Você está aqui: Principal » Lista Completa de Tutoriais

Sobre este Tutorial

Autor: Jorge Alberto dos Santos
Data: 25-03-2007
Categoria: Hardware
Assunto: MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE...
Visitas:
E-mail: ntjorge@gmail.com
Site: www.temdinheiro.com.br
Avaliação: ( voto)
1 2 3 4 5
Comentários: Ler / Escrever

 

Montagem e Configuração de PC– 32ª Parte

 

Objetivos:

 

Estes tutoriais trarão uma série de tópicos sobre montagem, configuração e instalação de hardware em microcomputadores. O leitor aprenderá de forma clara e objetiva o funcionamento, informações e conceitos dos componentes internos do computador, não somente de computadores atuais, mas também de micros mais antigos, pois estes ainda existem no mercado.  Serão vistos também, assuntos relacionados a soluções diversas de hardware, configurações e otimizações de registro do sistema operacional Windows, bem como exemplos práticos de montagem de PC. Este tutorial poderá servir como fonte de consulta para usuários iniciantes e avançados, servindo tanto para uso profissional como pessoal, não tendo como objetivo ser apenas a única fonte de leitura e solução, sendo necessário o estudo em livros da área e um acompanhamento personalizado em questões de conhecimentos técnicos avançados. Todas as marcas e nomes apresentados tem seus direitos reservados aos fabricantes.

 

Montagem e Configuração de PC – Montagem de Computador - IX

 

* Continuação de montagem dos principais dispositivos

 

- Conectando teclado, mouse e monitor

 

O computador está quase pronto. Se ainda não tiver feito isso, ligue o monitor no conector DB-15 da placa de vídeo.

 

Ligue também o teclado e o mouse nos conectores apropriados. Lembre-se que nas placas de CPU ATX existem dois conectores PS/2, sendo um para o teclado (lilás) e um para o mouse (verde). Se a sua placa de CPU for antiga e não utilizar este código de cores, consulte o seu manual para checar qual é o conector do teclado e qual é o do mouse.

 

Veja como conectar um monitor:

 

 

Veja como conectar um mouse:

 

 

O mouse que possui conector DB-9 pode ser ligado em uma das duas interfaces seriais da placa de CPU (COM1 ou COM2). Quanto ao teclado, dependendo do tipo do seu conector e do tipo do conector existente na placa de CPU (DIN ou PS/2), pode ser necessário usar um adaptador para esta conexão.

 

Saída Serial:

 

 

Mouse Serial:

 

 

* Teste o computador

 

Mais uma vez é necessário ligar o computador para testá-lo. Desta vez será possível realizar o boot através de um disquete. Ao ser ligado, aparecerão na tela as mensagens do BIOS da placa de vídeo e da placa de CPU, com a indicação do processador, seu clock e a quantidade de memória.

 

Será feito o boot através de um disquete. Este disquete de boot pode ser gerado com o comando FORMAT A: /S. Se preferir pode gerar um disquete de inicialização a partir de um computador que já possua o Windows instalado. Use Painel de Controle / Adicionar e remover programas / Disco de inicialização. Será feito o boot do sistema operacional Windows, no modo MS-DOS, mesmo com isso não será possível acessar o disco rígido, pois ele precisa ser inicializado.

 

- Termos e configurações do SETUP-BIOS

 

Configuração do CMOS Setup

 

Bios

 

Bios significa "Basic Input Output system". O Bios é a primeira camada de software do sistema, um pequeno programa encarregado de reconhecer o hardware, realizar o boot, e prover informações básicas para o funcionamento do sistema. O Bios é personalizado para cada modelo de placa mãe, não funcionando em nenhum outro.

 

Setup

 

O Setup é um programa que nos permite configurar várias opções acerca do Hardware instalado, opções relacionadas desempenho do sistema, senhas etc. As configurações do Setup são cruciais para o funcionamento e bom desempenho do sistema, uma configuração errada do Setup pode tornar o sistema até 70% mais lento, ou seja, o seu computador pode virar uma carroça sem cavalos simplesmente devido à uma configuração errada do Setup do micro. O objetivo deste tutorial é justamente ensinar como configurar o Setup para um melhor desempenho.

 

CMOS

 

O termo CMOS significa 'Complementary Metal Oxide Semicondutor".

 

Nos primeiros PC's, tais como os antigos XT's e alguns 286's, todos os dados referentes à configuração dos endereços de IRQ e DMA, quantidade e velocidade das memórias, HD's instalados etc., eram configurados através de jumpers na placa mãe. Não é preciso dizer que a configuração de tais jumpers era um trabalho extremamente complicado. Para facilitar isso, foi criado o Setup, que permite configurar facilmente o sistema.

 

A função do CMOS é armazenar os dados do Setup pra que não se estes não sejam perdidos. O CMOS é uma pequena quantidade de memória Ram cerca de 128 bytes, geralmente embutida no cartucho da Bios. Como a memória Ram é volátil, o CMOS é alimentado por uma bateria, o que evita a perda dos dados. Porém, esta bateria não dura pra sempre, de modo que de tempos em tempos ela fica fraca e é preciso trocá-la.

 

Upgrade de BIOS

 

O Bios é um programa que fica armazenado em chips de memória Flash Ram. O uso deste tipo de memória visa permitir que o Bios seja modificado. A esta modificação damos o nome de upgrade de Bios.

 

De tempos em tempos, surgirem novas tecnologias, como as portas USB, barramento AGP, SCSI, etc. A função do upgrade de Bios é tornar o micro compatível com estes novos recursos. Muitas vezes são lançados upgrades também para corrigir Bus no Bios ou melhorar o suporte a dispositivos. Os fabricantes deixam tais upgrades disponíveis nas suas páginas para download gratuito, vindo os upgrades na forma de um arquivo binário e um programa para gravação dos dados.

 

Durante o upgrade, os dados do Bios são completamente rescritos. Este é um processo que costuma durar poucos minutos, o problema é que se a atualização for interrompida de alguma forma, seja por falta de energia, um esbarrão no botão de reset, ou qualquer outro imprevisto. A Bios não irá funcionar mais, e sem ele a placa mãe se torna inútil.

 

Por isso, quando for fazer o upgrade do seu Bios, cerque-se de cuidados. Certifique-se que o arquivo que pegou é o correspondente ao modelo da sua placa mãe e se possível ligue o micro em um no-break.

 

Alguns dos grandes fabricantes de BIOS são a AWARD, com um Setup baseado em texto, e a AMI, com sua interface gráfica para o Setup. Apesar das diferenças na Interface, as opções disponíveis nos Bios destes dois fabricantes são parecidas, geralmente aparecendo apenas com nome diferentes. Em caso de opções que apareçam com nomes diferentes dependendo do modelo do Bios, citarei em primeiro lugar o nome mais comum, colocando outros nomes entre parênteses.

 

Para entrar no Setup, basta apertar a tecla Del durante a contagem de memória. Dentro do Setup use as setas do teclado para se locomover entre as opções. As opções do Setup estão divididas em vários grupos, tais como Bios Features Setup, Chipset Features Setup, etc.

 

Em Bios da Award, para acessar as opções de algum grupo use o Enter para voltar use o Esc. As teclas Page Up e Page Down servem para alterar os valores das opções. No setup de Bios da AMI você poderá utilizar o mouse para selecionar e mudar as opções, e o Esc para sair do Setup.

 

Vou explicar brevemente agora algumas das opções mais comuns. É possível que o seu BIOS tenha alguma opção não documentada aqui, ou não tenha todas, mas de qualquer maneira, este tutorial vai lhe dar uma orientação para configurar corretamente qualquer tipo de BIOS.

 

Standard CMOS Setup

 

Esta parte do Setup abriga informações básicas sobre o sistema, como data, hora e discos instalados, são praticamente iguais em todos os modelos de BIOS

 

Date / Time : Permite alterar a data e hora do relógio do CMOS, estes dados são usados por vários programas como bancos de dados e pelo relógio do Windows

 

Hard Disks : Mostra os discos rígidos que estão instalados no computador. Através dessa opção é possível inserir manualmente o número de trilhas, setores, cabeças, etc. dos discos, mas é preferível usar a opção de IDE HDD Auto-Detection (está na tela principal do Setup) para detectar automaticamente os discos instalados. Aqui está também a opção de ativar ou não o modo de disco LBA, caso o seu disco seja maior do que 528 megas, esta opção deverá ficar ativada.

 

Drive A : Tipo de drive de disco flexível instalado como Drive A, o mais comum é possuirmos drives de 1,44 Mb e 3,5 polegadas, caso possua um drive mais antigo ou um de 2,8 Mb, basta selecionar a opção correspondente

 

Drive B : Tipo de drive de disco flexível instalado como drive B, caso não exista nenhum a opção correta é "none"

 

Vídeo : Caso você possua uma placa SVGA a opção correta é "EGA/VGA"

 

Halt On : Procedimento que o Bios deverá tomar caso sejam detectados erros de hardware durante o teste do sistema (POST)

 

All Errors : A inicialização será interrompida caso exista qualquer erro grave na máquina, como erro de teclado, nos drives de disquete, ou conflitos entre dispositivos

 

No Errors : O micro tentará inicializará apesar de qualquer erro que possa existir

 

All, But Keyboard : A inicialização será interrompida por qualquer erro, com exceção de erros de teclado

 

All, But Diskette : Qualquer erro com exceção de erros nos drives de disquete

 

All, but disk/Key : Exceção para erros no teclado e nas unidades de disquete

 

Bios Features Setup

 

Configurações sobre o desempenho do sistema e opções do Post: (Enabled = ativado , Disabled = desativado)

 

Vírus Warning : Oferece uma proteção rudimentar contra vírus, monitorando as gravações no setor de boot e na tabela de alocação de arquivos. O problema é que alguns programas de diagnóstico e particionamento/formatação de disco também escrevem nestas áreas, o que pode acionar o alarme. Porém é melhor manter esta opção ativada, pois os vírus que se alojam no setor de boot do HD são difíceis de eliminar.

 

CPU Internal Cache : Permite habilitar ou desabilitar o cache interno do processador ou cache L1, esta opção deve ficar ativada, caso contrário o desempenho do computador irá cair cerca de 30%.

 

CPU External Cache : Habilita ou desabilita o cache da placa mãe, ou cache L2. Como a opção acima, esta também deve ficar ativada. Pode-se desativa-la caso haja alguma suspeita de defeito no cache L-2

 

Quick Power On Self Test (Quick Boot) : Caso ativada esta opção, durante o Post alguns componentes não serão checados, resultando em um Boot um pouco mais rápido.

 

Boot Sequence : Define a seqüência na qual os drives serão checados durante o boot:

 

A, C : Opção mais comum. O sistema irá checar primeiro o drive de disquete à procura de algum sistema operacional, caso não encontre nada, procurará no disco rígido.

 

C,A : O disco rígido será checado primeiro, e em seguida o disquete

 

C only : Será checado somente o disco rígido

 

Dependendo do modelo do seu BIOS, haverá também a opção de dar o boot através do CD Rom.

 

1 st Boot Device, 2 nd Boot Device, 3 rd Boot Device, 4 th Boot Device : Estas opções, encontradas em Bios AMI, equivale à opção Boot Sequence e define a seqüência na qual os drives serão checados durante o boot, aqui poderá se definir se o bios tentará dar o boot primeiro através do drive de disquetes ou através do HD ou mesmo através de drive de CD Rom

 

Try Other Boot Device : Caso não encontre nenhum sistema operacional nos drives selecionados, o Bios irá procura-lo em outros meios de armazenamento, como Zip Drives e cartões de memória  Flash, dependendo do nível de atualização do Bios. Recomendável a opção "yes"

 

A tela da BIOS é parecida conforme abaixo:

 

 

Obs. Podem existir variações nos tipos de BIOS e opções de configurações. É necessário realizar um treinamento básico somente para as configurações de BIOS.

 

Nos próximas lições veremos mais sobre montagem e configuração de PC.  Até a próxima.

 

 

LISTA DE TODOS OS TUTORIAIS DISPONÍVEIS

 

LIVROS CAMPEÕES DE VENDA NO SITE

Cursos Online com Certificado e Suporte à Dúvidas

CURSOS ONLINE COM CERTIFICADO - INDICADOS POR JÚLIO BATTISTI
EM PARCERIA COM CURSOS 24 HORAS
AdministraÇÃo
  • Administração Contábil e Financeira
  • Administração de Empresas
  • Administração do Tempo
  • Aprenda a Falar em Público
  • Chefia e Liderança
  • Departamento Pessoal
  • Empreendedorismo
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Compras
  • Gestão de Projetos
  • Gestão Escolar
  • Gestão Hoteleira
  • Gestão Pública
  • Logística
  • Matemática Financeira HP 12C
  • Planejamento Estratégico
  • Qualidade de Vida no Trabalho
  • COMUNICAÇÃO E MARKETING
  • Administração de Empresas
  • Aprenda a Falar em Público
  • Comércio Exterior
  • Empreendedorismo
  • Escrita e Redação
  • Etiqueta Social e Empresarial
  • Jornalismo Online
  • Marketing Pessoal
  • Marketing Social
  • Planejamento Estratégico
  • Produção de Eventos
  • Propaganda e Marketing
  • Sucesso Profissional
  • Técnicas de Vendas
  • Telemarketing
  • CONCURSOS PÚBLICOS
  • Conhecimentos Bancários
  • Gestão Pública
  • Memorização e Leitura Dinâmica
  • Noções Gerais de Direito
  • Raciocínio Lógico
  • CONTABILIDADE E ECONOMIA
  • Administração Contábil e Financeira
  • Administração de Empresas
  • Bolsa de Valores
  • Comércio Exterior
  • Conhecimentos Bancários
  • Contabilidade Básica
  • Finanças Pessoais
  • Matemática Financeira HP 12C
  • DIREITO
  • Assistente Social
  • Departamento Pessoal
  • Gestão Pública
  • Noções Gerais de Direito
  • GESTÃO E LIDERANÇA
  • Administração de Empresas
  • Administração do Tempo
  • Aprenda a Falar em Público
  • Chefia e Liderança
  • Empreendedorismo
  • Etiqueta Social e Empresarial
  • Gestão de Compras
  • Gestão de Projetos
  • Gestão Escolar
  • Gestão Hoteleira
  • Gestão Pública
  • Marketing Pessoal
  • Memorização e Leitura Dinâmica
  • Negociação
  • Propaganda e Marketing
  • Recolocação Profissional
  • Secretariado Executivo
  • Sucesso Profissional
  • INFORMÁTICA
  • Access 2007
  • ASP
  • AutoCad 2D
  • AutoCad 3D
  • CorelDraw
  • Excel 2007
  • Flash
  • Linux
  • MS Project 2007
  • Photoshop
  • PowerPoint 2007
  • Raciocínio Lógico
  • Redes e Noções de Hardware
  • Segurança na Internet
  • Webmaster
  • Windows 7
  • Word 2007
  • Word e Excel
  • MEIO AMBIENTE
  • Educação Ambiental
  • Guia de Turismo
  • Marketing Social
  • Reciclagem e Energias Renováveis
  • PEDAGOGIA
  • Bullying
  • Distúrbios de Aprendizagem
  • Educação Ambiental
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Especial
  • Educação Infantil
  • Escrita e Redação
  • Gestão Escolar
  • Saúde Emocional do Educador
  • ProfissionalizanteS
  • Administração de Empresas
  • Assistente Social
  • Comércio Exterior
  • Departamento Pessoal
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Infantil
  • Enfermagem
  • Fotografia Digital
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Compras
  • Guia de Gastronomia
  • Guia de Turismo
  • Jornalismo Online
  • Logística
  • Produção de Eventos
  • Recepcionista de Hotel
  • Recrutamento e Seleção
  • Secretariado Executivo
  • Segurança do Trabalho
  • Técnicas de Vendas
  • Telemarketing
  • Webmaster
  • RECURSOS HUMANOS
  • Administração de Empresas
  • Departamento Pessoal
  • Gestão Pública
  • Qualidade de Vida no Trabalho
  • Recrutamento e Seleção
  • SAÚDE
  • Assistente Social
  • Bullying
  • Enfermagem
  • Primeiros Socorros
  • Saúde Emocional do Educador
  • Segurança do Trabalho
  • TURISMO E HOTELARIA
  • Gestão Hoteleira
  • Guia de Gastronomia
  • Guia de Turismo
  • Recepcionista de Hotel
  • CURSOS ONLINE COM CERTIFICADO - INDICADOS POR JÚLIO BATTISTI
    EM PARCERIA COM BRAVA CURSOS
    INFORMÁTICA
  • Curso de Digitação
  • Formatando e Instalando Computador
  • Excel para Iniciantes
  • Curso Compre no Ebay
  • Informática Educativa
  • Curso de Linux
  • Segurança na Internet
  • Montagem e Manutenção de Computadores
  • Curso Remoção de Vírus
  • Curso Ubuntu
  • Instalação Linux - Ubuntu
  • AdministraÇÃo
  • Gestão de Projetos e Empreendedorismo
  • Benefícios da Previdência
  • Curso HP 12C
  • Matemática Financeira
  • Curso Análise Salarial
  • Processo de Elaboração de Questionário
  • Excelência no Atendimento ao Cliente
  • Logística do Transporte
  • Licitações e Contratos Administrativos
  • Profissionalizante
  • Adestramento Canino
  • Como fazer pesquisa Científica e Monografia
  • Curso de Corte e Costura
  • Supervisor de Telemarketing
  • Balconista de Padaria
  • Curso Educação Infantil
  • Recepcionista e Secretaria
  • Velas Artesanais
  • Relações Interpessoais
  • Curso de Arbitragem
  • Bullying e Cyberbullying
  • Capacitação de Tutores em EAD
  • EstÉtica
  • Curso de Massoterapia
  • Curso de Depilação
  • Drenagem Linfática
  • Curso de Maquiagem
  • Limpeza Turbinada de Pele
  • Alisamento e Relaxamento Capilar
  • Curso de Etiqueta
  • SPA de Vinhoterapia na Estética Facial
  • Curso de Shantala
  • Introdução à Colorimetria Capilar
  • Pessoal
  • Curso de Caligrafia
  • Memorização
  • Chefia e Liderança
  • Curso Falar em Público
  • Curso Bases Neurológicas
  • Leitura Dinâmica
  • Planejamento de Projeto Pessoal
  • Reforma Ortográfica
  • Como Passar em Concursos Públicos
  • Direção Defensiva
  • Administração do Tempo
  • Curso de Redação
  • Curso de Meditação
  • Como Passar no Vestibular
  • Atualização Gramatical
  • NegÓCIOS
  • Relações Humanas e Ética Profissional
  • Marketing e Vendas Diretas
  • Persuasão em Vendas
  • Entretenimento
  • Curso de Mágica
  •  
    SaÚde
  • Primeiros Socorros
  • Curso de Fitoterapia
  • Curso de Aromaterapia
  • Medicina Alternativa
  • Plantas Medicinais
  • Técnicas básicas de Enfermagem
  • O Trabalho do Agente Comunitário de Saúde
  • Ergonomia - Postura Correta em Frente ao Computador
  • Ética Profissional - Ênfase em Radiologia
  • Adolescência: Visão Saúde do Assunto
  • Meio Ambiente
  • Curso Gestão Ambiental
  • Jardinagem e Paisagismo
  • Curso de Reciclagem
  • Curso de Bonsai
  • MÚsica
  • Curso de Violão
  •  
    NutriÇÃo
  • Higiene e Manipulação de Alimentos
  • Congelamento de Alimentos
  • Culinária Básica
  • Culinária Intermediária
  • RelaÇÕes Humanas
  • Curso Gestão de Pessoas
  • Departamento Pessoal
  • Desenvolvimento Pessoal Empresarial
  • Curso de Telemarketing
  • Curso Dinâmica em Grupo
  • Rescisão Contrato de Trabalho
  • Folha de Pagamento na Prática
  • Atendimento ao Cliente
  • Adm. da Empregada Doméstica
  • Curso de Homolognet
  • Recursos Humanos - Férias
  • Recursos Humanos - 13° Salário
  • Registro de Empregados
  • Web Master
  • Curso de HTML
  • Curso de WordPress
  • Curso de HTML5
  • Designer GrÁfico
  • Curso de Corel Draw
  • Efeitos Especiais com InDesign CS5
  • Efeitos Tipográficos com InDesign CS5
  • CURSO EM FORMATO DE VÍDEO-AULA
    EXEMPLOS PRÁTICOS PASSO A PASSO COM SOM E IMAGEM
    Clique no curso para informações detalhadas
    Curso Duração Informações
    ACCESS
    Vídeo Aula: Access 2007 - Consultas - Curso Completo e Prático 4:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Access 2007 - Curso Básico e Prático 5:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Access 2007 - Curso Intermediário - Passo a Passo 5:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Access 2007 Avançado Macros e Programação VBA 11:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Access 2010 - Básico + Intermediário 3:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Access 2010 - Curso Avançado - Passo a Passo 02:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Access 2007 - Curso Prático 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Formulários e Macros no Access 2007 - Curso Prático 6:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Access 2007 - Curso Básico 2:01h Clique aqui
    Vídeo-aula - Access 2007 - Tudo Sobre Consultas 2:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Avançado de Access 2003 2:48h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Básico de Access 2003 2:49h Clique aqui
    EXCEL
    Vídeo-aula - Curso de Macros e Programação VBA no Excel - Básico e In... 13:02h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Excel 2007 - Curso Avançado 6:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Excel 2007 Avançado - Passo a Passo 7:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Excel 2007 - Avançado 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Excel 2007 - Curso Básico 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Excel 2007 - Intermediário 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Criando Formulários no Excel - Usando Programação VBA - Pa... 3:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Excel 2010 - Básico e Intermediário 7:36h Clique aqui
    Vídeo aula: Excel 2010 - Dashboards - Curso Completo 2:49h Clique aqui
    Vídeo Aula: Formatação Condicional no Excel 2007 2:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Funções de Pesquisa no Excel 2007 2:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Gráficos no Excel 2007 e Excel 2010 - Curso Completo 3:33h Clique aqui
    Vídeo Aula: Macros e Programação VBA no Excel 2007 - Básico + Intermed... 11:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Macros e Programação VBA no Excel 2007 Curso Avançado 4:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Programação VBA no Excel 2010 - Básico e Intermediário 02:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Tabelas Dinâmicas no Excel 2007 - Curso Completo 2:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Trabalhando com Datas e Horas no Excel 2007 2:20h Clique aqui
    Vídeo Aula: Tudo Sobre Funções de Texto no Excel 2007 2:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Criando um Cadastro de Clientes com o VBA no Excel 2003 2:14h Clique aqui
    Vídeo-aula - Criando uma Agenda no Excel 0:40h Clique aqui
    Vídeo-aula - Curso de Macros e Programação VBA no Excel - Avançado 11:27h Clique aqui
    Vídeo-aula - Excel 2003 - Curso Básico 3:03h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Excel 2007 - Dashboards - Curso Completo 1:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Tabelas Dinâmicas Avançadas no Excel 2003 2:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Tudo Sobre Funções Matriciais no Excel 2:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Tudo Sobre Gráficos no Excel 2003 9:00h Clique aqui
    Vídeo-aula interativa: Tudo Sobre Tabelas Dinâmicas no Excel 2003 2:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Excel 2003 Avançado em 120 Lições 14:00h Clique aqui
    Vídeo-aula: Excel 2007/2010 Básico + Intermediário em 26 Lições 3:00h Clique aqui
    WORD
    Vídeo Aula: Aprenda Word 2007 - Curso Prático 1:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Básico de Word 2003 2:14h Clique aqui
    Vídeo-aula - Word 2003 Avançado 1:34h Clique aqui
    Vídeo-aula - Word 2003 Básico 2:14h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Word 2007 - Curso Básico 2:23h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Word 2007 - Curso Básico Passo a Passo 02:00h Clique aqui
    POWERPOINT
    Vídeo Aula: Aprenda PowerPoint 2007 - Curso Prático 1:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Básico de PowerPoint 2003 2:22h Clique aqui
    WINDOWS
    Vídeo Aula: Aprenda Windows 7 - Curso Prático 1:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Básico de Windows XP 2:36h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Windows 7 - Formatação, Instalação e Configuração 3:40h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Windows Server 2003 e Active Directory - Instalação e Adm... 27:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Windows XP - Formatação e Instalação 3:47h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Windows XP Básico + Intermediário + Dicas Práticas 8:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: GPOs no Windows Server 2003 - Curso Completo 4:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Windows 7 - Curso Prático 5:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Windows Server 2003 - DNS DHCP WINS e TCP/IP 5:00h Clique aqui
    Windows Server 2003 - Terminal Services e Active Directory 2:30h Clique aqui
    REDES E TCP/IP
    Aprenda Redes para Casas e Escritórios 1:30h Clique aqui
    PROGRAMAÇÃO
    Vídeo-Aula: Programação Delphi - Básico + Intermediário 30:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Criando um Sistema de Controle de Estoque Completo com Del... 11:19h Clique aqui
    Vídeo Aula: Programação C++ - Básico e Intermediário 6:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Programação Java - Módulo III 5:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Programação Orientada à Objetos com Java 9:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - CALCULADORA HP 12C - Curso Prático em 80 Lições 02:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - CALCULADORAS HP 50G - 49G/G+ - 48 GII 1:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Completo de Lógica de Programação 22:15h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Completo de PHP + HTML + CSS 27:35h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Lógica de Programação com VB.NET 14:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Programação C - Curso Básico e Intermediário 12:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Programação Web com ASP.NET 3.5 e VB.NET - Básico 19:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - VB.NET 2010- Curso Avançado 37:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - VB.NET 2010- Curso Básico e Prático 22:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Curso de Java e Lógica de Programação com Java 8:00h Clique aqui
    Vídeo-aula: Programação PHP - Passo a Passo em 151 Lições 2:00h Clique aqui
    Vídeo-aula: Programação Visual C Sharp 2010 - Passo a Passo - Curso Bá... 37:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Programação Web com ASP.NET 4.0 e C# - Curso Avançado 22:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Programação Web com ASP.NET 4.0 e C# - Curso Básico 20:00h Clique aqui
    Vídeo-aula: Visual C# 2010- Curso Avançado e Prático 32:00h Clique aqui
    CONCURSOS PÚBLICOS
    130 Questões de Matemática para Concursos Públicos - Resolvidas e Come... 6:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Matemática na Prática - Geometria Espacial 6:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Matemática na Prática - Logaritmos 03:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Matemática na Prática - Números Complexos 1:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Derivadas I: Regras de Derivação e Exercícios Resolvidos -... 4:00h Clique aqui
    Vídeo Aula: Física 1 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Física 2 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Física 3 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Matemática 1 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Matemática 2 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Matemática 3 - Ensino Médio 1:30h Clique aqui
    Vídeo Aula: Progressão Aritmética - PA mais Progressão Geométrica - PG... 4:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Análise Combinatória - Teoria e Prática 6:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Conjuntos - Teoria e Prática 5:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Excel Para Concursos Públicos - Simulados e Provas Coment... 2:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Matemática Financeira - Teoria e Prática 9:10h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Raciocínio Lógico - Curso Completo e Prático 12:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - Série Concursos: Inglês ESAF - Simulados e Provas Comenta... 2:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Concordância Nominal e Concordância Verbal 0h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Contabilidade Para Iniciantes - Curso Básico e Didático 05:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Crase - 100 Questões Resolvidas e Comentadas 3:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Matemática do 1º Ano do 2º Grau - Curso Completo 27:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Matemática do 1º Grau - Curso Completo 30:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Matemática do 2º Ano do 2º Grau - Curso Completo 23:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Matemática do 3º Ano do 2º Grau - Curso Completo 10:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Raciocínio Lógico - 100 Questões Resolvidas e Comentadas 08:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Trigonometria - Teoria e Prática - Completo 6:00h Clique aqui
    BANCO DE DADOS
    Vídeo-Aula - Dominando o ORACLE - Curso Prático 12:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Linguagem SQL e Banco de Dados - Teoria e Prática 08:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - MySQL - Curso Completo e Prático 12:00h Clique aqui
    Vídeo-aula - SQL Server 2005 - Reporting Services 2:30h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Dominando o SQL Server 2005 - Curso Completo 5:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Firebird e Linguagem SQL - Curso Completo 12:00h Clique aqui
    WEBDESIGN
    Criando um Site Completo e Profissional com Fireworks, Flash, Dreamwe... 5:00h Clique aqui
    Criando um Site ou Blog Dinâmico, Completo e Profissional, facilmente,... 6h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Criação de Sites - Curso Básico 3:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Criando uma Loja Virtual com PHP e MySQL - Curso Completo... 19:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Flash MX - Curso Básico 2:26h Clique aqui
    Vídeo-Aula - HTML - Curso Prático 2:40h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Como Criar um Portal Profissional e Dinâmico, com o WordPr... 7:40h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Criando uma Loja Virtual Completa com o Magento 5:33h Clique aqui
    INTERNET
    Vídeo-Aula - Curso de Microinformática Prática 4:35h Clique aqui
    Vídeo-aula - Curso Prático de Internet 0:40h Clique aqui
    Vídeo-aula - Curso Prático de Outlook Express 0:55h Clique aqui
    Vídeo-Aula: Tudo Sobre Rede Sociais - Facebook, Twitter, Orkut e MSN ... 3:00h Clique aqui
    CAD
    Vídeo-Aula - Curso de Autocad 2D 4:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso de Autocad 3D 3:45h Clique aqui
    VÍDEO E ÁUDIO
    DVD: Conversão de Formatos Digitais: Áudio e Vídeo 1:26h Clique aqui
    Sony Vegas 8 PRO - Edição de Vídeo e Multimídia para Web 5:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso de Teoria Musical 1:00h Clique aqui
    PROGRAMAS GRÁFICOS
    Vídeo-Aula - Adobe Illustrator CS4 - Curso Completo 3:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Adobe InDesignr CS4 - Curso Completo 3:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Corel Draw X4 - Curso Completo 5:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Criando Efeitos Digitais com o Photoshop CS4 e com o Illu... 5:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso de CorelDraw X4 - Módulo I 3:00h Clique aqui
    Vídeo-Aula - Curso Profissional Photoshop 4:20h Clique aqui
    ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS
    DVD - Curso de Oratória - Falando em Público sem Medo 2:36h Clique aqui
    VÍDEO AULAS DE HARDWARE E MONTAGEM DE PCS
    DVD: Hardware - Curso Básico 0:58h Clique aqui
    Vídeo Aula: Aprenda Hardware e Montagem de Microcomputadores 1:30h Clique aqui

    © Júlio Battisti, 2001 - 2010. Todos os direitos reservados.
    É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e dos textos disponíveis, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei nº 9.610 de 19/02/1998. Este tutorial só pode ser publicado no site www.juliobattisti.com.br e no site do Autor do tutorial. Nenhum outro site tem permissão para copiar e publicar este tutorial, mesmo que sejam mantidas todas as referências ao autor e ao site www.juliobattisti.com.br. Não é permitida a publicação deste tutorial em nenhum outro site.