Curso de Excel Avançado em 120 Lições - 420 páginas de conteúdo

Capa do CURSO Sobre o autor:     Júlio Battisti Página Principal Curso de Excel Básico
Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Módulo 4 Módulo 5 Módulo 6
Modulo 3 - Lição 12 - Tabelas Dinâmicas - O Recurso de AutoFormatação
Lição Anterior Índice do Curso Próxima Lição


Lição 12: Tabelas Dinâmicas – O Recurso de AutoFormatação
 

O Excel oferece diversas combinações prontas para autoformatação de tabelas dinâmicas. Com esse recurso podemos definir uma aparência profissional para um relatório de tabela dinâmica. O mais interessante é que o recurso de AutoFormatação é extremamente simples de ser utilizado. Com alguns poucos cliques de mouse podemos formatar o relatório de tabela dinâmica, aplicando recursos como cor de fonte, cor de fundo, negrito, etc. 

Nessa lição veremos alguns exemplos simples de utilização do recurso de AutoFormatação. 

Para os exemplos dessa lição, vamos utilizar os dados da tabela dinâmica indicada na Figura 3.37: 

 

Figura 3.37 – Tabela Dinâmica usada nos exemplos dessa lição. 

Nessa tabela é calculado o total de vendas por Funcionário – Ano – Trimestre. Foi utilizado um filtro (na lista Só Ano), para que fossem exibidos os totais de vendas para o ano de 1997. 

Para utilizar o recurso de AutoFormatação siga os seguintes passos: 

1.         Abra a planilha com o relatório de tabela dinâmica a ser formatado.

2.         Clique em uma das células do relatório de tabela dinâmica.

3.         A barra de ferramentas Tabela dinâmica deve estar sendo exibida. Se essa barra não estiver sendo exibida, selecione o comando Exibir -> Barras de ferramentas -> Tabela dinâmica.

4.         Na barra de ferramentas tabela dinâmica, clique na flechinha ao lado da opção Tabela dinâmica. No menu que é exibido clique em Formatar relatório.

5.         Será exibida a janela AutoFormatação, na qual estão disponíveis mais de vinte diferentes tipos e conjuntos de formatação, conforme indicado na Figura 3.38. 

Figura 3.38 – A janela AutoFormatação. 

6.         Clique em um dos formatos disponíveis e depois clique em OK.

7.         O Excel automaticamente aplica as formatações relacionadas com o formato selecionado, conforme exemplo da Figura 3.39: 

 

Figura 3.39 – Planilha onde foi usado o recurso de AutoFormatação.

Observe que o recurso de AutoFormatação apenas aplica formatações de fonte, cor, etc. Porém os números do nosso exemplo ainda não foram formatados como Moeda e duas casas decimais. Podemos fazer essa formatação manualmente, da maneira tradicional, ou seja, selecionando todo o intervalo com valores numéricos e depois usando o comando Formatar -> Células para definir a formatação desejada. Também podemos usar um pequeno atalho, conforme descrito a seguir. 

Para formatar todas as células com valores numéricos, siga os seguintes passos: 

1.         Abra a planilha com o relatório de tabela dinâmica a ser formatado.

2.         Clique em uma das células com valor numérico.

3.         A barra de ferramentas Tabela dinâmica deve estar sendo exibida. Se essa barra não estiver sendo exibida, selecione o comando Exibir -> Barras de ferramentas -> Tabela dinâmica.

4.         Na barra de ferramentas tabela dinâmica, clique no botão Configurações de campo ( ), penúltimo botão da barra.

5.         Será exibida a janela Campo da tabela dinâmica. Dê um clique no botão Número..., nessa janela. Será exibida a janela Formatar células. Selecione Moeda,  duas casas decimais e para símbolo da moeda selecione R$, conforme indicado na Figura 3.40: 

 

Figura 3.40 – Definindo o formato dos dados da tabela dinâmica. 

6.         Clique em OK. Você estará de volta à janela Campo da Tabela dinâmica. Clique em OK para fecha-la.

7.         Você estará de volta à planilha, onde os números já estão formatados como Moeda e com duas casas decimais, conforme indicado na Figura 3.41: 

 

Figura 3.41 – Dados da tabela dinâmica formatados como Moeda.

Todos os direitos reservados: ® Júlio Battisti, 2002

Lição Anterior Índice do Curso Próxima Lição
Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Módulo 4 Módulo 5 Módulo 6
Capa do CURSO Sobre o autor:     Júlio Battisti Página Principal Curso de Excel Básico