[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalTutoriaisJorgeasantos : Informaticaconcursos037
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




Informática para Concursos– 37ª parte

Conhecimentos Básicos de Microinformática – INTRANET, SEGURANÇA E INTERNET – Parte IV

Neste tutorial segue com a série de tópicos sobre noções básicas de informática, bem como definições sobre o mundo tecnológico. Serão abordados diversos assuntos tais como: computação, microinformática, noções de redes de computadores, componentes básicos dos computadores, funções dos componentes, noções de sistema operacional Windows, serviços de Internet, instalação física dos computadores, mais alguns temas que são abordados quase sempre na maioria das provas em concursos que são realizados em todo o Brasil. Você aprenderá desde saber o que é um computador até meios de transmissão de dados e redes de computadores.

Neste tutorial, serão comentadas e analisadas as informações básicas e instruções gerais de uso da intranet, aspectos de segurança e internet, bem como uma noção geral sobre comunicação de dados e operações em rede, melhor forma de uso de algumas tecnologias, veremos as formas de uso de meios de acessos e os termos mais usados das tecnologias relacionadas aos assuntos. Será visto também algumas telas, teclas e visualização de ambientes. Estes tipos de informações são cobrados na maioria dos concursos públicos e também no uso diário dentro das organizações.

Todas as marcas e nomes aqui citados têm seus direitos reservados aos respectivos fabricantes, sendo aqui mencionados para efeitos de estudo e pesquisa. Neste tutorial, iniciaremos com estudo de algumas definições, nomenclaturas e meios de acesso.

COMUNICAÇÃO DE DADOS

* NOÇÕES BÁSICAS E GERAIS DE OPERAÇÕES EM REDE

A intenção deste tutorial não é levar conhecimentos técnicos avançados e soluções em casos, mais sim elucidar a usuários comuns, com uma linguagem simples e enxuta e um grau de instrução geral e básica sobre este assunto de redes. Questões mais técnicas sobre redes e toda a parte de infra-estrutura e tecnologia de transmissão de dados devem ser pesquisados em outros materiais neste site.

- Modem

Os modens são dispositivos de conversão de sinais que permitem que dados digitais sejam transmitidos por linha telefônica. Os dados digitais de um microcomputador devem ser modulados antes da transmissão e demodulados na recepção.

O termo MODEM é derivado de Modulate e Demodulate (Modulador/demodulador). O dispositivo efetua as duas funções, já que transmite e recebe dados.

O usuário deve estar perguntando, o que é modular ??

Modular significa o processo de conversão de pulsos digitais em sinais analógicos, enquanto que sua reconversão em pulsos digitais é chamada de demodulação.

Veja a ilustração de um modem externo clássico:

- Terminais

São os pontos diversos da rede estão ligados ao equipamento central, através de modens, das ligações de comunicações e da unidade de controle. Um terminal pode ser qualquer equipamento de processamento de dados capaz de receber e/ou enviar informações como, por exemplo, um vídeo, uma impressora, um computador, etc.

* Rede de computadores

- Conceito de rede e Usuário final

O crescimento da capacidade de processamento dos microcomputadores e a diminuição dos custos das workstations (estações de trabalho), associados à interconexão de sistemas, foram fatores determinantes para o crescimento do uso de rede de computadores.

Essas redes estão se conectando outras redes (internet) que por sua vez, dependendo do tipo de empresa ou usuário, estão se interligando às outras. Desta forma, já existe diversas redes em nível nacional, continental e mundial.

As redes têm transformados, o mundo dos computadores pessoais (isto já é fato comprovado). Tradicionalmente estes eram isolados. Depois que foram colocados em redes, tornaram-se partes interligadas e comunicantes com sistemas maiores. Assim, o computador pessoal passou a ser uma porta para o mundo, caso da internet.

Uma rede é uma combinação de equipamentos interconectados entre si com finalidade de troca de dados e compartilhamento de recursos, onde cada computador ligado à rede não precisa mais ter seu próprio banco de dados ou impressora. Estes recursos podem ficar disponíveis na rede, desta forma, qualquer computador conectado pode utilizar. Isso nos levar á uma otimização de recursos, além de permitir a integração entre os diversos usuários.

- Servidor

É um computador que tem a função de elevar a capacidade de processamento dos dados compartilhados na rede. Geralmente, essa máquina processa grande volume de dados o que requer delas dispositivos ágeis e sistema de armazenamento de dados com alta capacidade e acesso rápido. A estação servidor é responsável pelo gerenciamento de toda a informação que trafega dentro de uma rede.

Ilustração de uma máquina servidor:

Observe que aparentemente um servidor se parece muita com uma estação de trabalho normal, porém seus dispositivos internos são melhores e seu desempenho em termos de velocidade e integridade de dados, entre outros são melhores.

- Usuário final

É qualquer pessoa ou dispositivo que usa os serviços da rede. Eles são origem e destino dos dados de aplicação que trafegam dentro da rede.

A rede deve oferecer flexibilidade de conexão a quaisquer recursos disponível, ou seja, o usuário não está diretamente conectado aos recursos, mais sim à rede e esta aos recursos. Isso implica que a capacidade de processamento não deve estar limitada a um computador. As conexões físicas são feitas entre o usuário e a rede e esta entre as máquinas que promovem os recursos.

Uma rede pode ser definida de várias maneiras:

» quanto sua finalidade

» forma de interligação

» meio de transmissão

» tipo de equipamento

» disposições lógicas

» entre outras

Genericamente, uma rede é o arranjo e a interligação de um conjunto de equipamentos com a finalidade de compartilhar recursos. Estes recursos podem ser desde compartilhamento de hardware até o uso compartilhado de informações mais relevantes.

* Tipos de redes

As redes de computadores em relação a sua extensão geográfica:

- LAN (Local Área Network – Rede Local)

É a ligação dos diferentes portes, dentro de uma área geográfica limitada – usualmente, dependendo da localização, pode variar até no máximo 4 km2. Neste tipo de rede (LAN), os equipamentos se encontram perto um dos outros e a ligação normalmente é fita via cabo.

- WAN (Wide Área Network – Rede Remota)

É a rede que utiliza meios de teleprocessamento de alta velocidade ou satélites para interligar  computadores separados geograficamente por uma área maior que a coberta pela rede local.

Observe as ilustrações abaixo:

- Rede Local

- Rede WAN

* Principais equipamentos

- Bridge (Ponte)

É o equipamento que liga duas redes com protocolos específicos.

Observe a ilustração:

- Gateway (Porta de comunicação)

É o equipamento que liga uma rede local a um sistema de comunicação com maiores recursos.

Um gateway, por exemplo, pode ser um computador fazendo esta função.

- Hub (Concentrador)

É o equipamento  que permite a ligação de vários equipamentos a uma central. É  um equipamento que pode ser utilizado na topologia estrela.

Obs. Este é um Hub 24 portas.

- Repetidor

É o equipamento utilizado em redes de topologia anel, que recebe um sinal e o retransmite para o próximo ponto, aumentando assim as dimensões de uma rede.

- Switch

Equipamento usado para conectar e distribuir comunicações entre uma linha tronco ou backbone, e nós individuais. Também permite a ligação de vários equipamentos a uma central. Quando se usa um hub, as estações de trabalho de comunicam pelo mesmo canal físico, podendo ocorrer congestionamento e perda de tempo na retransmissão das informações. O switch resolve este problema permitindo que cada equipamento se comunique com velocidade máxima.

Obs. Este é um Switch 24 portas. (Veja que fisicamente o hub e switch são semelhantes)

Nos próximos tutoriais serão vistos mais assuntos relacionados à informática para concursos.

Até a próxima.


Confira todos os artigos de Informática para Concursos:

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI