Curso de Excel Avançado em 120 Lições - 420 páginas de conteúdo

Capa do CURSO Sobre o autor:     Júlio Battisti Página Principal Curso de Excel Básico
Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Módulo 4 Módulo 5 Módulo 6
Modulo 1 - Lição 12: Localizando registros individuais: Dados -> Formulário
Lição Anterior Índice do Curso Próxima Lição


Lição 12: Localizando registros individuais: Dados -> Formulário

Pode haver situações em que você necessita localizar, rapidamente, um determinado registro. Por exemplo, pode ser que você queira localizar o pedido 10350 ou um pedido enviado para São Paulo em uma data específica, ou um pedido com um valor específico de frete. Em resumo, você conhece o valor de um ou mais campos e deseja, rapidamente, localizar a linha correspondente. Nestas situações podemos utilizar o comando Dados -> Formulário, o qual permite a definição de valores em um ou mais campos e a localização da linha que atende os critérios definidos. 

Se você digitar valores em mais de um campo, os valores serão ligados por um operador E, ou seja, todos os critérios devem ser atendidos para que a linha seja localizada. Por exemplo, se você digitar Brasil no campo País e São Paulo no campo cidade, será localizada a primeira linha que atender aos dois critérios. Se a linha atender apenas a um dos critérios, a pesquisa continua até a primeira linha que atender os dois critérios. O mesmo é válido se você definir critérios em três ou mais campos, ou seja, todos terão que ser atendidos para que uma linha seja localizada e exibida. 

A metodologia adotada será sempre a mesma: aprenderemos através de um exemplo prático, passo-a-passo. 

Exercício 10: Abrir o arquivo C:\ExcelAvançado\Exemplo 10.xls e utilizar o comando Dados -> Formulário para localizar registros que atendam a um ou mais critérios de pesquisa. 

1.         Abra o Excel.

2.         Selecione o comando Arquivo -> Abrir.

3.         Navegue até a pasta C:\ExcelAvançado.

4.         Selecione o arquivo Exemplo 10.xls.

5.         Clique em Abrir.

6.         Será aberta uma planilha com uma lista com 830 pedidos.

7.         Selecione o comando: Dados -> Formulário. Será exibida a janela de formulário, com o registro da primeira linha de dados sendo exibido, conforme indicado na Figura 1.41: 

 

Figura 1.41 – Formulário exibido pelo comando Dados -> Formulário.

8.         Clique no botão Critérios. Será exibido um registro em branco, onde você pode definir critérios de pesquisa em um ou mais campos. Vamos iniciar localizando o registro para o pedido 10454. Para isso digite o valor 10454 no campo Pedido e clique no botão Localizar próxima. O registro será localizado, conforme indicado na Figura 1.42: 

 

Figura 1.42 – Localizando um registro específico. 

9.         Agora vamos fazer uma pesquisa mais refinada. Vamos pesquisar o primeiro registro que atenda os seguintes critérios: país = Brasil, Cidade = São Paulo e cliente = COMMI. Para redefinir os critérios, clique no botão Critérios. Novamente será exibido um registro em branco. Digite os critérios propostos neste exemplo.

10.       Clique no botão Localizar próximo. O primeiro registro que atende aos critérios digitados será exibido, conforme indicado na Figura 1.43.

Figura 1.43 – Registro localizado com base na definição de três critérios diferentes.

10.       Você pode utilizar o botão Excluir para eliminar a linha do registro que está sendo exibido.

11.       Cada vez que tiver que utilizar um novo conjunto de critérios, basta clicar no botão Critérios.

12.       Clique no botão Fechar para voltar ao Excel.

13.       Feche o Excel.

Todos os direitos reservados: ® Júlio Battisti, 2002

Lição Anterior Índice do Curso Próxima Lição
Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Módulo 4 Módulo 5 Módulo 6

Capa do CURSO

Sobre o autor:     Júlio Battisti Página Principal Curso de Excel Básico