:: PÁGINA DO FABIANO :: MANUAIS E SIMULADOS :: ARTIGOS E TUTORIAIS

 

Você está aqui: Principal » Fabiano » Artigos

 

Trabalhando com tabelas no Word 2007

 

Autor: Fabiano de Santana

Certificações: MVP – MCSA 2000/2003 Security – MCSE 2000/2003 Security – ITIL Foundation
Data de criação: 07/01/2009

  

O processo de inserção de uma tabela no Word 2007 é extremamente simples. Basta clicar em um botão, selecionar a quantidade de colunas e linhas e pronto, lá estará nossa tabela, pronta para receber os dados. Apenas lembrando o conceito de células: Células são as caixas formadas pelas interseções das linhas e colunas de uma tabela.

 

Após inserida a tabela, você pode adicionar ou remover linhas e colunas, alterar o tamanho da tabela, classificar as informações em uma ordem lógica, efetuar cálculos e assim por diante.

 

O botão utilizado para a criação das tabelas é o Tabela, que está localizado na guia de comandos Inserir. Ao clicar nesse botão será exibida uma galeria suspensa para que você selecione o número de linhas e colunas que formarão a tabela.

 

Figura 1 – Inserir Tabela

 

Caso você precise inserir uma tabela maior, você pode clicar na opção Inserir Tabela, que está na galeria suspensa ilustrada pela Figura 1. Ao clicar nessa opção será exibida uma tela para que você defina a quantidade de linhas e colunas da tabela e o comportamento de ajuste automático.

 

Figura 2 – Inserir Tabela

 

Outra opção interessante é a Tabelas Rápidas, que também está na galeria suspensa ilustrada pela Figura 1. Ao clicar nessa opção será exibido outra galeria com algumas tabelas padrão do Word 2007, como por exemplo, calendários, tabelas duplas, e uma série de outras opções.

 

Figura 3 – Tabelas Rápidas

 

Após você adicionar uma tabela no Word 2007, verificará que quando o ponto de inserção estiver dentro da tabela, dois pequenos botões serão exibidos na tabela. O primeiro deles é a alça de movimentação, que está localizado no canto superior esquerdo da tabela. Ao clicar nesse botão, você poderá arrastar a tabela pelo documento e soltá-la no local que deseja, ou seja, nos permite mover a tabela pelo documento. O outro botão é a alça de dimensionamento, que está localizado no canto inferior direito da tabela. Esse botão nos permite alterar a largura e a altura de toda a tabela.

 

Figura 4 – Tabela

 

Quando você digitar um texto em uma célula e quiser se mover para outra célula, basta pressionar a tecla TAB ou então as setas direita, esquerda, para baixo e para cima. Se você estiver com o ponto de inserção na última célula da última linha toda tabela, ao pressionar a tecla TAB, uma nova linha será adicionada na tabela.

 

Antes de realizar as alterações nas tabelas é necessário que você selecione as células desejadas. Temos as seguintes formas de selecionar os itens de uma tabela:

Após selecionar as células desejadas, você pode realizar uma série de ações, como por exemplo:

Links relacionados:

Dica Para maiores informações sobre esse e muitos outros recursos do Word 2007, conheça o treinamento de Word 2007, que faz parte da série Aprenda Rápido – Microsoft Office 2007. Visite nosso site e adquira já: www.fabianosantana.com.br

 

Conclusão

 

É isso pessoal, espero que este artigo seja útil para todos. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste artigo, ou para enviar sugestões sobre novos tutoriais que você gostaria de ver publicado neste site, entre com contato através de e-mail: fabianodesantana@terra.com.br. ou contato@fabianosantana.com.br.
_____________________________________________________________________________

Fabiano de Santana, bacharelado em Análise de Sistemas, trabalha com TI a mais de 7 anos. Atualmente é membro do time de Windows Security da IBM Brasil. Realizou vários projetos, entre eles implementação do WSUS, migração de correio eletrônico, implementação do ISA Server 2004, implementação de Lotus Notes, implementação de políticas de segurança, entre outros. Possui as certificações MCP, MCSA / MCSE 2000 Security, MCSA 2003 Security, MCSE 2003, Itil Foundation e IBM Certified System Administrator – Lotus Notes and Domino 7.

Autor de ebooks e artigos em parceria com o Julio Battisti há mais de 2 anos, moderador do Fórum de Windows e Certificações do site www.juliobattisti.com.br. Autor de artigos para o Technet Brasil e iMasters. Atua também como professor e autor de cursos para o site iPED.

Visite o site do autor: www.juliobattisti.com.br/fabiano

© Júlio Battisti, 2001 - 2010. Todos os direitos reservados.
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e dos textos disponíveis, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei nº 9.610 de 19/02/1998. Este tutorial só pode ser publicado no site www.juliobattisti.com.br e no site do Autor do tutorial. Nenhum outro site tem permissão para copiar e publicar este tutorial, mesmo que sejam mantidas todas as referências ao autor e ao site www.juliobattisti.com.br. Não é permitida a publicação deste tutorial em nenhum outro site.