[E-BOOK GRÁTIS]: Windows 7 Básico, 476 pgs - QUERO RECEBER!
Você está em: PrincipalTutoriaisAlexsantos : Gestaoprojetos007
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem 26 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Ganhe o e-book a Seguir

e-book grátis Windows 7 Básico

476 páginas



Curta Nossa Fanpage

Loja Virtual do Site

Livros do Julio Battisti

FILTRO DE TUTORIAIS:




 

Gestão de Projetos–Parte 7

 

Objetivos:

 

Esta é parte de uma série  tutoriais sobre o uso de Gestão de Projetos . Nesta série de tutoriais você aprenderá sobre a concepção de projetos bem como sua definição de objetivos  tanto estrategico como de definição de metas. Você aprenderá a definir, bem como a recrutar e coordenar os participantes de um projeto.

 

Pré-requisitos:

 

Nenhum.

 

Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Gestão de Projetos – Criação e Utilização. Este curso terá seis módulos, com 10 lições por módulo e estará disponível para aquisição brevemente, por apenas R$ 20,00 para envio através de Download ou por R$ 30,00 para envio através de CD. Para saber como adquirir este curso, Clique Aqui.

 

Gestão de Projetos – Parte 7

 

“Tenha em mente que todo problema com o cliente é uma oportunidade de aprender coisas importantes”.

 

(Letícia Colombini)

 

Esboço do Projeto

 

Você já deve ter se impressionado com o estilo deste curso. Este curso não é curso normal aonde se fica um pouco de tempo e resolve-se tudo. Antes de mais nada é preciso sempre ter preparação e mais preparação, e não somente ficar um tempinho e resolver todo o problema ou projeto. Antes de iniciar um projeto é preciso ter detalhadamente aquilo que se pretende obter ou o “resultado ou propósito”.

 

O que acontece é que muitas das vezes projetos são engavetados, planos não são utilizados e idéias ficam no ar a procura de um dono. Porquê?

 

Muitos falam de Bill Gates, Alvin Tofler, Henri Ford, Philip Kotler, Og Mandino, Einstein e não sabe muitas vezes o que leva uma organização, seja ela qual for a ter sucesso.

 

Primeiramente é preciso:

 

Atender a Necessidade

 

Muitos pensam que para desenvolver um projeto é preciso milhares ou milhões  de dólares, horas de planejamento, uma equipe perfeita, mas na verdade o que se precisa é que o projeto seja utilizado para atender uma necessidade ou para ter um propósito. Primeiramente, antes de tudo é necessário fazer uma pesquisa para ver se aquele projeto irá de encontro à atender a necessidade que lhe foi proposta. Pesquisas de campo, de mercado ou até uma conversa com o cliente atendem bem à esta necessidade.

 

Se observarmos por exemplo uma costureira: imagine se um cliente pedisse para ela fazer um terno e lhe informasse que queria o melhor terno no número 46 e que pagaria dez mil reais pelo terno. O que você faria no lugar da costureira?

 

Se você respondeu que iria procurar a melhor linha, o melhor tecido, os modelos mais em moda e por ai em diante, esta fadado ao fracasso. Por quê?

 

O cliente queria um terno 46, preto e com botões dourados, isto é, você até que fez um bom terno, mas não se comunicou ou procurou saber qual o tipo de terno que o cliente queria e principalmente as suas especificações.

 

Outro exemplo que pode-se citar é na Nasa, aonde os cientistas queriam colocar uma caneta que funcionasse à gravidade zero. Após 2 meses de pesquisa e desenvolvimento e vinte milhões gastos chegou-se à tão esperada caneta que funciona no espaço. Já os russos, que não tinham tanta tecnologia assim, para se resolver o problema utilizaram um lápis.

 

Recursos produtivos e informações

 

Quando se pretende fazer algo é sempre comparado à uma guerra. Antes de se iniciar uma guerra, primeiramente é preciso ter noção dos recursos disponíveis e de todas as informações disponíveis para se ganhar uma guerra. A história de se antes de começar uma construção é necessário saber quanto vai custar e se terá condições de terminar.

 

Para se entender esta ligação entre recursos e informações (numa guerra) leia o livro:

 

A Arte da Guerra

 

Sun Tzu

 

Outro fato importante é que é preciso que você tenha domínio ou que alguém do grupo tenha das habilidades que serão requeridas para o desenvolvimento do projeto.

 

Se você quer construir um prédio é necessário conhecimentos de engenheiro, mestre de obras e pedreiro. Se você não tem todos estes conhecimentos, é necessário que alguém do grupo tenha.

 

Outra tendência forte no mundo moderno é de fazer mais com menos recursos. No início do século via-se grandes famílias aonde todos trabalhavam e aonde ter mais pessoas e recursos era a peça chave de uma vitória. No mundo atual a tendência é de se obter mais com menos. Não adianta ter dez mil soldados destreinados ou mal equipados. Pode-se ter um especialista para vencer a guerra. Por exemplo, nos EUA, recruta-se facilmente jovens que têm a destreza em jogos eletrônicos. Por quê? Tais jovens desenvolveram uma habilidade rara, a habilidade de ter o controle da mente simultaneamente com os sentidos. Para se chegar a este nível é necessário um amplo desenvolvimento cerebral aonde a inteligência acompanha os sentidos:

 

Quem tem uma boa visão tem um bom rendimento intelectual.

 

Seus olhos, o seu maior patrimônio: (Consulte o seu oftalmologista)

 

- Faça teste ocular (se possível use óculos ou corrija o seu grau);

 

- Use colírio e solução fisiológica (Solução de Cloreto de Sódio a 0,9%)

 

- Descanse às vistas;

 

- Consuma Vitamina A.

 

Uma boa audição melhora o desenvolvimento da percepção.

 

Os cientistas fizeram testes em fetos colocando os mesmos para ouvir música clássica. O resultado é incrível. Os bebês nasceram com maior número de neurônios e mais inteligentes!

 

Não é à toa que os melhores lugares para leitura são lugares calmos e sem barulhos ou ruídos. Mas também a música em especial a clássica é comprovadamente eficaz no desenvolvimento intelectual.

 

Músicas como Carmina Burana ou Mozzart são importantes para o bom desenvolvimento de um trabalho criativo. Se você for pintar, escrever, ler ou fazer qualquer atividade “cultural” você provavelmente produzirá muito mais do que sem a música.

 

Caso você não tenha facilmente música clássica ou deseje outro “ritmo”, pode ser o de sua preferência, aquele em que você se solte. Sua música preferida, um bolero, uma música religiosa ou qualquer outro som em que você se sinta que aquela música você se identifica.

 

Aprenda notas musicais, aprenda um novo instrumento musical ou ritmo e ainda uma nova língua. Você verá que o seu horizonte da audição se expandirá.

 

Um boa ferramenta é a internet nas suas rádios on-line, da qual você poderá ver os diferentes tipos de música e ritmos.

 

Tente memorizar os diversos tipos de pássaros e os seus cantos.

 

O uso do tato aumenta a capacidade de nossa percepção

 

No tato nós percebemos:

 

- Calor ou frio;

 

- Transmissão de energia(felicidade, tristeza)

 

Faça mímica tentando explicar o título de filmes;

 

Tente diferenciar a textura do sal para a farinha de trigo;

 

Uma certeza temos: a de que enfrentar o quotidiano, acompanhados de velhos padrões mentais, não nos parece ser a forma mais adequada de viver a vida, uma vez que, você e eu vivemos em um mundo, exigente, rápido e... cheio de problemas!

 

Portanto, qual é nossa atitude diante de tal desafio?

 

Estou certa de que, às vezes, você já deve ter experimentado a mesma sensação que eu, a sensação de dispor de um arsenal mental precário, lento e ultrapassado.

 

Os odores que nos rodeiam informam muitas coisas

 

Por quê?

 

Porque nós, seres humanos, não utilizamos todas as armas de que dispomos! Isto é, todas as nossas capacidades e potencialidades mentais.

 

Dito de uma outra forma: não colocamos o cérebro humano, em sua íntegra, para funcionar!

 

Às vezes sentimos o cheiro de uma comida quando ela está sendo feita na cozinha, mas qual?

 

Se você treinar o seu olfato, saberá se ela está boa, com muito ou pouco açúcar ou sal, se está faltando algum tempero ou algo para complementar, ou até que tipo de comida está sendo feita naquele momento.

 

Os tubarões desenvolveram têm este sentido aguçado. Se tiver uma gota de sangue, mesmo há quilômetros eles sentem o seu cheiro.

 

Particularmente, sei quando se está fazendo frango assado ou carne, mesmo há dezenas de metros do lugar aonde estiver.

 

Uma boa comida para se treinar o olfato é a comida mineira, devido a sua abundância de ingredientes, mas também você pode treinar o seu olfato com perfumes. Uma dica é que existem profissões para testar o sabor e odor de vários produtos.

 

Às vezes os cheiros ficam impregnados no ambiente e em nossas narinas. Uma dica para se neutralizar o cheiro de algo é cheirar o café em grãos.

 

Memória gustativa

 

Já ouvimos falar dos mestres cervejeiros ou dos provadores de vinhos. Alguns podem informar com precisão a origem, o ano em que foi produzido, a safra e de onde provêm o vinho experimentado.

 

E por que isso acontece? Para responder a essa pergunta, é necessário conhecer um pouco mais a natureza humana.

 

Tente lembrar do sabor dos pratos de infância, saborear uma nova comida, uma fruta e experimentar novas receitas.

 

Conclusão:

 

Neste tutorial, mostrei e defini o conceito de esboço do projeto. Também descrevi exatamente como se atender a uma necessidade, a definir os recursos produtivos e como desenvolver os sentidos para um máximo aproveitamento. Na próxima parte deste tutorial você continuará a ver a definição de esboço ou concepção do projeto.

 

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Vídeo-Aulas

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • E-books

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Livros

  • Administração
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Conteúdo Gratuito

  • +1500 Artigos e Tutoriais
  • ASP 3.0
  • ASP.NET
  • Access Básico
  • Access Avançado
  • Excel Básico - 120 lições
  • Excel Avançado - 120 lições
  • SQL Server 2005
  • Windows 7
  • Windows XP
  • Windows 2003 Server
  • Windows 2008 Server
  • Novidades e E-books grátis

    Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



     

    Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de entrega
  • Contato
  • O Autor

  • Atendimento: (51) 3717-3796 - webmaster@juliobattisti.com.br Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2014 ®