[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalTutoriaisJorgeasantos : Informaticaconcursos022
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




Informática para Concursos– 22ª parte

Conhecimentos Básicos de Microinformática – Dispositivos de entrada

Nesta vigésima - segunda parte segue com a série de tópicos sobre noções básicas de informática, bem como definições sobre o mundo tecnológico. Serão abordados diversos assuntos tais como: computação, microinformática, noções de redes de computadores, componentes básicos dos computadores, funções dos componentes, noções de sistema operacional Windows, serviços de Internet, instalação física dos computadores, mais alguns temas que são abordados quase sempre na maioria das provas em concursos que são realizados em todo o Brasil. Você aprenderá desde saber o que é um computador até meios de transmissão de dados e redes de computadores.

Nesta 22ª parte, serão visto informações sobre entrada de dados nos computadores. Veremos suas características, funções, formas de uso, aplicabilidade e também visualização do tipo de hardware que está sendo informado. Todos os nomes aqui citados, relacionados às marcas têm seus direitos reservados.

INPUT DEVICE (DISPOSITIVOS DE ENTRADA)

O hardware de entrada, responsável pela inserção de dados nos computadores, podem ser definidos como input device (Periféricos de entrada ou Dispositivos de Entrada ou mesmo pode ser chamados de Unidades de entrada).

A função do Input Device é levar dados ou entrar com os dados a CPU em uma forma que seja utilizável e aproveitável ao computador.

INPUT DEVICE – Keyboard ou Teclado

O teclado é um conjunto de teclas alfanuméricas, de pontuação e alguns símbolos de controle de entrada de dados.

Ao pressionar uma tecla, o botão pressionado envia ao computador um código eletrônico ao computador, que interpreta de forma adequada o sinal e mostra na tela do computador o caractere referente respectivo botão.

Divisão dos teclados

Geralmente, os teclados são posicionados e divididos em três partes:

a) Teclado de funções

Esta parte é formada pelos teclados denominados de F1 a F12, ou F1 a F10, conforme ilustração abaixo:

b) Teclado Alfanumérico

Esta parte do teclado é composta pelas letras e números mais as teclas: ESC, CTRL, ALT, CAPS LOCK, SHIFT, TAB, BACKSPACE, E BARRA DE ESPAÇO.

c) Teclado numérico

Esta parte do teclado é composta pelos números e pelas teclas de direcionamento.

Teclas principais do teclado.

Serão visto a seguir, algumas teclas principais de funcionamento de um teclado padrão, usado hoje em dia. Variações podem ocorrer, pois existem vários tipos de teclados, porém as teclas básicas, quase sempre são as mesmas.

a) Teclas de Função F1 a F12 ou F14

 

Estas teclas são chamadas de teclas de função. Elas armazenam em seu interior, determinadas funções de operação, podendo ser acionadas a qualquer momento, bastando para isto que o usuário pressione a mesma.

 

As definições de função de cada uma das teclas de função “F1 a F12”, estão  definidas conforme os programas que está sendo utilizado, este é quem vai determinar o tipo de função que será assumida.

 

Estas teclas se encontrem geralmente na partes superiores do teclado, e em alguns teclados podem ser encontradas na parte esquerda.

 

Observe a figura  ilustrada anteriormente e veja o posicionamento em que geralmente são encontradas as teclas de Função.

 

b) A tecla “Tab”

 

 

Esta tecla tem a função de inserir um número fixo de caracteres em branco e um documento em branco.

 

Tem a função também de fazer com que o usuário que esteja utilizado o computador “Pule” cerca de 5 posições de uma vez só, apenas apertando o botão “Tab”.

Quando o usuário pressiona esta tecla, imediatamente o cursor é posicionado cinco posições à frente na tela do computador, sempre na direção à direita.

Conforme for pressionado, em alguns casos, o que estiver escrito à direita do cursor, acompanhará o deslocamento do cursor em 05 posições.

c) A tecla “Alt”

Esta tecla também pode ser conhecida com tecla “alternate”, ou seja, tecla de alternação.

O funcionamento desta tecla é semelhante à tecla CTRL, pois esta sozinha não possui uma função específica, embora nos programas para o sistema operacional Windows, ao ser pressionada esta tecla é acionada a barra de menu.

Para que se faça uso desta tecla é necessário que se utilize um outro conjunto de teclas simultaneamente.

Quem define as funções que serão propostas com esta tecla é o programa operacional que está sendo usado no momento pelo usuário.

d) A tecla “Esc”

Esta tecla é utilizada geralmente para cancelar uma operação que está sendo feita com o programa carregado.

Esta tecla volta uma ação anterior, ou seja, volta um nível anterior ao que se encontrava anteriormente a operação, no momento da tela.

É localizada no canto superior esquerdo do teclado. Em determinados casos a tecla “Esc”, assume a finalização de certos programas de gerenciamento.

e) A tecla “Caps Lock”

Também chamada de tecla de “Caixa alta” e “Caixa baixa”. A tecla de caps lock define se as letras serão digitadas em formas maiúsculas ou minúsculas.

Caso o usuário deseja que as letras saiam maiúsculas, esta tecla deve ser mantida pressionada. Para saber se a tecla de caps lock encontra-se ativada, basta olhar no teclado no canto superior direito, geralmente acima do teclado numérico, uma luz deverá estar acionada, para que a tecla de caps lock esteja em funcionamento.

Se a luz no canto superior direito estiver acesa, as teclas de maiúsculas estarão ativas e o usuário poderá usar as letras em “Caixa alta”.

Para desativar esta tecla, basta pressionar uma única vez a tecla de caps lock, e observar se a luz no canto superior direito do teclado se apaga. Caso isto ocorra, a tecla foi desativada e o usuário poderá digitar normalmente em “caixa baixa”, ou seja, em letras minúsculas.

f) A tecla “Shift”

Esta tecla está localizada nos dois extremos do teclado.

É usada geralmente para se reproduzir na tela as letras maiúsculas ou então os caracteres que se encontram na parte de cima das teclas do teclado que possuem  dois símbolos.

Estas teclas são os números que se encontram acima das teclas de letras na parte central do teclado.

É usado, quando se precisa iniciar uma frase com letras maiúsculas e rapidamente, ao pressionar esta tecla, o usuário poderá ativar e desativar a função de “Caixa alta”, para que não se use direto as teclas de “Caps Lock”.

Para usar a tecla “Shift”, basta pressionar simultaneamente junto com a letra desejada, e o caractere sairá em letra maiúscula.

Ao contrário da tecla “caps lock” a tecla “shift” não é travada, sendo que quando usada, logo após pode se digitar o texto normalmente em letras minúsculas.

g) A tecla “CTRL”

É chamada de “Tecla de Controle” ou somente Control.

Esta tecla não é encontrada em máquina de datilografia, pois se trata de função específica de computadores.

A tecla CTRL não possui função específica quando pressionada separadamente, sendo necessário um conjunto de caractere, pressionado em conjunto com a tecla CTRL para que se tenha a função que se precisa.

Como em algumas teclas já mencionadas, suas funções são gerenciadas pelo programa que está sendo usado pelo usuário.

h) A tecla “Delete”

Este tecla tem função de eliminar o que estiver digitado à direita do cursor. Para que se apague vários caracteres ao mesmo é preciso que se mantenha pressionado esta tecla até que se consiga “deletar” todos os caracteres que se deseja apagar.

i) A tecla “Backspace”

A tecla backspace permite ao usuário apagar os caracteres imediatamente  anteriores  à posição que o cursor se apresenta.

Significa mencionar que, colocando o cursor em um certo lugar e fazendo a operação de pressionar a tecla “backspace”, serão eliminados todos os caracteres imediatamente à esquerda e todo o resto da informação.

j) A tecla “Enter”

Pode se considerar como a tecla mais importante do teclado, pois é esta tecla que envia ao computador a mensagem digitada, para que este processe e retorne com o resultado esperado.

Esta tecla dever pressionada todas às vezes o usuário desejar emitir uma linha de instrução ou finalizar um comando.

Ao utilizar um processador de texto, a tecla “enter” tem a função de finalizar o parágrafo digitado, levando o cursor a ficar na posição no início da linha seguinte.

Nos próximos tutoriais serão vistos mais assuntos relacionados à informática para concursos.

Até a próxima.

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI