[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 02 : 04
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 40 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Loja Virtual do Site

Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

LIVROS MAIS VENDIDOS:

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 015 - Capítulo 02 - Morte ao Mainframe, viva a descentralização!!!

Normalmente quando começa a surgir um movimento de mudança, este apresenta características contrárias aos princípios do modelo vigente. Foi mais ou menos o que aconteceu com o modelo Cliente/Servidor, em relação ao modelo baseado no Mainframe.

No final da década de 80, início dos anos 90, os computadores padrão PC já eram uma realidade. Com o aumento das vendas os custos começaram a baixar e mais e mais empresas começaram a comprar computadores padrão PC. O próximo estágio neste processo foi, naturalmente, a ligação deste computadores em rede. Desde as primeiras redes, baseadas em cabos coaxiais, até as modernas redes, baseadas em cabeamento estruturados e potentes Switchs de 100 MB ou de 1GB, o computador padrão PC continua sendo amplamente utilizado.

A idéia básica do modelo Cliente/Servidor era uma descentralização dos dados e dos aplicativos, trazendo os dados para servidores localizados na rede local onde os dados fossem necessários e os aplicativos instalados nos computadores da rede. Este movimento de um computador de grande porte – Mainframe, em direção a servidores de menor porte – servidores de rede local, foi conhecido como Downsizing, que eu me atrevo a traduzir como “Redução de Tamanho”.

A seguir apresento um diagrama para ilustrar o modelo Cliente/Servidor. Depois faço alguns comentários para salientar os elementos deste modelo e em seguida comento as vantagens e desvantagens.

No modelo Cliente/Servidor temos um ou mais equipamentos de maior capacidade de processamento, atuando como Servidores. Estes equipamentos normalmente ficam reunidos em uma sala conhecida como “Sala dos Servidores”. São equipamentos com maior poder de processamento (normalmente com dois ou mais processadores) , com grande quantidade de memória RAM e grande capacidade de armazenamento em disco. Os servidores normalmente rodam um Sistema Operacional específico para servidor, como por exemplo um dos sistemas operacionais listados a seguir:

  • Alguma versão do UNIX: AIX, HP-UX, SCO, etc.
  • Novell
  • Windows NT Server (3.51, 4.0)
  • Windows 2000 Server
  • Windows Server 2003

Nos servidores ficam os recursos a serem acessados pelas estações de trabalho da rede, como por exemplo pastas compartilhadas, impressoras compartilhadas, páginas da Intranet da empresa, aplicações empresariais, bancos de dados, etc. Como o próprio nome sugere, o servidor “Serve” recursos e serviços que serão utilizados pelas estações de trabalho da rede, as quais são chamadas de estações cliente ou simplesmente clientes.

Nas estações de trabalho dos usuários (conhecidas como clientes), são instalados programas, que fazem acesso a recursos disponibilizados pelos servidores. O exemplo mais típico de aplicação Cliente/Servidor, é uma aplicação desenvolvida em Visual Basic ou Delphi, a qual acessa dados de um servidor SQL Server 2000, instalado em um servidor da rede. Temos um exemplo onde estão sendo utilizados três servidores:

  • Servidor de arquivos
  • Servidor de banco de dados
  • Servidor para outras funções (autenticação de usuários, resolução de nomes, Intranet, etc).
O modelo Cliente/Servidor pareceu, no início, ser uma solução definitiva em substituição ao modelo baseado no Mainframe. Porém os problemas, que não foram poucos, começaram a aparecer, dentre eles o elevado custo de administração e manutenção de uma rede baseada neste modelo, conforme descreveremos mais adiante. Para entender o porquê deste custo elevado, é preciso falar um pouco sobre o modelo de aplicações em duas camadas, também conhecido como Cliente/Servidor clássico e todos os seus problemas.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers do Júlio Battisti

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite! São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2018 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI