Você está aqui: Principal » Lista Completa de Tutoriais

Sobre este Tutorial

Autor: Sergio Souza de Castro
Data: 09-01-2006
Categoria: Linux e Open Office
Assunto: OPEN OFFICE - REDATOR
Visitas:
E-mail: sergiodecastro@click21.com.br
Site:
Avaliação: ( voto)
1 2 3 4 5
Comentários: Ler / Escrever

Funções Básicas do Writer

 

Objetivos:

 

Neste tutorial você aprenderá as funções básicas do Writer, funções estas que são muito simples, mas que são indispensáveis para obter maior produtividade quando trabalhar com o aplicativo. Você conhecerá os recursos do programa, vou mostrar como abri-lo, os elementos da interface, bem como suas definições. Mostrarei, também, como salvar, abrir e fechar documentos. Ensinarei a configurar uma página e, por último, como acessar as propriedades do documento.

 

Recursos

 

O Writer é o editor de texto do pacote OpenOffice, ele corresponde ao MS Word. Um editor de texto é um programa como recursos para formatação de texto, com imagens, objetos e tabelas. O Writer possui vários recursos para edição de texto, tais como: Recursos básicos, Design e Estruturação, Editoração Eletrônica, Criação de Desenhos, Inserção de Figuras e Interface Flexível. Vejamos adiante a descrição de cada um destes recursos.

 

» Recursos básicos – Com todos os recursos básicos é possível você criar documentos como, Ofícios, memorandos, cartas, currículos, etc, com tabelas, índices e imagens. O Writer possui, também, um excelente sistema de tabulação, com o qual você pode criar texto alinhados em colunas sem a necessidade de tabelas, com isso consegue-se um alinhamento mais preciso. Outra função muito importante é a capacidade de exportar arquivos para o formato PDF.

 

» Design e Estruturação – Para montar do design do seu texto, o Writer disponibiliza estilos de formatação, tabelas e a janela Navegador, pela qual você pode percorrer facilmente todo o documento. Os índices, também, são recursos muito úteis para a estruturação de seu documento.

 

» Criação de Desenhos – Com a barra de ferramenta Desenho, você pode inserir uma serie de recursos em seu texto. Estes recursos vão desde uma simples linha até figuras pré-formatadas. Neste intervalo você encontrar quadrado, elipse, desenho à mão livre, caixas de texto e balões para legendas, assim como uma serie de desenhos pré-formatados que vão desde setas até “carinhas” e estrelas.

 

» Inserção de Figuras – Você pode inserir figuras em vários formatos ou escolher da galeria de imagens que disponibiliza uma grande quantidade de figuras por temas.

 

» Interface Flexível – A janela do programa é bem flexível e pode ser personalizada de acordo com o seu gosto. Ícones podem ser adicionados e retirados e as janelas podem ser posicionadas, redimensionadas, exibidas ou ocultadas.

 

Com todos estes recursos fica muito fácil criar documentos, depois de se acostumar com o Writer, você nem vai mais lembrar do MS Word, exceto se utiliza recursos específicos deste programa. Observe que a extensão deste programa é .odt, enquanto do MS Word é .doc.

 

Abrindo o Write

 

Quando o pacote do OpenOffice é instalado, um atalho é adicionado no menu iniciar. Para abri o Writer localize-o neste atalho, o caminho é o seguinte: Iniciar > Todos os Programas > OpenOffice.org 2.0 > OpenOffice.org Writer, conforme a figura seguinte.

 

 

Após clicar no link, o Writer será aberto em sua interface principal e padrão e estará pronto para ser usado.

 

Conhecendo a Interface

 

A interface do Write é bem parecida com o MS Word, quem já é acostumado com este programa, provavelmente, não sentirá dificuldades em se adaptar a este. A interface pode ser vista na figura seguinte e cada parte dela será descrita logo adiante.

 

 

Bem, vamos a descrição de cada uma das partes:

 

» Barra de Título – Barra clássica de todos os programas do Windows, que vem com o título do documento seguido do título do programa. Outra coisa que não falta são os botões de controle (Minimizar, Maximizar/Restaurar e Fechar).

 

» Barra de Menus – Nesta barra estão todos os comandos do programa divididos em menus, estes menus seguem um padrão do Windows e são muito parecidos com os do MS Word.

 

» Barra de Ferramentas – Esta barra não é nada mais que atalhos gráficos dos comandos que estão disponíveis nos menus.

 

» Barra de Formatação – Como a anterior, esta barra, trás atalhos gráficos para os comandos de formatação mais usados.

 

» Réguas – As réguas estão disponíveis tanto do lado superior como do lado esquerdo, elas servem para lhe orientar uma série de coisas, o espaço editável da folha, os pontos de tabulação, ajustamento de tabelas, recuo de parágrafos, são exemplos de funções desta barra multi-uso.

 

» Botões de Tabulação – Servem para o alinhamento da tabulação, podem ser mudado com um clique e inseridos através de um clique na régua.

 

» Barras de Rolagem – A função destas barras, que estão localizadas do lado direito e inferior, é permitir a navegação pelo documento.

 

» Botões de Navegação – Outra forma de navegação, juntos com as barras de rolagem, oferecem um ótimo desempenho.

 

» Barra de Status – Mostra informações a respeito do documento atual, o zoom aplicado e a indicação das páginas, são exemplos de funcionalidades desta barra.

 

» Área de Trabalho – É todo o espaço central do programa, usado para edição dos documentos.

 

Você viu uma pequena descrição de cada comando, mais a frente mostrarei como personalizar toda a interface para que adapte aos seus gostos.

 

Criando um documento

 

Por padrão, quando você abre o Writer ele já vem com um documento em branco, no entanto pode ocorrer casos em que sua área de trabalho está simplesmente vazia. Para criar um novo documento selecione Arquivo > Novo > Documento de Texto. Esta operação pode ser feita, também, usando as teclas de atalho Ctrl+N, pronto seu novo documento estará aberto pronto para ser editado.

 

Salvando Documentos

 

Quando editamos um arquivo em qualquer programa, ele esta temporariamente na memória RAM, isso significa se acontecer algum imprevisto com falta de energia, neste caso o seu documento se perderia. Para evitar imprevisto é que salvamos os documentos. Salvar um documento não é nada mais do que gravar uma cópia, no disco rígido, do que está na memória.

 

Para salvar um documento no Writer, selecione Arquivo > Salvar Como... ou apenas clique no botão salvar na barra de ferramentas, este botão tem um ícone de um disquete. Após salvar um arquivo uma vez e fazer qualquer alteração, basta pressionar o atalho Ctrl+S, usar a barra de ferramentas ou o caminho Arquivo > Salvar.

 

Ao usar uma das opções acima a janela Salvar Como será aberta. É uma janela típica do Windows, através do menu suspenso Salvar em, escolha o local para salvar seu arquivo, de pois dê um nome a ele na opção Nome do arquivo. Os documentos do OpenOffice Writer são salvo, por padrão, com a extensão .odt, mas você pode escolher outros formatos através da opção Salvar como tipo. O arquivo pode ser salvo como documento do MS Word, HTML, TXT, XML, e outros formatos. Na figura seguinte a janela Salvar como pode ser conferida, assim como os formatos de arquivos disponíveis.

 

Algumas das outras guias dessa janela veremos mais a frente quando, por exemplo, for falar de cabeçalho e rodapé.

 

 

Abrindo um documento

 

Os documentos salvos no computador podem ser abertos posteriormente para edição e impressão, se não houvesse essa possibilidade não faria sentido criar documento digitais.

 

Para abrir um documento vá ao menu Arquivo > Abrir..., tecle Ctrl+O ou use o botão Abrir da barra de ferramentas (um ícone de uma pasta aberta). Ao usar alguma destas opções a janela Abrir é exibida, o procedimento é muito semelhante ao de salvar, apenas é na ordem inversa. Procure o seu documento, selecione-o e clique no botão Abrir (localizado no lado direito inferior da janela) que o Writer mostrará seu documento pronto para edição, exceto se estiver com atributo de leitura.

 

Para fechar apenas um documento, deixando o Writer aberto, clique no botão fechar (X) no lado direito da barra de menus ou selecione Arquivo > Fechar.

 

Configuração de Página

 

Um ponto muito importante a ser observado antes de fazermos/editarmos qualquer documento, principalmente os que pretendemos imprimir, é fazer a configuração da página. Configurar uma página é definir qual formato de papel iremos usar, qual o tamanho das margens e a sua orientação.

 

Diferentemente do MS Word, que trás a configuração de página no menu Arquivo, no Writer esta configuração deve ser feita por meio do menu Formatar > Página..., que por sinal é muito simples.

 

Iremos fazer três configurações básicas, para que já trabalha com algum editor de texto, esta tarefa pode ser muito familiar. A janela de configuração de página pode ser vista na imagem a seguir.

 

 

Após abrir a janela de Configuração de Página selecione a guia Página, se esta não estiver selecionada.

 

O formato do papel pode ser escolhido por meio da opção Formato, o papel mais comum é o A4, mas você deve fazer a configuração de acordo com o papel que for usar pra imprimir seus trabalhos. Após selecionar o formato do papel os campos Largura e Altura são atualizados automaticamente. Estes campos podem ser usados, também, para fazer configurações personalizadas, aquelas para as quais não existem tamanhos pré-definidos. Ao colocar um tamanho diferente dos padrões, o nome usuário substitui o nome do papel atual. Depois de definir o formato do papel é hora de decidir sobre a orientação, esta configuração vai definir se você que usar o papel como retrato ou paisagem.

 

Configurar as margens antes de redigir seu documento vai evitar a modificação posterior por redefinição de espaço, isto acontece porque as margens definem os espaços máximos de edição do documento. As configurações referem-se às bordas direita, esquerda, superior e inferior do documento. As definições estão em centímetro e podem ser mudadas clicando no campo e digitando um novo valor ou usando os botões do lado direito de cada campo. Tenha sempre o hábito de configurar página antes de iniciar qualquer documento, isso vai lhe poupar trabalho posterior.

 

Acessando as Propriedades do Documento

 

Os documentos digitais guardam algumas informações que podem ser úteis, principalmente quando queremos saber a data em que foi criado, modificado, tamanho e local em que está no disco. Além destas informações o Writer exibe também o tempo total de edição do documento, bem como o número de revisões. Outro item que não poderia deixar de ter é o nome do documento, que aqui no Writer aparece acompanhado da extensão (.odt).

 

As outras guias exibem algumas informações adicionais, na guia descrição, por exemplo, é possível adicionar assunto, palavra chave e até comentários. A guia Definido pelo usuário disponibiliza quatro campos para inserção de informações personalizadas, um detalhe importante é que os títulos dos campos podem ser alterados através do botão Campos de Informação... .

 

Para acessar as propriedades do seu documento, após abrir, selecione Arquivo > Propriedades..., a janela Propriedades será exibida como na figura seguinte.

 

 

Se você quiser acessar informações como número de páginas, quantidade de tabelas, número de caracteres e palavras é só acessar a guia Estatísticas.

 

 

Até a próxima etapa.

 

Att,

 

Sergio de Castro

http://www.sergiodecastro.com

sergiodecastro@click21.com.br

 

 

LISTA DE TODOS OS TUTORIAIS DISPONÍVEIS

 

LIVROS CAMPEÕES DE VENDA NO SITE

Cursos Online com Certificado e Suporte à Dúvidas

CURSOS ONLINE COM CERTIFICADO - INDICADOS POR JÚLIO BATTISTI
EM PARCERIA COM CURSOS 24 HORAS
AdministraÇÃo
  • Administração Contábil e Financeira
  • Administração de Empresas
  • Administração do Tempo
  • Aprenda a Falar em Público
  • Chefia e Liderança
  • Departamento Pessoal
  • Empreendedorismo
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Compras
  • Gestão de Projetos
  • Gestão Escolar
  • Gestão Hoteleira
  • Gestão Pública
  • Logística
  • Matemática Financeira HP 12C
  • Planejamento Estratégico
  • Qualidade de Vida no Trabalho
  • COMUNICAÇÃO E MARKETING
  • Administração de Empresas
  • Aprenda a Falar em Público
  • Comércio Exterior
  • Empreendedorismo
  • Escrita e Redação
  • Etiqueta Social e Empresarial
  • Jornalismo Online
  • Marketing Pessoal
  • Marketing Social
  • Planejamento Estratégico
  • Produção de Eventos
  • Propaganda e Marketing
  • Sucesso Profissional
  • Técnicas de Vendas
  • Telemarketing
  • CONCURSOS PÚBLICOS
  • Conhecimentos Bancários
  • Gestão Pública
  • Memorização e Leitura Dinâmica
  • Noções Gerais de Direito
  • Raciocínio Lógico
  • CONTABILIDADE E ECONOMIA
  • Administração Contábil e Financeira
  • Administração de Empresas
  • Bolsa de Valores
  • Comércio Exterior
  • Conhecimentos Bancários
  • Contabilidade Básica
  • Finanças Pessoais
  • Matemática Financeira HP 12C
  • DIREITO
  • Assistente Social
  • Departamento Pessoal
  • Gestão Pública
  • Noções Gerais de Direito
  • GESTÃO E LIDERANÇA
  • Administração de Empresas
  • Administração do Tempo
  • Aprenda a Falar em Público
  • Chefia e Liderança
  • Empreendedorismo
  • Etiqueta Social e Empresarial
  • Gestão de Compras
  • Gestão de Projetos
  • Gestão Escolar
  • Gestão Hoteleira
  • Gestão Pública
  • Marketing Pessoal
  • Memorização e Leitura Dinâmica
  • Negociação
  • Propaganda e Marketing
  • Recolocação Profissional
  • Secretariado Executivo
  • Sucesso Profissional
  • INFORMÁTICA
  • Access 2007
  • ASP
  • AutoCad 2D
  • AutoCad 3D
  • CorelDraw
  • Excel 2007
  • Flash
  • Linux
  • MS Project 2007
  • Photoshop
  • PowerPoint 2007
  • Raciocínio Lógico
  • Redes e Noções de Hardware
  • Segurança na Internet
  • Webmaster
  • Windows 7
  • Word 2007
  • Word e Excel
  • MEIO AMBIENTE
  • Educação Ambiental
  • Guia de Turismo
  • Marketing Social
  • Reciclagem e Energias Renováveis
  • PEDAGOGIA
  • Bullying
  • Distúrbios de Aprendizagem
  • Educação Ambiental
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Especial
  • Educação Infantil
  • Escrita e Redação
  • Gestão Escolar
  • Saúde Emocional do Educador
  • ProfissionalizanteS
  • Administração de Empresas
  • Assistente Social
  • Comércio Exterior
  • Departamento Pessoal
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Infantil
  • Enfermagem
  • Fotografia Digital
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Compras
  • Guia de Gastronomia
  • Guia de Turismo
  • Jornalismo Online
  • Logística
  • Produção de Eventos
  • Recepcionista de Hotel
  • Recrutamento e Seleção
  • Secretariado Executivo
  • Segurança do Trabalho
  • Técnicas de Vendas
  • Telemarketing
  • Webmaster
  • RECURSOS HUMANOS
  • Administração de Empresas
  • Departamento Pessoal
  • Gestão Pública
  • Qualidade de Vida no Trabalho
  • Recrutamento e Seleção
  • SAÚDE
  • Assistente Social
  • Bullying
  • Enfermagem
  • Primeiros Socorros
  • Saúde Emocional do Educador
  • Segurança do Trabalho
  • TURISMO E HOTELARIA
  • Gestão Hoteleira
  • Guia de Gastronomia
  • Guia de Turismo
  • Recepcionista de Hotel
  • CURSOS ONLINE COM CERTIFICADO - INDICADOS POR JÚLIO BATTISTI
    EM PARCERIA COM BRAVA CURSOS
    INFORMÁTICA
  • Curso de Digitação
  • Formatando e Instalando Computador
  • Excel para Iniciantes
  • Curso Compre no Ebay
  • Informática Educativa
  • Curso de Linux
  • Segurança na Internet
  • Montagem e Manutenção de Computadores
  • Curso Remoção de Vírus
  • Curso Ubuntu
  • Instalação Linux - Ubuntu
  • AdministraÇÃo
  • Gestão de Projetos e Empreendedorismo
  • Benefícios da Previdência
  • Curso HP 12C
  • Matemática Financeira
  • Curso Análise Salarial
  • Processo de Elaboração de Questionário
  • Excelência no Atendimento ao Cliente
  • Logística do Transporte
  • Licitações e Contratos Administrativos
  • Profissionalizante
  • Adestramento Canino
  • Como fazer pesquisa Científica e Monografia
  • Curso de Corte e Costura
  • Supervisor de Telemarketing
  • Balconista de Padaria
  • Curso Educação Infantil
  • Recepcionista e Secretaria
  • Velas Artesanais
  • Relações Interpessoais
  • Curso de Arbitragem
  • Bullying e Cyberbullying
  • Capacitação de Tutores em EAD
  • EstÉtica
  • Curso de Massoterapia
  • Curso de Depilação
  • Drenagem Linfática
  • Curso de Maquiagem
  • Limpeza Turbinada de Pele
  • Alisamento e Relaxamento Capilar
  • Curso de Etiqueta
  • SPA de Vinhoterapia na Estética Facial
  • Curso de Shantala
  • Introdução à Colorimetria Capilar
  • Pessoal
  • Curso de Caligrafia
  • Memorização
  • Chefia e Liderança
  • Curso Falar em Público
  • Curso Bases Neurológicas
  • Leitura Dinâmica
  • Planejamento de Projeto Pessoal
  • Reforma Ortográfica
  • Como Passar em Concursos Públicos
  • Direção Defensiva
  • Administração do Tempo
  • Curso de Redação
  • Curso de Meditação
  • Como Passar no Vestibular
  • Atualização Gramatical
  • NegÓCIOS
  • Relações Humanas e Ética Profissional
  • Marketing e Vendas Diretas
  • Persuasão em Vendas
  • Entretenimento
  • Curso de Mágica
  •  
    SaÚde
  • Primeiros Socorros
  • Curso de Fitoterapia
  • Curso de Aromaterapia
  • Medicina Alternativa
  • Plantas Medicinais
  • Técnicas básicas de Enfermagem
  • O Trabalho do Agente Comunitário de Saúde
  • Ergonomia - Postura Correta em Frente ao Computador
  • Ética Profissional - Ênfase em Radiologia
  • Adolescência: Visão Saúde do Assunto
  • Meio Ambiente
  • Curso Gestão Ambiental
  • Jardinagem e Paisagismo
  • Curso de Reciclagem
  • Curso de Bonsai
  • MÚsica
  • Curso de Violão
  •  
    NutriÇÃo
  • Higiene e Manipulação de Alimentos
  • Congelamento de Alimentos
  • Culinária Básica
  • Culinária Intermediária
  • RelaÇÕes Humanas
  • Curso Gestão de Pessoas
  • Departamento Pessoal
  • Desenvolvimento Pessoal Empresarial
  • Curso de Telemarketing
  • Curso Dinâmica em Grupo
  • Rescisão Contrato de Trabalho
  • Folha de Pagamento na Prática
  • Atendimento ao Cliente
  • Adm. da Empregada Doméstica
  • Curso de Homolognet
  • Recursos Humanos - Férias
  • Recursos Humanos - 13° Salário
  • Registro de Empregados
  • Web Master
  • Curso de HTML
  • Curso de WordPress
  • Curso de HTML5
  • Designer GrÁfico
  • Curso de Corel Draw
  • Efeitos Especiais com InDesign CS5
  • Efeitos Tipográficos com InDesign CS5
  • CURSO EM FORMATO DE VÍDEO-AULA
    EXEMPLOS PRÁTICOS PASSO A PASSO COM SOM E IMAGEM
    Clique no curso para informações detalhadas
    Curso Duração Informações
    ACCESS
    Vídeo Aula: Access 2007 - Consultas - Curso Completo e Prático 4:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Access 2007 - Curso Básico e Prático 5:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Access 2007 - Curso Intermediário - Passo a Passo 5:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Access 2007 Avançado Macros e Programação VBA 11:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Access 2010 - Básico + Intermediário 3:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Access 2010 - Curso Avançado - Passo a Passo 02:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Access 2007 - Curso Prático 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Formulários e Macros no Access 2007 - Curso Prático 6:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Access 2007 - Curso Básico 2:01h Clique aqui
    Vídeo-aula - Access 2007 - Tudo Sobre Consultas 2:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Avançado de Access 2003 2:48h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Básico de Access 2003 2:49h Clique aqui
    EXCEL
    Vídeo-aula - Curso de Macros e Programação VBA no Excel - Básico e In... 13:02h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Excel 2007 - Curso Avançado 6:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Excel 2007 Avançado - Passo a Passo 7:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Excel 2007 - Avançado 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Excel 2007 - Curso Básico 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Excel 2007 - Intermediário 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Criando Formulários no Excel - Usando Programação VBA - Pa... 3:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Excel 2010 - Básico e Intermediário 7:36h Clique aqui
    Vídeo aula: Excel 2010 - Dashboards - Curso Completo 2:49h Clique aqui
    Vídeo Aula: Formatação Condicional no Excel 2007 2:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Funções de Pesquisa no Excel 2007 2:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Gráficos no Excel 2007 e Excel 2010 - Curso Completo 3:33h Clique aqui
    Vídeo Aula: Macros e Programação VBA no Excel 2007 - Básico + Intermed... 11:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Macros e Programação VBA no Excel 2007 Curso Avançado 4:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Programação VBA no Excel 2010 - Básico e Intermediário 02:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Tabelas Dinâmicas no Excel 2007 - Curso Completo 2:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Trabalhando com Datas e Horas no Excel 2007 2:20h Clique aqui
    Vídeo Aula: Tudo Sobre Funções de Texto no Excel 2007 2:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Criando um Cadastro de Clientes com o VBA no Excel 2003 2:14h Clique aqui
    Vídeo-aula - Criando uma Agenda no Excel 0:40h Clique aqui
    Vídeo-aula - Curso de Macros e Programação VBA no Excel - Avançado 11:27h Clique aqui
    Vídeo-aula - Excel 2003 - Curso Básico 3:03h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Excel 2007 - Dashboards - Curso Completo 1:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Tabelas Dinâmicas Avançadas no Excel 2003 2:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Tudo Sobre Funções Matriciais no Excel 2:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Tudo Sobre Gráficos no Excel 2003 9:00h Clique aqui
    Vídeo-aula interativa: Tudo Sobre Tabelas Dinâmicas no Excel 2003 2:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Excel 2003 Avançado em 120 Lições 14:00h Clique aqui
    Vídeo-aula: Excel 2007/2010 Básico + Intermediário em 26 Lições 3:00h Clique aqui
    WORD
    Vídeo Aula: Aprenda Word 2007 - Curso Prático 1:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Básico de Word 2003 2:14h Clique aqui
    Vídeo-aula - Word 2003 Avançado 1:34h Clique aqui
    Vídeo-aula - Word 2003 Básico 2:14h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Word 2007 - Curso Básico 2:23h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Word 2007 - Curso Básico Passo a Passo 02:00h Clique aqui
    POWERPOINT
    Vídeo Aula: Aprenda PowerPoint 2007 - Curso Prático 1:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Básico de PowerPoint 2003 2:22h Clique aqui
    WINDOWS
    Vídeo Aula: Aprenda Windows 7 - Curso Prático 1:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Básico de Windows XP 2:36h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Windows 7 - Formatação, Instalação e Configuração 3:40h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Windows Server 2003 e Active Directory - Instalação e Adm... 27:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Windows XP - Formatação e Instalação 3:47h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Windows XP Básico + Intermediário + Dicas Práticas 8:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: GPOs no Windows Server 2003 - Curso Completo 4:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Windows 7 - Curso Prático 5:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Windows Server 2003 - DNS DHCP WINS e TCP/IP 5:00h Clique aqui
    Windows Server 2003 - Terminal Services e Active Directory 2:30h Clique aqui
    REDES E TCP/IP
    Aprenda Redes para Casas e Escritórios 1:30h Clique aqui
    PROGRAMAÇÃO
    Vídeo-Aula: Programação Delphi - Básico + Intermediário 30:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Criando um Sistema de Controle de Estoque Completo com Del... 11:19h Clique aqui
    Vídeo Aula: Programação C++ - Básico e Intermediário 6:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Programação Java - Módulo III 5:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Programação Orientada à Objetos com Java 9:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - CALCULADORA HP 12C - Curso Prático em 80 Lições 02:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - CALCULADORAS HP 50G - 49G/G+ - 48 GII 1:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Completo de Lógica de Programação 22:15h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Completo de PHP + HTML + CSS 27:35h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Lógica de Programação com VB.NET 14:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Programação C - Curso Básico e Intermediário 12:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Programação Web com ASP.NET 3.5 e VB.NET - Básico 19:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - VB.NET 2010- Curso Avançado 37:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - VB.NET 2010- Curso Básico e Prático 22:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Curso de Java e Lógica de Programação com Java 8:00h Clique aqui
    Vídeo-aula: Programação PHP - Passo a Passo em 151 Lições 2:00h Clique aqui
    Vídeo-aula: Programação Visual C Sharp 2010 - Passo a Passo - Curso Bá... 37:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Programação Web com ASP.NET 4.0 e C# - Curso Avançado 22:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Programação Web com ASP.NET 4.0 e C# - Curso Básico 20:00h Clique aqui
    Vídeo-aula: Visual C# 2010- Curso Avançado e Prático 32:00h Clique aqui
    CONCURSOS PÚBLICOS
    130 Questões de Matemática para Concursos Públicos - Resolvidas e Come... 6:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Matemática na Prática - Geometria Espacial 6:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Matemática na Prática - Logaritmos 03:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Matemática na Prática - Números Complexos 1:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Derivadas I: Regras de Derivação e Exercícios Resolvidos -... 4:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Física 1 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Física 2 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Física 3 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Matemática 1 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Matemática 2 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Matemática 3 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Progressão Aritmética - PA mais Progressão Geométrica - PG... 4:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Análise Combinatória - Teoria e Prática 6:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Conjuntos - Teoria e Prática 5:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Excel Para Concursos Públicos - Simulados e Provas Coment... 2:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Matemática Financeira - Teoria e Prática 9:10h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Raciocínio Lógico - Curso Completo e Prático 12:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Série Concursos: Inglês ESAF - Simulados e Provas Comenta... 2:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Concordância Nominal e Concordância Verbal 0h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Contabilidade Para Iniciantes - Curso Básico e Didático 05:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Crase - 100 Questões Resolvidas e Comentadas 3:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Matemática do 1º Ano do 2º Grau - Curso Completo 27:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Matemática do 1º Grau - Curso Completo 30:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Matemática do 2º Ano do 2º Grau - Curso Completo 23:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Matemática do 3º Ano do 2º Grau - Curso Completo 10:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Raciocínio Lógico - 100 Questões Resolvidas e Comentadas 08:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Trigonometria - Teoria e Prática - Completo 6:00h Clique aqui
    BANCO DE DADOS
    Vídeo-Aula - Dominando o ORACLE - Curso Prático 12:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Linguagem SQL e Banco de Dados - Teoria e Prática 08:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - MySQL - Curso Completo e Prático 12:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - SQL Server 2005 - Reporting Services 2:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Dominando o SQL Server 2005 - Curso Completo 5:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Firebird e Linguagem SQL - Curso Completo 12:00h Clique aqui
    WEBDESIGN
    Criando um Site Completo e Profissional com Fireworks, Flash, Dreamwe... 5:00h Clique aqui
    Criando um Site ou Blog Dinâmico, Completo e Profissional, facilmente,... 6h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Criação de Sites - Curso Básico 3:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Criando uma Loja Virtual com PHP e MySQL - Curso Completo... 19:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Flash MX - Curso Básico 2:26h Clique aqui
    Vídeo-Aula - HTML - Curso Prático 2:40h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Como Criar um Portal Profissional e Dinâmico, com o WordPr... 7:40h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Criando uma Loja Virtual Completa com o Magento 5:33h Clique aqui
    INTERNET
    Vídeo-Aula - Curso de Microinformática Prática 4:35h Clique aqui
    Vídeo-aula - Curso Prático de Internet 0:40h Clique aqui
    Vídeo-aula - Curso Prático de Outlook Express 0:55h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Tudo Sobre Rede Sociais - Facebook, Twitter, Orkut e MSN ... 3:00h Clique aqui
    CAD
    Vídeo-Aula - Curso de Autocad 2D 4:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso de Autocad 3D 3:45h Clique aqui
    VÍDEO E ÁUDIO
    DVD: Conversão de Formatos Digitais: Áudio e Vídeo 1:26h Clique aqui
    Sony Vegas 8 PRO - Edição de Vídeo e Multimídia para Web 5:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso de Teoria Musical 1:00h Clique aqui
    PROGRAMAS GRÁFICOS
    Vídeo-Aula - Adobe Illustrator CS4 - Curso Completo 3:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Adobe InDesignr CS4 - Curso Completo 3:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Corel Draw X4 - Curso Completo 5:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Criando Efeitos Digitais com o Photoshop CS4 e com o Illu... 5:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso de CorelDraw X4 - Módulo I 3:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Profissional Photoshop 4:20h Clique aqui
    ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS
    DVD - Curso de Oratória - Falando em Público sem Medo 2:36h Clique aqui
    VÍDEO AULAS DE HARDWARE E MONTAGEM DE PCS
    DVD: Hardware - Curso Básico 0:58h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Hardware e Montagem de Microcomputadores 1:30h Clique aqui

    © Júlio Battisti, 2001 - 2010. Todos os direitos reservados.
    É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e dos textos disponíveis, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei nº 9.610 de 19/02/1998. Este tutorial só pode ser publicado no site www.juliobattisti.com.br e no site do Autor do tutorial. Nenhum outro site tem permissão para copiar e publicar este tutorial, mesmo que sejam mantidas todas as referências ao autor e ao site www.juliobattisti.com.br. Não é permitida a publicação deste tutorial em nenhum outro site.