[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalTutoriaisJorgeasantos : Informaticaconcursos028
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




Informática para Concursos– 28ª parte

Conhecimentos Básicos de Microinformática – Organização de Dados II

Neste tutorial segue com a série de tópicos sobre noções básicas de informática, bem como definições sobre o mundo tecnológico. Serão abordados diversos assuntos tais como: computação, microinformática, noções de redes de computadores, componentes básicos dos computadores, funções dos componentes, noções de sistema operacional Windows, serviços de Internet, instalação física dos computadores, mais alguns temas que são abordados quase sempre na maioria das provas em concursos que são realizados em todo o Brasil. Você aprenderá desde saber o que é um computador até meios de transmissão de dados e redes de computadores.

Nesta 28ª parte, serão comentadas e analisadas algumas informações básicas e  instruções sobre organização e uso dos arquivos dentro do computador, bem como melhor forma de uso de um dos mais usados gerenciador de informações do mercado. Veremos suas características, funções, formas de configurações, aplicabilidade e também visualização de telas, e principais atalhos para otimização de uso. Estes tipos de informações são cobrados na maioria dos concursos públicos e também no uso diário dentro das organizações.

Todas as marcas e nomes aqui citados têm seus direitos reservados aos respectivos fabricantes, sendo aqui mencionados para efeitos de estudo e pesquisa. Neste tutorial, será visto as funções e configurações da lixeira.

Organização de Dados - Lixeira

Lixeira

A lixeira ou como conhecida tecnicamente, CAIXA DE RECICLAGEM é uma das ferramentas que muitos usuários utilizam em momentos críticos de perda de dados.

Nela são jogados todos os arquivos excluídos do sistema. É através dela, que também é possível recuperar dados deletados e seu uso é muito simples.

Observe:

» Os arquivos que são deixados nela são inseridos automaticamente quando forem apagados, permanecendo na lixeira até que sejam deletados definitivamente pelo usuário.

» Para se abrir a lixeira basta efetuar um clique duplo sobre o ícone que representa a lixeira situada no desktop (área de trabalho)  do computador para que seja mostrado o que se encontra nela.

Veja na figura o ícone da lixeira:

A Lixeira tem a função de guardar tudo que foi deletado, sendo possível recuperar arquivos novamente ou remover definitivamente do disco rígido. Acessar o ícone Lixeira que está na Área de Trabalho e pressionar Enter.

» Os arquivos excluídos de uma unidade de disco flexível ou do aviso de comando não serão enviados para a lixeira.

Veja as telas abaixo:

1 – Na tela acima, é verificado a localidade onde se encontra os arquivos da lixeira no Microsoft Windows XP.

2 – As pastas com nomes de S.... contém os arquivos que foram deletados pelo usuário e podem ser recuperadas facilmente.

3 – Observe o atributo das pastas internas que são “Oculto”, isto para que o usuário tenha um nível de segurança básico, pois outras pessoas que tenham acesso ao computador e este não esteja configurado para mostrar os “arquivos ocultos”, o usuário com pouca experiência no tratamento de configurações gerais não conseguirá encontrá-los facilmente.

4 – O usuário poderá também excluir definitivamente as pastas internas de uso da lixeira, na opção “Excluir esta Pasta”.

5 – Vale observar o nome da lixeira “Recycle” - Reciclagem e está na partição C:, onde geralmente se encontra instalado o sistema operacional.

A lixeira internamente

Veja a figura abaixo:

1 – Aqui é mostrada a lixeira do Windows XP internamente. Cada versão de Windows tem uma forma de apresentar sua lixeira, podendo variar a apresentação, conforme cada versão utilizada pelo usuário.

2 – Na lixeira acima, a pasta “cache” está habilitada para ser restaurada, bastando apenas que o usuário precise da mesma.

3 – O usuário então poderá “esvaziar a lixeira”, conforme menu à esquerda e o arquivos serão apagados, não podendo mais de maneira alguma ser restaurado, a não ser por softwares de terceiros.

4 – O usuário terá também a opção “Restaurar todos os itens”, e todos os arquivos e pastas que estiverem na lixeira serão restaurados para seu local de origem.

5 – Para recuperar apenas um arquivo ou pasta basta clicar em cima do arquivo/pasta, pressionar o botão direito do mouse e escolher a opção “restaurar”. Lembre-se que os arquivos ou pastas restaurados voltarão para seus locais de origem.

Menus da Lixeira

1 – Ao acessar o desktop do computador e clicar com botão direito do mouse sobre o ícone da lixeira, temos as opções:

A – “Abrir”, o usuário será levado diretamente para dentro da lixeira, onde terá acesso aos arquivos que foram apagados.

B – “Explorar”, tem a mesma função da opção “abrir”.

C – “Esvaziar lixeira”, esta opção tem a finalidade de apagar todos os arquivos que se encontram dentro da lixeira, após ser efetuado este comando, os arquivos não poderão ser restaurados através da lixeira.

D – “Criar atalho”, esta opção cria um atalho da lixeira dentro do desktop para que o usuário possa colocá-lo onde achar necessário.

E – “Propriedades”, esta opção permite ao usuário efetuar algumas configurações sobre espaço em disco dedicado à lixeira e outras configurações, conforme a tela abaixo:

- Configurar as unidades de disco independentemente uma da outra, marcando esta opção o usuário poderá configurar seus discos conforme necessidade. Observe que neste caso há duas partições a C: e F:

- O usuário tem a opção também de que quando os arquivos forem apagados, não serem removidos para a lixeira e sim serem deletados diretamente, para isto basta marcar a opção “Não remover os arquivos para a lixeira”....

- O tamanho máximo de espaço da lixeira em relação ao disco que se trabalha, também pode ser alterado. A configuração básica é 10%, porém o usuário poderá colocar 5% ou 25%, ou conforme necessidade. Para configurar esta opção basta ir à barra deslizante e colocar o valor adequado.

- Ao apagar um arquivo/pasta, o sistema pergunta se deseja apagar realmente aquele arquivo ou pasta. O usuário pode habilitar para que o sistema não faça esta pergunta e apague diretamente. Para fazer isto basta marcar ou desmarcar a opção “Exibir caixa de diálogo de confirmação de exclusão”

Nos próximos tutoriais serão vistos mais assuntos relacionados à informática para concursos.

Até a próxima.


Confira todos os artigos de Informática para Concursos:

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI