[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosASP.NET › Capítulo 01 : 08
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
  « Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo capítulo »
ASP.NET - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 016 - Capítulo 01 - Conclusão

Neste capítulo “apresentamos” o .NET ao amigo leitor.

Iniciamos o capítulo apresentando uma visão geral e uma definição genérica para a iniciativa .NET da Microsoft. Tratamos de conceitos como Web Services, CLR – Common Language Runtime e .NET Framework Class Library. Vimos que o .NET é a visão da Microsoft em um mundo onde o Software passa a ser desenvolvido e comercializado na forma de serviços. Os programas são construídos a partir de unidades menores, os assemblies. Dentro de um assembly tenho todos os elementos que garantem uma funcionalidade específica, para a qual o assembly foi projetado. Dentro deste contexto podemos concluir que, mais do que uma atualização tecnológica, o .NET é uma mudança de Paradigma.

Destacamos os dois principais componentes do Framework .NET. Em primeiro lugar uma ambiente de execução comum a todas as linguagens habilitadas ao .NET - CLR – Common Language Runtime. Qualquer linguagem habilitada ao .NET, ao ser compilada gera código MSIL – Microsoft Intermediate Language, sendo que é o código MSIL que é executado pelo CLR.

Além disso é fornecida uma biblioteca de classes que pode ser utilizada por qualquer linguagem habilitada ao .NET - .NET é uma mudança de Paradigma. Ao colocar a disposição do programador um conjunto de classes padronizadas, o Framework .NET está incentivando boas práticas de programação, como a herança e a conseqüente reutilização de código.
Em seguida apresentamos os problemas com o modelo de desenvolvimento atual, baseado em componentes que seguem o padrão COM/COM+. Vimos que para que um componente possa ser utilizado o mesmo precisa ser registrado e que, diferentes versões de um mesmo componente não podem coexistir em um mesmo computador, o que pode fazer com que ao instalarmos um programa, o mesmo substitua a versão atual do componente por uma versão diferente, a qual não pode ser utilizada por outros programas que dependem da versão anteriormente instalada. Isto faz com que o programa que depende da versão substituída, deixe de funcionar. Esta situação também é conhecida como “DLL Hell.”

Também fizemos uma revisão rápida dos modelos de desenvolvimento em 2, 3 ou n camadas. Apresentamos as deficiências e vantagens de cada modelo.

Em seguida voltamos aos componentes do Framework .NET apresentando, em primeiro lugar, as linguagens que fazem parte do Framework .NET, com destaque para a facilidade em fazer com que programas escritos em diferentes linguagens possam se comunicar e trocar informações. Fizemos uma descrição breve do VB.NET e da nova linguagem C#. Neste livro estaremos utilizando o C# para a criação das páginas ASP.NET de exemplo.

Continuando nossa jornada pela Framework .NET apresentamos o CTS – Common Type System. Vimos a importância de todas as linguagens utilizarem um conjunto padronizado de dados, principalmente para garantir a interoperabilidade entre programas criados em diferentes linguagens.

Também tratamos do conceito de meta dados (Metadata), o qual faz com que cada componente contenha todas as informações necessárias ao seu funcionamento, o que evita que o mesmo tenha que ser registrado, como acontecia com os componentes COM/COM+. Além disso os meta dados é que possibilitam que diferentes versões de um componente coexistam em um computador, podendo inclusive as diferentes versões serem executadas simultaneamente.

Vimos que a unidade básica de “empacotamento” é chamada de assembly. Um assembly contém todos os elementos necessários ao funcionamento de um componente. Falaremos mais sobre assemblies no próximo capítulo.

Seguindo, passamos a tratar das interfaces com o usuário, onde vimos os conceitos de Windows Forms e Web Forms, onde foram apresentados diagramas ilustrativos da utilização destes elementos. Voltaremos ao assunto Web Forms nos demais capítulos deste livro.

Também não poderíamos deixar de fora uma breve apresentação dos servidores .NET. Uma linha de servidores da Microsoft, para facilitar o desenvolvimento de aplicações .NET, os quais fornecem uma série de funcionalidades, desde um servidor de Banco de Dados Relacionais (SQL Server 2000), até um servidor para garantir a segurança na Internet - Internet Security and Acceleration Server 2000.

Para encerrar fizemos uma breve apresentação do ADO.NET. Voltaremos a tratar de ADO.NET, principalmente nos capítulos que tratam de conexão de páginas ASP.NET com bancos de dados e outras fontes de dados.

Importante: Para a documentação sempre atualizada sobre o .NET, não deixe de consultar o endereço: http://msdn.microsoft.com/net.

Nota! Devido a natureza dinâmica da Internet, algum dos links apresentadas podem ter sido alterados e, portanto, deixado de funcionar.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


  « Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo capítulo »

Best Sellers de Programação do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books ou Exemplos de Brinde!

Aprenda com Júlio Battisti: SQL Server 2008 R2

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

Macros e Programação VBA no Excel 2010

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

Access 2010 Avançado, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 828 | Editora: Instituto Alpha

 

 

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI