[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 12 : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 118 - Capítulo 12 - Know-how em: Instalação e Configuração de Impressoras - Prática - Parte 1

Pré-Requisitos: Conhecimentos sobre o sistema de impressão do Windows Server 2003.

Metodologia: Explicações detalhadas sobre cada ação prática.

Técnica: Exemplos passo-a-passo de instalação e configuração de impressoras.

Quando o administrador conecta uma nova Impressora,  para ser utilizada em um servidor com Windows Server 2003,  é preciso instalar o “driver” da impressora (logical printer, na terminologia do Windows Server 2003, conforme descrito no início do capítulo). Um driver nada mais é do que o software que controla a comunicação entre o Windows Server 2003 e a impressora. Cada marca e modelo possuí um driver específico para ser usado. Se for instalado o driver incorreto, serão obtidos resultados imprevistos e com certeza a impressora não vai trabalhar corretamente.

O CD de instalação do Windows Server 2003 já vem com milhares de drivers (é isto mesmo: milhares) para diferentes marcas e modelos de impressoras. Mas para modelos mais novos, lançados após a disponibilização do Windows Server 2003, pode acontecer do driver não estar no CD do Windows Server 2003. Neste caso o driver vem junto com a impressora ou você pode obtê-lo através do site do fabricante da impressora na Internet.

Então quando digo que vou “instalar” uma impressora, na verdade vou instalar o driver da impressora (logical driver), para que o Windows Server 2003 possa trabalhar corretamente com a impressora. Para instalar uma nova impressora (o driver da impressora), você deve utilizar a opção Start -> Printers and Faxes (Iniciar -> Impressoras e Fax). Também existe um atalho para a janela de Impressoras no Painel de controle.

Nota importante: Quando você instala uma impressora, ela pode ser usada por qualquer programa instalado no Windows Server 2003. Se você alterar as configurações da impressora dentro de um programa, como por exemplo o Microsoft Word, estas alterações terão efeito apenas para o documento que está sendo impresso no momento. Ao utilizar um outro programa, serão utilizadas as configurações definidas na própria impressora. Por exemplo, você está imprimindo um documento do Word e seleciona a qualidade de impressão Rascunho. Esta configuração somente será utilizada até que você feche o Word. Agora você fecha o Word e abre o Excel. Ao imprimir uma planilha do Excel, serão utilizadas as configurações definidas nas propriedades da impressora, a não ser que você as altere, no próprio Excel. Para fazer alterações que sejam válidas para todos os programas instalados, estas alterações devem ser feitas acessando as propriedades da impressora. Mostrarei como fazer estas configurações mais adiante, neste capítulo.

Instalando uma nova impressora (instalando o driver da impressora)

Neste item mostrarei um exemplo, passo-a-passo de como fazer uma instalação de uma nova impressora. Ou seja, como instalar o driver de uma nova impressora. A medida que você for seguindo as etapas do assistente, farei comentários sobre algumas propriedades e informações relacionadas com a instalação da impressora.

Exemplo: Instalar uma impressora HP Deskjet 660C.

Selecionei um modelo qualquer. Ao acompanhar o exercício, substitua o modelo que eu estou utilizando, pelo modelo que você irá utilizar no seu servidor.

Neste exemplo, você irá instalar uma impressora marca HP, modelo Deskjet 660C, isto é, será instalado o driver para utilizar uma HP Deskjet 660C. A impressora será instalada no computador chamado SRV-Win2003. Substitua SRV-Win2003 pelo nome do servidor que você está utilizando, nesta e nas próximas lições, sempre que for feita alguma referência ao nome SRV-Win2003. Caso a sua impressora seja de uma marca ou modelo diferente, use a marca e modelo adequados para acompanhar este exemplo. Você também pode acompanhar este exemplo, sem ter uma impressora conectada ao seu computador. O Windows Server 2003 instalará o driver e quando você conectar a impressora o driver já estará pronto para ser utilizado.

Para instalar uma nova impressora siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com um conta com permissões de Administrador ou com uma conta pertencente ao grupo Print Operators (Operadores de Impressão).

2.         Utilize o comando Start -> Printers and Faxes (Iniciar -> Impressoras e aparelhos de Fax).

3.         Será aberta a janela Printers and Faxes (Impressoras e aparelhos de fax), indicada na Figura 12.4, na qual é mostrada uma lista das impressoras instaladas no seu computador. Caso não exista nenhuma impressora instalada, a lista estará vazia, estando disponível apenas a opção Add Printer (Adicionar Impressora), que é o caso indicado na Figura 12.4.


Figura 12.4 A janela Printers and Faxes (Impressoras e aparelhos de fax).

4.         Dê um clique duplo no ícone Add Printer (Adicionar Impressora).

5.         Será aberto o Add Printer Wizard (Assistente para adicionar impressora). Este é um assistente que irá guiando você passo a passo na tarefa de instalar o driver para a nova impressora. O assistente solicita diversas informações em cada uma das etapas.

6.         Nesta primeira etapa, é exibida uma mensagem explicativa. Dê um clique no botão Next (Avançar) para ir para a próxima etapa do assistente.

Na segunda etapa, você deve informar para o Windows Server 2003 se a impressora que está sendo instalada é local (ligada diretamente ao computador) ou é uma impressora da rede (conectada à redá através de uma placa padrão Ethernet ou é uma impressora compartilhada em outro servidor). Você também podes marcar a opção Automatically Detect and install my Plug and Play printer (Detectar e instalar automaticamente a impressora Plug and Play), para que o Windows Server 2003 tente detectar a marca/modelo da impressora e instale o driver adequado. Esta opção vem marcada por padrão. Para este exemplo prático, desmarque esta opção.

7.         Como estou instalando uma impressora local, certifique-se que a opção Local printer atached to this computer (Impressora local conectada a este computador) esteja marcada e Desmarque a opção Automatically Detect and install my Plug and Play printer (Detectar e instalar automaticamente a impressora Plug and Play), conforme indicado na Figura 12.5.


Figura 12.5 - Instalando uma impressora local.

8.         Dê um clique no botão Next (Avançar)para ir para a terceira etapa do assistente.

9.         Na terceira etapa, você tem que escolher a porta onde está ligada a impressora. Uma porta nada mais é do que um meio de comunicação do Windows Server 2003 com os dispositivos ligados ao computador. A grande maioria das impressoras utiliza a porta paralela LPT1 (Line Printer 1).

Certifique-se de que LPT1 esteja selecionada na lista de portas. LPT1 já vem selecionada por padrão, pois é a porta normalmente utilizada pela impressora. A seguir apresento uma descrição dos tipos de portas mais utilizados para conexão de uma impressora com o Windows Server 2003.

  • Local Port (Porta Local): São consideradas portas locais a porta paralela (LPT1. pode haver mais de uma porta paralela, neste caso teremos LPT2, LPT3 e assim por diante), as portas seriais (COM1, COM2 e assim por diante). Uma porta local também pode ser o caminho para um arquivo, como por exemplo C:\trabalhos de impressão\impressão.prn. Neste caso, todos os trabalhos enviados para a porta local serão gravados no arquivo impressão.prn e cada novo trabalho sobrescreve o anterior. Também pode ser utilizada como porta local o caminho UNC para uma impressora compartilhada em outros servidor, como por exemplo \\server02\laser01. Neste caso sempre que a impressão for envida para esta impressora, será, na prática, redirecionada para \\server02\laser01. NUL é utilizada para criar uma porta nula, ou seja, não ligada a uma impressora. A porta NUL é utilizada apenas para testar se os clientes conseguem enviar os trabalhos de impressão, sem que estes sejam efetivamente impressos. Você também pode utilizar uma porta IR, a qual é utilizada para conexões com impressoras que utilizam o protocolo Infrared Data Association (IrDA). As portas do tipo arquivo, UNC, NUL e IR somente estão disponíveis quando você opta por criar uma nova porta. Na lista de portas locais, por padrão, somente são listadas as portas Paralelas (LPTs) e Seriais (COMs).
  • Standard TCP/IP port (Porta padrão TCP/IP): Este tipo de porta é utilizado para acessar impressoras conectadas diretamente à rede e configuradas com um número IP. Mostrarei um exemplo prático deste tipo de porta em um dos próximos exemplos.
  • AppleTalk printing devices: Este tipo de porta é utilizada quando você tem clientes de rede baseados no Macintosh. Somente está disponível se o protocolo AppleTalk estiver instalado no servidor.
  • LPR port: É utilizada para comunicação com impressoras instaladas em servidores no padrão UNIX, que utilizam o sistema LPD para gerenciamento da impressão. Este tipo de porta somente está disponível quando o Print Services for UNIX (Serviços de Impressão para Unix) estiver instalado.
  • Port for NetWare: Utilizada por computadores que usam o Novell Netware. Só está disponível quando o protocolo NWLink e o Client Services for NetWare (Cliente de Serviços para Netware), estiverem instalados..

10.       Dê um clique no botão Next (Avançar)para ir para a quarta etapa do assistente.

Na quarta etapa você deve escolher a marca e o modelo da impressora, cujo driver está sendo instalado. Na coluna da esquerda existe uma listagem dos fabricantes em ordem alfabética. Quando você seleciona um fabricante na coluna da esquerda, a coluna da direita exibe apenas os modelos do fabricante selecionado.

11.       Na coluna da esquerda localize HP e dê um clique nesta opção para selecionar HP. Na coluna da esquerda serão exibidos todos os modelos de impressoras HP para os quais o CD do Windows Server 2003 possuí um driver.

12.       Na coluna da esquerda localize o modelo HP Deskjet 660C, e dê um clique sobre este modelo para marcá-lo, conforme indicado na Figura 12.6.


Figura 12.6 Instalando uma HP Deskjet 660C.

Você pode utilizar o botão Windows Update para exibir uma lista de drivers de dispositivo que podem ser descarregados do site do Microsoft Windows Update na Internet. Nessa lista, selecione o dever adequado para o dispositivo. Esta opção somente funcionará se você tiver alguma forma de conexão com a Internet. Utilize o botão Have Disk... (Com disco...) para instalar o drive  da impressora a partir de um CD-ROM ou disquete, ou de um compartilhamento de rede. Ao clicar neste botão será aberta uma janela para que você informe o local onde está disponível o driver da impressora que está sendo instalada.

13.       Dê um clique no botão Next (Avançar)para ir para a quinta etapa do assistente.

14.       Na quinta etapa, o Windows Server 2003 pede que você digite um nome para a Impressora. Esse nome é o nome que irá aparecer dentro da janela Printers and Faxes (Impressoras e aparelhos de fax), depois que você tiver concluído a instalação.

15.       No campo Printer name (Nome da impressora) digite o seguinte: HP Deskjet 660 – Colorida - Gerência.

16.       Dê um clique no botão Next (Avançar)para ir para a sexta etapa do assistente.

17.       Na sexta etapa, você define se deseja, ou não, compartilhar a impressora. Por padrão vem marcada a opção Share name (Nome de compartilhamento), já com uma sugestão de nome para compartilhamento da impressora. Neste momento você não irá compartilhar a impressora. Para isso marque a opção Do not share this printer (Não compartilhar esta impressora).

18.       Dê um clique no botão Next (Avançar)para ir para a quinta etapa do assistente.

19.       Na sétima etapa surge uma tela perguntando se você deseja imprimir uma página de teste. Caso você tenha uma impressora conectada, escolha Yes (Sim), para verificar se a impressora está funcionando corretamente. Caso contrário marque a opção No (Não).

20.       Dê um clique em Next (Avançar)para ir para a última etapa do assistente, onde o Windows Server 2003 exibe um resumo das informações fornecidas nas diversas etapas, conforme indicado na Figura 12.7.


Figura 13.7 Etapa final do Assistente para adicionar impressora.

Caso você constate que existe alguma informação incorreta, você pode usar o botão Back (Voltar) para ir até a etapa onde foi fornecida a informação incorreta e corrigi-la.

21.       Caso esteja tudo OK, dê um clique no botão Finish (Concluir).

O Windows Server 2003 começa a copiar os arquivos necessários. Nesta etapa pode ser que você seja solicitado a colocar o CD do Windows Server 2003 no driver de CD-ROM, caso o Windows Server 2003 não encontre todos os arquivos necessários no disco rígido.

Após concluir a cópia dos arquivos, você estará de volta a janela Printers and Faxes (Impressoras e aparelhos de fax) e a impressora HP Deskjet 660C (ou outra marca e modelo que você tenha instalado ), já aparece na janela Impressoras, conforme indicado pela Figura 12.8.


Figura 12.8 Impressora HP Deskjet 660C já aparecendo na janela Impressoras.

No Windows XP foi introduzida uma funcionalidade bem interessante e bem útil, funcionalidade esta também disponível no Windows Server 2003. É um painel que pode ser exibido nas janelas do Meu computador, do Windows Explorer,  na janela de Impressoras, no painel de controle e assim por diante. Este painel, exibido no lado esquerdo da janela, contém uma série de atalhos, relacionados as tarefas mais comuns da janela em questão. Por exemplo, na janela de impressoras, você pode exibir, no lado esquerdo, um painel com atalhos para as tarefas mais comuns, relacionadas com administração de impressoras. Para exibir este painel, na janela Printers and Faxes (Impressoras e aparelhos de fax) selecione o comando Tools -> Folder Options... (Ferramentas -> Opções de Pasta...). Será exibida a janela Folder Options (Opções de Pasta). Clique na guia General (Geral). No grupo Tasks (Tarefas), marque a opção Show common tasks in folders (Mostrar tarefas comuns nas pastas) e clique em OK.

Observe que na janela de impressoras, no painel da esquerda já aparece uma série de comandos relacionados com a administração/gerenciamento de impressoras, conforme indicado na Figura 12.9:


Figura 12.9 O painel Common Tasks (Terefas Comuns).

Quando você clica em uma determinada impressora, são exibidos atalhos para diversas tarefas relacionadas com a impressora, tais como:

  • Add printer (Adicionar uma impressora).
  • See Waht’s printing (Ver o que está sendo impresso).
  • Select printing preferences (Selecionar preferências de imperssão).
  • Pause printing (Pausa na impressão).
  • Share this printer (Compartilhar esta impressora).
  • Rename this printer (Renomear esta impressora).
  • Delete this printer (Excluir esta impressora).
  • Set printer properties (Definir propriedades da impressora).

Você aprenderá a executar estas diversas operações ao longo deste capítulo.

IMPORTANTE: Quando for instalada uma nova impressora, sendo que já existe uma ou mais impressoras instaladas, o Windows Server 2003 exibirá uma tela a mais no assistente, perguntando se você deseja definir a impressora que está sendo instalada como a Impressora padrão (Default printer). No Windows Server 2003, o administrador pode ter diversas impressoras instaladas, porém somente uma é definida como padrão. A impressora padrão é aquela para a qual o Windows Server 2003 vai imprimir, a menos que seja explicitamente escolhida uma outra impressora. Você pode,  facilmente identificar a impressora padrão na janela Impressoras, uma vez que esta é exibida com um sinalzinho de certo junto ao ícone da impressora.

Compartilhando uma impressora para uso através da rede.

Após ter instalado o driver da impressora, o próximo passo é compartilhar a impressora para que ele possa ser acessada através da rede, pelas estações de trabalho dos usuários. Claro que antes que os usuários começam a utilizar a impressora, é recomendado que você configure as permissões de acesso, mas este já é o assunto de um exemplo mais adiante.

Neste tópico você aprenderá a compartilhar um impressora, para que ela possa ser utilizada por outros computadores da rede. Depois mostrarei diferentes maneiras para você conferir que a impressora realmente foi compartilhada e está disponível para acesso através da rede.

Exemplo: Compartilhando a impressora HP Deskjet 660C, que foi instalada na lição anterior.

Para compartilhar uma impressora, siga os seguintes passos.

1.         Faça o logon com um conta com permissões de Administrador ou com uma conta pertencente ao grupo Print Operators (Operadores de Impressão).

2.         Utilize o comando Start -> Printers and Faxes (Iniciar -> Impressoras e aparelhos de Fax).

Será exibida a lista das impressoras instaladas no seu computador.

3.         Dê um clique na impressora a ser compartilhada, para seleciona-la. No nosso exemplo dê um clique na impressora “HP Deskjet 660 – Colorida – Gerência”.

Se você estiver utilizando outra impressora, substitua HP Deskjet 660 – Colorida - Gerência, pelo nome da impressora que você estiver utilizando para acompanhar este exemplo.

4.         No painel de opções do lado esquerdo da janela Impressoras e aparelhos de fax, dê um clique na opção Share this printer (Compartilhar esta impressora). Você também pode clicar com o botão direito do mouse na impressora a ser compartilhada e, no menu de opções que é exibido, clicar na opção Sharing... (Compartilhamento). Usando qualquer uma destas opções, será exibida a janela com as propriedades da impressora, com a guia Sharing (Compartilhamento) já selecionada

5.         Clique na opção Share this printer (Compartilhar esta impressora).

6.         Digite um nome para o compartilhamento. De preferência  um nome que seja indicativo da marca e modelo da impressora e do computador onde a impressora está instalada. Para o nome, digite hp666-col-geren. Sua janela deve estar conforme indicado na Figura 12.10.


Figura 12.10 Definindo um nome para o compartilhamento.

Você pode utilizar o botão Additional Drivers... (Drivers Adicionais...) para, além do drive para o Windows Server 2003, instalar também drivers para outras versões do Windows: 95, 98, Me, 2000 e assim por diante. Esta opção é importante no caso de a impressora ser acessada por computadores que utilizam uma versão do Windows que não o Windows Server 2003. Por exemplo, se um computador com o Windows 95 for acessar uma impressora compartilhada em um computador com o Windows Server 2003 e no computador com o Windows Server 2003, o administrador tiver utilizado o botão Additional drivers... (Drivers Adicionais...), para adicionar o driver para o Windows 95, este driver será copiado, automaticamente, para o computador do cliente com o Windows 95, quando este computador tentar acessar a impressora. Se o driver não estiver disponível para ser copiado pela rede, ao instalar a impressora no computador com o Windows 95, deverá ser fornecido o CD de instalação do Windows 95 ou um CD com o driver da impressora.

Importante: Observe que não existe um botão Permissões, para que sejam definidas permissões de compartilhamento para a impressora. Para impressoras compartilhadas não existe o conceito de permissões de compartilhamento, a exemplo do que ocorre com pastas compartilhadas. Para impressoras, existem permissões de acesso que podem ser definidas, conforme mostrarei mais adiante neste capítulo. Estas permissões definem o tipo de acesso que cada usuário/grupo pode ter à impressora. Estas permissões são definidas na guia Security (Segurança), da janela de propriedades da impressora.

A opção List in the directory (Listar no diretório) é utilizada para publicar informações sobre o compartilhamento da impressora no Active Directory. Ao marcar esta opção (que já vem marcada por padrão), serão publicadas informações sobre o compartilhamento e as características da impressora. Estas informações serão publicadas no Active Directory, o que irá facilitar a pesquisa se impressoras no Active Directory, conforme mostrarei mais adiante.

7.         Dê um clique OK para confirmar o compartilhamento da impressora HP Deskjet 660 – Colorida – Gerência, com o nome de compartilhamento hp666-col-geren. Como o nome de compartilhamento tem mais do que 8 caracteres, surge uma mensagem avisando que clientes mais antigos, como o MS-DOS não poderão acessar este compartilhamento. Clique em Yes (Sim) para manter o nome de compartilhamento que foi definido e fechar a mensagem de aviso.

Você estará de volta a janela impressoras. Observe que aparece uma pequena mão “segurando” a impressora que acabou de ser compartilhada. Você está lembrado que uma esta pequena mão também surge quando compartilhamos uma pasta? A partir deste momento a impressora está compartilhada e pronta para ser acessada através da rede.

Agora você irá confirmar se a impressora realmente foi compartilhada com sucesso. Você tentará localizá-la usando o comando Start -> Run (Iniciar -> Executar).

Importante: Caso você tenha acesso a outro comutador da rede, faça o logon como Administrador e acompanhe este exercício no outro computador. Para o nosso exemplo, srv-win2003 é o nome do computador onde foi instalada e compartilhada a impressora HP Deskjet 660 – Colorida – Gerência. Caso você tenha criado em um computador com outro nome, substitua srv-win2003 pelo nome do computador que você está utilizando.

Para verificar se a impressora foi compartilhada com sucesso, faça o seguinte:

1.         Faça o logon em um dos computadores da rede.

2.         Clique em Start -> Run (Iniciar -> Executar)

3.         No campo Open (Abrir), digite \\nome-do-servidor-onde-está-a-impressora. Para o nosso exemplo digite \\srv-win2003 e clique em OK.

4.            O Windows Server 2003 abre uma janela exibindo todoso os recursos compartilhados disponíveis no servidor srv-win2003. Observe que um dos recursos disponíveis é a impressora hp660-col-geren. Você identifica que é uma impressora, por causa do ícone (uma pequena impressora ) próxima ao nome. As pastas compartilhadas também são exibidas, com exceção dos compartilhamentos ocultos. Um compartilhamento torna-se oculto quando o nome do compartilhamento termina com um sinal de $. Também são exibidas as Tarefas agendadas. Falarei sobre o agendamento de tarefas no Capítulo 15.

Com isso você comprovou que após o compartilhamento a Impressora está disponível para ser acessada através da rede.

Para reforçar: Todo recurso compartilhado em uma rede Microsoft Windows, pode ser acessada através do seu nome UNC – Universal Name Convention. O nome UNC inicia com duas barras invertidas, depois o nome do computador onde está o recurso, mais uma barra invertida e finalmente o nome do compartilhamento. No nosso exemplo temos \\srv-win2003\ hp660-col-geren, o que indica a impressora compartilhada com nome de compartilhamento hp660-col-geren,  no computador srv-win2003.

5.         Feche a janela srv-win2003.

Dica: Você também pode exibir uma listagem dos recursos compartilhados, disponíveis em um servidor, abrindo um Prompt de comando e executando o seguinte comando:

net view \\nome-do-servidor

Por exemplo, o comando a seguir, exibe uma lista dos recursos compartilhados (com exceção dos compartilhamentos ocultos), no servidor cujo nome é srv-win2003, conforme indicado na Figura 12.11.

net view \\srv-win2003


Figura 12.11 Usando o comando net view \\nome-do-servidor.

Observe que ao lado do nome de compartilhamento hp660-col-geren, aparece o tipo Print (Impressora), indicando que esta é uma impressora compartilhada. Ao lado das pastas compartilhadas aparece o tipo Disk.

Agora é hora de definir as permissões de acesso à impressora. Mas este já é o assunto do próximo exemplo.

Atribuindo permissões de acesso para a impressora.

Neste item mostrarei um exemplo prático de como definir permissões de acesso para uma impressora compartilhada. Também farei uma descrição detalhada dos diferentes níveis de permissão que podem ser definidos para o acesso a ume impressora. As permissões podem ser atribuídas a usuários ou a grupos. A exemplo da recomendação que foi feita para o caso de pastas compartilhadas, para impressoras compartilhadas também é recomendado sempre definir as permissões para grupos, o que simplifica e facilita a administração destas permissões.

Assim como é possível atribuir permissões para uma pasta compartilhada, é possível definir permissões de acesso para uma impressora compartilhada. As permissões definem quais os usuários que podem utilizar a impressora e qual o nível de permissão de cada usuário. Ao definir permissões para um grupo, os membros do grupo herdam as permissões. Se o usuário pertencer a mais de um grupo, a sue permissão efetiva será a soma das permissões atribuídas a todos os grupos aos quais ele pertence. Negar uma permissão de impressão tem precedência sobre todas as demais permissões. Por exemplo, se o usuário pertence a cinco grupos, grupos estes que tem diferentes permissões de acesso a uma impressora compartilhada. Se ele for incluído em um sexto grupo, o qual tem negada a permissão de acesso à impressora, a permissão efetiva do usuário será acesso negado, ou seja, o negar que ele herdou do sexto grupo, tem precedência sobre todas as demais permissões que ele herdou dos demais grupos aos quais ele pertence.

Quando uma impressora é instalada em uma rede, são atribuídas permissões de impressão padrão, as quais permitem que todos os usuários imprimam e que grupos selecionados gerenciem  a impressora, documentos enviados a elas ou ambos. Por padrão é definida a permissão Print (Imprimir) para o grupo Everyone (Todos); a permissão Print (Imprimir), Manage Documents (Gerenciar Documentos) e Manage Printers (Gerenciar Impressoras) para os grupo locais do domínio Administrators (Administradores), Server Operators (Operadores de Servidores) e Print Operators (Operadores de Impressão). Também é adicionada permissões totais para o usuário dono da impressora, que é o usuário que estava logado quando a impressora foi instalada. Como a impressora está disponível, por padrão, para todos os usuários na rede (permissão Print para o grupo Everyone), convém limitar o acesso de algumas pessoas atribuindo permissões de impressoras específicas. Por exemplo, você pode conceder a permissão Print (Imprimir) a todos os usuários não administrativos de um departamento e as permissões Print (Imprimir) e Manage Documents (Gerenciar documentos) somente para os gerentes. Desse modo, todos os usuários e gerentes poderão imprimir documentos, mas somente os gerentes poderão alterar o status de impressão de qualquer documento enviado à impressora. (gerenciar documentos).

O Windows fornece três níveis de permissões de segurança de impressão: Print (Imprimir), Manage Printers (Gerenciar impressoras) e Manage Documents (Gerenciar documentos). Quando várias permissões são atribuídas a um grupo de usuários, as permissões menos restritivas se aplicam, ou seja, a permissão efetiva do usuário é a soma das permissões atribuídas aos grupos aos quais ele pertence, mais as permissões atribuídas diretamente a sua conta. No entanto, se a opção Negar tiver sido atribuída, ela terá precedência sobre qualquer permissão, a exemplo do que acontece com as permissões de compartilhamento e com as permissões NTFS. Existem três níveis de permissão, conforme detalhado a seguir:

  • Print (Imprimir): Permite ao usuário conectar-se à Impressora e imprimir documentos, pausar, reiniciar e continuar a impressão dos documentos por ele enviados para a impressora. Quando um usuário envia um documento para a impressora, o usuário torna-se o dono daquele documento, por isso que ele pode administrar os documentos por ele enviados. Esta permissão normalmente atribuída para aqueles usuários que simplesmente precisam enviar documentos para a impressora. Por padrão, quando uma nova impressora é instalada, a permissão Print (Imprimir) é atribuída ao grupo Everyone (Todos), conforme descrito anteriormente.
  • Manage Documents (Gerenciar documentos): Tem todas as permissões atribuídas a permissão Print (Imprimir), mais Controlar a impressão de todos os documentos (enviados por qualquer usuário) e também pausar, reiniciar e continuar a impressão de qualquer documento enviado por qualquer usuário. Normalmente atribuída para aquele usuário que administra a impressora, resolvendo problemas de impressão, mas sem permissões para alterar propriedades e permissões da impressora. Quando a permissão Manage Documents (Gerenciar documentos) for atribuída a um usuário, ele não poderá acessar documentos existentes que estejam aguardando para serem impressos, na fila de impressão. A permissão se aplicará somente aos documentos enviados para a impressora depois que a permissão tiver sido atribuída ao usuário.
  • Manage Printers (Gerenciar impressoras): Todas as permissões de Print (Imprimir) e Manage documents (Gerenciar documentos), mais permissões para cancelar a impressão de todos os documentos pendentes, compartilhar a impressora, alterar as propriedades da impressora, eliminar a impressora e alterar as permissões de impressão. Normalmente atribuída a um usuário que deve ter poderes completos na administração da impressora, inclusive podendo remove-la do sistema. Por padrão, os membros dos grupos Administrators (Administradores), Print Operators (Operadores de Cópia) e Server Operators (Operadores de Servidores) têm esta permissão.

É importante salientar, que as permissões para o uso da impressora tem efeito tanto localmente, quanto para o acesso através da rede. Além disso caso um usuário pertença a mais de um grupo que possui permissões para a impressora, a sua permissão efetiva é a soma das permissões. Também um permissão Negar tem prioridade sobre Permitir (sei que estou repetindo isso pela terceira vez, mas o objetivo é exatamente fazer com que o amigo leitor não esqueça destes detalhes). Por exemplo se o usuário jsilva pertence aos grupos Contabilidade e Marketing. O grupo Contabilidade possui permissão Print (Imprimir), já o grupo Marketing tem permissão Deny Print (Negar Imprimir), então a permissão efetiva do usuário jsilva será Deny Print (Negar Imprimir).

Agora é hora de praticar um pouco e atribuir algumas permissões para a impressora que foi instalada no exemplo anterior e depois você irá testar as permissões atribuídas.

Exemplo: Atribuindo permissões para a impressora HP Deskjet 660 – Colorida - Gerência, instalada anteriormente.

1.         Faça o logon com uma conta com permissão de Administrador, ou com uma conta do grupo Print Operators ou do grupo Server Operators, no servidor onde está instalada a impressora..

2.         Selecione o comando Start -> Printers and Faxes (Iniciar -> Impressoras e aparelhos de Fax).

Será exibida a janela Impressoras e aparelhos de fax, na qual é mostrada uma lista das impressoras instaladas no seu computador.

3.         Dê um clique com o botão direito do mouse na impressora para a qual você deseja definir as permissões.

4.         No menu que surge, dê um clique na opção Properties (Propriedades). Será exibida uma janela com as propriedades da impressora e a guia General (Geral) selecionada por padrão.

5.         Dê um clique na guia Security (Segurança). Será exibida a janela da Figura 12.12.


Figura 12.12 Através desta guia, você define as permissões de acesso à impressora.

Importante: Observe que por padrão o Windows Server 2003 já adiciona permissões para uma série de grupos. O grupo Administrators (Administradores), o usuário CREATOR OWNER (PROPRIETÁRIO CRIADOR) (que é o usuário que estava logado e instalou a impressora), o grupo Everyone (Todos) e os grupos Print Operators (Operadores de Cópias) e Server Operators (Operadores de Servidores).

Ao invés de utilizar o botão direito do mouse, você também pode clicar na impressora para marca-la e no painel de opções no lado esquerdo da janela impressoras, dar um clique na opção Set printer properties (Definir propriedades da impressora). Será aberta a janela de propriedades da impressora, com a guia General (Geral) selecionada. Dê um clique na guia Security (Segurança) e será exibida a janela indicada na Figura 12.12.

Nesta guia você irá definir as permissões para a impressora. Vou eliminar todas as permissões que foram automaticamente atribuídas pelo Windows Server 2003, com exceção da permissão para o grupo Administrators (Administradores).

6.         Dê um clique no grupo Everyone (Todos) e depois um clique no botão Remove (Remover). Repita a operação com o usuário CREATOR OWNER (PROPRIETÁRIO CRIADOR), e para os grupos Print Operators (Operadores de Cópias) e Server Operators (Operadores de Servidores).

A janela de permissões deve ter ficado conforme indicado na Figura 12.13.


Figura 12.13 Mantendo as permissões padrão apenas para o grupo Administrators.

Agora você definirá permissões de acesso Print (Imprimir), apenas para os usuários user01 e user02 (utilize nomes de usuários do domínio no qual você está trabalhando ou do servidor local no qual você estiver trabalhando). Não darei permissão para o usuário user3. O procedimento para definir permissões para uma impressora é idêntico ao procedimento para definir permissões de compartilhamento ou permissões NTFS. Você clica no botão Add (Adicionar), seleciona um ou mais usuários/grupos e depois define as permissões para cada usuário/grupo que foi adicionado.

7.         Clique no botão Add (Adicionar). Será exibida a janela Select Users, Computers or Groups (Selecione Usuários, Computadores ou Grupos), janela esta que você aprendeu a utilizar nos Capítulos 9 e 11.

8.         Digite o nome dos usuários que receberão permissões. Separe os nomes por ponte e vírgula, conforme indicado na Figura 12.14.


Figura 12.14 Adicionando os usuários user1 e user2.

9.         Dê um clique no botão OK e você estará de volta a guia Security (Segurança).

Além de adicionar os dois usuários, deve ser configurado o nível de acesso dos usuários. Vou definir uma permissão Print (Imprimir) para os dois usuários.

10.       Dê um clique em user01 para marcá-lo. Na parte do meio da janela, onde está a lista de permissões, deixe marcada somente a opção Print (Imprimir), da coluna Allow (Permitir).

11.       Repita a operação para o usuário user02.

12.       Dê um clique no botão OK para fechar a janela de propriedades da impressora a aplicar as permissões recém configuradas.

13.       Feche a janela de impressoras impressoras.

Em resumo: Para definir permissões de impressão siga os seguintes passos:

1.         Acesse a janela de impressoras.

2.         Acesse as propriedades da impressora desejada.

3.         Clique na guia Security (Segurança).

4.         Defina as permissões de impressão.

Agora é hora de testar se as permissões recém definidas já entraram em vigor.

Exemplo - Testando as permissões de impressão definidas anteriormente.

1.         Se estiver logado como Administrador faça o logoff do usuário Administrador.

2.         Faça o logon como usuário user01.

3.         Acesse a janela de impressoras.

4.         Localize a impressora para a qual você atribui permissões no exercício anterior, dê um clique com o botão direito do mouse na impressora e no menu que surge escolha propriedades. Será aberta a janela de propriedades da impressora.

5.         Dê um clique na guia Security (Segurança). Observe que as opções aparecem desabilitadas (acinzentadas), isto é, o usuário user01 não consegue alterá-las, conforme indicado na Figura 12.15. Isto acontece porque o usuário user01 somente tem permissão Print (Imprimir), a qual não permite que ele altere as permissões.


Figura 12.15 Permissões que não podem ser alteradas pelo usuário user1.

Por que está acontecendo isso ? Pensando ...

Muito simples. Isso acontece porque você está logado como user02 e este usuário possui nível de permissão apenas para imprimir documentos – permissão Print (Imprimir). Para que ele pudesse alterar as Permissões de Impressão, ele precisaria de um nível de permissão Manage Printers (Gerenciar impressoras).

6.         Dê um clique no botão OK para fechar a janela de propriedades da impressora.

7.         Feche a janela de impressoras

8.         Faça o logoff do usuário user02.

Importante: Um caso especial é o caso do usuário Administrator (Administrador) ou de qualquer usuário que pertença ao grupo Administrators (Administradores). Mesmo que um usuário do grupo Administrators não possua nenhuma permissão de acesso à impressora, , ele poderá ter acesso a guia segurança e atribuir permissões para si mesmo. Isso é feito para que os Administradores possam ter controle sobre todos os recursos da rede.

Teste: Faça o logon como usuário user03. Tente acessar as propriedades da impressora para o qual somente os usuários user01 e user02 tem permissão. Você deverá receber uma mensagem de acesso negado. Tente imprimir um documento nesta impressora. Novamente você receberá uma mensagem de acesso negado, pois o usuário user3 não tem nenhum nível de permissão na impressora do nosso exemplo, nem mesmo permissão para imprimir documentos na impressora.

Nunca é demais salientar que as permissões de impressão tem efeito tanto para o acesso localmente, no servidor onde está instalada a impressora, quanto para o acesso através da rede, usando o compartilhamento da impressora.

Acessando uma impressora compartilhada através da rede.

Após uma impressora ter sido compartilhada, esta pode ser acessada através da rede, pelas estações de trabalho dos usuários que tem permissão para acessar a impressora. Para que não seja necessário acessar a impressora manualmente, cada vez que o usuário necessitar dela, o usuário pode fazer com que a impressora apareça na pasta impressoras como se fosse uma impressora local, mas na verdade na hora de imprimir, o trabalho é enviado para a impressora compartilhada no servidor. A impressora precisa ser instalada uma única vez, depois passa a estar disponível sempre que for necessária.

Existem três opções para acessar uma impressora compartilhada em um servidor da rede:

  • A opção Add printer (Adicionar impressora) da janela impressoras
  • A opção Meus locais de rede da janela Meu computador
  • O comando Iniciar -> Executar

Nesta lição mostrarei como um usuário, em sua estação de trabalho na rede, pode acessar a impressora hp660-col-geren no servidor srv-win2003. Mostrarei como fazer este acesso, utilizando os três métodos descritos anteriormente. Lembre que a impressora HP Deskjet 660C foi instalada no computador chamado srv-win2003  e compartilhada com o nome de hp660-col-geren.

Método 1 – Usando a opção Meus locais de rede, para acessar uma impressora compartilhada através da rede.

Importante: Caso você tenha acesso a outro comutador da rede, faça o logon como Administrador e acompanhe este exercício no outro computador. srv-win2003 é o nome do computador onde foi instalada e compartilhada a impressora HP Deskjet 660C. Caso você tenha criado em um computador com outro nome, substitua srv-win2003 pelo nome do computador que você está utilizando.

1.         Faça o logon com uma conta com permissão de administrador na estação de trabalho a partir do qual você deseja acessar a impressora compartilhada na rede.

2.         Abra o My computer (Meu computador).

3.         No painel de opções que aparece à esquerda, dê um clique na opção My Network Places (Meus locais de rede).

4.         Será exibida a janela My Network Places (Meus locais de rede). Dê um clique na opção Entire Network (Toda a Rede).

5.         Serão exibidas algumas opções. Dê um clique duplo na opção Microsoft Windows Network (Rede Microsoft Windows).

6.         Será exibida uma lista dos domínios que fazem parte da sua rede, conforme exemplo da Figura 12.16.


Figura 12.16 Relação de domínios da rede.

7.         O próximo passo é acessar o domínio onde está o servidor com a impressora compartilhada que você quer acessar. Para exibir os recursos de um determinado domínio, basta dar um clique duplo no domínio.

8.         Será exibida a lista de computadores do domínio. Dê um clique duplo no computador srv-win2003, que é o computador onde está compartilhada a impressora que a ser acessada.

9.         Será aberta uma janela com todos os recursos compartilhados do computador srv-win2003., conforme indicado na Figura 12.17:


Figura 12.17 Lista de recursos compartilhados em srv-win2003

10.       Clique com o botão direito do mouse na impressora hp660-col-geren. No menu de opções que surge dê um clique na opção Connect... (Conectar-se...). Neste momento o computador que você está utilizando faz a conexão com o servidor srv-win2003 e copia e instala o driver para a impressora HP Deskjet 600C do servidor para a estação de trabalho do cliente. Essa operação pode demorar alguns instantes, principalmente se o servidor estiver em uma rede remota, conectada através de um link de WAN.

Se a estação de trabalho estiver com uma versão do Windows para a qual não existe driver disponível no servidor onde a impressora está compartilhada, o Windows solicita que seja inserido o CD-ROM de instalação. Isto acontece quando o Windows não consegue copiar o driver da impressora diretamente do servidor onde a impressora está compartilhada.

Pronto, a impressora será instalada na estação de trabalho do usuário como se fosse uma impressora local. A impressora é instalada com o nome de HP Deskjet 660 – Colorida – Gerência em srv-win2003. Observe que abaixo da figura da impressora aparece a figura de um cabo de rede, para indicar que na verdade é uma impressora da rede, conforme indicado no exemplo da Figura 12.18.


Figura 12.18 Impressora de rede instalada na estação de trabalho do usuário.

11.       Selecione o comando Start -> Printers and Faxes (Iniciar -> Impressoras e aparelhos...)

12.       Observe que a impressora já foi instalada. Sabemos que essa é uma impressora da rede pelo ícone com a figura de um cabo de rede ligado a impressora, conforme indicado pela Figura 12.18.

Agora toda vez que um usuário fizer o logon na sua estação de trabalho e imprimir na impressora instalada neste exemplo, a impressão será enviada para a impressora compartilhada localizada no servidor srv-win2003. Além disso as permissões que foram definidas continuam valendo. Observe que, do pondo de vista do usuário, é como se fosse uma impressora local, porém, na prática, a impressora está conectada com a impressora compartilhada no servidor.

13.       Feche a janela de impressoras.

Agora você aprenderá a utilizar os outros dois métodos, para acessar uma impressora compartilhada na rede.

Método 2 – Usando o comando Start -> Run (Iniciar -> Executar), para acessar uma impressora compartilhada através da rede.

Importante: Caso você tenha acesso a outro comutador da rede, faça o logon como Administrador e acompanhe este exercício no outro computador. srv-win2003 é o nome do computador onde foi instalada e compartilhada a impressora HP Deskjet 660C. Caso você tenha criado em um computador com outro nome, substitua srv-win2003 pelo nome do computador que você está utilizando.

1.         Faça o logon com uma conta com permissão de administrador na estação de trabalho a partir do qual você deseja acessar a impressora compartilhada na rede.

2.         Selecione o comando Start -> Run (Iniciar -> Executar).

3.         Será aberta a janela Run. No campo Open (Abrir) digite: \\srv-win2003 e clique no botão OK. Lembre: srv-win2003 é o nome do servidor onde está a impressora compartilhada que será acessada.

Será aberta uma janela com todos os recursos compartilhados no computador srv-win2003.

4.         Localize a impressora que você quer acessar, clique com o botão direito do mouse neste impressora e no menu que é exibido dê um clique na opção Connect... (Conectar-se...).

Neste momento o computador que você está utilizando faz a conexão com o servidor srv-win2003 e copia e instala o driver para a impressora HP Deskjet 600C do servidor para a estação de trabalho do cliente. Essa operação pode demorar alguns instantes, principalmente se o servidor estiver em uma rede remota, conectada através de um link de WAN.

5.         Para conferir se a impressora foi realmente instalada, acessa a pasta impressoras e observe que a impressora já está disponível. Após o nome da impressora, aparece: em srv-win2003, informando que a impressora está compartilhada no computador srv-win2003.

Dica: Observe que usar  o comando Run (Executar) é muito mais rápido que navegar pelas opções da janela My Network Places (Meus locais de rede). O único inconveniente do comando Run (Executar) é que o usuário tem que saber o nome do servidor onde a impressora está compartilhada, o que muitas vezes, na prática, não acontece. Nestas situações é mais fácil para o usuário navegar pelas opções do domínio (ou pesquisar no Active Directory, conforme mostrarei mais adiante).

Método 3 – Usando o Assistente para adicionar uma nova impressora.

1.         Faça o logon com uma conta com permissão de administrador na estação de trabalho onde você deseja instalar a impressora compartilhado no servidor srv-win2003.

2.         Abra a janela de impressoras.

3.         No painel da esquerda, no grupo de opções Printer Tasks (Tarefas da impressora), dê um clique na opção Add Printer (Adicionar uma impressora). Será exibida a tela inicial do Assistente para adicionar impressora.

4.         Dê um clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

5.         Nesta etapa você deve informar se a impressora que está sendo adicionada é uma impressora instalada localmente ou se é uma impressora de rede. Marque a opção A network printer, or a printer attached to another computer (Uma impressora de rede, ou uma impressora conectada a outro computador).

Pode parecer que não existe diferença entre uma “Impressora de rede” e uma “Impressora conectada a outro computador”. Mas existe sim diferenças. Uma Impressora de rede é uma impressora que tem instalada uma placa de rede e é ligada diretamente na rede, através desta placa de rede, tendo inclusive sido configurada com um endereço IP. Uma impressora de rede não é ligada diretamente a nenhum servidor. Já uma impressora conectada a outro comutador, é uma impressora ligada na porta paralela (ou em outra porta, como por exemplo Serial ou USB) de um servidor da rede. Esta impressora passa a estar acessível pela rede, quando ela é compartilhada.

6.         Dê um clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

Nesta etapa são exibidas diversas opções para informar o caminho para a impressora a ser acessada:

  • Find a printer in the directory (Procurar uma impressora no Active Directory): Se você marcar esta opção e clicar no botão Próximo (Next), será exibida uma listagem com todos os computadores da domínio, nos quais tem pelo menos uma impressora compartilhada. Ao clicar no sinal de +, ao lado do nome do computador, serão exibidas as impressoras compartilhadas. Para acessar uma destas impressoras, basta clicar para marca-la.
  • Connect to this printer... (Conectar-se à esta impressora....): Podemos utilizar esta opção para digitar diretamente o caminho da impressora, no padrão UNC: \\nomecomputador\nomecompartilhamento. 
  • Connect to a printer on the Internet or on a home or Office network (Conectar-se à uma Impressora na Internet ou em uma rede doméstica ou no escritório): Esta opção é utilizada para conectar-se a uma impressora através da Internet, usando um endereço da impressora, como por exemplo: http://abc.com.br/printers/laser01.

7.         Marque a opção Find a printer in the directory (Procurar uma impressora no Active Directory) e dê um clique no botão Next (Avançar), para ir para a próxima etapa do assistente.

8.         Será aberta a janela Find Printer (Procurar Impressora). Esta é a janela para pesquisa de impressoras no Active Directory. Somente estão disponíveis para pesquisa as impressoras que ao serem compartilhadas, tiveram a opção List in directory (Listar no Active Directory) marcada. Você pode fazer uma pesquisa por nome, localização ou modelo, desde que estes campos estejam corretamente preenchidos nas propriedades da impressora, conforme mostrarei nos próximos exemplos.

9.         No campo Model (Modelo) digite HP Deskjet e clique no botão Find Now (Localizar Agora). Serão localizadas as impressoras que atendem ao critério especificado (modelo = HP Deskjet), conforme indicado na Figura 12.19


Figura 12.19 Pesquisando a impressora no Active Directory.

10.       Clique na impressora a ser instalada e depois clique em OK.

11.       Você estará de volta ao assistente de instalação, na etapa que pergunta se você deseja definir esta impressora como a impressora padrão. Marque Yes (Sim) para defini-la como impressora padrão ou No (Não) caso não queira defini-la como impressora padrão.

12.       Clique em Next (Avançar), para seguir para a próxima etapa do assistente.

13.       Você estará na etapa final do assistente. Caso queira fazer alguma alteração utilize o botão Back (Voltar). Clique em Finish (Concluir) para instalar a impressora.

14.       A impressora é instalada e passa a estar disponível na pasta impressoras.

Administrando trabalhos enviados para uma impressora.

Muito bem, você instalou a impressora e a compartilhou no servidor. Você também aprendeu como fazer para que os clientes possam conectar-se com uma impressora compartilhada no servidor. Agora os usuários começarão a enviar os seus trabalhos de impressão. O próximo passo é entender como o Windows Server 2003 trata os trabalhos que enviados para a impressora, uma vez que diversos trabalhos podem ser enviados ao mesmo tempo. Pode acontecer de um trabalho ainda não ter sido concluído e um novo trabalho chegar para impressão. O Windows Server 2003 adota o seguinte procedimento: a medida que as solicitações de impressão vão sendo enviadas, elas vão sendo colocadas em uma fila de impressão, de tal forma que serão impressas conforme a ordem de chegada e levando em consideração a prioridade de cada trabalho.

Conforme mostrarei mais adiante, é possível instalar uma mesma impressora duas vezes, definindo compartilhamentos e permissões diferentes para cada instalação. O resultado prático é que o administrador tem condições de definir prioridades diferentes, para diferentes grupos de usuários. Mostrarei estas configurações através de um exemplo prático mais adiante.

Esta fila de documentos para impressão pode ser gerenciada. Um usuário, com permissão Manage Documents (Gerenciar documentos), pode realizar uma série de ações sobre os documentos que estão em uma fila de impressão. É possível alterar a ordem dos documentos na fila, eliminar documentos da fila, interromper a impressão de um documento e retomá-la novamente, além de cancelar todos os documentos que estão na fila.

Neste lição mostrarei como realizar estas tarefas, através de exemplos práticos. Utilizarei a impressora HP Deskjet 660C instalada em um dos exemplos anteriores. Apenas para recordar, instalei esta impressora no servidor com o nome srv-win2003. Caso você esteja utilizando uma impressora diferente e um computador com nome diferente, utilize-os para o acompanhamento dos exercícios.

Importante: Para os exemplos desta lição, enviei uma série de documentos para a impressora, de tal forma que fosse possível ver uma fila de documentos a serem impressos. A maneira mais rápida de enviar vários documentos de uma só vez é selecionar vários documentos, utilizando o Windows Explorer ou o Meu computador, clicar com o botão direito do mouse na seleção e no menu que aparece clicar em Print (Imprimir). Todos os arquivos selecionados serão enviados para a impressora padrão.

É hora de praticar um pouco e ver, através de exemplos, como gerenciar documentos que estão em uma fila de impressão.

Exemplo: Gerenciando documentos que estão em uma fila de impressão.

1.         Faça o logon com uma conta de usuário que tem a permissão Manage Documents (Gerenciar documentos),  na impressora que será utilizada neste exemplo.

2.         Abra a janela de impressoras.

3.         Na janela impressoras, dê um clique duplo na impressora onde está a fila de impressão a ser gerenciada. Será exibida uma janela semelhante a indicada na Figura 12.20, onde aparecem uma série de documentos esperando para serem impressos, ou seja, documentos que estão na fila de impressão:


Figura 12.20 Documentos na fila de impressão.

Observe, na Figura 12.20, que existem várias colunas de informação: O nome do documento, o nome do usuário (nome de logon) que enviou o documento para impressão, o status da impressão, o número de páginas, o tamanho e a data e hora de envio.

4.         Para excluir um documento da fila de impressão, basta dar um clique com o botão direito do mouse no documento a ser excluído. No menu de opções que é exibido,  clique em Cancel (Cancelar). O Windows pede uma confirmação, se você realmente deseja excluir o documento da fila de impressão. Clique no botão Yes (Sim) para confirmar a exclusão do documento, da fila de impressão.

5.         Para  pausar um documento, basta dar um clique com o botão direito do mouse no documento e no menu que surge clicar em Pause (Pausar). A impressão do documento será suspensa até que você clique novamente com o botão direito do mouse sobre o documento e no menu que surge, clique na opção Restart (Reiniciar).

Quando um documento é enviado para a impressora, existe uma prioridade associada com cada documento. Esta prioridade é baseada no usuário que enviou o documento. Conforme mostrarei mais adiante é possível dar prioridades maiores para determinados usuários ou grupos, com isso as impressões enviadas por estes usuários/grupos serão colocadas no início da fila de impressão, a medida que os trabalhos de impressão forem sendo enviados para a impressora. Documentos de prioridade maior são impressos antes, independente da ordem de chegada. Você pode fazer com que um documento do final da fila seja impresso antes do que os demais, simplesmente aumentando a prioridade deste documento.

6.         Para aumentar a prioridade de um documento, clique com o botão direito do mouse no documento e no menu que surge, dê um clique na opção Properties (Propriedades). Será exibida uma janela com as propriedades do documento, conforme indicado na Figura 12.21.


Figura 12.21 Propriedades do documento na fila de impressão.

7.         Por padrão a prioridade de todo documento é 1, em uma escala que vai de 1 a 99.

Para aumentar a prioridade do documento, basta clicar no controle deslizante de prioridade e arrastá-lo para a direita. A medida que você vai arrastando o Windows Server 2003 vai indicando qual a prioridade, em uma escala de 1 a 99. Quando o s3k terminar de imprimir o documento que está sendo impresso atualmente, o próximo a ser impresso será o de mais alta prioridade, entre os que estão na fila de impressão, independentemente da ordem de chegada do documento na fila de impressão.

8.         Você pode suspender, temporariamente, a impressão de todos os documentos para resolver pequenos problemas do tipo: falta de papel ou trocar o tonner da impressora. Para suspender temporariamente a impressora, selecione o comando Printer -> Pause Printing (Impressora -> Pausar impressão). Observe que na barra de títulos da janela da impressora, ao lado do nome da impressora aparece a expressão Paused (Em pausa).

9.         Para voltar a imprimir, clique novamente no menu Printer (Impressora) e depois na opção Pause Printing (Pausar impressão), para retirar o sinal de certo do lado desta opção.

10.       Para cancelar todos os documentos da fila de impressão, dê um clique no menu Printer (Impressoras) e depois na opção Cancel All Documents (Cancelar todos os documentos), o Windows Server 2003 exibe uma janela pedindo confirmação, dê um clique em Yes (Sim) e todos os documentos, com exceção do documento que está sendo impresso atualmente, serão excluídos da fila de impressão.

11.       Feche a janela com da impressora.

Importante: Podem ocorrer problemas mais sérios, onde o administrador não consegue eliminar os documentos da fila de impressão e a impressora continua imprimindo uma série de páginas com uns caracteres meio estranhos, ou seja, lixo. Muitas vezes o Administrador acaba reinicializando o servidor para poder suspender as impressões com problema.

Quem controla toda a impressão no Windows Server 2003 é um Serviço chamado “Spooler”. Um serviço nada mais é do que um programa que inicializa, automaticamente, quando o Windows Server 2003 é inicializado. O serviço é inicializado e continua operando, sem a necessidade de que ao administrador faça o logon no servidor. Falarei mais sobre serviços no Capítulo 13.

Para eliminar todos os documentos de uma fila de impressão quando a impressão está apresentando problemas maiores, os quais você não consegue solucionar simplesmente administrando a fila de impressão, a maneira mais simples é parar o serviço Spooler e inicializá-lo novamente. Ao fazer isso, todos os documentos que estão na fila de impressão, serão removidos, inclusive o documento que está atualmente sendo impresso.

Para parar o serviço Spooler e inicializá-lo novamente.

1.         Abra um Prompt de comando.

2.         Para parar o serviço Spooler digite o seguinte comando:

                        net stop spooler

3.         Pressione Enter. O serviço Spooler será finalizado e todos os documentos serão removidos da fila de impressão.

4.         Para reiniciar o serviço Spooler digite o seguinte comando:

                        net start spooler

5.         Pressione Enter. O serviço Spooler será reinicializado.

6.         Na janela da Figura 12.22, mostro a execução dos dois comandos, onde o serviço Spooler foi “parado” e inicializado novamente:


Figura 12.22 Parando e reinicializando o serviço Spooler.

7.         Para sair do Prompt de comando, digite exit e tecle Enter.

Dica: Quando uma impressora tem trabalhos em sua fila de impressão, um ícone com uma figura de uma impressora, é exibido ao lado da hora do sistema, bem no canto inferior direito do vídeo. Para abrir a janela que exibe a fila de impressão, basta dar um clique duplo neste ícone. Depois é só utilizar os comandos que você aprendeu no exemplo anterior,  para Gerenciar os documentos da fila de impressão.

Configurando propriedades importantes e outras ações.

Existem algumas opções e propriedades das impressoras, que são bastante úteis. O administrador deve conhecer e saber configurar estas propriedades, bem como entender em que situações práticas devem ser utilizadas.

Uma das opções importantes é a disponibilidade. Por padrão, quando uma impressora é instalada, ela fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O administrador pode limitar o tempo em que uma impressora fica disponível. Quando um documento é enviado durante um período em que a impressora está configurada para não estar disponível,  o documento fica na fila de impressão e quando chegar o horário em que a impressora está configurada para voltar a estar disponível, o documento será impresso, sempre respeitando a ordem de chegada na fila de impressão e a prioridade de cada documento. Configurar o horário de disponibilidade, pode ser usado para evitar que documentos extensos sejam impressos fora do horário do expediente, sem que o administrador tome conhecimento.

Você aprenderá um pouco mais sobre estas propriedades e aprenderá a configura-las, através de um exemplo prático.

Exemplo: Alterando o horário de disponibilidade para impressão.

Para alterar o horário em que uma impressora está disponível para a impressão, siga os seguintes passos:

1.         Faça o logon com uma conta que tenha permissão Manage Printers (Gerenciar impressoras), na impressora que será configurada.

2.         Abra a janela de impressoras.

3.         Localize a impressora na qual você deseja alterar o horário de disponibilidade, dê um clique com o botão direito do mouse na impressora e no menu que é exibido dê um clique em Properties (Propriedades). Será aberta a janela de Propriedades da impressora.

4.         Dê um clique na guia Advanced (Avançado). Observe que por padrão a impressora está Sempre disponível (Allways available), conforme destacado na Figura 12.23.


Figura 12.23 Guia Avançado das propriedades da impressora.

5.         Altere o horário de disponibilidade para que a impressora somente possa ser utilizada, por exemplo, entre as 8:00 e as 18:00 hs. Um documento que for enviado, por exemplo, às 23:00 hs, ficará na fila de impressão até as 8:00 hs, quando então começará a ser impresso. Para fazer esta alteração dê um clique na opção Available from (Disponível de): e, no primeiro campo, digite 8:00. No segundo campo digite 18:00

6.         Dê um clique no botão OK para aplicar as novas configurações.

7.         Feche a janela de impressoras.

Um outro aspecto importante para facilitar a utilização da impressora, é quanto aos clientes que vão acessar a impressora através da rede. Por exemplo, imagine que a sua rede tem estações de trabalho com o Windows 3.11, Windows 95 e Windows 98, Windows NT Workstation 4.0, Windows 2000 Professional e Windows XP Professional (uma verdadeira salada de frutas), todos acessando uma impressora que está compartilhada em um servidor com o Windows Server 2003. O administrador pode armazenar os drivers para cada um destes Sistemas Operacionais no servidor onde a impressora está compartilhada, conforme já descrito brevemente, no início do Capítulo. Desta forma quando o cliente for conectar-se com a impressora pela primeira vez, ao invés de ter que fornecer um disquete ou CD-ROM com o driver da impressora, o drive será baixado diretamente do servidor onde a impressora está compartilhada.

Exemplo: Como armazenar drivers para outros sistemas operacionais no servidor onde a impressora está compartilhada.

Para adicionar drivers para outros sistemas operacionais, siga os seguintes passos:

1.         Faça o logon com uma conta que tenha permissão Manage Printers (Gerenciar impressoras), na impressora que será configurada.

2.         Abra a janela de impressoras.

3.         Localize a impressora para a qual você deseja adicionar drivers para outras versões do Windows, dê um clique com o botão direito do mouse na impressora e no menu que é exibido dê um clique em Properties (Propriedades). Será aberta a janela de Propriedades da impressora.

4.         Dê um clique na guia Sharing (Compartilhamento). Veja que na parte de baixo da janela existe um botão Additional Drivers... (Drivers adicionais...). Dê um clique neste botão para abrir a janela indicada na Figura 12.24


Figura 12.24 Adicionando drivers para diferentes versões do Windows.

5.         Marque os sistemas para os quais deseja adicionar drivers e dê um clique no botão OK.

6.         Caso o Windows Server 2003 não tenha os arquivos necessários no disco rígido, você será solicitado a fornecer um CD-ROM ou disquete onde está o driver a ser copiado.

OBS:  Intel, IA64 ou Alpha, indica o tipo de microprocessador. O sistema operacional Windows NT possuí versões: tanto para Alpha quanto para Intel. Processadores da AMD ou Cyrix também se encaixam na categoria Intel, pois são compatíveis com os mesmos. IA64 representa a nova geração de processadores de 64bits, para as quais já existe uma versão do Windows XP de 64 bits. Itanium é a nova geração de processadores baseados em arquitetura de 64 bits. Existe uma versão do Windows Server 2003 específica para esta família de processadores, versão esta também baseada em arquitetura de 64 bits.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI