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WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


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Lição 137 - Capítulo 15 - Know-how em: Fazendo o backup e o restore de pastas e arquivos com o Windows Server 2003

Pré-Requisitos: Fundamentos teóricos sobre backup e tipos de backup.

Metodologia: Fazendo o backup e o restore dos dados.

Técnica: Exemplos práticos, passo-a-passo.

Introdução

Para fazer o backup e o restore de pastas e arquivos, é utilizado o utilitário de backup do Windows Server 2003, o qual é acessado através do seguinte caminho: Start -> All programs -> Acessories -> System Tools -> Backup (Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Ferramentas do sistema -> Backup).

Você também pode abrir o utilitário de backup, utilizando o seguinte comando: Start -> Run (Iniciar -> Executar). No campo Open (Abrir digite) ntbackup.exe e clique em OK. Será aberto o utilitário de backup, o qual detalharei logo a seguir.

Você deve estar logado com a conta com permissão de administrador, ou com uma conte que pertença ao grupo Backup Operators (Operadores de cópia), para fazer backup de todos os arquivos e pastas. Usuários com permissões de administrador ou pertencentes ao grupo Backup Operators (Operadores de cópia), poderão fazer o backup de qualquer arquivo ou pasta, mesmo de arquivos e pastas para os quais não tenham permissões NTFS de acesso. Este mecanismo permite que um único usuário, normalmente o administrador, possa fazer o backup de todos os arquivos e pastas, mesmo daqueles para os quais ele não tem permissões de acesso.

Ao abrir o utilitário de backup pela primeira vez (usando um dos métodos descritos anteriormente) ele será aberto, por padrão, no modo de Assistente, conforme indicado na Figura 15.15.

Figura 15.15 Modo de assistente – modo padrão do utilitário de backup.

Se a caixa Allways start in wizard mode ( Sempre iniciar no modo assistente) estivar marcada, o utilitário de backup sempre será inicializado no modo de assistente.  Se você desmarcar esta opção, o utilitário será aberto no modo completo. Se você clicar na opção Advanced Mode (Modo avançado), será exibida a interface completa do utilitário de backup.

O utilitário de backup permite que você faça backup de dados em um arquivo no disco rígido ou em uma fita de backup. Para fazer backup de dados em um arquivo, é preciso designar um nome e um local para o arquivo a ser salvo. Geralmente, os arquivos de backup possuem a extensão .bkf, mas você pode alterá-la para qualquer outra extensão. O arquivo de backup pode ser salvo em um disco rígido, um disquete ou qualquer outra mídia, removível ou não removível, na qual seja possível salvar arquivos. No caso de backup para um arquivo em disco é importante que o arquivo de backup (.bkf) não seja gravado no mesmo disco rígido onde estão os arquivos que estão sendo copiados para o backup, pois se o disco rígido apresentar problemas e for danificado, você perderá os dados originais e também o backup, ou seja, não haverá como restaurar os dados.

Para fazer backup de dados em uma fita, você precisa ter um dispositivo de fita (drive de fita) conectado ao servidor. Existem diversos modelos de drives de fita, com diferentes capacidades e velocidades. O modelo a ser escolhido, depende do volume de dados que farão parte do backup e do tempo disponível para o backup.

O utilitário de backup também é utilizado para fazer a restauração (restore) das informações, caso algum problema ocorra com os dados originais. Na verdade o utilitário de backup é um utilitário de backup e restore. Quando ocorre algum problema com os dados e estes precisam ser restaurados, você utiliza o utilitário de backup para ler os dados a partir do backup (arquivo .bkf ou unidade de fita ou em disco) e restaura-los para o local de origem. É possível restaurar os dados para o local original ou para um local alternativo, onde você pode analisar os arquivos para conferir se está tudo OK e somente então copiar para o local original.

Também é possível agendar tarefas de backup para que sejam executadas automaticamente em determinados horários e dias. Por exemplo, você pode agendar uma tarefa de backup para que faça um backup incremental de determinadas pastas e arquivos, diariamente, as 2:00 da madrugada.

Agora é hora de aprender a executar uma série de operações de backup e restore, através de exemplos práticos.

Fazendo o backup de pastas e arquivos utilizando o modo assistente de backup.

Neste exemplo prático, vou usar o utilitário de backup no modo assistente, para fazer o backup da pasta C:\Documentos (utilize como exemplo uma pasta do servidor no qual você está trabalhando). Também vou usar o assistente para criar e agendar uma tarefa que executa este backup, diariamente, as 2:00 da manhã. Vou criar um backup do tipo normal. O backup será feito na unidade de disco E: (utilize uma unidade do servidor no qual você está trabalhando), em uma pasta chamada backups, com o nome de documentos.bkf. Observe que estou fazendo o backup em uma unidade de disco rígido diferente da unidade onde estão os arquivos que serão copiados para o backup.

Para criar o backup proposto e agenda-lo, siga os passos indicados a seguir:

1.            Faça o logon com uma conta com permissão de administrador ou com uma conta pertencente ao grupo Backup operators (Operadores de cópia).

2.            Abra o utilitário de backup, utilizando um dos seguintes procedimentos:

Start -> All programs -> Acessories -> System Tools -> Backup (Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Ferramentas do sistema -> Backup).

ou

Start -> Run (Iniciar -> Executar). No campo Open (Abrir) digite ntbackup.exe e clique em OK.

Será aberto o utilitário de backup no modo assistente, conforme indicado na Figura 14.15.

3.            A primeira tela do assistente é apenas informativa. Para acessar o modo avançado, ou seja, a interface completa do utilitário de backup, basta clicar na opção Advanced mode (Modo avançado). Clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

4.            Nesta etapa você define se deseja fazer um backup – Backup files and settings (Fazer backup de arquivos e configurações) ou se deseja restaurar arquivos a partir de um backup feito anteriormente – Restore files and settings (Restaurar arquivos e configurações). Marque a opção Backup files and settings  (Fazer backup de arquivos e configurações). Clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

5.            Nesta etapa do assistente, estão disponíveis as duas opções descritas a seguir:

  • All information on this computer (Todas as informações disponíveis neste computador): Selecione esta opção para fazer um backup completo, de todos os volumes do servidor. Esta opção também gera um disco de recuperação, o qual pode ser utilizado para recuperação do Windows Server 2003 em caso de falhas mais graves, como quando um dos arquivos do sistema é corrompido.

No Capítulo 21 você aprenderá a planejar e a implementar uma política de recuperação à desastres no Windows Server 2003.

  • Let me choose what to back up (Eu escolherei os itens dos quais fazer backup): Esta opção permite que você selecione as pastas e arquivos as quais farão parte do backup.

6.            Certifique-se de que a opção Let me choose what to back up (Eu escolherei os itens dos quais fazer backup) esteja selecionada, conforme indicado na Figura 15.16. Clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

Figura 15.16 O usuário definirá os arquivos e pastas que farão parte do backup.

7.            Nesta etapa você define quais arquivos e pastas farão parte do backup. No painel da esquerda é exibida uma estrutura de navegação na forma de árvore, idêntica a estrutura utilizada no Windows Explorer. Navegue até a pasta C:\Documentos e marque a caixa de opção ao lado desta pasta, conforme indicado na Figura 15.17. Clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

Figura 15.17 Selecionando as pastas que farão parte do backup.

8.            Nesta etapa você define o local de destino para o backup. Observe que na lista Select the backup type (Selecione o tipo de backup), já vem selecionada a opção File (Arquivo) e esta lista está desabilitada. Isto acontece porque não tenho um drive de fita instalado no servidor utilizado no exemplo. Neste caso somente está disponível a opção File (Arquivo). Para definir o local de destino clique no botão Browse... (Procurar..). Será exibida a janela Save As (Salvar Como), na qual você seleciona a pasta de destino e o nome do arquivo que conterá o backup. Selecione a pasta de destino e defina o nome do arquivo, conforme indicado na Figura 15.18.

Figura 15.18 Definindo a pasta de destino e o nome do arquivo de backup.

9.            Clique no botão Save (Salvar), você estará de volta ao Assistente de backup, com as opções selecionadas na janela Salvar como, já definidas no assistente de backup, conforme indicado na Figura 15.19.

Figura 15.19 Informações de destino já definidas.

10.          Clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

11.          Será exibida a tela final do Assistente. Nesta tela será apresentado um resumo das opções selecionadas nos passos anteriores. Para alterar alguma opção utilize o botão Back (Voltar). Para definir o agendamento e o tipo de backup a ser utilizado clique no botão Advanced... (Avançado...) Ao clicar no botão Advanced... (Avançado...), serão disponibilizadas etapas adicionais do assistente. Clique no botão Advanced...

12.          Na primeira etapa será exibida uma lista para que você selecione o tipo de backup. Por padrão vem selecionado o tipo Normal que é o tipo que será utilizado no nosso exemplo. Certifique-se de que esteja selecionada a opção Normal e clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

Nesta etapa você pode definir as seguintes opções:

  • Verify data after backup (Verificar dados após o backup): Se você marcar esta opção, os dados serão verificados após ter sido feito o backup. A verificação é feita para garantir que os dados que foram copiados para o backup são idênticos aos dados originais. Ao ativar a verificação, o backup irá demorar bem mais para ser concluído, porém você terá a confirmação de que o backup está sendo feito corretamente e que os dados estão corretos.
  • Use hardware compression, if available (Usar compactação por hardware, se disponível): Esta opção permite que você utiliza a capacidade de compactação de alguns drives de fita de backup. Somente estará disponível se você tiver um drive de fita instalado e estiver fazendo o backup para o drive de fita.
  • Disable volume shadow copy (Desativar a cópia de sombra de volume): As cópias de sombra de volume permitem que seja feito o backup de arquivos, mesmo que algumas informações ainda estejam sendo gravadas no disco rígido.

13.          Certifique-se de que as opções desta etapa estejam desmarcadas e clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

Nesta etapa do assistente você pode definir as seguintes opções:

  • Append this backup to the existing backups (Acrescentar este backup aos backups existentes): Esta opção permite que sejam mantidos diferentes backups (por exemplo, backups feitos em diferentes datas) em um mesmo arquivo de backup (.bkf) ou em uma fita de backup.
  • Replace the existing backups (Substituir os backups existentes): Se você marcar esta opção, todos os backups anteriores, caso exista algum, no arquivo Documentos.bkf (ou na fita que estiver sendo utilizado, no caso de um backup em fita), serão excluídos e somente o backup que está sendo feito será gravado. Ao marcar esta opção, a opção Allow only the owner an the Administrator access to the backup and to any backup appended to this médium (Permitir que somente o proprietário e o Administrador tenham acesso aos dados de backup e a todos os backups acrescentados a este mídia) será habilitada. Esta opção é utilizada para impedir que qualquer outro usuário possa restaurar os dados do backup, mesmo não tendo permissões sobre os arquivos originais. É uma proteção adicional aos dados.

14.          Certifique-se de que as opções Replace the existing backups (Substituir os backups existentes) e  Allow only the owner an the Administrator access to the backup and to any backup appended to this médium (Permitir que somente o proprietário e o administrador tenham acesso aos dados de backup e a todos os backups acrescentados a este mídia) estejam marcadas, conforme indicado na Figura 15.20.

Figura 15.20 Definindo opções de Backup.

15.          Clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

16.          Nesta etapa podemos definir um agendamento para o Backup. Ao definir um agendamento, será criada uma Tarefa agendada, a qual executará o backup com as opções escolhidas, nos horários programados. Para definir um agendamento marque a opção Later (Mais tarde). Para nome da tarefa agendada digite Backup de Documentos do drive C, conforme indicado na Figura 15.21.

Figura 15.21 Habilitando o agendamento.

17.          Para definir os dias e horários de execução da tarefa, clique no botão Set Schedule... (Definir agendamento...). Será exibida a janela Schedule job (Agendar trabalho), já descrita no início do Capítulo. Selecione as opções indicadas na Figura 15.22 e clique em OK.

Figura 15.22 Configurando as opções de agendamento.

18.          Você estará de volta ao Assistente de backup. Clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

19.          Será exibida a janela para definir informações de conta, na qual você precisa informar o nome e senha da conta que será utilizada para a execução da tarefa agendada responsável pela execução do backup. Digite o nome da conta e a senha duas vezes, conforme indicado na Figura 15.23 e clique em OK.

Figura 15.23 Conta para a execução da tarefa agendada.

20.          Você estará na tela final do assistente. Será exibido um resumo das opções selecionadas. Utilize o botão Back (Voltar) para alterar alguma opção. Para finalizar o assistente e criar a tarefa agendada responsável pela execução do backup, clique no botão Finish (Concluir).

A tarefa é criada e todos os dias, as 2:00 da madrugada a tarefa será executada e o backup da pasta C:\docuementos será executado. Você pode fazer com que a tarefa seja executada imediatamente, para testar se o backup será feito corretamente.

Para executar a tarefa manualmente e fazer o backup, siga os passos indicados a seguir:

1.            Abra o Painel de controle: Start -> Control panel (Iniciar -> Painel de controle).

2.            Abra a opção Scheduled Tasks (Tarefas Agendadas).

3.            A tarefa Backup de Documentos do drive C já deve aparecer na lista de tarefas agendadas, conforme indicado na Figura 15.24.

Figura 15.24 A tarefa Backup de Documentos do drive C.

4.            Clique na tarefa Backup de Documentos do drive C para marca-la e selecione o comando File -> Run (Arquivo -> Executar).

5.            O utilitário de backup será inicializado e o backup da pasta C:\Documentos começará a ser feito, conforme indicado na Figura 15.25.

Figura 15.25 O backup da pasta C:\Documentos sendo feito.

6.            Após o encerramento do backup a janela do utilitário de backup é automaticamente fechada e você estará de volta à janela Scheduled tasks (Tarefas agendadas). Feche a janela Tarefas agendadas.

7.            Abra o Windows Explorer e navegue até a pasta onde foi feito o backup e verifique se o arquivo Documentos.bkf foi criado, conforme exemplo da Figura 15.26.

Figura 15.26 O arquivo Documentos.bkf.

O arquivo Documentos.bkf contém todo o conteúdo da pasta C:\Documentos e poderá ser utilizado para restaurar o conteúdo desta pasta em caso de perda dos dados.

Agora você aprenderá um pouco mais sobre a interface completa do utilitário de backup do Windows Server 2003.

Fazendo o backup de pastas e arquivos utilizando a interface completa.

Neste exemplo prático, vou utilizar o utilitário de backup no modo completo, para fazer o

backup da pasta Meus documentos do usuário Logado. Também vou criar e agendar uma tarefa que executa este backup, diariamente, as 22:00 hs. Vou criar um backup do tipo normal. O backup será feito na unidade de disco E:, em uma pasta chamada backups, com o nome de Meus documentos.bkf. Observe que estou fazendo o backup em uma unidade de disco rígido diferente da unidade onde estão os arquivos que farão parte do backup.

As opções que foram explicadas no exemplo anterior, não serão explicadas novamente. Irei focar mais na utilização da interface completa, do utilitário de backup.

Para criar o backup proposto e agenda-lo, siga os passos indicados a seguir:

1.            Faça o logon com uma conta do usuário para o qual você deseja fazer o backup da pasta Meus documentos.

2.            Abra o utilitário de backup, utilizando um dos procedimentos descritos anteriormente. Será aberto o utilitário de backup no modo assistente.

3.            A primeira tela do assistente é apenas informativa. Para acessar o modo avançado, ou seja, a interface completa do utilitário de backup dê um clique na opção Advanced mode (Modo avançado).

4.            Será aberta a janela do utilitário de backup, com a guia Welcome (Bem-vindo) selecionada, conforme indicado na Figura 15.27.

Figura 15.27 O utilitário de backup no mode de interface completa.

Na guia Bem-vindo você tem a opção de iniciar o Backup Wizard (Advanced) Assistente de backup (Avanado), o Restore Wizard (Advanced) - Assistente para restauração (Avançado) ou o Automated System Recovery Wizard (Assistente Para Recuperação Automatizada do Sistema), o qual será visto no Capítulo 21. O assistente para restauração será visto mais adiante, ainda neste capítulo. Você utiliza a guia Backup para criar um novo backup. No exemplo proposto, utilizarei a guia Backup. A guia Restore and Manage Media (Restaurar e Gerenciar Mídia) será vista no próximo tópico. A guia Scheduled Jobs (Trabalhos Agendados) exibe o calendário do mês e um indicativo das tarefas agendadas para cada dia. Esta guia também pode ser utilizada para adicionar novas tarefas agendadas.

5.            Dê um clique na guia Backup. No painel da esquerda você pode navegar pelos drives e pastas do computador ou da rede, selecionando os arquivos e pastas que farão parte do Backup. Para o nosso exemplo, marque a pasta Meus documentos, conforme indicado na Figura 15.28. No campo Backup media or file name (Mídia de backup ou nome do arquivo), digite E:\Backups\Meus documentos.bkf, conforme indicado na Figura 15.28.

Figura 15.28 Selecionando a pasta Meus documentos, do usuário logado.

6.            Para definir o tipo de backup selecione o comando Tools -> Options (Ferramentas -> Opções). Será exibida a janela Options (Opções) com a guia Backup type (Tipo de backup) já selecionada. Certifique-se de que a opção Normal esteja selecionada e clique em OK.

7.            Você estará de volta a janela do utilitário de backup. Agora vou definir um agendamento para o backup. Para isso vou alternar para o Assistente de backup, porém mantendo as configurações que já foram feitas. Selecione o comando Tools -> Backup wizard (Ferramentas -> Assistente de backup). Surge uma janela pedindo se você deseja manter as configurações já efetuadas. Clique em Yes (Sim) para manter as configurações.

8.            O assistente é aberto. Clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

9.            Observe que na segunda etapa já aparece selecionada a pasta Meus documentos. Clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

10.          Nesta etapa você precisa redefinir o arquivo de destino, pois esta configuração não é mantida. Para o nosso exemplo vou definir o destino como sendo o drive E:\Backups\Meus documentos.bkf. Utilize o destino que for mais adequado para o seu caso. Para definir o destino utilizamos o botão Browse... (Procurar...), conforme descrito no exemplo anterior. Defina o arquivo de destino para o backup e clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

11.          Nesta etapa clique no botão Advanced... (Avançado...) para definir o agendamento.

12.          É exibida uma lista para que você defina o tipo de Backup. Certifique-se de que a opção Normal esteja selecionada e clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

13.          Nesta etapa certifique-se de que todas as opções (já descritas no exemplo anterior) estejam desmarcadas e clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

14.          Nesta etapa certifique-se de que as opções Replace the existing backups (Substituir os backups existentes) e  Allow only the owner an the Administrator access to the backup and to any backup appended to this médium (Permitir que somente o proprietário e o administrador tenham acesso aos dados de backup e a todos os backups acrescentados a este mídia) estejam marcadas e clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

15.          Nesta etapa vou definir o agendamento. Clique na opção Later (Mais tarde). No campo Job name (Entrada de agendamento) digite: Backup de Meus documentos. Clique no botão Set schedule... (Definir agendamento...) e defina as opções indicadas na Figura 15.29. Depois clique em OK.

Figura 15.29 Backup diários às 22:00 hs.

16.          Você estará de volta ao Assistente de backup. Clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

17.          Será exibida a janela Definir informações de conta, na qual você precisa informar o nome e senha da conta que será utilizada para a execução da tarefa agendada responsável pela execução do backup. Digite o nome da conta e a senha duas vezes e clique em OK.

18.          Você estará na tela final do assistente. Será exibido um resumo das opções selecionadas. Utilize o botão Back (Voltar) para alterar alguma opção. Para finalizar o assistente e criar a tarefa agendada responsável pela execução do backup, clique no botão Finish (Concluir).

19.          Você estará de volta à janela Utilitário de backup. Clique na guia Schedule Jobs (Trabalhos agendados). Observe que existem dois trabalhos de backup (tarefas) agendados para executar diariamente, conforme indicado na Figura 15.30.

Figura 15.30 Duas tarefas agendadas para execução diária.

As duas tarefas diárias são resultado dos dois exemplos que fizemos até agora. Se você deixar o mouse sobre uma das tarefas, aparece uma pequena descrição da tarefa. Se você der um clique duplo em uma dia no calendário mensal, será aberto o assistente de backup, para que você crie uma nova tarefa de backup..

20.          Feche o utilitário de backup.

A tarefa é criada e todos os dias, as 22:00 hs. a tarefa será executada e o backup da pasta Meus documentos será feito. Você pode fazer com que a tarefa seja executada imediatamente, para testar se o backup será feito corretamente, conforme descrito no exemplo anterior.

Observe que a criação de uma tarefa para execução do backup consiste basicamente na utilização do assistente de backup.

Agora você aprenderá a fazer o restore a partir de um arquivo de backup.

Fazendo o restore das informações a partir do backup.

Neste exemplo prático, vou utilizar o utilitário de backup/restore para fazer o restore da pasta C:\Documentos a partir do backup E:\Backups\Documentos.bkf. Observe que estou simulando uma situação onde houve um problema com a pasta C:\Documentos e é necessário restaura-la a partir do backup. Vou fazer a restauração para um local alternativo, ou seja, não para a pasta original. No nosso exemplo farei a restauração para o drive E:\Documentos. Apenas para lembrar, os arquivos originais que foram copiados para o backup estão em C:\Documentos.

Com o Assistente de restauração que será utilizado neste exemplo, é possível restaurar a pasta C:\Documentos completa ou apenas parte do seu conteúdo. Por exemplo, pode ser que um determinado arquivo da pasta Documentos tenha sido excluído por engano. Neste caso basta restaurar a penas o arquivo que foi excluído por engano e não toda a pasta Documentos.

Também é possível fazer a restauração para outra pasta que não para a localização original. Neste caso faríamos o restore para uma pasta alternativa, verificaríamos se os arquivos foram restaurados com sucesso e então copiaríamos os arquivos para a pasta Documentos original.

Para fazer o restore da pasta C:\Documentos a partir do arquivo de backup Documentos.bkf, siga os passos indicados a seguir:

1.            Faça o logon com uma conta com permissão de administrador ou com uma conta do grupo Backup Operators (Operadores de Cópia).

2.            Abra o utilitário de backup, utilizando um dos procedimentos descritos anteriormente. Será aberto o utilitário de backup no modo assistente.

3.            A primeira tela do assistente é apenas informativa. Para acessar o modo avançado, ou seja, a interface completa do utilitário de backup dê um clique na opção Advanced mode (Modo avançado).

4.            Será aberta a janela do utilitário de backup, com a guia Welcome (Bem-vindo) selecionada.

5.            Clique no botão ao lado da opção Restore Wizard (Advanced) -Assistente para restauração (Avançado).

6.            Será aberto o Assistente para restauração. A primeira tela é apenas informativa. Clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

Surge a janela What to restore (Itens a serem restaurados). Nesta etapa você define o drive de fita ou o arquivo .bkf a partir do qual os dados serão restaurados.

7.            Clique no botão Browse... (Procurar...). Surge a janela Open Backup File (Abrir Arquivo de Backup). Nesta janela você pode digitar o caminho completo para o arquivo .bkf, que no nosso exemplo é: E:\Backups\Documentos.bkf, conforme indicado na Figura 15.31.

Figura 15.31 Informando o caminho para o arquivo .bkf.

Ao invés de digitar o caminho para o arquivo .bkf você pode utilizar o botão Browse... (Procurar...) da janela Open Backup File (Abrir Arquivo de Backup). Ao clicar neste botão será aberta a janela Select file to catalog (Selecione o arquivo para catalogar). Nesta janela você pode navegar até a pasta onde está o arquivo .bkf, clicar nele para marcá-lo e clicar no botão Open (Abrir). O Windows Server 2003 voltará para a janela Open Backup File (Abrir Arquivo de Backup), com o caminho para o arquivo já preenchido.

8.            Após digitar o caminho para o arquivo .bkf clique em OK. Dependendo do tamanho do arquivo o Windows Server 2003 pode demorar alguns instantes para acessa-lo. Você estará de volta à janela do assistente e o arquivo Documentos.bkf já aparece no Painel da esquerda. Clique no sinal de + ao lado de Documentos.bkf para expandi-lo. Marque a caixa de seleção ao lado do drive C, conforme indicado na Figura 15.32..

Figura 15.32 Selecionando o arquivo de backup a ser restaurado.

Ao marcar a caixa de seleção ao lado de Documentos.bkf estamos solicitando ao Windows Server 2003 que restaure todo o conteúdo deste arquivo de backup. Porém poderíamos restaurar apenas uma ou mais pasta ou um ou mais arquivos e não todo o conteúdo. Por exemplo, pode ser que o usuário tenha excluído por engano, um único arquivo. Neste caso não é necessária a restauração de todo o backup e sim apenas do arquivo que foi perdido. Para restaurar apenas parte do backup, basta clicar no sinal de + ao lado de Documentos.bkf. Será exibida a lista de drives a partir dos quais foram copiados dados para o backup. No nosso exemplo surgirá o drive C. Clique no sinal de mais ao lado de drive C. Serão exibidas as pastas do drive C que foram copiadas para o backup. Agora é só ir navegando e marcando as pastas e/ou arquivos a serem restaurados.

9.            Clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

10.          Será exibida a tela final do Assistente com um resumo das opções selecionadas. Caso você queira alterar alguma opção, utilize o botão Back (Voltar).

Se você encerrar o assistente neste momento, o Windows Server 2003 irá restaurar os arquivos para os locais originais, isto é, para as pastas onde estes estavam gravados quando foram copiados para o backup. Se quiser fazer a restauração para um local alternativo, você deve que utilizar o botão Advanced... (Avançado...).

11.          Clique no botão Advanced... (Avançado...) para especificar um local alternativo para a restauração do backup.

12.          Será exibida a janela Where to restore (Onde restaurar). Na lista Restore files to (Restaurar os arquivos em) vem selecionado, por padrão, a opção Original Location (Local original). Se você escolher esta opção os arquivos serão restaurados para a pasta de origem. Selecione a opção Alternate Location (Local alternativo). Observe que ao selecionar esta opção, é exibido o campo Local alternativo, no qual você pode especificar o novo local para restauração dos arquivos. Digite E:\Documentos, conforme indicado na Figura 15.33.

Figura 15.33 Especificando um local alternativo para a restauração.

9.            Clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

10.          Surge a janela How to restore (Como restaurar). Nesta etapa você tem as seguintes opções:

  • Leave existen files (Recommended) - Manter os arquivos existentes (recomendável): Se você selecionar esta opção, os arquivos já existentes no local de destino, não serão sobrescritos pelos arquivos copiados a partir do backup. Esta opção é indicada quando você está restaurando um backup para recuperar um ou mais arquivos que foram excluídos por engano. Se o número de arquivos excluídos por engano for pequeno é mais vantagem selecionar apenas os arquivos a serem recuperados, conforme descrito anteriormente.
  • Replace existing files if they are older than the backup files (Substituir os arquivos existentes se eles forem mais antigos do que o backup): Se você marcar esta opção, os arquivos que já existirem na pasta de destino, somente serão substituídos se forem mais antigos do que os arquivos que estão sendo restaurados a partir do backup.
  • Replace existing files (Sempre substituir arquivos): Se você selecionar esta opção, todos os arquivos que já existirem na pasta de destino serão substituídos pelos arquivos do backup, independente de serem mais antigos ou não. Utilize esta opção com cuidado.

11.          Certifique-se de que a opção Leave existen files (Recommended)  -Manter os arquivos existentes (recomendado) esteja selecionada e clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

12.          Nesta etapa você define se deseja ou não Restaurar configurações de segurança. Certifique-se de que a opção Restore security settings (Restaurar configurações de segurança) esteja selecionada. Esta opção garante que as permissões NTFS e demais opções de segurança como criptografia, sejam mantidas ao restaurar o backup. Clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

13.          Será exibida a tela final do Assistente com um resumo das opções selecionadas. Caso você queira alterar alguma opção, utilize o botão Back (Voltar). Para iniciar o processo de restauração clique no botão Finish (Concluir).

O processo de restauração é inicializado, conforme indicado na Figura 15.34.

Figura 15.34 Restauração dos arquivos.

14.          Ao final do processo de restauração a janela de restauração é mantida aberta com uma mensagem informando que a restauração foi efetuada com sucesso. Clique em Fechar, para sair da janela de restauração.

15.          Você estará de volta à janela do utilitário de backup. Feche-o.

16.          Abra o Windows Explorer e navegue para a pasta onde você fez a restauração. Observe se os arquivos foram restaurados com sucesso.

17.          Feche o Windows Explorer.

O log do backup

O Windows Server 2003 mantém um registro das operações de backup e restauração. Este registro pode ser utilizado pelo Administrador para verificar se as tarefas de backup estão sendo executadas com sucesso.

Para acessar informações sobre as operações de backup, siga os seguintes passos:

1.            Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissão de administrador.

2.            Abra o utilitário de backup no modo avançado, conforme explicado anteriormente.

3.            Selecione o comando Tools -> Report...(Ferramentas -> Relatório...).

4.            Será exibida a janela Backup Reports (Relatórios de Backup), conforme indicado na Figura 15.35.

Figura 15.35 A janela de relatórios de backup.

5.            Os nomes que aparecem nesta listagem estão relacionados com os nomes que você definiu para o backup. O nome Interactive (Interativo) será exibido para os backups que foram feitos utilizando a interface completa ao invés do assistente de backup. Selecione um backup na lista e clique em Exibir. O Bloco de Notas será aberto com um relatório de todas as operações efetuadas, conforme exemplo indicado a seguir:

Status da restauração
Operação: restauração
Backup de "C:", restaurado para "E: Dados\Documentos\"
Conjunto de backup nº1 na mídia nº1
Descrição do backup: "Conjunto criado em 20/4/2002 às  22:22"
A restauração foi iniciada no(a) 21/4/2002 à(s) 08:27.
Restauração concluída no(a) 21/4/2002 à(s) 08:28.
Pastas: 31
Arquivos: 753
Bytes: 69.618.787
Tempo:  48 segundos
----------------------

6.            Feche o Bloco de notas. Você estará de volta à janela de relatórios de backup. Clique em Cancelar para fecha-la. Você estará de volta ao utilitário de backup.

Definindo opções padrão de backup e restore

Ao utilizar o assistente de backup e ou restore, você deve ter notado que algumas opções vem selecionadas por padrão. É possível alterar algumas destas opções, definindo novos padrões. Isto é feito através do comando Tools -> Options... (Ferramentas -> Opções...) do utilitário de backup.

Para configurar opções padrão de backup/restore, faça o seguinte:

1.            Faça o logon como Administrador ou com uma com permissão de administrador

2.            Abra o utilitário de backup.

3.            Selecione o comando Tools -> Options... (Ferramentas -> Opções...).

4.            A janela Options  (Opções) será exibida. Dê um clique na guia General (Geral). Serão exibidas as opções indicadas na Figura 15.36.

Figura 15.37 A guia geral da janela de opções.

Na guia General (Geral) podem ser configuradas as seguintes opções:

  • Compute selection information before backup and restore operations (Computar as informações de seleção antes das operações de backup e restauração): Estima o número de arquivos e bytes que serão copiados ou restaurados durante a operação de backup ou restauração atual. Estas informações serão calculadas e exibidas antes do início do backup ou da restauração.
  • Use the catalog on the media to speed up building restore catalogs on disk (Usar catálogos na mídia para acelerar a constituição de catálogos de restauração no disco): De uma maneira simplificada, um catálogo contém as informações que o utilitário de backup usa para gerenciar um ou mais backups efetuados na mesma fita ou no mesmo arquivo .bkf. Esta opção, quando marcada, indica que você deseja usar o catálogo em mídia para construir o catálogo em disco para restaurar os arquivos e pastas selecionados. Esse é o modo mais fácil de criar um catálogo em disco. Se você desejar restaurar dados de várias fitas e a fita com o catálogo em mídia estiver faltando ou desejar restaurar dados da mídia que está danificada, não deverá selecionar esta opção. O backup verificará todo o conjunto de backup (ou o que você tiver) e criará um catálogo em disco. Este procedimento poderá demorar várias horas se o conjunto de backup for muito extenso.
  • Verify data after the backup complete (Verificar dados após o backup ser concluído): Verifica os dados de backup comparando-os com os dados originais no disco rígido para certificar-se de que sejam os mesmos. Se não forem, pode haver um problema com a mídia ou com o arquivo que você está usando para fazer backup dos dados. Caso algum problema seja detectado você deve usar uma mídia diferente ou designar outro arquivo e executar a operação de backup novamente.
  • Backup the contents of mounted drives (Fazer o backup do conteúdo de unidades montadas): Faz backup dos dados que estiverem em uma unidade montada. Se você selecionar esta opção e fizer backup de uma unidade montada, será efetuado o backup dos dados nessa unidade montada. Se você não selecionar essa opção e fizer backup de uma unidade montada, será efetuado o backup somente das informações do caminho para essa unidade.
  • Show alert message when I start the Backup Utility and Removable Storage is not running (Mostrar uma mensagem de alerta quando o backup for iniciado e o ‘Armazenamento Removível’ não estiver sendo executado): Exibe uma caixa de diálogo quando você iniciar o backup e o armazenamento removível não estiver em execução. Se você fizer backup de dados principalmente em um arquivo e salvar o arquivo em um disquete, disco rígido ou qualquer tipo de disco removível, não precisará marcar esta caixa de seleção. Se você fizer backup de dados principalmente em uma fita ou outra mídia gerenciada pelo armazenamento removível, como por exemplo um zip drive, deverá marcar esta caixa de seleção.
  • Show alert message when I start the Backup Utility and there is recognizable media available (Mostrar uma mensagem de alerta quando o backup for iniciado e não houver uma mídia de importação compatível disponível): Exibe uma caixa de diálogo quando você iniciar o backup e existir uma nova mídia disponível no pool de importação de armazenamento removível. Se você fizer backup de dados principalmente em um arquivo e salvar o arquivo em um disquete, disco rígido ou qualquer tipo de disco removível, não precisará marcar esta caixa de seleção. Se você fizer backup de dados principalmente em uma fita ou outra mídia que seja gerenciada pelo armazenamento removível, deverá marcar esta caixa de seleção.
  • Show alert message when new media is inserted (Mostrar uma mensagem de alerta quando uma nova mídia for inserida): Exibe uma caixa de diálogo quando a nova mídia for detectada pelo armazenamento removível.
  • Always allow use of recognizable media without prompting (Sempre permitir o uso de mídias reconhecíveis sem perguntar antes): Move automaticamente a nova mídia detectada pelo armazenamento removível para o pool de backup. Se você fizer backup de dados principalmente em um arquivo e salvar o arquivo em um disquete, disco rígido ou qualquer tipo de disco removível, não precisará marcar esta caixa de seleção. Se você usar o armazenamento removível para gerenciar a mídia e desejar que todas as novas mídias estejam disponíveis somente para o programa de backup, deverá marcar esta caixa de diálogo.

5.            Dê um clique na guia Restore (Restaurar). Serão exibidas as opções indicadas na Figura 15.37.

Figura 15.37 A guia Restore da janela de opções.

Nesta guia você pode definir um dos seguintes padrões, já descritos anteriormente:

  • Do not replace the file on my computer (recommended) -Manter os arquivos existentes (recomendável). Esta é a opção definida por padrão.
  • Replace the file on disk only if the file on disk is older (Substituir os arquivos existentes se eles forem mais antigos do que o backup).
  • Always replace the file on my comupter (Sempre substituir arquivos).

6.            Dê um clique na guia Backup type (Tipo de backup). Nesta guia está disponível uma lista para que você selecione o tipo padrão de Backup. O padrão está definido como Normal. Utilize a lista Default Backup Type (Tipo de backup padrão), para definir um novo padrão.

7.            Dê um clique na guia Backup Log (Log de backup). Nesta guia você pode definir uma das seguintes opções para o log de backup.

  • Detailed (Detalhado): Salva um registro detalhado das operações de backup e restauração que você executar. Este é o arquivo de log mais informativo que o backup pode criar.
  • Summary (Resumido): Salva um resumo das operações de backup e restauração que você executar. Esse é o arquivo de log menos informativo que o backup pode criar.
  • None (Nenhum): Especifica que você não deseja criar um arquivo de log das operações de backup e restauração.

Por padrão é selecionado o log Summary (Resumido).

8.            Dê um clique na guia Exclude Files (Excluir Arquivos). Será exibida a janela indicada na Figura 15.38.

Figura 15.38 A guia Excluir arquivos da janela opções.

Nesta guia você define quais arquivos não deverão fazer parte do backup, mesmo que o usuário opte por fazer o backup de todo o drive C. Existem duas listas de exclusão: Uma para todos os usuários logados no computador e uma que somente será aplicada para o usuário atual. Esta segunda lista é personalizada para cada usuário.

Observe que dentre os vários arquivos que estão na lista de arquivos que não farão parte do backup, está o arquivos Pagefile.sys, que é ao arquivo de troca (Swap) do Windows Server 2003. Falaremos mais sobre este arquivo no Capítulo 21.

9.            Selecione as opções desejadas e clique em OK para aplicá-las. Para os próximos backups estas serão as opções padrão.

10.          Feche o utilitário de backup.


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