[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 02 : 08
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 40 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Loja Virtual do Site

Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

LIVROS MAIS VENDIDOS:

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 019 - Capítulo 02 - O Júlio ficou louco ou estamos voltando ao Mainframe?

Amigo leitor, nem uma, nem outra. Você deve estar utilizando os seguintes passos de raciocínio, baseado no texto que acabou de ler:

1.         Na época do Mainframe os aplicativos e os dados ficavam no Mainframe. O acesso era feito através de terminais, conhecidos como terminais burros. A administração era feita centralizadamente, o que facilitava a atualização e manutenção das aplicações.
2.         No modelo Cliente/Servidor clássico a aplicação e a lógica ficava no programa instalado na estação de trabalho cliente e os dados no servidor de banco de dados. Isso gera dificuldades para atualização das aplicações e um elevado custo para manter este modelo funcionando.
3.         A nova tendência é portar as aplicações para um modelo de n camadas, onde as aplicações, a lógica e os dados ficam em servidores (de aplicações, Web e de banco de dados) e o acesso é feito através de um Navegador.
4.         Puxa, mas o modelo em n camadas é praticamente o mesmo modelo do Mainframe, com aplicações e dados no servidor, administração centralizada e redução no custo de propriedade (TCO) em relação ao modelo Cliente/Servidor tradicional? É isso mesmo, este modelo é muito próximo do modelo do Mainframe, porém com todas as vantagens da evolução da informática nestas últimas décadas, tais como interfaces gráficas, programas mais poderosos e por aí vai.

Na prática, o que está em uso nas empresas é um modelo misto, onde algumas aplicações rodam no PC do usuário e outras são acessadas através da rede, mas rodam nos servidores da rede da empresa. O que se busca é o “melhor dos dois mundos”, ou seja os recursos sofisticados e aplicações potentes com interfaces ricas do modelo Cliente/Servidor, com a facilidade e baixo custo do modelo Centralizado da época do Mainframe.

Posso citar o exemplo de um dos bancos com os quais trabalho. Quando vou ao banco renovar um seguro ou tratar algum assunto diretamente com o gerente, vejo que ele tem na sua estação de trabalho, aplicativos de produção do dia-a-dia, tais como o Microsoft Word, Microsoft Excel, um aplicativo de cálculos e análise de crédito e assim por diante. Este mesmo gerente utiliza o site da empresa para fornecer informações. Ele também utiliza a Internet da empresa para se manter atualizado. Além disso ele utiliza alguns sistemas que ainda residem no bom e velho mainframe. Por exemplo, quando eu peço que ele faça uma alteração no meu endereço de correspondência, ela acessa a famosa telinha verde, de um programa emulador de terminal, que acessa uma aplicação que está no Mainframe da empresa.

Este caminho me parece muito mais sensato, ou seja, não precisa ser um ou outro modelo, mas sim o melhor dos dois mundos.

Agora que você já sabe sobre os modelos de redes e de desenvolvimento de aplicações utilizados nas empresas, é hora de falar sobre o papel do Windows Server 2003 nestas redes.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers do Júlio Battisti

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite! São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2018 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI