Você está aqui: Principal > Artigos > Certificações
  :: Autor: Júlio Battisti   :: Site:     www.juliobattisti.com.br/
  :: Data:  14/01/2003   :: e-mail: webmaster@juliobattisti.com.br
 
LIVROS
Access e Banco de Dados
Excel e Word
Negócios e Carreira
Programação
Redes e Segurança
Windows e Linux
VÍDEO-AULAS
Access e Banco de Dados
Concursos Públicos
CSharp
Delphi
Excel
Office
Photoshop
Programação
Redes e TCP/IP
Sistemas Web Prontos
VBA no Excel
Webdesign
Windows
E-BOOKS
Access e Banco de Dados
Carreira e Negócios
Excel
Programação
SAP
Windows
Word
CURSOS ONLINE
Access e Bancos de Dados
Excel
Formações Completas
Programação
Redes
SAP
Windows e Linux
50 Dicas que você não pode esquecer!

Nesta coluna vou apresentar 50 dicas que você não pode esquecer para os exames de Certificação da Microsoft. As dicas são relacionadas com os exames do Windows 2000 Server e Professional e para o exame do Windows XP Professional. São especialmente indicadas para quem está em busca das certificações MCSE ou MCSA.. Para facilitar vou dividir as dicas em categorias.

Gostaria de agradecer a todos os leitores que entraram em contato via email em 2002, enviando as suas dúvidas, comentários, críticas e sugestões. Esta troca de informações e idéias é muito importante. Espero, sinceramente, que as colunas publicadas neste espaço tenham sido úteis e ajudado muitos candidatos a alcançar os seus objetivos. Um natal cheio de felicidade e um 2003 de progresso, realizações e muita paz.

Categoria 1: Por que devo fazer os exames em inglês???
1. Uma das dúvidas que eu mais recebo via email é sobre a disponibilidade de materiais de estudo e dos exames em Português. A maioria dos exames já está disponível em Português, porém sempre aconselho os candidatos que estudem usando material em Inglês e façam o exame em Inglês.

2. Os melhores materiais, infelizmente (ou não) ainda estão em inglês. Só para citar o principal: o Resource Kit do Windows 2000 Server, que é a principal fonte de consulta sobre Windows 2000, está em inglês.

3. Além disso as traduções realmente deixam a desejar. Se você já acha ruim as traduções da Ajuda (Help) do Windows 2000, espere para ver as traduções das questões dos exames. Já vi questão onde Frame Relay foi traduzido como Quadro Relay e TCP foi traduzido para "O Controle do Protocolo de Transporte". Simplesmente não dá, a tradução deixa muitas questões confusas, de difícil interpretação. Sei que esta questão é polemica, porém não tenho como deixar de observar que as traduções realmente deixam muito a desejar.

4. Além disso a certificação (MCSE, MCSA, etc) não terá muito valor no mercado se o candidato não dominar, pelo menos, o inglês técnico. Você acredita que uma empresa contratará um MCSE para Gerenciar e Projetar futuras expansões da rede da empresa se o candidato não dominar o básico do idioma Inglês?? Eu não contrataria.

5. Por último, relacionada com as outras quatro, pare de buscar desculpas para não aperfeiçoar ou até mesmo aprender inglês. Desculpas do tipo: "Será que não tem este material em português, é que não sou muito bom no Inglês", não servem. Se você não é muito bom no inglês, trate de melhorá-lo, de buscar um tempo e estudar uma ferramenta fundamental para o profissional de TI – o Inglês.
Categoria 2: Sistema de Arquivos e Permissões de Segurança:
6. O Windows 2000 e o XP reconhecem os sistemas de arquivos FAT, FAT32 e NTFS. Lembre que o NT 4.0 não reconhece FAT32.

7. O Windows 2000 e o XP conseguem dividir um disco rígido em partes e utilizá-las como se fossem unidades separadas. Se o disco for um Disco Básico, a divisão é feita em partições, que podem ser primárias ou estendidas, se o disco for um Disco Dinâmico, a divisão é feita em Volumes.

8. É possível converter um Disco Básico para Disco Dinâmico sem perda das informações. O contrário não é possível, ou seja, para converter um disco Dinâmico de volta para Básico será preciso fazer uma cópia de segurança dos dados (Backup), formatar o disco e fazer a restauração dos dados.

9. É possível converter uma partição e/ou volume formatado com FAT ou FAT32 para NTFS, sem perda de dados. Para isso utilizamos o comando convert, conforme exemplo a seguir:
convert C: /fs:NTFS
10. Para converter de NTFS de volta para FAT ou FAT32 é preciso fazer um backup dos dados, formatar a partição e/ou volume como FAT ou FAT32 e fazer uma restauração dos dados.

11. Não deixe de conferir os detalhes sobre o processo de Boot do Windows 2000/XP, os detalhes sobre o arquivo Boot.ini e os chamados caminhos ARC, assuntos estes detalhadamente explicados no seguinte endereço:
/artigos/windows/boot.asp
12. Volumes tolerantes a falha, tais como RAID 5 e RAID 1 somente podem ser criados no Windows 2000 Server, não estando disponíveis no Windows 2000 Professional e no Windows XP Professional.

13. Confira todos os detalhes sobre Gerenciamento de Discos, criação, alteração e gerenciamento de partições e volumes, no seguinte endereço:
/artigos/windows/volumes_p1.asp
14. Definição de cotas, auditoria de acesso, criptografia e permissões de segurança somente estão disponíveis em volumes/partições formatados com o sistema de arquivos NTFS.

15. Você pode definir permissões de acesso para um compartilhamento e também permissões de segurança (somente em volumes/partições formatadas com NTFS). As permissões de compartilhamento definem quem tem acesso a um determinado compartilhamento através da rede, bem como o nível de acesso: Controle Total, Alteração ou Somente Leitura.

16. É importante salientar que as permissões de compartilhamento somente tem efeito para acesso através da rede, ou seja, se o usuário fizer o logon no computador onde está a pasta compartilhada, as permissões de compartilhamento não serão aplicadas.

17. Em volumes formatados com FAT ou FAT32 as permissões de compartilhamento são a única opção para limitar o acesso dos usuários através da rede.

18. As permissões NTFS são definidas para pastas e arquivos gravados em volumes/partições formatadas com o sistema de arquivos NTFS.

19. Caso o usuário pertence a mais de um grupo, a permissão NTFS efetiva será a soma das permissões de todos os grupos aos quais o usuário pertence.

20. Lembre que Negar sempre tem precedência sobre todas as demais permissões. Por exemplo, se um usuário pertence a cinco grupos e um dos grupos tem permissão Negada em uma pasta e/ou arquivo, o usuário terá a permissão negada, devido a precedência de negar sobre os demais permissões.

21. Em caso de conflito entre as permissões NTFS da pasta e do arquivo, prevalece a permissão definida para o arquivo. Por exemplo, se o usuário tem permissão somente de Leitura na pasta porém, em um determinado arquivo dentro desta pasta, o usuário tem permissão de Alteração, o usuário poderá alterar este arquivo.

22. As permissões NTFS tem efeito tanto para acesso através da rede, quanto para acesso local.

23. Para definir auditoria de acesso a pastas, arquivos e impressoras, você precisa configurar as diretivas locais de segurança (Iniciar -> Programas -> Ferramentas Administrativas -> Diretivas Locais de Segurança) para habilitar a auditoria. Também é necessário configurar em cada pasta e/ou impressora, quais os grupos que serão auditados. Não esqueça que somente a configuração das Diretivas Locais de Segurança não é suficiente.

24. Os recursos de compactação e criptografia são mutuamente excludentes, ou seja, não é possível compactar e criptografar uma pasta e/ou arquivo ao mesmo tempo. Ou utilizamos compactação ou utilizamos criptografia.

25. Em caso de diferença entre a permissão de compartilhamento resultante e a permissão NTFS resultante, vale a mais restritiva. Por exemplo, se em uma determinada pasta compartilhada, a permissão de compartilhamento resultante, para o usuário jsilva for Leitura e a permissão NTFS resultante, para este mesmo usuário jsilva for Alteração, a permissão efetiva será a mais restritiva que, no nosso exemplo, é a permissão Leitura.

26. Para detalhes completos sobre permissões de segurança, consulte o endereço a seguir:
/artigos/windows/ntfs_p1.asp
Categoria 3: Inicialização do Windows e instalação de drivers de Hardware:
27. Você pode criar um sistema multi-boot, com várias versões do Windows instaladas. Para criar um sistema dual-boot, com o NT 4 e o Windows 2000/XP, você deve primeiro instalar o NT 4.0, certificar-se de que, pelo menos o SP 4.0 ou superior esteja instalado e, em seguida, instalar o Windows 2000/XP em um novo volume/partição.

28. No arquivo Boot.ini estão as informações que o Windows utiliza para montar o menu de inicialização, quando temos duas ou mais versões do Windows instaladas no mesmo computador.

29. A opção "Last Know Good Configuration (Última Configuração Válida)" somente pode ser utilizada se você não fez um novo logon após ter feito as alterações. Por exemplo, se você instala uma nova versão do driver da placa de rede, reinicializa o computador e faz o logon. Após o logon o novo driver começa a apresentar problemas, você já não poderá mais reinicializar o computador e utilizar a opção Last Know Good Configuration. Já se logo após a instalação da nova versão do driver você inicializa o computador e este apresenta problemas, antes de que você possa fazer o logon, neste caso você poderá reinicializar o computador e utilizar a opção Last Know Good Configuration. Com isso a versão antiga do driver será carregada e você poderá inicializar o computador normalmente.

30. No Windows XP e somente no Windows XP, existe a opção de Driver Rollback. Está opção está disponível no Gerenciador de Dispositivos. Ao utilizar esta opção, a versão atual do driver é substituída pela versão anterior.

31. Outro recurso para resolução de problemas que está disponível é o Console de Recuperação. Esta opção não é instalada por padrão. Para instalar o Console de Recuperação utilize o seguinte comando:
winnt32 /cmdcons
32. Outra opção para solucionar problemas com um novo driver que tenha sido instalado é inicializar no Modo de Segurança e desinstalar o driver com problema. Depois inicialize no modo Normal e instale a versão correta do driver.
Categoria 4: Assuntos diversos e endereços úteis:
33. Lembre-se de estudar, em detalhes, sobre o Active Directory. Em diversos exames do MCSE são cobrados tópicos referentes ao Active Directory, principalmente nos exames 70-217 e 70-219.

34. Você pode fazer o Download de um ebook gratuito, com uma série de informações úteis sobre o Active Directory no endereço a seguir. O site exige cadastramento para fazer o Download, porém o cadastramento é gratuito:
http://www.netpro.com/ebook/
35. Outro assunto que é muito cobrado nos exames para o MCSE e MCSA é Group Polices Objects (GPO). GPO são utilizados para efetuar configurações que devem ser aplicadas a um grande número de computadores e usuários de um domínio. Por exemplo, posso utilizar GPO para desabilitar uma série de recursos do Painel de Controle para todos os usuários do domínio, com exceção dos usuários do grupo Administradores do Domínio.

36. Você pode fazer o Download de um ebook gratuito, com uma série de informações úteis sobre GPO no endereço a seguir. O site exige cadastramento para fazer o Download, porém o cadastramento é gratuito:
http://www.fullarmor.com/ebook/read/
37. Não esqueça de estudar os princípios básicos do protocolo TCP/IP. Entenda bem o que é o Número IP, o que é a máscara de sub-rede, o Default Gateway e o esquema de endereçamento e roteamento utilizado pelo TCP/IP. Estes tópicos são cobrados mais detalhadamente no exame 70-216 que, na minha opinião, é o exame mais difícil no caminho de quem quer obter a certificação MCSE.

38. Nos endereços a seguir você encontra dicas de livros sobre TCP/IP, bem com dezenas de endereços para tutoriais e cursos gratuitos sobre TCP/IP:
  • /artigos/windows/tcpip_p1.asp


  • https://juliobattisti.com.br/livrosdetcpip.asp
  • 39. Cada serviço do protocolo TCP/IP trabalha em uma determinada porta. Lembre das portas utilizadas pelos principais serviços, tais como: HTTP -> porta 80, FTP -> porta 21 e assim por diante.

    40. Você encontra um excelente ebook, gratuito, no formato .pdf para Download, sobre Administração do Windows 2000 no endereço a seguir. Neste ebook você encontra tópicos relacionados aos exames 70-210, 70-215 e 70-218. O site exige cadastramento para fazer o Download, porém o cadastramento é gratuito:
    http://www.fastlane.com/windows2000admin/
    41. O Resource Kit, tanto do Windows 2000 quanto do Windows XP, é, sem dúvidas, a melhor fonte de consulta e a mais completa documentação sobre o Windows. A versão impressa custa cerca de 300 dólares (mais de 1000 reais em épocas de dólar a R$ 3,50). A versão OnLine é gratuita e pode ser acessada no seguinte endereço:
    http://www.microsoft.com/windows2000/techinfo/reskit/default.asp
    42. Uma excelente revista sobre certificações Microsoft é a revista MCP Magazine, em inglês, disponível no seguinte endereço: http://www.mcpmag.com. O acesso OnLine é gratuito, mediante cadastro, para profissionais que possuam uma das seguintes certificações: MCSE, MCSA, MCSD, MCT ou MCDBA. Também existe a opção de fazer a assinatura da revista impressa.

    43. Para os exames 70-210 (Windows 2000 Professional) e 70-270 (Windows XP Professional) é muito importante os tópicos relacionados a instalação não assistida (Unattended Instalattion). Você encontra informações detalhadas sobre este tipo de instalação no Resource Kit do Windows 2000 e do Windows XP, no endereço descrito na dica 41.

    44. As questões relacionadas a segurança são cada vez mais importantes e cada vez mais presentes nos exames. Revise tópicos como IPSEC, criptografia, RRAS, Roteamento e configurações avançadas de DNS e do TCP/IP, principalmente para o exame 70-216.

    45. O exame 70-219 tem um formato diferente dos demais exames, é o mesmo formato do exame 70-100 (exame de Análise de Sistemas para o MCSD). No endereço a seguir, você encontra detalhes sobre o formato destes exames:
    /artigos/certificacoes/novas_questoes_p1.asp
    46. Na coluna Certificado de Garantia, aqui do site TI Master, você encontra uma série de resumos para os exames 70-210 e 70-215. Concentre o seu estudo nos tópicos relacionados nestes resumos.

    47. A seguir coloco o endereço de mais alguns materiais de estudo gratuitos que podem ser de grande ajuda na preparação para os exames:
    https://juliobattisti.com.br

    http://www.timaster.com.br

    http://www.cramsession.com

    http://www.examnotes.net

    http://www.mcmcse.com

    http://www.mcseguide.com

    http://www.certportal.com

    http://www.certcities.com

    http://www.ucertify.com

    http://www.mcpmag.com

    http://www.microsoft.com/mcp

    http://www.msexpert.com
    48. Confira também os simulados gratuitos, em português, no meu site, no seguinte endereço:
    https://juliobattisti.com.br
    49. Lembre-se sempre, que os materiais de estudo, os simulados e os resumos, jamais, devem ser utilizados como única fonte de preparação e estudo. Você deve buscar outros materiais tais como livros e simulados, fazer cursos e, o mais importante, ter experiência no trabalho de administração e gerência de uma rede de computadores baseada no Windows 2000 Server e no Active Directory e com clientes baseados no Windows 2000 Professional ou Windows XP Professional. A experiência não é obrigatória, não tem que ser comprovado na hora dos exames, porém é de grande ajuda na resolução das questões.

    50. No mais o básico para qualquer prova/exame: calma, confiança em si mesmo e serenidade para raciocinar com clareza e alcançar o número de acertos necessários para a aprovação. Lembre-se de que a Certificação é apenas um atestado de domínio técnico de uma determinada ferramenta. O mercado exige muito mais dos candidatos, principalmente um conjunto de aptidões pessoais tais como iniciativa, liderança e ética. Para detalhes sobre o que o Mercado espera de um profissional, consulte o artigo de minha autoria: "O Profissional Atual = Um Ser Humano Completo", no seguinte endereço:
    http://www.developers.com.br/artigos.asp?artigo=674
    Conclusão

    É isso amigo leitor. Foi um grande prazer compartilhar dicas sobre certificações e trocar idéias através do email. Espero que no ano de 2003 esta parceria se torne ainda mais intensa. Deixe-me conhecer a sua opinião e também suas sugestões. Entre em contato através do e-mail webmaster@juliobattisti.com.br.



    Simulados Gratuitos On Line em Português
    Exame Simulados
    70-210 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
    70-215 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
    70-216 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
    70-217 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 02
    70-218 Exame 01 :: Exame 02
    70-228 Exame 01 :: Exame 02
    70-290 Exame 01 :: Exame 02 :: Exame 03
    Exame Artigos
    Geral Preparando-se Para o Exame 70-290 - Parte 3
    Geral Preparando-se Para o Exame 70-290 - Parte 2
    Geral Preparando-se Para o Exame 70-290 - Parte 1
    Geral Mais 10 Dúvidas Freqüentes Sobre Certificações
    Geral 10 Dúvidas Freqüentes Sobre Certificações
    Geral MCDST – Microsoft Certified Desktop Support Technician
    Geral O caminho para as certificações da Microsoft
    Geral Como se tornar um MCSE para Windows 2000
    Geral Novos tipos de questões para o MCSE 2000 - Parte 1
    Geral Novos tipos de questões para o MCSE 2000 - Parte 2
    Geral Novos tipos de questões para o MCSE 2000 - Parte 3
    Geral Como se tornar um MCSD
    Geral Tudo sobre a nova Certificação MCAD
    Geral 50 Dicas para os Exames da Microsoft
    Geral Saiba Tudo sobre o MCSE - 2003
    70-100 70-100: Um exame diferente
    70-175 O desafio do exame 70-175
    70-176 Exame 70-176: uma prova 'light'?
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 1
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 2
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 3
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 4
    70-210 Certificando-se em Windows 2000 Professional - Parte 5
    70-215 A hora do exame 70-215 - Parte 1
    70-215 A hora do exame 70-215 - Parte 2
    70-215 A hora do exame 70-215 - Parte 3
    70-218 Como passar no exame do MCSA - 70-218
    70-228 Dicas: Exame de Admin. SQL Server: 70-228
    70-240 O desafio do exame 70-240
     

    VÍDEO-AULAS E-BOOKS LIVROS CURSOS ONLINE CONTEÚDO GRATUITO
  • Access e Banco de Dados
  • Administração e Negócios
  • CAD
  • Concursos Públicos
  • Excel
  • Internet
  • Office
  • Photoshop
  • PowerPoint
  • Programação
  • VBA no Excel
  • Redes e TCP/IP
  • Sistemas Web Prontos
  • VBA no Excel – Sistemas Prontos
  • Hardware e Montagem
  • Vídeo e Áudio
  • CSharp
  • Delphi
  • Webdesign
  • Windows
  • Access e Banco de Dados
  • Área Gráfica
  • BrOffice
  • CAD
  • Carreira e Negócios
  • Certificações Microsoft
  • Concursos Públicos
  • Cultura e Interesse Geral
  • Finanças
  • Excel
  • Formação Pessoal
  • Internet
  • Linux
  • Literatura e Outros
  • Matemática e Física
  • PowerPoint
  • Programação
  • Redes e TCP/IP
  • SAP
  • Vìdeo
  • Webdesign
  • Windows
  • Word e PowerPoint
  • Access e Banco de Dados
  • Aplicativos
  • AutoCAD
  • Carreira e Trabalho
  • Concursos Públicos
  • Criação de Sites e Design
  • Cultura e Interesse Geral
  • Exames de Certificação
  • Excel e Word
  • Finanças e Investimentos
  • Gerenciamento de Projetos
  • Gráficos e CorelDraw
  • Hardware e Montagem
  • Internet
  • Matemática e Física
  • Negócios e Carreira
  • Office 2007
  • PowerPoint
  • Programação
  • Redes e Segurança
  • Segurança
  • Windows e Linux
  • Word
  • Access e Bancos de Dados
  • Carreira e Trabalho
  • Computação Gráfica e Editoração
  • Criação de Lojas Virtuais
  • Criação de Sites e Webdesign
  • Excel
  • Formações Completas
  • Gerenciamento de Projetos
  • Hardware Montagem e Manutenção
  • Programação
  • Redes
  • SAP
  • Windows e Linux
  • Word
  • INSTITUCIONAL

  • Quem somos
  • Garantia de entrega
  • Contato
  • +1500 Artigos e Tutoriais
  • ASP 3.0
  • ASP.NET
  • Access Básico
  • Access Avançado
  • Excel Básico - 120 lições
  • Excel Avançado - 120 lições
  • SQL Server 2005
  • Windows 7
  • Windows XP
  • Windows 2003 Server
  • Windows 2008 Server