:: PÁGINA DO FABIANO :: MANUAIS E SIMULADOS :: ARTIGOS E TUTORIAIS

 

Você está aqui: Principal » Fabiano » Artigos

 

Windows Server 2003

Zonas de Pesquisa Inversa

 

Autor: Fabiano de Santana

Certificações: MVP – MCSA 2000/2003 Security – MCSE 2000/2003 Security – ITIL Foundation
Data de criação: 10/12/2008

 

Introdução

 

O tipo de resolução de nomes mais utilizada é a direta. Nesse tipo de resolução de nome, o cliente possui o nome DNS e precisa localizar o endereço IP associado em esse nome. O DNS também suporta o inverso, ou seja, dado um endereço IP, consegue localizar o nome DNS. As zonas reversas são responsáveis por esse tipo de resolução de nomes.

 

Inicialmente, o servidor DNS foi projetado para dar suporte somente a resolução de nomes direta, e a única forma de realizar a resolução de nomes inversa seria consultando todos os servidores DNS existentes. Com isso, o tempo da resolução seria extremamente longo.

 

Para resolver esse problema, foi o criado o domínio especial in-addr.arpa. Esse domínio faz parte das definições atuais do DNS e foi a maneira encontrada para fornecer a resolução reversa de nomes.

 

Para criar o espaço de nomes reverso, são criados subdomínios do domínio in-addr.arpa. O nome destes subdomínios é formado pela ordem inversa do número IP da rede. Por exemplo, a zona para resolução reversa da rede 100.20.50.0 seria 50.20.100.in-addr.arpa.

 

Os números da rede estão de trás pra frente, pois a resolução é feita de trás pra frente.

 

Vejamos agora como criar uma zona reversa.

 

Exemplo prático – Criar uma zona inversa no DNS.

Figura 1 – Criação de zona no DNS

Figura 2 – Criação de zona no DNS

Figura 3 – Criação de zona no DNS

Figura 4 – Criação de zona no DNS

Figura 5 – Criação de zona no DNS

Figura 6 – Criação de zona no DNS

 

Conclusão

 

É isso pessoal, espero que este artigo seja útil para todos. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste artigo, ou para enviar sugestões sobre novos tutoriais que você gostaria de ver publicado neste site, entre com contato através de e-mail: fabianodesantana@terra.com.br. ou contato@fabianosantana.com.br.
_____________________________________________________________________________

Fabiano de Santana, bacharelado em Análise de Sistemas, trabalha com TI a mais de 7 anos. Atualmente é membro do time de Windows Security da IBM Brasil. Realizou vários projetos, entre eles implementação do WSUS, migração de correio eletrônico, implementação do ISA Server 2004, implementação de Lotus Notes, implementação de políticas de segurança, entre outros. Possui as certificações MCP, MCSA / MCSE 2000 Security, MCSA 2003 Security, MCSE 2003, Itil Foundation e IBM Certified System Administrator – Lotus Notes and Domino 7.

Autor de ebooks e artigos em parceria com o Julio Battisti há mais de 2 anos, moderador do Fórum de Windows e Certificações do site www.juliobattisti.com.br. Autor de artigos para o Technet Brasil e iMasters. Atua também como professor e autor de cursos para o site iPED.

Visite o site do autor: www.juliobattisti.com.br/fabiano

© Júlio Battisti, 2001 - 2009. Todos os direitos reservados.
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e dos textos disponíveis, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei nº 9.610 de 19/02/1998. Este tutorial só pode ser publicado no site www.juliobattisti.com.br e no site do Autor do tutorial. Nenhum outro site tem permissão para copiar e publicar este tutorial, mesmo que sejam mantidas todas as referências ao autor e ao site www.juliobattisti.com.br. Não é permitida a publicação deste tutorial em nenhum outro site.