CERTIFICAÇÃO MCSE SECURITY – POR ONDE COMEÇAR
Talvez a maior dificuldade para os iniciantes na carreira MCSE em Windows 2000 ou 2003 seja saber quais exames prestar e qual sistema operacional deve estudar. Apesar da Microsoft disponibilizar um grande número de informações em seu site, os candidatos à certificação precisam trocar idéias com profissionais que já possuem alguma certificação para esclarecerem eventuais dúvidas. Talvez a Microsoft falhe nesse ponto: não disponibilizar, talvez, um atendimento on-line para esclarecer essas eventuais dúvidas.
Nosso intuito com esse artigo é ajudar os iniciantes com essas possíveis dúvidas. Falaremos sobre os exames mais importantes dessa certificação, tão cobiçada pelos profissionais de TI. Darei também algumas dicas sobre por onde começar e quais exames seriam interessantes fazer, não pensando somente no MCSE, mais sim em certificações adicionais, como por exemplo: MCSE Security. E para começar, o que é MCSE?
O QUE É MCSE?
Nada melhor que a definição da própria Microsoft:
“A credencial de Microsoft® Certified Systems Engineer é a principal certificação para profissionais que analisam as necessidades corporativas, projetam e implementam a infra-estrutura para soluções comerciais baseadas na plataforma do Microsoft Windows® 2000 e servidores Microsoft”.
Ou seja, o MCSE (Microsoft Certified Systems Engineer) é o “cara” da infra-estrutura de uma rede Windows. Ele deve conhecer profundamente todos os serviços do Windows 2000, como: DHCP, DNS, WINS, RRAS, entre outros. O MCSE Security deve dominar também a área de segurança.
POR ONDE COMEÇAR ENTÃO?
O maior erro que vejo é o seguinte: os profissionais começam a fazer os exames sem mesmo saber de quais certificações esse exame faz parte. Ele só vai atrás de maiores informações depois de ter prestado vários exames. Do meu ponto de vista isso é um grande erro. As pessoas somente devem prestar o primeiro exame depois de saberem exatamente qual certificação querem alcançar, e mais que isso, quais serão os exames eletivos e certificações adicionais desejam alcançar, como por exemplo: MCSE Security, MCSE Messaging, entre outras.
A pergunta inicial que o candidato deverá responder é a seguinte: Qual certificação desejo alcançar? Como esse artigo fala sobre MCSE Security, essa pergunta já está respondida. A certificação é MCSE Security.
MCSE Security: Essa certificação é pouco divulgada, talvez de todas as especializações do MCSE, essa seja a que possui menos profissionais certificados.
A segunda pergunta que você deverá responder é a seguinte: Quais exames devo prestar? Para que você alcance essa certificação, os seguintes exames deverão ser concluídos:
Exames Obrigatórios:
- 70-210 - Installing, Configuring and Administering Microsoft Windows 2000 Professional ou 70-270 - Installing, Configuring, and Administering Microsoft Windows XP Professional
- 70-215 - Installing, Configuring, and Administering Microsoft Windows 2000 Server
- 70-216 - Implementing and Administering a Microsoft Windows 2000 Network Infrastructure
- 70-217 - Implementing and Administering a Microsoft Windows 2000 Directory Services Infrastructure
Especialização em Segurança – Obrigatórios
- 70-220 - Designing Security for a Microsoft Windows 2000 Network
- 70-214 - Implementing and Administering Security in a Microsoft Windows 2000 Network
- 70-227 - Installing, Configuring, and Administering Microsoft Internet Security and Acceleration (ISA) Server 2000, Enterprise Edition
Ou seja, com 7 exames, o profissional consegue, além da certificação MCSE, a especialização em segurança. É uma boa opção. Observe que ao fazer a combinação de exames acima, você leva a especialização Security no pacote.
Uma dica quente: Vamos supor que você tenha concluído os 7 exames acima. Legal, você possui a certificação MCSE Security. Mas você pode ir ainda mais longe. Com apenas mais 1 exame, 70-218 - Managing a Microsoft Windows 2000 Network Environment, você obtêm a certificação MCSA Security. Resumindo: com apenas 8 exames, você alcança as certificações MCSA Security e MCSE Security. Lógico que a certificação MCP também faz parte. |
Observe que fazendo uma combinação de exames, você tem um melhor aproveitamento dos exames. Essa é uma primeira idéia de como podemos planejar nossa certificação.
O problema dessa certificação é que o profissional, por enquanto, não conhece SQL, nem Exchange. Isso é um problema, pois imaginem o administrador de redes da empresa, MCSE, que não conhece SQL e nem Exchange.
Mas o profissional MCSE Security, por outro lado, sabe tudo de segurança. Ou seja, tem suas vantagens e desvantagens. Cabe a você, profissional, decidir o que é melhor para sua carreira. Sabemos que a segurança está em moda hoje em dia, portanto, pense bem. E nada impede de você continuar com as certificações, e se especializar em Exchange o SQL.
Por enquanto é isso. Nos próximos artigos trataremos do MCSE Messaging e MCDBA.
Espero ter ajudado, e qualquer duvida entrem em contato através do e-mail contato@fabianosantana.com.br
Autor: Fabiano de Santana
Certificações: MCP – MCSA 2000 e 2003 – MCSE 2000
Livros: Manual de Estudos MCSE 70-210 e Simulado MCSE 70-210