[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 06 : 08
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 40 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Loja Virtual do Site

Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

LIVROS MAIS VENDIDOS:

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo capítulo »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 072 - Capítulo 06 - Conclusão

Um longo capítulo e completamente teórico. Mas sem dúvidas um capítulo absolutamente necessário. Planejar, ao contrário do que muita gente pensa, é poupar tempo e evitar aborrecimentos e não gastar tempo.

Um bom planejamento é um fator decisivo no sucesso de uma migração para o Windows Server 2003, principalmente para redes maiores ou redes que sofrerão uma reestruturação muito grande com a introdução do Windows Server 2003, como é o caso de redes baseadas no NT Server 4.0 e serão migradas para o Windows Server 2003.

Para salientar a importância do planejamento, utilizei o seguinte parâgrafo:

“Planejar, planejar e planejar. Depois planejar mais um pouco. Esta é uma etapa que muitas vezes é simplesmente esquecida, quando da migração de uma versão anterior do Windows para o Windows Server 2003. Em casos mais extremos o Administrador simplesmente coloca o CD de instalação no driver e “vai atualizando” os servidores. Depois é hora de resolver os problemas “ad-hoc”, ou seja, sob demanda, a medida que os problemas vão surgindo. Claro que muitas vezes isso implica em algumas horas de paralisação dos serviços, perdas financeiras e de credibilidade da empresa (por exemplo, se o serviço a ficar indisponível for o site da empresa) e assim por diante. Trabalhar dessa maneira é o famoso “trabalhar apagando incêndios”. Ou seja, é colocar todos os esforços para resolver problemas urgentes (muitos dos quais não aconteceriam se um bom planejamento tivesse sido feito), sem tempo para pensar em melhorias.”

Sem dúvidas esta é a receita ideal para problemas, problemas e mais problemas.

Eu inicie o capítulo falando sobre a importância do planejamento e de conceitos importantes, tais como objetivos de negócio e objetivos tecnológicos. Procurei salientar que um projeto de migração somente tem sentido se for para propiciar melhorias visíveis e que atendam objetivos de negócio da empresa. Não faz sentido (além de ser um desperdício de dinheiro) migrar apenas para estar em dia com a última tecnologia. Para salientar esta questão, escrevi o seguinte texto:

“Além do mais é “quase natural” que a equipe de TI queira ter acesso as últimas versões disponíveis, para entender e estudar os novos recursos. Porém a tecnologia por si só não tem sentido. A tecnologia apenas se justifica quando aplicada para a resolução de problemas concretos, do dia-a-dia da empresa.”

A etapa inicial do projeto é uma etapa para por a casa em ordem, para fazer aquela organização que a tempo você vem planejando. Esta etapa pode ser resumida pelos seguintes passos

  • Conhecer o Ambiente Atual;
  • Determinar o Escopo do Projeto;
  • Planejando a Migração – ações práticas;
  • Criação de um Laboratório de Testes: Validação do Projeto;
  • Enfim a migração.

No restante do capítulo abordei questões mais técnicas, tais como:

  • Projeto do espaço de nomes e da árvore de domínios;
  • Projeto de OUs;
  • Migração do NT Server 4.0 para o Windows Server 2003;
  • Migração do Windows 2000 Server para o Windows Server 2003.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo capítulo »

Best Sellers do Júlio Battisti

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite! São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2018 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI