Você está aqui: Principal » Lista Completa de Tutoriais

Sobre este Tutorial

Autor: Lucinéia Gomes Silva
Data: 25-12-2006
Categoria: Informática Básica
Assunto: MS-PROJECT
Visitas:
E-mail: lu_gomess@yahoo.com.br
Site:
Avaliação: ( voto)
1 2 3 4 5
Comentários: Ler / Escrever

 

MsProject -  Módulo 10

 

Objetivos

 

Este é mais um módulo de MsProject, nele veremos como determinar os recursos do projeto, a forma de se criar tais recursos.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, é aconselhável você ler a lição anterior. Bons estudos!

 

Determinando os Recursos do Projeto:

 

Quando se escolhe um recurso a sua agenda fica mais clara. O MsProject  calcula a duração de cada tarefa com baseado no número de recursos atribuídos e na sua alocação à tarefa. Além do mas, caso atribua recursos, o MsProject  tem a capacidade de dar informações para ajudá-lo a gerenciá-los. Suponha que, o MsProject possa identificar os recursos que necessitarão trabalhar com horas extras e informar o custo de cada recurso.
Os recursos são responsáveis pela conclusão efetiva das tarefas do projeto. Existem dois tipos de recursos, os recursos materiais e os recursos de trabalho.

 

Utilize os recursos quando quiser indicar quem ou o que é responsável pela conclusão das tarefas em sua agenda. Pode-se configurar recursos em seu projeto e atribuí-los às tarefas.

 

Utilize recursos em seu projeto quando sua finalidade for:

 

» Controlar a quantidade de trabalho feita pelas pessoas e equipamentos ou a quantidade de material utilizada na conclusão das tarefas.

 

» garantir um alto nível de responsabilidade e compreensão do projeto. Quando as responsabilidades estão claras, o risco de as tarefas não serem supervisionadas é bem menor.

 

» Ser mais conciso ao agendar o tempo necessário para as tarefas e a data de sua aceitável conclusão.

 

» Monitorar os recursos aos quais tenha sido aplicado muito pouco ou bastante trabalho.

 

Recursos

 

O MsProject trabalha  com dois tipo de recursos:

 

1 – Recursos de trabalho: que são pessoas, equipamentos que consomem tempo de trabalho em uma tarefa.

 

2 – Recursos materiais: são itens de consumo utilizados para completar as tarefas de um projeto, exemplo disso é cimento.

 

Recursos de trabalhos são designados com especificações da quantidade de tempo que eles irão gastar no projeto. Recursos materiais são designados com especificações de unidades básicas de medida que serão posteriormente quantificadas.

 

Ao designar um recurso também atribuímos seu custo. O valor homem /  hora  de um consultor  ou o valor do metro quadrado de areia são exemplos dessa atribuição com base nas atribuições de recursos, o   MsProject irá reprogramar o planejamento de atividades apontando casos de superalocação de recursos e totalizando os custos do projeto.

 

Para que possamos desenvolver uma lista de recursos para o projeto Escola faça:

 

1 – Iremos trabalhar com o modo de exibição Planilha de recursos.

 

2 – Vá a barra modo de exibição e escolha a Planilha de recursos . Caso o ícone não esteja visível, utilize a barra de rolagem da barra de modos.

 

3 – Surgirá para você a figura a seguir:

 

 

4 – Dê um clique na célula da primeira linha da coluna,  e entre com o seu nome.

 

5 – Na coluna , determine se estamos colocando um recurso de trabalho ou um recurso material. No caso para este recurso marque  o tipo de trabalho.

 

NOTA: Para arrastar a seleção de uma célula  para a célula adjacente, você pode pressionar  a tecla TAB.

 

Quando se determina o tipo de recurso, no nosso caso o tipo de trabalho, alguns campos desta planilha são preenchidos automaticamente com valores padrão, enquanto outros continuam em branco. Isso acontece porque alguns tipos de campos são específicos para certos tipos de recursos, o campo  , suponha que , apenas se aplica a recursos materiais, e não deve ser preenchido para o caso de recursos de trabalho.

 

6 – De um clique no campo , para selecioná-los, em seguida, entre com suas iniciais. Em  , pode-se determinar o setor, departamento ou localização de um recurso. Neste exercício, determinaremos seu setor como Administrativo.

 

7 – O campo  mostra o número máximo de unidades livres do recurso para alocação de tarefas. Caso tenha um recurso independente, uma pessoa trabalhando em tempo integral no projeto, o número de unidades máximas será 100%. Se você possui  uma pessoa que trabalha apenas meio período, o número de unidades máximas será 50%.

 

Caso se tenha um recurso genérico, suponha que, um pedreiro, e neste recurso se tenha duas pessoas trabalhando em tempo  integral, o número de unidades máximas será 200%, essa unidade em porcentagens pode ser modificadas para valores decimais. Para um recurso em tempo integral , pode-se escrever 1,0 em vez de 100%. O valor em porcentagem é o padrão do MsProject.

 

Como Administrador desse projeto você estará livre em tempo integral.

 

8 – No campo , mantenha marcado o valor 100% para o Administrador do projeto.

 

Nas colunas posteriores, pode-se determinar o custo do recurso, sua forma de pagamento e o calendário base que será anexado a ele. Se as colunas da seqüência não estiverem visíveis, pode-se utilizar a barra de rolagem horizontal para mostrar os próximos campos.

 

9 – No campo  , entre com o valor de 50,00 para determinar o valor / hora padrão de trabalho.

 

10 – No campo , entre com o valor 70,00 para determinar o valor / hora extra para o gerente.

 

11 – O campo   é utilizado para recursos que são calculados por sua utilização, deixaremos esse campo da mesma maneira que ele se encontra.

 

12 – O campo  diz respeito à forma de pagamento dos recursos. A determinação do “rateado” significa que o recurso será pago em parcelas no decorrer  do projeto. Pode-se ainda, marcar fim para o caso de pagamento apenas com a finalização do projeto ou inicio para recursos que recebem todo valo adiantado.

 

13 – No campo , mantenha selecionado o valor rateado.

 

14 – No campo , pode-se escolher qual calendário sera associado ao recurso. Pode-se associar, suponha que, um calendário de turno especial para pessoal com jornada de trabalho de meio período. Você, como Administrador do projeto, irá trabalhar com calendário padrão. Com o campo  inicialmente vem marcado com o calendário padrão, não será modificado essa opção.

 

15 – Pode-se ainda utilizar o campo , para armazenar dados sobre o recurso, como o registro profissional, número de estoque, etc.

 

17 – Com a finalização destes procedimentos, você deverá estar com seu primeiro recurso de trabalho criado. Neste caso, deve-se determinar que o Administrador desse projeto será você. Para a continuação do exercício, deve-se completar toda a lista do recurso do projeto.

 

18 – Complete a lista de recurso conforme sua maneira. Veja a figura abaixo a primeira linha preenchida.

 

 

Conclusão

 

Concluí-se mais um módulo de MsProject, espero que você tenha gostado. E até o próximo. Bons estudos.

 

 

LISTA DE TODOS OS TUTORIAIS DISPONÍVEIS

 

LIVROS CAMPEÕES DE VENDA NO SITE

Cursos Online com Certificado e Suporte à Dúvidas

CURSOS ONLINE COM CERTIFICADO - INDICADOS POR JÚLIO BATTISTI
EM PARCERIA COM CURSOS 24 HORAS
AdministraÇÃo
  • Administração Contábil e Financeira
  • Administração de Empresas
  • Administração do Tempo
  • Aprenda a Falar em Público
  • Chefia e Liderança
  • Departamento Pessoal
  • Empreendedorismo
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Compras
  • Gestão de Projetos
  • Gestão Escolar
  • Gestão Hoteleira
  • Gestão Pública
  • Logística
  • Matemática Financeira HP 12C
  • Planejamento Estratégico
  • Qualidade de Vida no Trabalho
  • COMUNICAÇÃO E MARKETING
  • Administração de Empresas
  • Aprenda a Falar em Público
  • Comércio Exterior
  • Empreendedorismo
  • Escrita e Redação
  • Etiqueta Social e Empresarial
  • Jornalismo Online
  • Marketing Pessoal
  • Marketing Social
  • Planejamento Estratégico
  • Produção de Eventos
  • Propaganda e Marketing
  • Sucesso Profissional
  • Técnicas de Vendas
  • Telemarketing
  • CONCURSOS PÚBLICOS
  • Conhecimentos Bancários
  • Gestão Pública
  • Memorização e Leitura Dinâmica
  • Noções Gerais de Direito
  • Raciocínio Lógico
  • CONTABILIDADE E ECONOMIA
  • Administração Contábil e Financeira
  • Administração de Empresas
  • Bolsa de Valores
  • Comércio Exterior
  • Conhecimentos Bancários
  • Contabilidade Básica
  • Finanças Pessoais
  • Matemática Financeira HP 12C
  • DIREITO
  • Assistente Social
  • Departamento Pessoal
  • Gestão Pública
  • Noções Gerais de Direito
  • GESTÃO E LIDERANÇA
  • Administração de Empresas
  • Administração do Tempo
  • Aprenda a Falar em Público
  • Chefia e Liderança
  • Empreendedorismo
  • Etiqueta Social e Empresarial
  • Gestão de Compras
  • Gestão de Projetos
  • Gestão Escolar
  • Gestão Hoteleira
  • Gestão Pública
  • Marketing Pessoal
  • Memorização e Leitura Dinâmica
  • Negociação
  • Propaganda e Marketing
  • Recolocação Profissional
  • Secretariado Executivo
  • Sucesso Profissional
  • INFORMÁTICA
  • Access 2007
  • ASP
  • AutoCad 2D
  • AutoCad 3D
  • CorelDraw
  • Excel 2007
  • Flash
  • Linux
  • MS Project 2007
  • Photoshop
  • PowerPoint 2007
  • Raciocínio Lógico
  • Redes e Noções de Hardware
  • Segurança na Internet
  • Webmaster
  • Windows 7
  • Word 2007
  • Word e Excel
  • MEIO AMBIENTE
  • Educação Ambiental
  • Guia de Turismo
  • Marketing Social
  • Reciclagem e Energias Renováveis
  • PEDAGOGIA
  • Bullying
  • Distúrbios de Aprendizagem
  • Educação Ambiental
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Especial
  • Educação Infantil
  • Escrita e Redação
  • Gestão Escolar
  • Saúde Emocional do Educador
  • ProfissionalizanteS
  • Administração de Empresas
  • Assistente Social
  • Comércio Exterior
  • Departamento Pessoal
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Infantil
  • Enfermagem
  • Fotografia Digital
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Compras
  • Guia de Gastronomia
  • Guia de Turismo
  • Jornalismo Online
  • Logística
  • Produção de Eventos
  • Recepcionista de Hotel
  • Recrutamento e Seleção
  • Secretariado Executivo
  • Segurança do Trabalho
  • Técnicas de Vendas
  • Telemarketing
  • Webmaster
  • RECURSOS HUMANOS
  • Administração de Empresas
  • Departamento Pessoal
  • Gestão Pública
  • Qualidade de Vida no Trabalho
  • Recrutamento e Seleção
  • SAÚDE
  • Assistente Social
  • Bullying
  • Enfermagem
  • Primeiros Socorros
  • Saúde Emocional do Educador
  • Segurança do Trabalho
  • TURISMO E HOTELARIA
  • Gestão Hoteleira
  • Guia de Gastronomia
  • Guia de Turismo
  • Recepcionista de Hotel
  • CURSOS ONLINE COM CERTIFICADO - INDICADOS POR JÚLIO BATTISTI
    EM PARCERIA COM BRAVA CURSOS
    INFORMÁTICA
  • Curso de Digitação
  • Formatando e Instalando Computador
  • Excel para Iniciantes
  • Curso Compre no Ebay
  • Informática Educativa
  • Curso de Linux
  • Segurança na Internet
  • Montagem e Manutenção de Computadores
  • Curso Remoção de Vírus
  • Curso Ubuntu
  • Instalação Linux - Ubuntu
  • AdministraÇÃo
  • Gestão de Projetos e Empreendedorismo
  • Benefícios da Previdência
  • Curso HP 12C
  • Matemática Financeira
  • Curso Análise Salarial
  • Processo de Elaboração de Questionário
  • Excelência no Atendimento ao Cliente
  • Logística do Transporte
  • Licitações e Contratos Administrativos
  • Profissionalizante
  • Adestramento Canino
  • Como fazer pesquisa Científica e Monografia
  • Curso de Corte e Costura
  • Supervisor de Telemarketing
  • Balconista de Padaria
  • Curso Educação Infantil
  • Recepcionista e Secretaria
  • Velas Artesanais
  • Relações Interpessoais
  • Curso de Arbitragem
  • Bullying e Cyberbullying
  • Capacitação de Tutores em EAD
  • EstÉtica
  • Curso de Massoterapia
  • Curso de Depilação
  • Drenagem Linfática
  • Curso de Maquiagem
  • Limpeza Turbinada de Pele
  • Alisamento e Relaxamento Capilar
  • Curso de Etiqueta
  • SPA de Vinhoterapia na Estética Facial
  • Curso de Shantala
  • Introdução à Colorimetria Capilar
  • Pessoal
  • Curso de Caligrafia
  • Memorização
  • Chefia e Liderança
  • Curso Falar em Público
  • Curso Bases Neurológicas
  • Leitura Dinâmica
  • Planejamento de Projeto Pessoal
  • Reforma Ortográfica
  • Como Passar em Concursos Públicos
  • Direção Defensiva
  • Administração do Tempo
  • Curso de Redação
  • Curso de Meditação
  • Como Passar no Vestibular
  • Atualização Gramatical
  • NegÓCIOS
  • Relações Humanas e Ética Profissional
  • Marketing e Vendas Diretas
  • Persuasão em Vendas
  • Entretenimento
  • Curso de Mágica
  •  
    SaÚde
  • Primeiros Socorros
  • Curso de Fitoterapia
  • Curso de Aromaterapia
  • Medicina Alternativa
  • Plantas Medicinais
  • Técnicas básicas de Enfermagem
  • O Trabalho do Agente Comunitário de Saúde
  • Ergonomia - Postura Correta em Frente ao Computador
  • Ética Profissional - Ênfase em Radiologia
  • Adolescência: Visão Saúde do Assunto
  • Meio Ambiente
  • Curso Gestão Ambiental
  • Jardinagem e Paisagismo
  • Curso de Reciclagem
  • Curso de Bonsai
  • MÚsica
  • Curso de Violão
  •  
    NutriÇÃo
  • Higiene e Manipulação de Alimentos
  • Congelamento de Alimentos
  • Culinária Básica
  • Culinária Intermediária
  • RelaÇÕes Humanas
  • Curso Gestão de Pessoas
  • Departamento Pessoal
  • Desenvolvimento Pessoal Empresarial
  • Curso de Telemarketing
  • Curso Dinâmica em Grupo
  • Rescisão Contrato de Trabalho
  • Folha de Pagamento na Prática
  • Atendimento ao Cliente
  • Adm. da Empregada Doméstica
  • Curso de Homolognet
  • Recursos Humanos - Férias
  • Recursos Humanos - 13° Salário
  • Registro de Empregados
  • Web Master
  • Curso de HTML
  • Curso de WordPress
  • Curso de HTML5
  • Designer GrÁfico
  • Curso de Corel Draw
  • Efeitos Especiais com InDesign CS5
  • Efeitos Tipográficos com InDesign CS5
  • CURSO EM FORMATO DE VÍDEO-AULA
    EXEMPLOS PRÁTICOS PASSO A PASSO COM SOM E IMAGEM
    Clique no curso para informações detalhadas
    Curso Duração Informações
    ACCESS
    Vídeo Aula: Access 2007 - Consultas - Curso Completo e Prático 4:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Access 2007 - Curso Básico e Prático 5:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Access 2007 - Curso Intermediário - Passo a Passo 5:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Access 2007 Avançado Macros e Programação VBA 11:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Access 2010 - Básico + Intermediário 3:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Access 2010 - Curso Avançado - Passo a Passo 02:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Access 2007 - Curso Prático 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Formulários e Macros no Access 2007 - Curso Prático 6:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Access 2007 - Curso Básico 2:01h Clique aqui
    Vídeo-aula - Access 2007 - Tudo Sobre Consultas 2:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Avançado de Access 2003 2:48h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Básico de Access 2003 2:49h Clique aqui
    EXCEL
    Vídeo-aula - Curso de Macros e Programação VBA no Excel - Básico e In... 13:02h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Excel 2007 - Curso Avançado 6:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Excel 2007 Avançado - Passo a Passo 7:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Excel 2007 - Avançado 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Excel 2007 - Curso Básico 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Excel 2007 - Intermediário 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Criando Formulários no Excel - Usando Programação VBA - Pa... 3:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Excel 2010 - Básico e Intermediário 7:36h Clique aqui
    Vídeo aula: Excel 2010 - Dashboards - Curso Completo 2:49h Clique aqui
    Vídeo Aula: Formatação Condicional no Excel 2007 2:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Funções de Pesquisa no Excel 2007 2:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Gráficos no Excel 2007 e Excel 2010 - Curso Completo 3:33h Clique aqui
    Vídeo Aula: Macros e Programação VBA no Excel 2007 - Básico + Intermed... 11:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Macros e Programação VBA no Excel 2007 Curso Avançado 4:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Programação VBA no Excel 2010 - Básico e Intermediário 02:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Tabelas Dinâmicas no Excel 2007 - Curso Completo 2:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Trabalhando com Datas e Horas no Excel 2007 2:20h Clique aqui
    Vídeo Aula: Tudo Sobre Funções de Texto no Excel 2007 2:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Criando um Cadastro de Clientes com o VBA no Excel 2003 2:14h Clique aqui
    Vídeo-aula - Criando uma Agenda no Excel 0:40h Clique aqui
    Vídeo-aula - Curso de Macros e Programação VBA no Excel - Avançado 11:27h Clique aqui
    Vídeo-aula - Excel 2003 - Curso Básico 3:03h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Excel 2007 - Dashboards - Curso Completo 1:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Tabelas Dinâmicas Avançadas no Excel 2003 2:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Tudo Sobre Funções Matriciais no Excel 2:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Tudo Sobre Gráficos no Excel 2003 9:00h Clique aqui
    Vídeo-aula interativa: Tudo Sobre Tabelas Dinâmicas no Excel 2003 2:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Excel 2003 Avançado em 120 Lições 14:00h Clique aqui
    Vídeo-aula: Excel 2007/2010 Básico + Intermediário em 26 Lições 3:00h Clique aqui
    WORD
    Vídeo Aula: Aprenda Word 2007 - Curso Prático 1:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Básico de Word 2003 2:14h Clique aqui
    Vídeo-aula - Word 2003 Avançado 1:34h Clique aqui
    Vídeo-aula - Word 2003 Básico 2:14h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Word 2007 - Curso Básico 2:23h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Word 2007 - Curso Básico Passo a Passo 02:00h Clique aqui
    POWERPOINT
    Vídeo Aula: Aprenda PowerPoint 2007 - Curso Prático 1:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Básico de PowerPoint 2003 2:22h Clique aqui
    WINDOWS
    Vídeo Aula: Aprenda Windows 7 - Curso Prático 1:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Básico de Windows XP 2:36h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Windows 7 - Formatação, Instalação e Configuração 3:40h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Windows Server 2003 e Active Directory - Instalação e Adm... 27:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Windows XP - Formatação e Instalação 3:47h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Windows XP Básico + Intermediário + Dicas Práticas 8:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: GPOs no Windows Server 2003 - Curso Completo 4:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Windows 7 - Curso Prático 5:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Windows Server 2003 - DNS DHCP WINS e TCP/IP 5:00h Clique aqui
    Windows Server 2003 - Terminal Services e Active Directory 2:30h Clique aqui
    REDES E TCP/IP
    Aprenda Redes para Casas e Escritórios 1:30h Clique aqui
    PROGRAMAÇÃO
    Vídeo-Aula: Programação Delphi - Básico + Intermediário 30:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Criando um Sistema de Controle de Estoque Completo com Del... 11:19h Clique aqui
    Vídeo Aula: Programação C++ - Básico e Intermediário 6:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Programação Java - Módulo III 5:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Programação Orientada à Objetos com Java 9:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - CALCULADORA HP 12C - Curso Prático em 80 Lições 02:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - CALCULADORAS HP 50G - 49G/G+ - 48 GII 1:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Completo de Lógica de Programação 22:15h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Completo de PHP + HTML + CSS 27:35h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Lógica de Programação com VB.NET 14:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Programação C - Curso Básico e Intermediário 12:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Programação Web com ASP.NET 3.5 e VB.NET - Básico 19:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - VB.NET 2010- Curso Avançado 37:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - VB.NET 2010- Curso Básico e Prático 22:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Curso de Java e Lógica de Programação com Java 8:00h Clique aqui
    Vídeo-aula: Programação PHP - Passo a Passo em 151 Lições 2:00h Clique aqui
    Vídeo-aula: Programação Visual C Sharp 2010 - Passo a Passo - Curso Bá... 37:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Programação Web com ASP.NET 4.0 e C# - Curso Avançado 22:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Programação Web com ASP.NET 4.0 e C# - Curso Básico 20:00h Clique aqui
    Vídeo-aula: Visual C# 2010- Curso Avançado e Prático 32:00h Clique aqui
    CONCURSOS PÚBLICOS
    130 Questões de Matemática para Concursos Públicos - Resolvidas e Come... 6:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Matemática na Prática - Geometria Espacial 6:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Matemática na Prática - Logaritmos 03:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Matemática na Prática - Números Complexos 1:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Derivadas I: Regras de Derivação e Exercícios Resolvidos -... 4:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Física 1 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Física 2 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Física 3 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Matemática 1 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Matemática 2 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Matemática 3 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Progressão Aritmética - PA mais Progressão Geométrica - PG... 4:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Análise Combinatória - Teoria e Prática 6:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Conjuntos - Teoria e Prática 5:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Excel Para Concursos Públicos - Simulados e Provas Coment... 2:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Matemática Financeira - Teoria e Prática 9:10h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Raciocínio Lógico - Curso Completo e Prático 12:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Série Concursos: Inglês ESAF - Simulados e Provas Comenta... 2:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Concordância Nominal e Concordância Verbal 0h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Contabilidade Para Iniciantes - Curso Básico e Didático 05:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Crase - 100 Questões Resolvidas e Comentadas 3:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Matemática do 1º Ano do 2º Grau - Curso Completo 27:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Matemática do 1º Grau - Curso Completo 30:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Matemática do 2º Ano do 2º Grau - Curso Completo 23:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Matemática do 3º Ano do 2º Grau - Curso Completo 10:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Raciocínio Lógico - 100 Questões Resolvidas e Comentadas 08:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Trigonometria - Teoria e Prática - Completo 6:00h Clique aqui
    BANCO DE DADOS
    Vídeo-Aula - Dominando o ORACLE - Curso Prático 12:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Linguagem SQL e Banco de Dados - Teoria e Prática 08:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - MySQL - Curso Completo e Prático 12:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - SQL Server 2005 - Reporting Services 2:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Dominando o SQL Server 2005 - Curso Completo 5:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Firebird e Linguagem SQL - Curso Completo 12:00h Clique aqui
    WEBDESIGN
    Criando um Site Completo e Profissional com Fireworks, Flash, Dreamwe... 5:00h Clique aqui
    Criando um Site ou Blog Dinâmico, Completo e Profissional, facilmente,... 6h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Criação de Sites - Curso Básico 3:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Criando uma Loja Virtual com PHP e MySQL - Curso Completo... 19:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Flash MX - Curso Básico 2:26h Clique aqui
    Vídeo-Aula - HTML - Curso Prático 2:40h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Como Criar um Portal Profissional e Dinâmico, com o WordPr... 7:40h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Criando uma Loja Virtual Completa com o Magento 5:33h Clique aqui
    INTERNET
    Vídeo-Aula - Curso de Microinformática Prática 4:35h Clique aqui
    Vídeo-aula - Curso Prático de Internet 0:40h Clique aqui
    Vídeo-aula - Curso Prático de Outlook Express 0:55h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Tudo Sobre Rede Sociais - Facebook, Twitter, Orkut e MSN ... 3:00h Clique aqui
    CAD
    Vídeo-Aula - Curso de Autocad 2D 4:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso de Autocad 3D 3:45h Clique aqui
    VÍDEO E ÁUDIO
    DVD: Conversão de Formatos Digitais: Áudio e Vídeo 1:26h Clique aqui
    Sony Vegas 8 PRO - Edição de Vídeo e Multimídia para Web 5:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso de Teoria Musical 1:00h Clique aqui
    PROGRAMAS GRÁFICOS
    Vídeo-Aula - Adobe Illustrator CS4 - Curso Completo 3:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Adobe InDesignr CS4 - Curso Completo 3:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Corel Draw X4 - Curso Completo 5:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Criando Efeitos Digitais com o Photoshop CS4 e com o Illu... 5:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso de CorelDraw X4 - Módulo I 3:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Profissional Photoshop 4:20h Clique aqui
    ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS
    DVD - Curso de Oratória - Falando em Público sem Medo 2:36h Clique aqui
    VÍDEO AULAS DE HARDWARE E MONTAGEM DE PCS
    DVD: Hardware - Curso Básico 0:58h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Hardware e Montagem de Microcomputadores 1:30h Clique aqui

    © Júlio Battisti, 2001 - 2010. Todos os direitos reservados.
    É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e dos textos disponíveis, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei nº 9.610 de 19/02/1998. Este tutorial só pode ser publicado no site www.juliobattisti.com.br e no site do Autor do tutorial. Nenhum outro site tem permissão para copiar e publicar este tutorial, mesmo que sejam mantidas todas as referências ao autor e ao site www.juliobattisti.com.br. Não é permitida a publicação deste tutorial em nenhum outro site.