[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 04 : 14
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 050 - Capítulo 04 - Adicionando, removendo e gerenciando o Hardware do computador

Hardware é qualquer equipamento ou placa que faz parte do seu computador. Por exemplo, uma placa de som, um Modem para acessar a Internet via linha telefônica, uma placa para captura de Vídeo, etc.

Todo hardware fabricado atualmente, segue um padrão chamado “Plug and Play”. Este padrão torna extremamente simples, a instalação de novos componentes de hardware. Basta instalá-los fisicamente, e ao ligar o computador, o Windows Server 2003  reconhece a presença do novo dispositivo de hardware e instala o driver necessário para que este funcione. O Padrão Plug and Play está presente a partir do Windows 95, e também existe no Windows 98 e Windows 2000 Professional, além do Windows 2000 Server.

Porém podem existir situações em que você tenha que instalar um Hardware mais antigo, o qual não está dentro do padrão Plug and Play, ou também pode acontecer de um dispositivo Plug and Play não ser reconhecido automaticamente. Nestas situações você deve utilizar a opção “Adicionar hardware” no Painel de controle. Com esta opção é possível fazer com que o Windows Server 2003 detecte o novo hardware instalado, ou caso não seja detectado, você pode fazer com que o driver necessário seja carregado a partir de um disquete ou CD-ROM.

Além disso, caso um dispositivo de hardware tenha sido retirado do computador, porém o respectivo Driver não tenha sido corretamente desinstalado, você pode remover o driver que não é mais necessário utilizando a opção “Adicionar hardware”.

Nunca é demais ressaltar que a instalação e configuração de novos dispositivos de hardware, envolve conhecimentos técnicos de hardware, por isso é recomendado que sempre que você precisar instalar um novo dispositivo, caso você não conheça bem hardware, é recomendado que você entre em contato com um técnico especializado. A instalação de maneira incorreta de drivers ou dispositivos de hardware, pode fazer com que o Windows Server 2003 deixe de funcionar corretamente, sendo que em situações mais graves, pode ser necessária a reinstalação do sistema.

Nota! Todo dispositivo de hardware precisa de um ou mais programas o qual permite que o Windows Server 2003 comunique-se com o dispositivo e vice-versa. O Programa ou conjunto de programas que faz a comunicação do Sistema Operacional com um dispositivo de hardware, é conhecido como Driver do dispositivo. Por exemplo, ao conectar uma nova impressora no seu computador, você precisa instalar o driver da impressora, antes que os seus programas possam imprimir corretamente, ao instalar uma nova placa de rede, você precisa instalar o Driver da placa de rede e assim por diante. O CD de instalação do Windows Server 2003 já vem com o Driver para milhares (é isto mesmo: milhares) de dispositivos diferentes. Quando você instala um dispositivo de hardware, para o qual o Driver está no CD de instalação, o processo é bastante simples. Você desliga o computador e instala o dispositivo de Hardware. Ao ligar o computador o Windows Server 2003  reconhece o dispositivo e já carrega o driver adequado, a partir do CD de instalação do Windows Server 2003. A única coisa de diferente que você vê, logo após ter feito o logon, é uma janelinha com uma mensagem de que um novo Hardware foi encontrado e o respectivo driver está sendo instalado. Pode acontecer de ser aberta uma janela solicitando que você coloque o CD de instalação do Windows Server 2003 no drive de CD, para que possam ser copiados os arquivos necessários. Também pode-se ter situações em que o driver para o hardware que está sendo instalado, não esteja no CD de instalação do Windows Server 2003. Porém, todo o dispositivo de Hardware vem com u disquete ou CD-ROM, no qual estão disponíveis os drivers do dispositivo, para as várias versões do Windows. Nestas situações, após ter reconhecido o dispositivo de Hardware, o Windows Server 2003 solicita que seja fornecido o caminho onde estão os arquivos de instalação do driver do dispositivo. Agora é só informar se os arquivos estão no disquete ou no CD-ROM.

Exemplo: Neste exemplo vou abrir a opção “Adicionar hardware”, porém não irei instalar nenhum novo dispositivo de hardware; apenas irei descrever algumas das opções disponíveis.

1.         Abra o Painel de controle: Iniciar -> Painel de controle.
2.         Certifique-se de que o modo de exibição tradicional esteja sendo utilizado e não o modo de exibição por categorias.
3.         Dê um clique duplo na opção Adicionar hardware. Irá surgir a tela inicial do assistente de hardware, conforme indicado na Figura 4.54.


Figura 4.54 A tela inicial do assistente de hardware.

4.         Dê um clique no botão Avançar (Next), para ir para a próxima etapa. O Windows Server 2003 pode demorar algum tempo, pois nesta etapa ele irá procurar por novos dispositivos de Hardware que tenham sido instalados porém ainda não foram configurados.
5.         Surge uma tela com duas opções.

  • Sim, já conectei um item de Hardware: Utilize esta opção se o dispositivo de Hardware já está instalado fisicamente no computador, porém não foi detectado automaticamente pelo Windows Server 2003  Se você marcar esta opção, ao clicar no botão Avançar, será exibida uma lista com todos os dispositivos de hardware instalados no computador. Você pode marcar um dos dispositivos e clicar no botão Avançar para tentar solucionar problemas com dispositivos que não estão funcionando.
  • Não, ainda não adicionei o item de hardware: Se você marcar nesta opção e clicar no botão Avançar, o Windows Server 2003 informa que não é possível continuar com o assistente de Hardware, que você deve desligar o computador, instalar o item de hardware e ligar novamente o computador, conforme indicado na Figura 4.55.


Figura 4.55 O assistente de Hardware informa que você precisa desligar o computador, instalar o novo dispositivo e ligar o computador novamente.

6.         Como você não irá instalar nenhum novo dispositivo neste momento, clique no botão Cancelar, para fechar o Assistente de hardware.

Mantendo o Windows Server 2003 atualizado  com o Windows Update.

Após o lançamento do Windows Server 2003 podem ser descobertos problemas, os famosos “bugs”. Além dos bugs podem ser detectadas falhas de segurança que necessitam ser corrigidas para proteger o sistema. De tempos em tempos, a Microsoft lança os chamados Service Packs. Um Service Pack é um conjunto de correções que deve ser aplicado a um determinado produto. Por exemplo, existe Service Pack para o Windows NT, para o Windows 2000, para o Internet Explorer, enfim, para todos os produtos da Microsoft. Normalmente são lançados mais do que um Service Pack para uma mesma versão do Produto. É lançado o Service Pack 1, após a aplicação deste são detectados novos problemas, com isso é lançado o Service Pack 2 e assim por diante.

Evidentemente que os Service Pack são gratuitos, podendo ser copiados diretamente do site da Microsoft. Porém entre o lançamento de uma versão e outra do Service Pack, surgem várias pequenas falhas que precisam ser corrigidas imediatamente, para evitar problemas, principalmente, de segurança. A maneira mais prática de manter-se atualizado com todas as correções/melhorias do Windows Server 2003 é através do Windows Update. O Windows Update é acessado através do comando: Iniciar -> Todos os programas -> Windows Update. Para utilizar o Windows Update você precisa estar conectado à Internet e estar logado com uma conta com permissões de Administrador.

Ao acionar o Windows Update, surge uma janela com opções de atualização. Esta janela é, basicamente, uma página da Internet na qual você clica nas opções desejadas. O Windows Server 2003 conecta com o site de atualizações da Microsoft, detecta as atualizações disponíveis e dá a opção de você baixar e instalar as atualizações. As atualizações são divididas em categorias, sendo que as mais importantes são as atualizações críticas.

Normalmente as atualizações críticas estão relacionadas com atualizações de segurança e, após o Download e instalação destas, o Windows Server 2003 precisa ser reinicializado. O processo de atualização via Internet é extremamente simples. Você clica nas atualizações desejadas e o Windows Server 2003 copia os arquivos necessários e instala-os no computador. Se necessário uma mensagem será exibida solicitando que o computador seja reinicializado. Após utilizar o Windows Update, o Windows Server 2003 configura o sistema para pesquisar, periodicamente na Internet, por novas atualizações. Isto é feito para manter o Windows Server 2003 sempre atualizado.

Nota: Segundo informações da própria Microsoft, nenhuma informação do usuário ou do computador do usuário é transmitida para a Microsoft, durante o processe de atualização através do Windows Update.

Buscando ajuda via Internet.

A Internet, sem nenhuma dúvida é a melhor fonte de informações para buscar informações sobre solução de problemas no Windows Server 2003. A Microsoft, no seu site de suporte ao usuário: http://support.microsoft.com, mantém um banco de artigos, com informações valiosas para a resolução de problemas com o Windows Server 2003. Esta base de soluções é conhecida como KB – Knowledge Base e está disponível para todos os produtos da Microsoft.

Na Ajuda do Windows Server 2003, tem um link direto para o site de suporte da Microsoft. Abra a Ajuda do Windows Server 2003: Iniciar -> Ajuda e suporte. Na janela Centro de ajuda e suporte, indicada na Figura 4.56, dê um clique no link “Support”.


Figura 4.56 Link para o site de suporte online da Microsoft.

Dica: Você pode simplificar o acesso ao suporte Online, simplesmente utilizando o seguinte endereço: http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=fh;EN-US;winsvr2003


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI