[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 11 : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 107 - Capítulo 11 - Know-how em: Compartilhando pastas, definindo permissões de compartilhamento e NTFS

Pré-Requisitos: Pastas compartilhadas, permissões de compartilhamento e permissões NTFS.

Metodologia: Exemplos práticos para observação do funcionamento das permissões.

Técnica: Exemplos passo-a-passo com testes em relação as permissões.

Neste tópico apresentarei uma série de exemplos para verificação de como funciona o mecanismo de pastas compartilhadas e permissões.

Vou iniciar com um exemplo prático, onde vou criar uma estrutura de pastas, depois vou compartilhar algumas pastas, definir permissões de acesso e, finalmente, acessar as pastas compartilhadas, a partir de outro computador ligado em rede. Para este exemplo prático, estou utilizando dois computadores ligados em rede, um com o nome de microxp01 e outro com o nome de microxp02, conform ilustrado no diagrama da Figura 7.8.


Figura 11.6 Computadores ligados em rede, para o exemplo proposto.

Passo 1 – executado no computador microxp01: Criar a estrutura de pastas e subpastas indicadas na Figura 11.7,  no disco rígido C:


Figura 11.7 Estrutura de pastas para o exemplo proposto.

Passo 2 – executado no computador microxp01: Compartilhar a pasta Documentos com as seguintes permissões de compartilhamento:

Grupo: Diretoria       Permissão: Leitura e escrita
Grupo: Vendas          Permissão: Leitura e escrita
Grupo: Empresa         Permissão: Leitura

1.         Faça o logon com uma conta com permissão de Administrador e abra o Windows Explorer.

2.         Localize a pasta Documentos.

3.         Clique com o botão direito do mouse na pasta Documentos e no menu de opções que é exibido, dê um clique na opçao Sharing and Security... (Compartilhamento e segurança...).

4.         Dê um clique na opção Share this folder (Compartilhar esta pasta).

5.         No campo Share name (Nome do compartilhamento) digite: Documentos.

6.         No campo Description (Comentário) digite: Documentos no computador microxp01.

7.         Limite o número máximo de usuários conectados (Allo this number of users) a 5, conforme indicado na Figura 11.8.


Figura 11.8 Janela para configuração do compartilhamento.

8.         Dê um clique no botão Permissões. Oberve que por padrão é definida a permissão de compartilhamento Read (Leitura), para o grupo Everyone (Todos), conforme já descrito anteriormente.

9.         Dê um clique no botão Add (Adicionar). Será exibida a janela Select Users, Computers or Groups (Selecione Usuários, Computadores ou Grupos). Você definirá permissões para os grupos Diretoria, Vendas e Empresa. Digite o nome dos grupos separados por ponte e vírgula, conforme indicado na Figura 11.9.


Figura 11.9 Adicionando os grupos que receberão permissões no compartilhamento.

Nota: Você também pode usar o botão Advanced (Avançado), descrito no Capítulo 9, para exibir a lista de usuários do Active Directory e selecionar os grupos que receberão permissões de acesso a partir desta lista.

10.       Dê um clique no botão OK. Você estará de volta à janela Permissions for Documentos (Permissões para Documentos). Observe que os grupos Diretoria, Vendas e Empresa já estão na lista de grupos. Agora é hora de remover o grupo Todos e depois configurar permissões solicitadas para os demais grupos.

11.       Dê um clique no grupo Everyone (Todos) e depois clique no botão Remove (Remover). O grupo é retirado da lista.

12.       Dê um clique no grupo Diretoria e marque as permissões Change (Alteração) e Read (Leitura).

13.       Dê um clique no grupo Vendas e marque as permissões Change (Alteração) e Read (Leitura).

14.       Dê um clique no grupo Empresa e marque somente a opção Read (Leitura). Aliás esta é a opção que vem marcada por padrão, quando um novo grupo ou usuário é inserido na lista de permissão.

15.       Dê um clique no botão OK. Você estará de volta a janela de definição do compartilhamento.

16.       Dê um clique no botão OK e pronto, a pasta será compartilhada e as permissões de compartilhamento definidas. Observe que após ter compartilhada a pasta, a figura de uma pequena mão, segurando a pasta é exibida.

Uma questão importante: Com base nas permissões atribuidas aos grupos, quais as permissões de compartilhamento efetivas dos usuários: user1, user2, user3, user4 e user5?? Vou  analisar caso a caso:

  • user1: Pertence somente ao grupo Empresa, portanto somente herda a permissão de leitura que foi atribuída ao grupo Empresa. Este usuário ao acessar a pasta compartilhada Documentos,  pela rede, terá permissão somente de leitura.
  • user2: Pertence aos grupos Diretoria e Empresa. Herdará as permissões dos dois grupos, que na soma resulta em Leitura e Escrita.
  • user3: Pertence aos grupos Vendas e Empresa. Herdará as permissões dos dois grupos, que na soma resulta em Leitura e Escrita, ou seja, o usuário vai acumulando as permissões de todos os grupos aos quais ele pertence.
  • user4: Pertence aos três grupos. Herdará as permissões dos três grupos, o que na soma dá Leitura e Escrita.
  • user5: Pertence aos grupos Vendas e Empresa. Herdará as permissões dos dois grupos, que na soma resulta em Leitura e Escrita.

Vamos fazer algumas perguntas para entender bem como funciona esta combinação de permissões?

1) O que aconteceria se negássemos permissão de leitura para o grupo Empresa??

R: Como todos os usuários pertencem ao grupo Empresa e, negar tem precedência sobre permitir, ao negar Leitura para o grupo Empresa, você está negando Leitura para todos os usuários: user1, user2, user3, user4 e user5. Com esta configuração, ao tentar acessar a pasta compartilhada pela rede, os usuários  iriam receber uma mensagem de acesso negado.

2) Se o usuário user2 fizer o logon no computador onde está a pasta compartilhada Documentos, qual a permissão efetiva de compartilhamento??

R: Nenhuma, isto é, terá todas as permissões NTFS definidas para ele. Lembre que as permissões de compartilhamento não tem efeito localmente, somente através da rede. Localmente somente tem efeito as permissões NTFS. Se o usuário user2 ou um grupo ao qual ele pertence, tiver as permissões NTFS necessárias, ele poderá acessar a pasta Programas com o nível de acesso definido pelas permissões NTFS.

3) Criei um compartilhamento chamado Documentos, no computador microxp01. Muito bem, qual o caminho que eu uso em outro computador da rede, para acessar este compartilhamento?

R: \\microxp01\documentos

Passo 3 – executado no computador microxp01: Compartilhar a pasta Porgramas, com o nome de compartilhamento Programas, com um número máximo de 10 usuários simultânos e  com as seguintes permissões de compartilhamento:

Grupo: Diretoria                  Permissão: Negado Leitura
Grupo: Vendas                     Permissão: Leitura e escrita
Grupo: Empresa                    Permissão: Controle total

1.         Com base no que foi explicado no Passo 2, crie e configure o compartilhamento Programas, no computador microxp01.

Vamos fazer algumas perguntas para entender bem como funciona esta combinação de permissões?

1) Qual a permissão para o usuário user2, com base nas permissões atribuídas aos grupos Diretoria, Vendas e Empresa?

R: Sempre começamos a análise verificando se existe a permissão Negado para algum grupo. No nosso caso existe: Negado Leitura para o grupo Diretoria. Como o usuário user2 pertence ao grupo Diretoria e negado tem precedência sobre qualquer outra permissão, o usuário user2 terá acesso negado ao compartilhamento documentos. O mesmo é válido para o usuário user4, o qual também pertence ao grupo Diretoria.

2) Se o usuário user2 fizer o logon no computador onde está a pasta compartilhada Programas, ele terá acesso Negado a pasta Programas??

R: Não, pois ao acessar localmente as permissões de compartilhaemnto não tem efeito. Localmente somente tem efeito as permissões NTFS. Se o usuário user2 ou um grupo ao qual ele pertence, tiver as permissões NTFS necessárias, ele poderá acessar a pasta Programas.

3) Criei um compartilhamento chamado Programas, no computador microxp01. Muito bem, qual o caminho que eu uso em outro computador da rede, para acessar este compartilhamento?

R: \\microxp01\Programas

Bem, os compartilhamentos foram criados e foram definidas as permissões de compartilhamento. Agora você irá no computador microxp02, e tentará acessar os compartilhamentos criados no computador microxp01.

Passo 4 – Executado no computador microxp02: Fazer o logon como user1,  no computador microxp02 e montar um drive M:, o qual acessa o compartilhamento Documentos que está no computador microxp01: \\microxp01\Documentos. Lembrando o que foi comentado anteriormente, que montar um drive M:, significa associar uma letra de unidade com um compartilhamente. Neste exemplo, após o drive M: ter sido montado, sempre que o usuário acessar o drive M:, ele estará, na verdade, acessando o compartilhamento: \\microxp01\Documentos

1.         Faça o logon como user2 no computador microxp02.

2.         Selecione o comando Start -> Run (Iniciar -> Executar).

3.         No campo Open (Abrir) digite \\microxp01 e dê um clique no botão OK.

Nota: Ao executar o comando \\microxp01, Windows Server 2003 exibe uma janela com todos os recursos compartilhados no computador microxp01. Quer sejam pastas compartilhadas, quer sejam impressoras compartilhadas.

Importante: Se você quiser ocultar um compartilhamento, de tal maneira que ele não seja exibido na lista de recursos compartilhados quando for usado o comando \\nome_do_computador, basta finalizar o nome do compartilhamento com o caractere $. Por exemplo, se você criar um compartilhamento chamado Docs$, este será um compartilhamento oculto, o qual somente poderá ser acessado se for utilizado o caminho completo: \\nome_do_computador\Docs$. Por padrão, o Windows Server 2003 cria alguns compartilhamentos ocultos para funções  específicas do próprio Sistema Operacional. Estes compartilhamentos também tem permissões específicas. Por exemplo, é criado um compartilhamento C$, o qual dá acesso a pasta raiz do disco rígido, porém somente usuários com conta de Administrador tem acesso a este compartilhamento.

4.         Observe que as pastas compartilhadas Documentos e Programas já são exibidas na janela que é aberta.

5.         Para associar um drive (no nosso exemplo M:), com uma pasta compartilhada, clique com o botão direito do mouse na pasta desejada. No nosso exemplo, clique com o botão direito do mouse na pasta Documentos.

6.         No menu que é exibido, dê um clique na opção Map Network Drive... (Mapear unidade de rede...). Será exibida uma janela para que você selecione a unidade que será associada com a pasta compartilhada e se você deseja refazer o mapeamento toda vez que o usuário atual (no nosso exemplo o usuário logado é o usuário user1) fizer o logon, conforme indicado na Figura 11.10.


Figura 11.10 Mapeando uma unidade de rede.

7.         Dê um clique no botão Finish (Concluir). O Windows Server 2003 abre uma janela onde são exibidas as subpastas de Documentos. Feche esta janela.

8.         Abra o Meu computador e observe, já deve ser exibido um drive de rede M:, conforme indicado na Figura 11.11.


Figura 11.11 O drive de rede M:

A partir deste momento, toda vez que o usuário acessar o drive M:, estará acessando, na prática, a pasta compartilhada Documentos, no computador \\microxp01. Observe que a utilização de drives mapeados (drives de rede), facilita bastante o acesso às pastas compartilhadas, pois serve como um atalho para estas pastas. Um procedimento muito comum é incluir o mapeamento de drivers de rede no script de logon utilizado pelas contas de usuários do domínio.

9.         Dê um clique duplo no drive M, para acessá-lo. Abra a pasta Memorandos.

10.       Agora o usuário user2 (usuário atualmente logado) tentará criar um novo arquivo de texto. Clique com o botão direito do mouse na área em branco, na pasta Documentos. No menu que surge selecione o comando New -> Text Document (Novo -> Documento de texto). Você deve receber uma mensagem de acesso negado, conforme indicado na Figura 11.12.


Figura 11.12 Acesso negado para o usuário user1 criar um novo arquivo.

Por que você recebeu esta mensagem de acesso negado?? Porque, conforme descrito anteriormente, o usuário user1 tem permissão de compartilhamento somente de Leitura. Com esta permissão ele não poderá criar e salvar novos arquivos na pasta Documentos e nas suas subpastas.

Nota: Quando não for mais necessário o acesso a um drive de rede, você pode desconectar este drive. Para desconectar um drive de rede, dê um clique com o botão direito do mouse no drive a ser desconectado. No menu que surge dê um clique na opção Disconnect (Desconectar). Se houver arquivos abertos no drive, surge uma janela de aviso. Dê um clique no botão Sim e o drive será desconectado. Se não houver arquivos abertos, no drive que está sendo desconectado, a mensagem de aviso não será exibida.

Muito bem, com isso encerro o nosso estudo sobre Compartilhamentos, drives de rede e permissões de compartilhamento. Agora você aprenderá a usar o console Gerenciamento do computador, para gerenciar/administrar as pastas compartilhadas no computador.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI