[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosASP.NET › Capítulo 02 : 05
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
  « Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
ASP.NET - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 021 - Capítulo 02 - CTS - Common type system

O CTS desempenha um papel fundamental para garantir e facilitar e interoperabilidade entre programas e componentes criados em diferentes linguagens. O CTS define a maneira como os tipos de dados são declarados, usados e gerenciados pelo CLR. Através do CTS temos a garantia de que, por exemplo, um inteiro terá as mesmas características, independente da linguagem na qual o mesmo estiver sendo utilizado.

Uma das maiores dificuldades, no modelo COM/COM+, em fazer com que componentes escritos em diferentes linguagens pudessem interagir, é o fato de que cada linguagem possui o seu próprio conjunto de tipos, o qual não é compatível com o conjunto de tipos das demais linguagens. Colocando de uma maneira mais simples: O tamanho, forma de armazenamento e demais características de cada tipo é dependente da linguagem, no modelo COM/COM+.

O CTS é responsável pelas seguintes funções:

  • Fornecer uma estrutura de dados e tipos padronizados, estrutura esta que torna a integração entre diferentes linguagens, uma realidade, além de garantir uma execução mais rápida, uma vez que as conversões de tipo passam a ser coisa do passado.
  • Fornece um modelo orientado a objetos, o qual é capaz de suportar qualquer linguagem habilitada ao .NET.
  • Define algumas regras e padrões que as linguagens habilitadas ao .NET devem obedecer, o que ajuda a garantir que objetos escritos em diferentes linguagens serão capazes de interagir e trocar mensagens.

Classificação dos tipos do CTS:

Temos duas categorias principais de tipos no CTS:

  • Value types: Toda linguagem de programação fornece um conjunto de tipos básicos de dados, como por exemplo: inteiros, caracteres, números reais, strings, etc. Estes tipos básicos são passados por valores. Em outras palavras, se tenho uma variável x cujo valor é 5 utilizo o seguinte comando:
y=x

Neste caso estou passando o valor contido na variável x, para a variável y. Alterações feitas na variável y não afetarão o valor da variável x. No Framework .NET estes tipos básicos, passados por valor são chamados de value types.

Estes tipos básicos fazem parte do conjunto de classes disponibilizado pelo Framework .NET. Por exemplo, um inteiro é acessado como System.Int32 e um valor bolano como System Boolean. Estes tipos disponibilizados na própria biblioteca de classes do Framework .NET são chamados de “built-in value types”.

Para fornecer uma maior flexibilidade, o Framework .NET também permite que sejam criados os chamados "User-defined value types." Com isso o programador pode definir tipos personalizados, os quais são derivados da classe básica System.ValueType. Com isso podemos criar tipos específicos, de acordo com as necessidades de cada aplicação. Por exemplo, para aplicações de engenharia, podemos criar um tipo para representar números complexos ou matrizes com características definidas.

  • Reference types: Este tipo contém uma referência para o localização do valor do tipo. Em outras palavras, contém o endereço de memória onde está armazenado o valor. Vamos imaginar que x seja uma variável do tipo reference type. Agora vamos fazer uma outra variável y, também do tipo reference type, como sendo igual a x:
y=x

Neste caso, o endereço onde está armazenado o valor de x, foi atribuído a variável y. Se alterarmos o valor de x o que acontece com y? Como y contém o endereço da variável x, ao alterarmos x, y passará a enxergar o valor modificado. Por exemplo, se utilizarmos o comando Console.Writeline(y), será exibido o novo valor da variável x.

Nos Capítulos 3, 4 e 5 apresentaremos alguns exemplos que ilustram a diferença entre value types e reference types.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


  « Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Programação do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books ou Exemplos de Brinde!

Aprenda com Júlio Battisti: SQL Server 2008 R2

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

Macros e Programação VBA no Excel 2010

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

Access 2010 Avançado, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 828 | Editora: Instituto Alpha

 

 

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI