[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalTutoriaisJorgeasantos : Informaticaconcursos040
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




Informática para Concursos– 40ª parte

Conhecimentos Básicos de Microinformática – INTRANET, SEGURANÇA E INTERNET – Parte V

Neste tutorial segue com a série de tópicos sobre noções básicas de informática, bem como definições sobre o mundo tecnológico. Serão abordados diversos assuntos tais como: computação, microinformática, noções de redes de computadores, componentes básicos dos computadores, funções dos componentes, noções de sistema operacional Windows, serviços de Internet, instalação física dos computadores, mais alguns temas que são abordados quase sempre na maioria das provas em concursos que são realizados em todo o Brasil. Você aprenderá desde saber o que é um computador até meios de transmissão de dados e redes de computadores.

Neste tutorial, serão comentadas e analisadas as informações básicas e instruções gerais de uso da intranet, aspectos de segurança e internet, bem como uma noção geral sobre comunicação de dados e operações em rede, melhor forma de uso de algumas tecnologias, veremos as formas de uso de meios de acessos e os termos mais usados das tecnologias relacionadas aos assuntos. Será visto também algumas telas, teclas e visualização de ambientes. Estes tipos de informações são cobrados na maioria dos concursos públicos e também no uso diário dentro das organizações.

Todas as marcas e nomes aqui citados têm seus direitos reservados aos respectivos fabricantes, sendo aqui mencionados para efeitos de estudo e pesquisa. Neste tutorial, iniciaremos com estudo de algumas definições, nomenclaturas e meios de acesso.

INTRANET

* Conceitos fundamentais sobre Intranet e Arquiteturas

A intenção deste tutorial não é levar conhecimentos técnicos avançados e soluções em casos, mais sim elucidar a usuários comuns, com uma linguagem simples e enxuta e um grau de instrução geral e básica sobre este assunto de Intranet e Arquitetura TCP/IP. Questões mais técnicas sobre intranet e protocolos e toda a parte de infra-estrutura devem ser pesquisados em outros materiais neste site.

- Intranet

É uma rede privada criada em uma empresa por motivos de segurança e para agilizar o processo de comunicação de dados. Essa rede utiliza  a Arquitetura chamada TCP/IP, assim como os mesmos programas da Internet.

Obs. Importante: Cada Host da Intranet deverá possuir um endereço IP válido na intranet. A intranet pode permitir o Acesso Remoto e o Acesso à Internet, dependendo, é claro, da política de segurança adotada pela empresa.

* Noções fundamentais sobre TCP/IP

A arquitetura TCP/IP é um conjunto de protocolos, que é um conjunto de normas e regras que permitem a comunicação, transporte e serviços em redes, utilizados como padrão da Internet e separados em camadas.

- Camadas da Arquitetura TCP/IP

* Aplicações e os Protocolos

a) Protocolo HTTP

O termo http (Hiper Text Transfer Protocol)  é o responsável pela transferência de hipertextos, ou seja, é o protocolo que permite abrir as paginas na internet. Este se encontra dentro da arquitetura TCP/IP na camada de aplicação.

- Funcionamento do Protocolo http

Para que o protocolo “http” consiga fazer a transferência de dados pela Web, é necessário que os protocolos TCP e IP tornem possível a conectividade entre clientes e servidores. O http usa a arquitetura cliente-servidor, como a grande maioria dos protocolos de rede, se baseando na definição de requisição e resposta.

Um programa requisitante (cliente) estabelece uma conexão com o requisitado (servidor), este envia os dados para o cliente. Se a conexão foi estabelecida com sucesso, possivelmente o cliente verá todo o corpo da mensagem, caso contrário, o cliente terá problemas na visualização dos dados requisitados.

Observe a figura:

De forma resumida:

1 – O cliente requisita uma página da Internet e  através do protocolo HTTP o servidor faz a transferência dos hipertextos e das figuras.

2 – O servidor estabelece comunicação entre cliente-servidor e entrega a página.

3 – O resultado final é o cliente conseguindo visualizar no seu navegador uma página de Internet, conforme abaixo:

Observe no endereço da página o protocolo HTTP. Veja também que a página foi entregue totalmente ao cliente final, pois aparecem perfeitamente todas as figuras, textos, links de páginas entre outros partes da página.

b) Protocolo FTP

O termo FTP significa “File Transfer Protocol” – Protocolo de Transferência de Arquivos. É o protocolo responsável pela transferência de arquivos. Este se encontra na camada de aplicação.

- Funcionamento do Protocolo FTP

A transferência de dados em redes e internet envolvem normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas remotos.

O protocolo FTP é baseado no TCP e se trata de um protocolo genérico independente de hardware.

O servidor remoto aceita uma conexão do cliente local ou remoto. O cliente envia comando para o servidor e a conexão persiste ao longo de toda a sessão. O servidor então, cria uma conexão para transferência de dados, estes dados são transferidos do servidor para o cliente e vice e versa.

Principais características:

» Permite que usuários transfiram, renomeiem ou removam arquivos e diretórios remotos.

» Só permitem a transferência de arquivos completos, não permitindo enviar partes de arquivos.

» O serviço FTP está baseado no estabelecimento de 2 conexões entre cliente e servidor.

» O cliente nesta operação é o módulo FTP que está solicitando o acesso a arquivos remotos.

» O servidor nesta operação é o módulo FTP que fornece acesso aos arquivos.

Observe a tela abaixo do DOS:

Existem uma séria de comandos do FTP básico no sistema operacional DOS. Para saber quais são eles, basta dentro do prompt do FTP, digitar o ponto de interrogação “?” e apertar a tecla “enter”.

Há também, atualmente no mercado, vários programas gratuitos que fazem todo este trabalho de operacionalização do comando FTP, sendo estes bem mais práticos.

c) NNTP

O termo NNTP significa “Network News Transfer Protocol” – Protocolo de Transferência de Noticias na Rede. Resumindo trata-se de um protocolo de distribuição, solicitação, recuperação e publicação de notícias. Este protocolo se encontra na camada de aplicação.

d) TELNET

É um protocolo que permite acesso a dados de um computador quando o usuário não se encontra fisicamente, ou seja, trata-se de um acesso remoto.

Trata-se de um protocolo que trabalha no modo cliente-servidor. Este tipo de protocolo é tipico de uma intranet e também é baseado no protocolo TCP.

Este é um protocolo, pouco utilizado pelos administradores de sistema e pelos usuários, pois compremete e muito a área de segurança digital das empresas.

Nos próximos tutoriais serão vistos mais assuntos relacionados à informática para concursos.

Até a próxima.


Confira todos os artigos de Informática para Concursos:

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI