Curso de Excel Avançado em 120 Lições - 420 páginas de conteúdo

Capa do CURSO Sobre o autor:     Júlio Battisti Página Principal Curso de Excel Básico
Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Módulo 4 Módulo 5 Módulo 6
Modulo 4 - Lição 8 - Consolidação por categoria - um exemplo prático
Lição Anterior Índice do Curso Próxima Lição

 

Lição 08: Consolidação por categoria – um exemplo prático 

Nessa lição vamos utilizar os mesmos dados do exercício da lição anterior, porém faremos uma consolidação por categoria. A única diferença é que, os rótulos da primeira linha e da primeira coluna também farão parte da faixa a ser selecionada para a consolidação. Com isso os rótulos serão copiados para a planilha Trim1. A vantagem desse método é que, mesmo que os dados sejam deslocados de posição, em uma ou mais planilhas, o Excel consegue manter a referência, com base nos rótulos. Não podem haver rótulos repetidos. 

Nesse exemplo utilizaremos o arquivo Modulo 4 - Exercício 04.xls. Observe que na planilha Trim1 não tem rótulos, os quais serão copiados diretamente das planilhas Jan, Fev e Mar. 

Exercício 05: Abrir o arquivo C:\ExcelAvançado\Modulo 4 - Exercício 05.xls. Esse arquivo contém quatro planilhas, conforme indicado nas figuras da lição Anterior. Temos dados de vendas por produto para Janeiro, Fevereiro e Março. Na planilha Trim1 queremos que o Excel faça a consolidação dos dados de vendas por produto para o primeiro trimestre. 

1.         Abra o Excel.

2.         Selecione o comando Arquivo -> Abrir.

3.         Navegue até a pasta C:\ExcelAvançado.

4.         Selecione o arquivo Modulo 4 - Exercício 05.xls.

5.         Clique em Abrir.

6.         Será aberto o arquivo com quatro planilhas: Jan, Fev, Mar e Trim1.

7.         Clique na guia Trim1 para ir para a planilha onde será feita a consolidação de dados. Observe que a planilha Trim1 não possui os rótulos dos dados, conforme indicado na Figura 4.25: 

 

Figura 4.25 – Planilha de consolidação – sem rótulos. 

8.         Clique na célula A4 para indicar o local onde iniciarão os dados consolidados, incluindo os rótulos.

9.         Selecione o comando Dados -> Consolidar...

10.       Será exibida a janela Consolidar, indicada na Figura 4.26:

Figura 4.26 – A janela Consolidar.

11.       Agora temos que informar ao Excel, as faixas onde estão os dados a serem consolidados.

12.       Clique no botão ( ), ao lado do campo Referência.

13.       A janela Consolidar será ocultada e a planilha é exibida. Você pode usar o mouse para indicar a primeira faixa de células. No nosso exemplo clique na planilha Jan e depois selecione a faixa A4:F9, conforme indicado na Figura 4.27: 

 

Figura 4.27 – Selecionando inclusive os rótulos. 

14.       Clique no botão ( ), na janela Consolidar – Referência. Você estará de volta à janela Consolidar, com o endereço Jan!$A$A:$F$9. Observe que o Excel está utilizando endereços absolutos.

15.       Clique no botão Adicionar. A faixa Jan!$A$4:$F$9 será incluído na lista de faixas para consolidação, conforme indicado na Figura 4.28: 

 

Figura 4.28 – Adicionando a primeira faixa para consolidação. 

16.       Repita os passos de 12 a 15, para adicionar as faixas Fev!$A$4:$F$9  e Mar!$A$4:$F$9. A janela Consolidar deve estar conforme indicado na Figura 4.29: 

 

Figura 4.29 – Definindo as demais faixas para consolidação. 

17.       Certifique-se de que esteja selecionada a função Soma.

18.       Como estamos consolidando Por categoria, marque as opções Linha superior e Coluna esquerda. Marque a opção Criar vínculos com os dados de origem. Marcar essa opção faz com que o Excel atualize automaticamente os dados da área de consolidação quando os dados são alterados em qualquer uma das áreas de origem.

19.       Clique em OK. Rapidamente o Excel calcula os totais consolidados para o primeiro trimestre, sem que tenhamos que ter digitado uma única fórmula, conforme indicado na Figura 4.30: 

 

Figura 4.30 – Dados consolidados para o primeiro trimestre. 

20.       Observe que ao lado de cada região é exibido um sinal de +. Se você clicar nesse sinal de + serão exibidos os registros individuais, de cada planilha, que formam o total consolidado da região sul, conforme indicado na Figura 4.31: 

 

Figura 4.31 – Detalhes da consolidação para a região Sul. 

21.       O sinal de + se transforma em um sinal de -. Ao clicar no sinal de – os detalhes são ocultados. Salve e feche a planilha.

Todos os direitos reservados: ® Júlio Battisti, 2002

Lição Anterior Índice do Curso Próxima Lição
Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Módulo 4 Módulo 5 Módulo 6
Capa do CURSO Sobre o autor:     Júlio Battisti Página Principal Curso de Excel Básico