:: PÁGINA DO FABIANO :: MANUAIS E SIMULADOS :: ARTIGOS E TUTORIAIS

 

Você está aqui: Principal » Fabiano » Artigos

 

Monitoramento e Relatórios no ISA Server 2006 Standard

 

Autor: Fabiano de Santana

Certificações: MVP – MCSA 2000/2003 Security – MCSE 2000/2003 Security – ITIL Foundation
Data de criação: 06/12/2008

 

Conheça o e-book CURSO BÁSICO DO ISA SERVER 2006.

Visite nosso site www.juliobattisti.com.br/fabiano ou www.fabianosantana.com.br e adquira já!!!

 

Introdução

 

Uma das grandes melhorias do ISA Server 2004 e 2006 são as ferramentas de monitoramento e gerenciamento de logs. Para que você possa resolver problemas relacionados a acessos bloqueados ou acessos liberados, ou outros problemas com o ISA Server, você precisa saber o que exatamente está ocorrendo. Com o console Monitorando do ISA Server 2006, você pode realizar todas essas tarefas rapidamente, e identificar possíveis problemas.

 

Para acessar a opção Monitorando abra o console de gerenciamento do ISA Server, clique no nome do servidor ISA -> Monitorando. A tela abaixo será exibida.

 

Figura 1 – Monitoramento

 

Notou algo de diferente na figura acima? Todas as seções estão ocultas, e apenas a seção Desempenho do Sistema está expandida. Ao lado de cada uma das seções temos uma flecha. Para ocultar ou exibir a seção desejada, basta clicar nessa seta.

 

Nessa primeira tela que é exibida temos uma visão geral de como está nosso servidor ISA Server. Podemos, por exemplo, visualizar o status dos serviços relacionados com o ISA, ver a quantidade de sessões ativas, os alertas e os relatórios existentes. No painel de tarefas você pode definir a taxa de atualização, ou seja, a freqüência na qual as informações serão atualizadas nessa tela. As opções são as seguintes:

O monitoramento do ISA é dividido nos seguintes componentes:

Figura 2 – Alertas

Vamos agora utilizar a ferramenta Sessões para monitorar o tráfego de uma estação de trabalho chamada Client01. Para isso, siga os passos do próximo exemplo.

 

Exemplo prático – Monitorando as sessões ativas

Figura 3 – Editar Filtro

Figura 4 – Sessões Ativas

 

Observe que no exemplo acima nós temos informações sobre o tipo de sessão, nome do aplicativo, nome do usuário, entre outras informações. Porém, nós não conseguimos identificar o destino dos acessos. Para realizar um monitoramento mais avançado, siga os passos do próximo exemplo, onde utilizaremos a ferramenta Log.

 

Exemplo prático Monitorando o tráfego do ISA Server em tempo real

Figura 5 – Editar Filtro

Figura 6 – Monitoramento do Ping


Figura 7 – Monitoramento do acesso à Web

Figura 8 – Monitoramento do acesso à Web

 

Dica: Caso o Internet Explorer não esteja configurado na estação de trabalho Client01, a coluna URL do Log exibirá o endereço IP do site, ao invés da URL. Segue abaixo a figura com a configuração do Proxy Client.

 

Figura 8 – Lan Settings – Internet Explorer

 

Conclusão

 

É isso pessoal, espero que este artigo seja útil para todos. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste artigo, ou para enviar sugestões sobre novos tutoriais que você gostaria de ver publicado neste site, entre com contato através de e-mail: fabianodesantana@terra.com.br ou contato@fabianosantana.com.br

_____________________________________________________________________________
Fabiano de Santana, bacharelado em Análise de Sistemas e Pós Graduado em Segurança da Informação, trabalha com TI a mais de oito anos. Realizou vários projetos, entre eles implementação do WSUS, migração de correio eletrônico, implementação do ISA Server 2004 e 2006, implementação de Lotus Notes, implementação de políticas de segurança, implementação do Active Directory, entre outros. Possui as certificações MCP, MCSA / MCSE 2000 Security, MCSA 2003 Security, MCSE 2003, Itil Foundation e IBM Certified System Administrator – Lotus Notes and Domino 7. Em 2008 foi nomeado MVP na categoria Windows Server Management Infrastructure.
Autor de e-books e artigos em parceria com o Julio Battisti há mais de quatro anos, moderador do Fórum de Windows e Certificações do site www.juliobattisti.com.br. Autor de artigos para o Technet Brasil e iMasters. Atua também como professor e autor de cursos para o site iPED.
Visite o site do autor: www.juliobattisti.com.br/fabiano ou www.fabianosantana.com.br

 
© Júlio Battisti, 2001 - 2010. Todos os direitos reservados.
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e dos textos disponíveis, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei nº 9.610 de 19/02/1998. Este tutorial só pode ser publicado no site www.juliobattisti.com.br e no site do Autor do tutorial. Nenhum outro site tem permissão para copiar e publicar este tutorial, mesmo que sejam mantidas todas as referências ao autor e ao site www.juliobattisti.com.br. Não é permitida a publicação deste tutorial em nenhum outro site.