[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

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Informática para Concursos– 5ª Parte

Conhecimentos Básicos de Computação - Comandos MS-DOS

Nesta quinta parte, prossegue com a série de tópicos sobre noções básicas de informática, bem como definições sobre o mundo tecnológico. Serão abordados assuntos tais como: computação, microinformática, noções de redes de computadores, componentes básicos dos computadores, funções dos componentes, noções de sistema operacional Windows, serviços de Internet, instalação física dos computadores, mais alguns temas que são abordados quase sempre na maioria das provas em concursos que são realizados em todo o Brasil. Você aprenderá desde saber o que é um computador até meios de transmissão de dados e redes de computadores.

Conhecimentos Básicos de Computação – Arquitetura dos Microprocessadores

Neste tutorial serão mostrados alguns conceitos básicos, definições, e utilizações de alguns microprocessadores. Tecnologias de uso e variantes de alguns microprocessadores. Serão vistos as características de alguns dispositivos de processamento, bem como alguns modelos de marcas. Todos os nomes aqui relatados com relação a nomes de empresas têm totais direitos reservados a seus respectivos donos, sendo aqui mencionados somente para efeito de consulta e auxílio no uso diário das tecnologias.

CONCEITOS BÁSICOS DA ARQUITETURA DOS MICROPROCESSADORES

A arquitetura básica se inicia com a ligação de uma CPU com o dispositivo de memória, através de uma via chamada BUS ou traduzindo barramento de computador.

Podemos definir via como um conjunto de fios e interligações que conecta os microprocessadores com os chips de memória localizado na placa mãe do computador.

Essas vias são assim divididas:

- VIA DE CONTROLE > faz a sincronização das vias chamada de : VIA DE DADOS E VIA DE ENDEREÇO.

- VIA DE ENDEREÇOS > é o canal por onde é enviado ou transpassado o endereço de dado da memória.

- VIA DE DADOS > é o canal por onde trafegam todos os dados enviados.

Um outro fator importante está relacionado à velocidade do processador, que é calculado em MIPS (Milhões de Instruções por Segundo)

Alguns exemplos da arquitetura dos diversos modelos (aqui é mencionado plataforma Intel) de microprocessadores em relação a sua velocidade MIPS.

  1. Intel Pentium – MIPS = 100
  2. Intel 80486 – MIPS = 20/40
  3. Intel 80386 – MIPS = 8
  4. Intel 80286 – MIPS = 2
  5. Intel 8086 – MIPS = 0,4
  6. Intel 8088 – MIPS = 0,4
  7. Intel 8085 – MIPS = 0,1

* O Dispositivo Clock

Este é o dispositivo responsável pelo monitoramento e verificação da quantidade de ciclos por segundo.

A unidade de medida do clock é o MHz (milhões de ciclos por segundo). O número de ciclos está ligado diretamente com o número de instruções (clock interno) e também ligado com o número de acesso a memória do computador (clock externo).

* O Barramento

Em uma definição simples, é uma via de comunicação entre os diversos componentes/dispositivos de um computador.

Tipos de barramento:

- IrDA (Infrared Developers Association)

Espécie de barramento sem fio que tem sua funcionalidade baseada no sistema de infravermelho.

- USB (Universal Serial Bus)

Sistema de barramento que se caracteriza em permitir que todos os periféricos externos sejam encaixados em uma única porta no computador.

- ISA (Industry Standard Architecture)

Tipo de barramento que tem como velocidade 08 bits para computadores PC XT e logo após 16 bits. A freqüência deste barramento é de 08 MHz.

- EISA (Extended Industry Standard Architecture)

Sistema de barramento com velocidade de 32 bits atuando com freqüência de 08 MHz.

- VLB (VESA Local Bus)

Tipo de barramento de dados igual ao do processador e frequência idêntica ao barramento local.

- PCI (Peripheral Component Interconnect)

Barramento com velocidade de trabalho de 32 bits, atuando com freqüência de 66 e 33 MHz e barramento de 64 bits.

- AGP (Acelerad Graphics Port)

Espécie de barramento de 32 bits trabalhando com freqüência de 66 MHz, dependendo da exigência e uso do barramento pode chegar a 133 MHz.

Este barramento é utilizado para periféricos de vídeo (placa de vídeo) e utiliza a memória RAM do computador para fazer armazenamento de dados mais abrangentes.

* Características principais dos processadores

Existem no mercado inúmeros e diversos modelos de processadores de computadores, os quais apresentam preços e desempenho diferenciados. Esta pequena explanação se destina a estabelecer os diferenciais básicos que determinam a performance de um processador, a parte teórica que vai lhe auxiliar a compreender as diferenças entre alguns principais processadores.

Ao adquirir um processador, a primeira coisa que se deve ter como prioridade e atenção é saber qual a sua frequência de operação, que é medida em Megahertz (MHz) ou milhões de ciclos por segundo, esta frequência também pode ser denominada de clock.

Veja este exemplo: Processador 486 de 100 MHz, ao lado de um Pentium também de 100 MHz. Apesar da frequência de operação ser a mesma, o 486 perde em muito no desempenho. Na prática, o Pentium seria pelo menos 2 vezes mais rápido. Este fato acontece em decorrência às diferenças na arquitetura dos processadores.

O processador ainda é um componente básico de qualquer PC. Com o avanço cada vez mais acelerado da tecnologia, e várias empresas disputando uma fatia do mercado, os engenheiros das empresas são obrigados a desenvolver projetos cada vez mais ousados com intuito de produzir os processadores com alto desempenho. De certa forma isto é excelente para os usuários, mas também pode trazer muitas armadilhas, visto que com a diversidade de projetos, cada processador acaba saindo-se bem em algumas tarefas, mas com resultados nada agradáveis em outras. Não se pode ter preconceito e julgar o desempenho de um processador apenas pela frequência de operação, como era feito na época dos computadores 486.

Alguns modelos de processadores e informações básicas

1. PC 80286

Velocidade: 16 bits (Interno e Externo)

- As informações são armazenadas e gravadas na memória RAM do computador (aqui não tratamos da mesma memória RAM de execução) que tem seu conteúdo através de uma bateria.

- Velocidade de acesso a memória de 16 MB.

- Fazia uma simulação de memória RAM feita no HD do computador, utilizando memória virtual, todo este processo sendo realizado através de uma troca de arquivos denominado swap file.

- Tinha um soquete (é o local de encaixe) para os co-processadores 80287.

- Características de multitarefa, que pode ser definido como a realização de várias tarefas ao mesmo tempo.

- Proteção de memória, pois os programas tinham endereços próprios de memória alocada, não podendo desta forma invadir o espaço determinado para outro programa.

- Quando havia a invasão de espaço reservado por parte dos programas, acontecia o que chamamos de GPF (General Protection Fault - Falha Geral de Proteção ).

2. PC 80386

Velocidade: 32 bits

- Velocidade de acesso a memória podendo chegar a 04GB.

- Utilização do modo protegido, podendo retornar para o modo real.

- Existia um co-processador chamado de 80387SX para processador 80386SX e 80387DX para o 80386DX.

- Modelos 80386DX (Double Word) com barramento trabalhando a uma velocidade externa e interna de 32 bits.

- Modelos 80386SX (Single Word) trabalhando com barramento interno e externo a uma velocidade de 16 bits (externo) e 32 bits (interno).

- Era possível usar programas de modo real dentro do sistema de modo protegido, o que é chamado de Modo Virtual 8086.

- Usava a memória cache (espécie de memória que armazena uma quantidade reduzida da parte do conteúdo da RAM). Este processo agiliza e velocidade do processamento.

3. PC 80486

Velocidade: 32 bits (interno e externo)

- Utilizava cache integrado interno com velocidade de 08KB.

- Característica de cache externo de 256 KB e 512 KB.

- Modelos 80486 DX com co-processador aritmético interno e 80486SX que não tinha co-processador. A placa mãe do computador permitia inserir um processador 80487SX.

- Este processador teve um aumento significativo em sua velocidade chegando a ser quase duas vezes mais rápido que o 386.

- Variações de velocidade de 25MHz, 33 MHz e 40 MHz. Porém foi criada uma grande dificuldade, pois na época não havia circuitos capazes de trabalhar com velocidades superiores a 40 MHz.

- Sistema de Multiplicação de Clock, que pode ser definido como a velocidade que o processador trabalha internamente maior do que a da placa mãe. Desta forma foram lançados no mercado processadores 486DX2 (trabalhando com o dobro de freqüência da placa mãe). Logo em seguida foi lançado o 486DX4 (com velocidade de trabalho 03 vezes maior do que a velocidade da placa mãe).

4. PC 80486DX2

Velocidade: 32 bits (interno e externo)

- Modelos:

* 80486DX2-50 com velocidade clock externo de 25 MHz e interno de 25x2 = 50 MHZ

* 80486DX2-66 com velocidade clock externo de 33 MHz e interno de 33x2 = 66 MHZ

* 80486DX2-80 com velocidade clock externo de 40 MHz e interno de 40x2 = 80 MHZ

- Como já informado anteriormente, trabalhava com o sistema de multiplicação de clock, onde a frequência interna era superior ou mais precisamente o dobro da freqüência externa.

5. PC 80486DX4

Velocidade: 32 bits (interno e externo)

- Modelos:

* 80486DX4-75 com velocidade de clock externo 25 MHz e interno de 25x3 = 75 MHZ.

* 80486DX4-100 com velocidade de clock externo 33 MHz e interno de 100 MHZ.

- Trabalhava também com o sistema de multiplicação de clock, onde a frequência interna ao invés de ser o dobro era o triplo da freqüência externa, aumentando consideravelmente a capacidade de processamento

Nesta quinta parte do tutorial, foi visto algumas características de um componente muito importante em um computador: O processador. Apesar deste dispositivo não ser o único responsável pela velocidade de um computador, é de grande necessidade conhecer o funcionamento e características básicas de alguns deles. O fato é que o computador é um conjunto de dispositivos trabalhando coordenadamente de forma a otimizar e melhorar a velocidade do trabalho e não somente o processador, propriamente dito, responsável direto pela velocidade do conjunto.

Nos próximos tutoriais serão vistos mais assuntos relacionados à informática para concursos.

Até lá.

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