[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 17 : 06
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 154 - Capítulo 17 - Know-how em: Integração do Windows Server 2003 com Novell

Pré-Requisitos: Conceitos básicos de rede.
Metodologia: Apresentação das ferramentas de integração.
Técnica: Exemplos de instalação e configuração das ferramentas de integração.

Nas redes das empresas é muito provável que exista um ambiente misto, onde são utilizados diferentes sistemas operacionais, principalmente algumas versões do Windows (NT Server 4.0, Windows 2000 Server e agora o Windows Server 2003), algumas versões do Novell e alguma versão do UNIX.

A maioria das empresas tem projetos para migrar para um único sistema operacional, quer seja, Windows, Novell ou UNIX/Linux. Mas enquanto esta “tão sonhada“ unificação não acontece, a realidade é que as empresas tem que conviver com esta miscelânea de sistemas operacionais e tem que fazer com que seja possível a integração entre eles. Por exemplo, pode acontecer de um usuário, através da sua estação de trabalho baseada em Windows 2000 ou Windows XP, ter que acessar arquivos em um servidor UNIX/Linux ou de um usuário em sua estação de trabalho Linux ter que acessar arquivos em um servidor Windows Server 2003 ou Novell. Todos estes cenários são possibilidades reais, do dia-a-dia, com as quais o administrador tem que conviver e, principalmente, fornecer soluções.

Felizmente o Windows Server 2003 fornece um grande conjunto de ferramentas (serviços, protocolos, gateways e clientes), as quais tornam a integração com outros sistemas operacionais uma tarefa possível e eu diria de até fácil implementação.

Neste tópico você conhecerá as ferramentas para integração entre o Windows Server 2003, clientes Windows em geral (Windows 95/98/Me, 2000 e XP) com servidores Novell. Por exemplo, pode ser necessário que um cliente usando o Windows 2000 precise acessar arquivos em um servidor Novell. Você verá que é possível implementar esta integração. Nos próximos tópicos falarei sobre as ferramentas de integração com Unix/Linux e Macintosh.

Para integração entre o Windows Server 2003 e Novell estão disponíveis as seguintes ferramentas:

• Protocolo NWLink IPX/SPX/Netbios: Este protocolo é necessário para comunicação do Windows Server 2003 e demais versões do Windows com servidores Novell mais antigos, os quais ainda são baseados no protocolo IPX/SPX. As versões mais recentes (duas últimas versões) do servidor Novell já utilizam o protocolo TCP/IP.

• Client Service for Netware (CSNW): O CSNW pode ser instalado em uma estação de trabalho com o Windows instalado, para que esta estação de trabalho possa fazer o logon em um servidor Novell, acessar pastas e impressoras compartilhadas, podendo inclusive rodar um script de logon no servidor Novell. No servidor Novell, o serviço de diretórios é chamado NDS – Novell Directory Services, serviço este disponível desde a versão 4.x. Com o CSNW instalado, uma estação de trabalho pode fazer o logon usando uma conta de usuário cadastrada no NDS, na rede Novell e ter acesso aos recursos para os quais a respectiva conta tem permissão de acesso.

• Microsoft Directory Synchronization Services (MSDSS): Este produto não é fornecido com o Windows Server 2003 e deve ser adquirido separadamente. Ele permite uma sincronização de informações entre o Active Directory e o NDS (serviço de diretórios do Novell). Por exemplo, com o MSDSS, o administrador pode cadastrar e gerenciar as contas de usuários no Active Directory e o MSDSS se encarrega de enviar as alterações para uma conta de usuário correspondente no NDS. Por exemplo, quando um usuário altera a sua senha no Active Directory, o MSDSS altera a senha da conta relacionada no NDS, para que as informações fiquem consistentes. Sem o uso do MSDSS estas alterações teriam que ser feitas manualmente pelo usuário, ou seja, o usuário teria que alterar a senha da sua conta no Active Directory e também no NDS. Na prática, seria como se fossem duas contas separadas. Lembram da discussão do Capítulo 2 sobre diretórios? Ou seja, sendo dois diretórios diferentes (Active Directory e NDS) seriam duas senhas diferentes. N diretórios = N senhas, a não ser que existam serviços de integração, que é o caso do MSDSS, que é um serviço de integração entre o Active Directory e o NDS do Novell.
Importante: O protocolo IPX/SPX não está disponível nas versões de 64 bits do Windows Server 2003. Como o cliente CSNW depende do protocolo IPX/SPX, ele também não estará disponível nas versões de 64 bits do Windows Server 2003.

Nota: O serviço Gateway Services for Netware (GSNW)está disponível somente no Windows 2000 Server, não estando disponível no Windows Server 2003. Este serviço é instalado em um servidor com o Windows 2000 Server e serve como ponte entre o cliente Windows e o servidor Novell. Com este serviço, os recursos compartilhados no servidor Novell, aparecem, para o cliente Windows, como se estivessem compartilhados no servidor com o Windows 2000 Server. Desta forma o cliente Windows não precisa ter instalados o protocolo IPX/SPX e o CSNW, para acessar recursos dos servidores Novell. Ele acessa estes recursos através do GSNW, instalado em um servidor com o Windows Server 2003.

Aviso: O Windows Server 2003 não pode ser configurado para atuar como um roteador para o protocolo IPX/SPX.

Utilizando os serviços de integração entre Novel e Windows Server 2003:

Os dois fabricantes, ou seja, tanto Novell quanto Microsoft, disponibilizam clientes para uma grande variedade de versões do Windows, até mesmo do MS-DOS:

A Novell disponibiliza software cliente, para acesso aos servidores Novell, para ser instalado nas seguintes versões do Windows (e do MS-DOS):

• MS-DOS
• Windows 3.x
• Windows 95
• Windows 98
• Windows Me
• Windows NT Workstation 4.0
• Windows 2000 Professional
• Windows XP Professional

Porém a Microsoft também fornece clientes para conexão com servidores Novell, para diversas versões do Windows. Além disso os clientes fornecidos pela Microsoft utilizam menos recursos, principalmente memória, devido à integração com as bibliotecas de programação do próprio Windows. Sempre que possível, devem ser utilizados os clientes fornecidos pela própria Microsoft. Os clientes fornecidos pela Microsoft permitem que o usuário faça o logon em um servidor Novell, quer seja um servidor com versões mais antigas, ainda não baseadas no NDS ou servidores Novell com verões mais novas (4.x ou superior), baseadas em NDS.

Porém os clientes Microsoft são baseados no protocol Nwlink e não poderão ser utilizados para acessar servidores Novell que utilizam apenas o TCP/IP (versões mais novas dos servidores Novell). Neste caso (servidores Novell que utilizam apenas o TCP/IP), deverá ser utilizado o cliente Novell.

Entendendo o protocolo NWLink:

Oficialmente denominado NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol (NWLink), é a implementação da Microsoft para o protocolo IPX/SPX da Novell. Esta implementação é compatível com os padrões de rede da Microsoft, sendo uma implementação de 32 bits, baseada na arquitetura de drivers de rede da Microsoft, ou seja, compatível com o padrão NDIS (Network Driver Interface Specifications. A implementação do Nwlink da Microsoft é compatível com aplicações baseadas em NetBIOS e também na especificação Windows Sockets (normalmente utilizada por aplicações baseadas no TCP/IP, mas que também pode ser utilizada por outros protocolos). Estas especificações tornam possível a comunicação entre servidores e clientes Windows com os servidores Novell.

Dependendo da versão do cliente Windows,  da versão do servidor Novell que está sendo utilizado e do recurso que você está tentando acessar, pode ser necessários serviços e/ou ferramentas adicionais, além do NWLink, para que você possa acessar o recurso desejado. Na Figura 17.57, são  listadas algumas possibilidades de interoperabilidade entre clientes Windows e os servidores Novell.


Figura 17.57 Interoperabiliade dos clientes Windows.

Nota: Para um cliente Windows acessar pastas e impressoras compartilhadas em um servidor Novell, o cliente Windows deve ter instalados o protocolo NWLink e também o CSNW (Client Services for Netware).

Interoperabilidade com recursos Microsoft:

Os clientes Microsoft, por padrão, utilizam NetBIOS em conjunto com IPX, para o envio de informações referentes a compartilhamento de arquivos e impressoras. Este método é formalmente conhecido como NetBIOS over IPX (NetBIOS sobre IPX). Existe a opção de desabilitar o NetBIOS, de tal maneira que os pacotes referentes aos serviços de compartilhamento de arquivos e impressão sejam enviados diretamente usando IPX. Este procedimento é conhecido como “direct hosting”. O uso de direct hosting pode ser mais eficiente em termos de desempenho (uma vez que estamos eliminando uma camada intermediário – NetBIOS), porém um cliente usando direct hosting somente será capaz de se comunicar com um servidor que também esteja utilizando direct hosting.

Computadores que podem atuar utilizando direct hosting incluem computadores rodando o cliente de redes Microsoft para MS-DOS, Windows for Workgroups, Windows 95 e Windows 98. Servidores que podem utilizar direct hosting incluem computadores rodando o Cliente de Redes Microsoft para MS-DOS e todos os computadores baseados em qualquer versão do Windows. Na Figura 17.58 é exibida uma lista das possíveis conexões, usando NetBIOS sobre IPX ou direct hosting:


Figura 17.58 Netbios sobre IPX x direct hosting.

A seguir você aprenderá algumas ações práticas relacionadas com a instalação do protocolo NWLink.

Instalando e configurando o protocol NWLInk.

Para instalar e configurar o protocolo NWLink, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com conta de administrador ou com uma conta com permissão de administrador.
2.         Abra o Painel de controle.
3.         Dê um clique duplo na opção Network Connections (Conexões de rede).
4.         Clique com o botão direito do mouse na conexão de rede local e, no menu de opções que é exibido clique em Properties (Propriedades).
5.         Será exibida a janela de propriedades da conexão de rede local. Clique no botão Install... (Instalar...).
6.         Será exibida a janela para você selecionar um tipo de componente de rede a ser instalado. Clique na opção Protocol (Protocolo), conforme indicado na Figura 17.59 e clique em Add... (Adicionar):


Figura 17.59 O NWLink está na categoria de protocolos.

7.         Será exibida a lista de protocolos disponíveis para instalação. Clique em NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol, conforme indicado na Figura 17.60 e clique em OK.


Figura 17.60 Selecionando o protocolo NWLink.

8.         O Windows Server 2003 inicia o processo de instalação. Durante este processo pode ser necessário que você insira o CD de instalação do Windows Server 2003 no drive de CD. Se for solicitado, insira o CD e clique em OK para continuar a instalação.
9.         A instalação é concluída e você estará de volta à janela de propriedades da conexão de rede local. Observe que dois novos componentes fora instalados:

• NWLink NetBIOS
• NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol.

10.       Pronto, o NWLink foi instalado e agora está pronto para ser configurado.
11.       O componente NWLink NetBIOS não tem configurações a serem efetuadas. Clique nesta opção e observe que o botão Properties (Propriedades) fica desabilitado.
12.       Clique em NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol para seleciona-lo. Clique no botão Properties (Propriedades). Será exibida a janela de propriedades do NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol, conforme indicado na Figura 17.61:


Figura 17.61 Configurando o NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol.

Existem dois parâmetros que podem ser configurados, conforme descrito a seguir:

• Internal Netowrk Number: O NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol utiliza dois tipos de números IPX de rede. Estes números são utilizados pelo roteamento IPX (o que é muito raramente utilizado hoje em dia). O primeiro número é o “external network number), o qual é configurado no campo Network Number, quando você faz a configuração manual do tipo de Frame a ser utilizado (conforme mostrarei logo a seguir). O segundo número é configurado no campo Internal Network Number. Ambos são configurados no formato de números hexadecimais, com tamanho de 1 a o dígitos hexadecimais (de 1 a 9 e de A a F).

O parâmetro external network number é associdado e utilizado pelo adaptador de rede e pelo protocolo de nível de enlace, em uso na rede local, normalmente o Ethernet. Para que os computadores usando NWLink possam trocar informações entre si, eles devem utilizar o mesmo tipo de pacote (descritos logo a seguir) e ter o mesmo número configurado no parâmetro external network number. Ou seja, se dois computadores tiverem valores diferentes para o parâmetro external network number, eles não conseguirão se comunicar usando o NWLink. Se o servidor tiver mais de um adaptador de rede, sendo que cada adaptador está conectado a um rede diferente, você deverá configurar todas as combinações possíveis de tipo de frame e valores do parâmetro external network number, em cada adaptador de rede. Se não for informado um valor para o parâmetro external network number, o windows tentará fazer uma detecção automática do valor correto a ser utilizado.

O parâmetro internal network number, também conhecido como virtual network number, identifica uma rede virtual dentro do computador. Em um servidor rodando o Windows Server 2003, os programs se comunicam como se estivessem localizados em uma rede virtual e não diretamente com a rede física. Este parâmetro é útil, para melhorar o desempenho do servidor, em servidores com mais de um adaptador de rede. Por padrão, o número para este parâmetro é 00000000. A seguir descrevo algumas situações onde é recomendado que seja atribuído um valor diferente do padrão, para o parâmetro internal network number:

-           O computador está atuando como um servidor (rodando o Windows Server 2003), para um programa que usa o protocolo SAP, como por exemplo o SQL Server ou o SNA Server.
-           O computador está atuando como um roteador IPX (Windows 2000 Server, já que o Windows Server 2003 não pode atuar como roteador IPX).

• Tipo de frame (Frame type): Este parâmetro define a maneira como os dados serão formatados antes de serem enviados através da rede. Ou seja, define o formato dos pacotes a serem enviados pelo NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol. Para que um computador com o Windows Server 2003 (ou qualquer outra versão do Windows) possa se comunicar com um servidor Novell, utilizando o protocolo NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol, é preciso que ambos estejam configurados com o mesmo tipo de frame. Este é um dos erros mais comuns e que impede a comunicação entre dois computadores usando o NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol.

Na Figura 17.62 é apresentada uma lista das topologias e tipos de frame suportados pelo NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol:


Figura 17.62 Configurando o NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol.

Em redes que usam o padrão Ethernet, o tipo padrão de frame para servidores Novel Netware 2.2 e Novel Netware 3.11 é o 802.3. A partir do Novel Netware 3.12, o tipo de frame padrão é o 802.2. Se você está se preparando para os exames do MCSE 2003 fique atento a este detalhe.

Você pode deixar que o Windows Server 2003 detecte o tipo de frame automaticamente ou pode manualmente configurar o tipo de frame a ser utilizado, na janela de propriedades do NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol. Quando você configura para a detecção automática, ao inicializar o NWLink, o Windows Server 2003 sempre tenta detectar o tipo de frame a ser utilizado. Se mais de um tipo ser detectado, será utilizado, como padrão, o tipo 802.2.

Se o tipo de frame for configurado manualmente, será possível utilizar mais de um tipo de frame simultaneamente. Esta é uma boa solução se você tiver diferentes versões do servidor Novell ainda em uso na rede. Com isso você pode informar manualmente, os diferentes tipos de frame, utilizados por cada versão do Novell ainda em uso na rede.

13.       Defina as configurações desejadas e clique em OK, para fechar a janela de propriedades do NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol.
14.       Você estará de volta à janela de propriedades da conexão de rede local. Clique em Close (Fechar) para fecha-la. Pronto, o NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol está instalado e configurado. O próximo passo é instalar o CSNW, o que será visto no próximo tópico.

Entendendo o protocolo Client Services for Netware (CSNW):

Um usuário trabalhando em um computador com o Windows instalado (Windows 95/98/Me/NT 4.0/2000/XP ou 2003), pode utilizar o CSNW para acessar recursos tais como pastas e impressoras compartilhadas em um servidor Novell, quer seja um servidor com as versões mais novas do Novell, habilitadas ao NDS ou até mesmo com as versões mais antigas. O CSNW é para os servidores Novell, o que o cliente para redes Microsoft é para os servidores baseados no Windows.

O CSNW depende e trabalha em conjunto com o NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol (NWLink). Quando você instala o CSNW, se for detectado que o NWLink não está instalado, este será instalado automaticamente, para que o CSNW possa funcionar corretamente.

Uma analogia válida seria a seguinte, o cliente para redes Microsoft, normalmente trabalha em conjunto com o TCP/IP (embora possa utilizar outros protocolos) e o CSNW trabalha em conjunto com o NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol (NWLink).

Importante: O CSNW não suporta o protocolo IP e portanto não poderá ser utilizado para acessar servidores Novel Netware 5.x configurados para utilizar somente o protocolo IP. Para que a comunicação do CSNW seja possível com estes servidores, o protocolo IPX deve ser instalado nestes servidores.

Instalando o Client Services for Netware – CSNW.

Para instalar o Client Services for Netware – CSNW, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com conta de administrador ou com uma conta com permissão de administrador.
2.         Abra o Painel de controle.
3.         Dê um clique duplo na opção Network Connections (Conexões de rede).
4.         Clique com o botão direito do mouse na conexão de rede local e, no menu de opções que é exibido clique em Properties (Propriedades).
5.         Será exibida a janela de propriedades da conexão de rede local. Clique no botão Install... (Instalar...).
6.         Será exibida a janela para você selecionar um tipo de componente de rede a ser instalado. Clique na opção Client (Cliente), conforme indicado na Figura 17.63 e clique em Add... (Adicionar):


Figura 17.63 O CSNW está na categoria de clientes.

7.         Será exibida a lista de clientes disponíveis para instalação. Clique em Client Service for Netware, conforme indicado na Figura 17.64 e clique em OK.


Figura 17.64 Selecionando o Client Service for Netware.

8.         O Windows Server 2003 inicia o processo de instalação. Durante este processo pode ser necessário que você insira o CD de instalação do Windows Server 2003 no drive de CD. Se for solicitado, insira o CD e clique em OK para continuar a instalação.
9.         A instalação é concluída e será exibida uma mensagem informando que você deve reinicializar o computador para que a instalação seja concluída. Clique em Yes para reinicializar o computador.
10.       Após reinicializar o computador, será apresentada a tela normal de logon no Active Directory. Informe o nome de usuário e logon e, logo em seguida, é apresentada a tela de logon para o cliente CSNW, indicada na Figura 17.65:


Figura 17.65 Fazendo o logon com o CSNW.

Ao fazer o logon você deve informar em qual servidor Novell você fará o logon, se deve ou não ser executado o script de logon e assim por diante. As opções a serem selecionadas dependem de o servidor Novell estar ou não utilizando o serviço de diretórios da Novell – NDS.

Se o servidor estiver com uma versão mais antiga do Novell, versão esta que não utiliza o NDS, marque a opção Prefered Server e selecione o nome do servidor Novell no qual você fará o logon. Se a rede Novell for baseada no NDS, selecione a opção Default Tree and Context e informe o nome da árvore e do contexo no qual você deseja fazer o logon. Para que o script de logon seja executado, marque a opção Run Login Script.

11.       Preencha as informações de logon no Novell e clique em OK. Pronto, agora você está autenticado no Novell e poderá acessar recursos tais como pastas e impressoras compartilhadas, na rede Novell com a qual você se autenticou.

Depois que você fez o logon, os recursos da rede Netware passa a estar acessíveis através do ícone My Network Places (Meus locais de rede). Você pode “navegar” através dos servidores da rede novell, assim como você “navega” através dos servidores da rede Windows. Ao localizar o servidor Novell onde está o recurso a ser acessado (como por exemplo uma pasta compartilhada), basta dar um clique duplo no servidor, que a lista dos recursos disponíveis será exibida, exatamente como se fosse um servidor Windows Server 2003.

Configurando o Client Services for Netware – CSNW.

Após ter instalado o CSNW e feito o primeiro logon, você pode fazer alterações nas suas configurações. Para isso siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com conta de administrador ou com uma conta com permissão de administrador.
2.         Abra o Painel de controle.
3.         Dê um clique duplo no ícone CSNW.
4.         Será exibida a janela de propriedades do CSNW, conforme indicado na Figura 17.66.


Figura 17.66 Janela de propriedades do CSNW.

5.         Defina as configurações desejadas e clique em OK.

Desinstalando o CSNW.

Uma vez que não seja mais necessário, você pode desinstalar o CSNW. Para isso siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com conta de administrador ou com uma conta com permissão de administrador.
2.         Abra o Painel de controle.
3.         Dê um clique duplo na opção Network Connections (Conexões de rede).
4.         Clique com o botão direito do mouse na conexão de rede local e, no menu de opções que é exibido clique em Properties (Propriedades).
5.         Será exibida a janela de propriedades da conexão de rede local. Clique na opção Client Services for Netware para seleciona-la.
6.         Clique no botão Unistall.
7.         Será exibida uma janela pedindo confirmação. Clique em Yes para confirmar a desinstalação.
8.         O CSNW será desinstalado e será exibida uma mensagem informando que o computador dever ser reinicializado.
9.         Clique em Yes para reinicializa-lo. O computador é reinicializado e a tela de logon do CSNW não será mais exibida.

Desinstalando o NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol.

Uma vez que não seja mais necessário, você pode desinstalar o NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol. Para isso siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com conta de administrador ou com uma conta com permissão de administrador.
2.         Abra o Painel de controle.
3.         Dê um clique duplo na opção Network Connections (Conexões de rede).
4.         Clique com o botão direito do mouse na conexão de rede local e, no menu de opções que é exibido clique em Properties (Propriedades).
5.         Será exibida a janela de propriedades da conexão de rede local. Clique na opção NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol para seleciona-la.
6.         Clique no botão Unistall.
7.         Será exibida uma janela pedindo confirmação. Clique em Yes para confirmar a desinstalação.
8.         O CSNW será desinstalado e será exibida uma mensagem informando que o computador dever ser reinicializado.
9.         Clique em Yes para reinicializa-lo. Abra novamente as propriedades da conexão de rede local e observe que as opções NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol e NWLink NetBIOS já não aparecem mais na lista de componentes instalados.
10.       Clique em OK para fechar a janela de propriedades da conexão de rede local.

Em resumo: Para acessar recursos no servidor Novell, você precisa instalar um protocolo compatível com Novell e um cliente de acesso. O protocolo é o NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol e o cliente é o Client Service for Netware. Ao instalar o CSNW, se o NWLink IPX/SPX/NetBIOS Compatible Transport Protocol não estiver instalado, este será automaticamente instalado, pois o CSNW depende do NWLink para o seu funcionamento. É isso.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI