[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosASP.NET › Capítulo 01 : 05
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
  « Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
ASP.NET - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 013 - Capítulo 01 - Interfaces com o usuário

No Framework .NET a nomenclatura utilizada para representar os elementos que compõem uma aplicação Web, são diferentes dos termos utilizados para representar uma aplicação tradicional para o Windows, também conhecidas como aplicações Win32. Aliás este é um dos pontos que gostaria de destacar, o Framework .NET não foi concebido apenas para a criação de aplicações Web. Com Framework .NET, podemos criar qualquer tipo de aplicação, desde aplicações Web, passando por aplicações Win32 tradicionais, até aplicações de Console, também conhecidas como aplicações de linha de comando.

Em termos de interface com o usuário, temos dois elementos a considerar:

  • Windows Forms
  • Web Forms

Windows Forms

Que o Framework .NET foi todo projetado tendo em vista a Internet, nos já sabemos. Porém nem todas as aplicações são ou serão desenvolvidas para a Web. A utilização de Windos Forms (Win Forms ou, se preferirem Formulários do Windows) é o mecanismo que nos permite criar as tradicionais aplicações para Windows.

Win Forms é o novo mecanismo para construção de aplicações Windows, baseadas no Framework .NET.

Um Windows Form é bastante semelhante ao conceito de formulário utilizado pelas versões atuais do VB e do Delphi. O formulário é o elemento básico, sobre o qual adicionamos controles e código para determinados eventos associados com o formulário e seus controles. O Windows Form é tudo isso, porém com a diferença de poder utilizar todos os mecanismo do Framework .NET. Dentre os principais mecanismos disponíveis, destaca-se o mecanismo de herança, o qual é chamado, para o caso dos Win Forms, de herança visual. Anteriormente havíamos comentado sobre herança visual.

Um Win Form, como tudo no Framework .NET, é um objeto, o qual é obtido a partir da instanciação de uma classe básica. Todos os formulários no Framework .NET, são baseados em uma das seguintes classes:

  • System.Windows.Forms.
  • São baseadas em um formulário padrão criado pelo usuário, através do mecanismo de herança.

Em resumo, o Win Form é o elemento básico de interação com o usuário, em outras palavras, o Win Form é o elemento visual das aplicações, elemento este com o qual o usuário irá trabalhar.

Na Figura 1.10, temos uma visão geral dos elementos que compõem uma aplicação Win32 típica, construída com o Framework .NET.

Curso Completo de ASP.NET - Júlio Battisti
Figura 1.10 Uma aplicação Win32 com o Framework .NET.

Web Forms

Para aplicações Win32 a interface com o usuário são os Windows Forms, vistos no item anterior. Para aplicações Web, criadas com ASP.NET, as páginas são construídas utilizando-se Web Forms.

Um dos objetivos da utilização de Web Forms é trazer para o desenvolvimento Web, as facilidades de “arrastar e soltar”, existentes no desenvolvimento de aplicações tradicionais. Com isso poderemos, com o uso do Visual Studio .NET, criar páginas Web, simplesmente arrastando componentes sobre um Web Form.

Com o uso de Web Forms, uma página ASP.NET é dividida em dois componentes básicos:

  • Um modelo (template), o qual contém os elementos visuais e de formatação da página, normalmente conteúdo baseado em HTML, ou HTML gerado pelo código ASP.NET.
  • Uma seção de código, a qual é responsável por todo o processamento lógico dos elementos da página. Por exemplo, na seção de código podemos colocar os comandos necessários para estabelecer uma conexão com um banco de dados e um comando para retornar os dados que serão utilizados pela página. Também podemos colocar comandos que atualizam os dados no banco de dados, de acordo com as informações digitadas na página.

Observe que com estes dois elementos: template e seção de código, temos uma separação entre o código de processamento e o conteúdo da página propriamente dito. Isso evita a criação de códigos do tipo “macarrão”, onde temos seções de código alternadas com seções de HTML, sucessivamente. O código “macarrão” é bastante comum nas versões anteriores do ASP (ASP 2.0 e ASP 3.0).

Com o Framework .NET são disponibilizados uma série de novos controles para utilização em páginas ASP.NET. Estes novos controles apresentam novas características e propriedades que facilitam a criação de páginas, digamos, “mais inteligentes”, onde podemos inserir código em resposta a uma série de eventos. O melhor disso tudo é que o funcionamento destes controles é independente do Navegador utilizado pelo cliente, uma vez que os mesmos são processados na servidor Web.

A seção de código de um Web Form, pode ser criada utilizando qualquer linguagem do Framework .NET, como por exemplo: VB.NET, C# ou Jscript.NET.

Com a utilização de Web Forms é bem mais simples manter o “estado” de uma página, entre diferentes requisições do usuário, isso tudo sem a necessidade de implementar a manutenção de estado utilizando os objetos Session e Application.

Além disso com o uso de Web Forms podemos construir aplicações Web com interfaces bastante sofisticadas e funcionais, de uma maneira fácil através da utilização de ferramentas de desenvolvimento como o Visual Studio .NET e outras que deverão surgir para o desenvolvimento para o Framework .NET.

Nota! Veremos mais detalhes sobre a criação, vantagens e os elementos de Web Forms no Capítulo 6 – Uma Introdução ao ASP.NET.

Na Figura 1.11, temos uma visão geral dos elementos que compõem uma aplicação Web típica, criada com ASP.NET, com a utilização de Web Forms.
 
Curso Completo de ASP.NET - Júlio Battisti
Figura 1.11 Uma aplicação Web com ASP.NET e Web Forms.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


  « Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Programação do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books ou Exemplos de Brinde!

Aprenda com Júlio Battisti: SQL Server 2008 R2

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

Macros e Programação VBA no Excel 2010

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

Access 2010 Avançado, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 828 | Editora: Instituto Alpha

 

 

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI