O conteúdo deste artigo faz parte dos tópicos cobrados nos Exames 70-271 e 70-272. Não deixem de conferir os manuais de estudo e simulados completos para a certificação MCDST em nosso site: www.juliobattisti.com.br ou www.juliobattisti.com.br/fabiano
Manuais e simulados totalmente em português, que lhe ajudarão a se preparar para os exames de certificação.
Neste artigo daremos continuidade aos recursos de rede do Windows XP. Veremos ICS, conexões Dial-Up e resolução de problemas com conexões de rede.
Certificação MCDST
Conectividade em Redes – Parte 2
Este artigo aplica-se aos seguintes produtos e tecnologias:
O ICS é um recurso que possibilita uma pequena rede, com no máximo dez computadores, se conectar a Internet através de um único computador, ou seja, faz o compartilhamento da Internet. Por padrão esse recurso não funciona com conexões ADSL, somente com conexões discadas. Para que esse recurso funcione com conexões ADSL, precisaremos de um HUB e de configurações adicionais.
Para que possamos utilizar esse recurso, precisaremos de um computador com duas conexões de rede. Uma conexão geralmente é o adaptador de rede que conecta o computador a rede local, conhecida como conexão interna, e a outra conexão faz a conexão do computador com a Internet, conhecida como conexão externa. O recurso ICS deve ser habilitado no computador que possui a conexão discada.
Quando habilitamos o ICS em um computador, as seguintes alterações são efetuadas:
Um detalhe importante é que as configurações padrões do recurso ICS não podem ser alteradas. Caso as configurações padrões do ICS não atendam suas necessidades, você poderá utilizar o NAT. O NAT está disponível apenas no Windows 2000 Server ou Windows Server 2003.
Após a habilitação do ICS devemos configurar os clientes para que estes possam acessar a Internet. Os clientes deverão utilizar o endereço IP automático e o default gateway 192.168.0.1.

Propriedades de conexão de rede local – Compartilhamento
Exemplo prático – Habilitando o compartilhamento da Internet (ICS).
Lembrando que para configurar o ICS, devemos estar logados com a conta Administrator (Administrador) ou com uma conta que seja membro do grupo Administrators (Administradores).
Além de dominar as conexões de rede, o Analista de Suporte deverá também dominar as conexões discadas, ou seja, Dial-Up.
Dial-Up é a conexão discada tradicional, a qual muitos ainda utilizam para se conectar a Internet. Utiliza as linhas telefônicas para se conectar com um servidor, geralmente um provedor de acesso à Internet (ISP).
Para efetuar uma conexão dial-up, o usuário deverá ter instalado em seu computador um modem, uma linha telefônica analógica ou outra conexão de WAN e um software de acesso remoto.
Os protocolos utilizados em conexões dial-up são os seguintes:
Para que o usuário possa se conectar a um servidor, deverá possuir em seu computador um aplicativo para iniciar a conexão. Fazemos essa configuração nas Network Connections (Conexões de Rede), localizadas no Control Panel (Painel de Controle). O Windows XP conta com um assistente que nos auxilia na criação das conexões.
Após feita a conexão com o servidor ISP, o usuário poderá utilizar os recursos providos pela Internet.
Contamos ainda com dois recursos utilizados em conexões dial-up:
Exemplo prático – Criando uma conexão dial-up.

Assistente para criação de conexões

Assistente para criação de conexões

Assistente para criação de conexões

Assistente para criação de conexões

Assistente para criação de conexões

Assistente para criação de conexões
Após a criação de uma conexão dial-up podemos alterá-la. Para isso basta abrir o Control Panel (Painel de Controle) e Network Connections (Conexões de Rede). Após isso basta clicar com o botão direito sobre a conexão e clicar e Properties (Propriedades).
O Analista de Suporte deve saber resolver problemas básicos relacionados com a conexão física, como cabos, placas de rede, modems, hubs, pontos de rede sem fio, etc.
Quando algum usuário relatar que não está conseguindo acessar a rede da empresa ou a Internet, o primeiro procedimento a ser adotado deverá ser a verificação da conexão do cabo de rede com o computador do usuário. Deverá ser verificado também se o cabo de rede está conectado corretamente ao hub, switch ou roteador. Deve-se verificar também se somente um computador está com problemas de conectividade.
Se o problema de conectividade não for resolvido com os procedimentos acima, devemos verificar se a placa de rede do computador está funcionando corretamente. Para isso devemos abrir o Device Manager (Gerenciador de Dispositivos) e verificar se está tudo OK.
Através do Device Manager podemos verificar se o dispositivo está funcionando corretamente ou não. O status dos dispositivos de hardware são os seguintes:

Device Manager
Através do Device Manager podemos atualizar os drivers de dispositivos, habilitar ou desabilitar dispositivos, etc.
Se após a utilização do Device Manager o problema de conectividade não for resolvido, o computador deverá ser aberto e deverá ser verificado se a placa de rede está conectada corretamente. E por último deveremos substituir a placa de rede, caso o problema não seja resolvido.
Observação: um computador deverá ser aberto somente pelo Analista de Suporte que possui conhecimentos avançados em hardware.
Caso o problema seja com um modem e não com uma placa de rede, temos um assistente que nos ajudará a resolver o problema.
Para utilizar esse assistente deveremos abrir a ferramenta Ajuda e Suporte do Windows, clicar em Fixing a Problem (Corrigir um Problema), Networking Problems (Problemas de Rede) e clicar em Modem Troubleshooter (Resolver problemas de Modem). Após isso devemos seguir os passos o assistente.

Modem Troubleshooter
Tire suas dúvidas no site abaixo. Muitos profissionais qualificados tentarão lhe ajudar da melhor forma possível:
É isso pessoal, espero que este artigo seja útil para todos. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste artigo, ou para enviar sugestões sobre novos tutoriais que você gostaria de ver publicado neste site, entre com contato através de e-mail: fabianodesantana@terra.com.br.
Em breve estaremos publicando vários artigos abordando os tópicos cobrados na certificação MCDST, fiquem de olho.
__________________________________________________________________
Fabiano de Santana, bacharelado em Análise de Sistemas e Pós Graduado em Segurança da Informação, trabalha com TI a mais de oito anos. Realizou vários projetos, entre eles implementação do WSUS, migração de correio eletrônico, implementação do ISA Server 2004 e 2006, implementação de Lotus Notes, implementação de políticas de segurança, implementação do Active Directory, entre outros. Possui as certificações MCP, MCSA / MCSE 2000 Security, MCSA 2003 Security, MCSE 2003, Itil Foundation e IBM Certified System Administrator – Lotus Notes and Domino 7. Em 2008 foi nomeado MVP na categoria Windows Server Management Infrastructure.
Autor de e-books e artigos em parceria com o Julio Battisti há mais de quatro anos, moderador do Fórum de Windows e Certificações do site www.juliobattisti.com.br. Autor de artigos para o Technet Brasil e iMasters. Atua também como professor e autor de cursos para o site iPED.
Visite o site do autor: www.juliobattisti.com.br/fabiano