NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigos › ASP 3.0 › Capítulo 01 : 06
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
  « Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
SITES DINÂMICOS COM ASP 3.0 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


Lição 011 - Capítulo 01 - O que é ASP?

Definir exatamente o que é ASP é uma tarefa que pode gerar controvérsias. Eu, particularmente, gosto de definir ASP, como sendo: “Uma tecnologia que permite a criação de páginas dinâmicas, nas quais além de código HTML, temos código ASP. É justamente o código ASP, que fornece toda a funcionalidade que torna os sites criados em ASP dinâmicos, possibilitando a criação de aplicações Web”.

 Não defino ASP como uma linguagem de Script, porque para a criação de páginas ASP, podemos utilizar diferentes linguagens, tais como VBScript e Java Script. Neste livro, estaremos utilizando o VBScript. Teremos os capítulos 2 e 3 dedicados a Linguagem VBScript.

Melhor do que definições formais, é entender como funciona uma página ASP. Vamos nos basear na Figura 1.11:

Curso Completo de ASP 3.0 - Júlio Battisti
Figura 1.11 Como funciona o ASP.

Vamos fazer alguns comentários sobre a Figura 1.11.

O servidor Web, no nosso caso o IIS da Microsoft, reconhece que a página solicitada é uma página ASP, pela extensão da página. As páginas ASP, devem ter a extensão .asp. Se criarmos uma página ASP e salvarmos a mesma com e extensão .htm ou .html, o IIS, simplesmente ignora o código ASP.  A criação de páginas ASP está ligada a utilização do IIS. Não podemos, por exemplo, criar páginas ASP e disponibilizá-las utilizando outros servidores Web, como o Netscape Web Server ou o Apache. Já existem empresas trabalhando para disponibilizar a tecnologia ASP para alguns servidores Web, rodando no Sistema Operacional Unix ou Linux.

O usuário digita o endereço http://www.abc.com/cep.asp e tecla Enter. Feito isso, o pedido é enviado para o servidor www.abc.com. O Servidor identifica a extensão do arquivo - .asp. Como a extensão é .asp, a página cep.asp é passada para o “Interpretador ASP”, o qual faz parte do IIS. O Interpretador percorre toda a página, executando o código ASP e retornando o código HTML, resultante deste processamento. Com isso o que é retornado para o usuário que solicitou a página ASP, é apenas o código HTML resultante do processamento da página. Esta fato pode ser comprovado, pedindo para que o Navegador exiba o código fonte da página. No caso do Internet Explorer 5.0, basta selecionar a opção Código fonte, do menu Exibir. O fato do retorno ser HTML puro, traz diversos benefícios, dentro os quais podemos destacar:

  • Os algoritmos, bem como o próprio código ASP, ficam protegidos. Isto significa que o usuário não tem acesso ao código das aplicações Web, desenvolvidas em ASP. Isto é bastante desejável, uma vez que não seria interessante que qualquer usuário pudesse copiar, livremente, os algoritmos e códigos da sua empresa.
  • O acesso a páginas ASP é independente do Navegador utilizado. Não importa se estamos utilizando o Netscape Navigator, o Internet Explorer, ou qualquer outro Navegador. Uma vez que o que retorna é código HTML, qualquer Navegador é capaz de acessar uma página ASP.

Em contrapartida, o servidor precisa ser o IIS da Microsoft. Outros servidores ainda não possuem um Interpretador ASP, o que inviabiliza a utilização de páginas ASP nos mesmos.

Outra questão importante a considerar é o fato de uma página ASP ser interpretada no servidor. Isto significa que você não pode criar uma página ASP e testá-la localmente, simplesmente abrindo-a no Navegador. Se você criar uma página ASP, salvá-lo no seu disco rígido local e tentar abri-la no Navegador, todo o código ASP será ignorado, uma vez que não existe o Interpretador ASP. Para poder testar as suas páginas ASP, você terá que salvá-las em um servidor Web, que esteja rodando o IIS.

Para acompanhar os exemplos deste livro, aconselho que você utilize o Windows 2000 Server ou o Windows 2000 Professional, com o IIS 5.0 instalado. Caso você não disponha de um computador, com um destes dois sistemas instalados, você pode utilizar o Windows 98 com o Personal Web Server instalado. Porém com o Personal Web Server, alguns dos exemplos deste livro, principalmente os que utilizam as novas características do ASP 3.0, não irão funcionar corretamente.

Na introdução do livro, você aprendeu a instalar o IIS 5.0. No próximo item, aprenderemos a criar um diretório no servidor do IIS e salvar nossas páginas neste diretório, para depois podermos testá-las. Sugiro que você também crie este diretório, e salve os exemplos deste livro neste diretório. Iremos criar um diretório para cada capítulo do livro, de tal forma que nossos exemplos possam ficar melhor organizados.

IMPORTANTE= Para os exemplos deste livro, estou utilizando um servidor com o Windows 2000 Server. O nome do servidor é www.groza.com. Se você estiver utilizando um servidor com um nome diferente, substitua www.groza.com, pelo nome do servidor que você estiver utilizando, sempre que o mesmo aparecer nos nossos exemplos.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


  « Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI