de logon, aplicações de Polítcias de segurança e assim por diante.

Além destas alterações, novas ferramentas de administração são instaladas. Estas novas ferramentas estão disponíveis no menu Ferramentas Administrativas (Administrative Tools), do menu Iniciar (Start). A seguir descrevo, brevemente, as novas ferramenas administrativas que são instaladas quando o Active Directory é instalado:

  • Active Directory Domains and Trusts: Este console é utilizado para o gerenciamento das relações de confiança entre os domínios (relações que são criadas explicitamente pelo Administrador e não as relaões de confiança criadas automaticamente), para configurar o nível de funcionalidade do domínio (conforme descreverei mais adiante) e para gerenciar o sufixo que é utilizado pelas contas dos usuários. Por exemplo, o usuároi jsilva, do domínio abc.com, pode fazer o logon como usuário jsilva@abc.com. Onde abc.com é o sufixo deste usuário.
  • Active Directory Sites and Services: Este console é utilizado para gerenciar a replicação de dados do Active Directory. Com este console você cria sites e links entre sites, para implementar uma política de replicação otimizada.
  • Active Directory Users and Computers: Este é um dos consoles mais utilizados pelo Administrador. Com este console é possível gerenciar contas de usuários e grupos de usuários, criar unidades organizacionais e mover usuários e grupos para dentro de uma unidade organizacional.
  • Domain Controller Security Police: Este console é utilizado para administrar as políticas de segurança que serão aplicadas ao controlador de domínio com o qual o console está conectado, normalmente o servidor local. As políticas definidas com este console não terão efeito em todo o domínio, mas somente no servidor onde foram configuradas. No Capítulo 18 você aprenderá a trabalhar com as políticas de segurança.
  • Domain Security Police: Este console é utilizado para configurar as políticas de segurança que serão aplicados em todos os servidores e estações de trabalho do domínio. Você aprenderá a utilizar este console no Capítulo 18.

No exemplo do item anterior, quando deixamos a cargo do assistente a instalação do DNS, foi instalado e configurado o DNS no próprio DC. Com isso mais uma modificação foi feita (a instalação do DNS) e mais um console está disponível, que é o console de administração do DNS: Inicar -> Ferramentas Administrativas -> DNS.

Neste exemplo foi criada uma zona direta no DNS, com o mesmo nome do domínio, ou seja: abc.com, conforme indicado na Figura 8.15. Este fato ressalta bem a dependência entre o DNS e o Active Directory, conforme descrito no Capítulo 6. O nome do domínio é também o nome da zona DNS direta.

Nota: No Capítulo 16 você aprenderá todos os detalhes sobre o DNS, sobre zonas diretas e inversas.


Figura 8.15 A zona direta abc.com.

Outras mudanças, menos visíveis também são feitas com a instalação do Active Directory. Novos contadores são disponibilizados no console de monitoração de desempenho (Capítulo 14), uma nova opção é adicionada no menu de inicialização avançada (Capítulo 21) e assim por diante.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers do Júlio Battisti

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite! São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2018 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI