Inserindo dados em planilhas do Excel 2007
Autor: Fabiano de Santana
Certificações: MVP – MCSA 2000/2003 Security – MCSE 2000/2003 Security – ITIL Foundation
Data de criação: 07/01/2009
Após você criar uma nova pasta de trabalho, definir a quantidade de planilhas e fazer as configurações gerais, é hora de você começar a inserir os dados nas planilhas. Se você estiver inserindo uma pequena quantidade de dados, basta clicar sobre a célula desejada e digitar o texto.
Dependendo do texto que você digitar, você poderá utilizar o recurso de auto-completar. Por exemplo, supondo que em sua planilha você terá uma coluna com a palavra Treinamento. Nesse caso você não precisa digitar essa palavra em todas as linhas dessa coluna. Basta digitar apenas uma vez essa palavra e ao começar a digitar essa mesma palavra, ela será preenchida automaticamente. Veja no exemplo abaixo: ao digitar a letra T, o restante da palavra foi preenchida automaticamente. Aí é só pressionar a tecla Enter e pronto.

Figura 1 – Célula sendo preenchida automaticamente.
Outra forma de copiar essa palavra Treinamento para as linhas de baixo, é clicar na alça de preenchimento da célula e arrastá-la até o local desejado. Com isso, automaticamente a palavra Treinamento será inserida nas demais células.

Figura 2 – Utilizando a alça de preenchimento
Agora imagine que você precisa criar uma coluna com os meses do ano. É necessário digitar todos os meses? Não. Basta você digitar apenas o mês Janeiro, clicar na alça de preenchimento e arrastar para as próximas linhas. Se você arrastar para baixo ou para a direita, você terá o auto-preenchimento dos meses na seqüência normal (janeiro, fevereiro, marco, etc.). Se você arrastar para cima ou para a esquerda, você terá o auto-preenchimento dos meses na seqüência inversa, ou seja, dezembro, novembro, outubro, etc.

Figura 3 – Utilizando a alça de preenchimento
Observe que após terminar de arrastar a alça de preenchimento, será exibido o botão Opções de Auto-Preenchimento. Esse botão possui as seguintes opções:

Figura 4 – Opções de Auto-Preenchimento
- Copiar células: ao clicar nesse botão o conteúdo da célula selecionada será apenas copiado para as demais células. Imagine que você digitou Janeiro na primeira célula. Ao arrastar a alça de preenchimento e selecionar essa opção, a palavra Janeiro será adicionada nas demais células.
- Preencher Série: ao clicar nesse botão as células selecionadas serão preenchidas com os próximos itens da série. Por exemplo, se você digitou o número 1 na primeira célula, as demais células serão preenchidas com os números 2, 3, 4 e assim por diante.
- Preencher formatação somente: nesse caso, apenas a formatação da célula selecionada será copiado. Os dados não serão copiados.
- Preencher sem formatação: essa opção é idêntica a opção Preencher Série, porém a formatação não será copiada para as demais células.
- Preencher dias, meses, semanas, dias da semana, etc.: essa opção faz o preenchimento de acordo com a célula de origem que você selecionou. Se a célula selecionada tiver um mês, essa opção será exibida como Preencher meses. Se a célula selecionada tiver um dia da semana, essa opção será exibida como Preencher dias e Preencher dias da semana, e assim por diante.
Temos ainda algumas outras formas de entrada de dados:
- Auto-preenchimento: essa é a forma que já vimos anteriormente, onde basta digitar um valor na primeira célula, clicar e arrastar a alça de preenchimento para as demais células.
- Preencher séries: nesse caso você precisa digitar os dois primeiros valores da série, selecionar as das células e clicar e arrastar a alça de preenchimento para as demais células.
- Auto-completar: digite as primeiras letras de uma palavra. Caso exista na mesma coluna alguma palavra semelhante, o Excel 2007 irá sugerir o valor existente.
- Escolher na lista suspensa: clique em uma célula logo abaixo de uma coluna que possui informações. Clique com o botão direito do mouse nessa célula e selecione a opção Escolher na Lista Suspensa. Agora basta clicar sobre o valor desejado que a célula será preenchida automaticamente, sem ser necessário digitar novamente os valores.

Figura 5 – Escolher na Lista Suspensa
- CTRL + Enter: esse recurso é utilizado quando você precisa inserir o mesmo valor em uma série de colunas. Para utilizá-lo basta selecionar o conjunto de células desejados, digitar o valor e pressionar as teclas CTRL + Enter. Automaticamente, todas as células selecionadas serão preenchidas com o mesmo valor.
Figura 6 – Utilizando o recurso CTRL + Enter
Veja que temos uma série de opções de auto-preenchimento que facilitam a inserção de dados em nossas planilhas. Vamos para um exemplo prático onde você aprenderá a utilizar todos esses recursos.
Exemplo Prático - Utilizando as opções de auto-preenchimento
- Digite a palavra Treinamento e pressiona a tecla Enter.
- Observe que automaticamente o restante da palavra é preenchida.
- Pressione a tecla Delete para apagar o auto-preenchimento ou a tecla Enter para aceitar.
- Agora, na célula A3 digite a palavra Treino.
- Na célula A4 digite a letra T. Perceba que o auto-preenchimento não ocorreu, pois nessa mesma coluna existe mais de um valor que começa com a letra T. Agora, se você digitar Treina, aí sim o recurso auto-completar entrará em ação.
- Agora apague todos esses dados. Para isso, selecione todas as células e pressione a tecla Delete.
- Digite agora uma série de dados na mesma coluna, conforme ilustra a figura abaixo.

Figura 7 – Lista de valores
- Agora clique na célula A7, que está vazia. Clique com o botão direito do mouse nessa célula e selecione a opção Escolher na Lista Suspensa.
- Observe que será exibido um menu com todos os valores existentes nessa coluna. Basta clicar sobre a palavra desejada para que ela seja inserida automaticamente na célula A7.

Figura 8 – Lista de valores
- Agora apague novamente todos os dados dessa planilha.
- Na célula A1, digite Janeiro e pressione a tecla Enter.
- Selecione a célula A1 e posicione o cursor do mouse sobre a alça de preenchimento dessa célula. Observe que o cursor do mouse é alterado para um sinal de +.
- Agora clique sobre essa alça e arraste-a até a célula A12.
- Observe que automaticamente todos os meses do ano foram preenchidos. Veja também que o botão Opções de Auto-Preenchimento é exibido.

Figura 9 – Auto-preenchimento
- Clique nesse botão e selecione a opção Copiar Células. Observe que nesse momento todas as células possuem o valor Janeiro.

Figura 10 – Auto-preenchimento
- Clique novamente no botão Opções de Auto-Preenchimento e selecione a opção Preencher Meses. Agora sim temos novamente todos os meses do ano na coluna A.
- Agora clique na célula D1. Selecione a célula D1 até a célula F6.

Figura 11 – Área selecionada
- Agora digite a palavra Humildade e pressione as teclas CTRL + Enter.
- Observe que todas as células foram preenchidas com essa mesma palavra.

Figura 12 – Recurso CTRL + Enter
- Feche a pasta de trabalho do Excel 2007. Não precisa gravar as alterações.
Links relacionados:
| Dica |
Para maiores informações sobre esse e muitos outros recursos do Excel 2007, conheça o treinamento de Excel 2007, que faz parte da série Aprenda Rápido – Microsoft Office 2007. Visite nosso site e adquira já: www.fabianosantana.com.br |
Conclusão
É isso pessoal, espero que este artigo seja útil para todos. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste artigo, ou para enviar sugestões sobre novos tutoriais que você gostaria de ver publicado neste site, entre com contato através de e-mail: fabianodesantana@terra.com.br. ou contato@fabianosantana.com.br.
_____________________________________________________________________________
Fabiano de Santana, bacharelado em Análise de Sistemas, trabalha com TI a mais de 7 anos. Atualmente é membro do time de Windows Security da IBM Brasil. Realizou vários projetos, entre eles implementação do WSUS, migração de correio eletrônico, implementação do ISA Server 2004, implementação de Lotus Notes, implementação de políticas de segurança, entre outros. Possui as certificações MCP, MCSA / MCSE 2000 Security, MCSA 2003 Security, MCSE 2003, Itil Foundation e IBM Certified System Administrator – Lotus Notes and Domino 7.
Autor de ebooks e artigos em parceria com o Julio Battisti há mais de 2 anos, moderador do Fórum de Windows e Certificações do site www.juliobattisti.com.br. Autor de artigos para o Technet Brasil e iMasters. Atua também como professor e autor de cursos para o site iPED.
Visite o site do autor: www.juliobattisti.com.br/fabiano
© Júlio Battisti, 2001 - 2010. Todos os direitos reservados.
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e dos textos disponíveis, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei nº 9.610 de 19/02/1998. Este tutorial só pode ser publicado no site www.juliobattisti.com.br e no site do Autor do tutorial. Nenhum outro site tem permissão para copiar e publicar este tutorial, mesmo que sejam mantidas todas as referências ao autor e ao site www.juliobattisti.com.br. Não é permitida a publicação deste tutorial em nenhum outro site.