NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
« Lição anterior | ![]() |
Δ Página principal | ![]() |
¤ Capítulos | ![]() |
Próxima lição » |
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO Autor: Júlio Battisti |
|||
---|---|---|---|
Lição 119 - Capítulo 07 - Utilizando o Profiler | |||
O Profiler é uma ferramenta que podemos utilizar para monitorar a atividade em uma ou mais instâncias de um servidor SQL Server. Entenda-se por atividades desde uma conexão efetuada pelo usuário até os comandos T-SQL executados através desta conexão. Com a utilização do Profiler, o DBA pode, por exemplo, monitorar somente as tentativas de conexão sem sucesso ou somente as consultas que demoram mais do que um determinado tempo para executar. Com isso, o DBA pode detectar tentativas de acesso indevido, como no caso de sucessivas tentativas de logon sem sucesso, até consultas mal escritas, com erros de lógica no código T-SQL e que estejam demorando muito para executar. Enfim, é uma ferramenta em que o DBA pode ter um acompanhamento do que está sendo executado em uma ou mais instâncias do servidor SQL Server. Também temos a possibilidade de filtrar as atividades capturadas. Podemos especificar um filtro para que sejam exibidas apenas as consultas executadas em um determinado Banco de Dados, por exemplo. A atividade capturada pode ser salva em um arquivo ou em uma tabela de um Banco de Dados, para análise posterior ou em tempo real. Você pode fazer com que os dados sejam capturados e enviados para uma tabela, e desenvolver consultas que façam pesquisas nesta tabela. O conjunto de eventos e ações capturadas definem o que chamamos de um “Trace”. Podemos criar um Trace novo, onde vamos definir quais os eventos queremos acompanhar, ou podemos utilizar alguns modelos de Trace que são fornecidos junto com o SQL Server. A seguir descrevemos os principais modelos de Trace já existentes. Estes modelos de Trace encontram-se na seguinte pasta: C:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\90\Tools\Profiler\Templates\Microsoft SQL Server\90 Os templates que eram disponibilizados com o SQL Server 2000, estão disponíveis em: C:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\90\Tools\Profiler\Templates\Microsoft SQL Server\80. Os templates de Trace do SQL Server 7.0 estão disponíveis na pasta: C:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\90\Tools\Profiler\Templates\Microsoft SQL Server\70 Para os caminhos indicados anteriormente, considerei que o SQL Server 2005 foi instalado no drive C: A seguir a descição dos principais modelos de Trace disponíveis.
Depois que capturamos uma série de comandos enviados para uma instância do SQL Server, podemos enviar novamente estes comandos para a execução. Na prática, os mesmos comandos são executados novamente, na ordem em que foram capturados. Este procedimento é útil para testar alterações que foram feitas no Banco de Dados, para melhorar o desempenho. Ao executarmos novamente os mesmos comandos, podemos observar se o tempo de execução melhorou após as alterações efetuadas. De uma maneira geral, devemos utilizar o Profiler para as seguintes tarefas:
Vamos a um exemplo prático. Exemplo: Vamos utilizar o Profiler para fazer o acompanhamento das atividades da instância SERVIDOR\SQL2005. Utilizaremos o modelo Standard.TDF. Nosso exemplo será constituído dos seguintes procedimentos:
Então, mãos à obra.
1. Abra o Profiler (Iniciar -> Programas -> Microsoft SQL Server 2005 -> Profiler). Surge a janela do Profiler, indicada na Figura 7.43.
2. Para criar um novo Trace, selecione o comando File -> New -> Trace, ou pressione Ctrl+N. 3. Surge uma janela perguntando qual instância do servidor SQL Server, queremos monitorar. Na lista SQL Server selecione SERVIDOR\SQL2005. Para autenticação certifique-se de que a opção Windows authentication esteja selecionada. Dê um clique em Connect, para efetuar a conexão. Surge a janela Trace Properties. Nesta janela podemos definir qual o modelo de Trace que será utilizado e personalizar algumas características do Trace, conforme indicado na Figura 7.44.
4. A guia General já vem selecionada, por padrão. No campo Trace name digite: Trace de teste. 5. Observe que no campo Trace SQL Server já aparece SERVIDOR\SQL2005. Na lista Template name, certifique-se de que esteja selecionado o modelo Standard (default). A guia Events Selection: Nesta guia podemos definir quais os eventos que devem ser registrados no Trace. Os eventos que aparecem nesta guia são ligados ao modelo selecionado. Para cada modelo de trace temos um conjunto diferente de eventos a serem monitorados e capturados pelo Profiler. Nesta guia podemos adicionar ou excluir eventos, para personalizar o Trace de acordo com nossas necessidades. Observe que os eventos estão divididos em uma série de categorias: Cursors, Databases, Errors and Warnings, etc. Dentro de cada categoria temos uma série de eventos, que podem ser adicionados ao Trace marcando o evento, ou removidos, simplesmente desmarcando o evento. Para cada evento que você seleciona, você pode marcar uma ou mais colunas, para definir quais informações serão capturadas para cada evento. Não vamos alterar nada nesta guia. 6. Dê um clique no botão Run para iniciar a captura de eventos pelo Profiler. Sua janela deve estar conforme indicado na Figura 7.45
Agora vamos gerar atividades na instãncia SERVIDOR\SQL2005, para que sejam capturados eventos no Profiler. 7. Minimize o Profiler e vamos para o próximo procedimento.
1. SQL Server Management Studio. 2. Navegue até a instância SERVIDOR\SQL2005, e depois, até o Banco de Dados Northwind. Clique com o botão direito do mouse na instância e, no menu de opções que é exibido clique em New Query. Será aberta a janela de execução de comandos T-SQL 3. Execute os seguintes comandos: USE NorthWind SELECT * FROM DBO.ORDERS 4. Restaure o Profiler e observe que uma série de eventos já foram capturados, conforme indicado na Figura 7.46.
5. Observe que na figura aparece em destaque, o comando executado quando abrimos a tabela Orders: SELECT * FROM Orders. 6. Minimize o Profiler. 7. Feche o SQL Server Management Studio.
1. Restaure o Profiler. 2. Para parar a captura selecione o comando File -> Stop Trace. 3. No meu caso foram capturadas 8261 eventos, sendo que o último evento é justamente a parada do Trace: TraceStop, conforme indicado na Figura 7.47.
Poderíamos reiniciar o Trace, utilizando o comando File -> RunTrace. Poderíamos localizar um evento específico utilizando o comando Edit -> Find. Para descartar todos os eventos capturados utilizamos o comando Edit -> Clear Trace Window. Podemos gerar um Script com todos os comandos capturados. Este Script pode ser gerado para a versão SQL Server 2002 ou SQL Server 2005. Para isso utilizamos os comandos File -> Export -> Script Trace Definition -> For SQL Server 2005... ou File -> Export -> Script Trace Definition -> For SQL Server 2000..., respectivamente. 4. Agora vamos salvar o Trace em uma tabela do Banco de Dados Exemplo1, criado no Capítulo 3. 5. Selecione o comando File -> Save As -> Trace Table. 6. Surge uma janela solicitando o nome da instância e o tipo de autenticação. Na lista SQL Server, selecione SERVIDOR\SQL2005, e marque Windows authentication. 7. Dê um clique no botão Connect para conectar com a instância selecionada. 8. Na janela Destination Table, que é exibida, devemos selecionar o nome do Banco de Dados e o nome da tabela onde serão salvos os dados capturados. 9. Na lista Database selecione Exemplo1. 10. No campo Table, digite TraceEx1, conforme indicado na Figura 7.48.
11. Dê um clique no botão OK e pronto. A tabela TraceEx1 será criada no Banco de Dados Exemplo1, da instância SERVIDOR\SQL2005 e os dados capturados pelo Profiler serão gravados nesta tabela. 12. Você estará de volta ao Profiler. Feche-o. Você pode abrir o SQL Server Management Studio e acessar a tabela TraceEx1 criada anteriormente. Na Figura 7.49 podemos ver os dados que foram salvos nesta tabela.
|
|||
« Lição anterior | ![]() |
Δ Página principal | ![]() |
¤ Capítulos | ![]() |
Próxima lição » |
Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela
Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!
Para todos os detalhes, acesse:
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®
[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO
APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI